• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se alguem puder me tire essa dúvida. por favor!

marizajp

Usuário
No livro o Hobbit é falado que os Trols são criaturas que quando entram em contato com o sol viram pedra e nunca mais podem se mexer.
Mas no filme SDA mostra uma batalha que foi realizada durante o dia e aparecem Trols e pelo que me lembro ( ou estou enganada?)

Quem souber por favor me explique.:roll::roll:
 
Que batalha? Em qual filme? :think:

Bom, achei isso aqui na Encilopédia Valinor:

Ao final da Terceira Era, porém, uma raça de Trolls nunca antes vista apareceu no sul da Floresta das Trevas e nos limites montanhosos de Mordor. Eram chamados dos olog-hai na Língua Negra. Ninguém duvidava que tivessem sido engendrados por Sauron, Mas não se sabia a partir de que linhagem. Alguns afirmavam que não eram Trolls, e sim Orcs gigantes; mas os olog-hai eram, na conformação do corpo e da mente, bem diversos até mesmo dos maiores Orcs, a quem sobrepujavam amplamente em tamanho e força. Eram sim, Trolls, mas imbuídos da vontade malévola de seu mestre: uma raça cruel, forte, ágil, feroz e ardilosa, porém mais rija que pedra. Ao contrário da raça do Crespúlo, mais antiga, eram capazes de resistir ao Sol enquanto a vontade de Sauron mantivesse o dominio sobre eles. Pouco falavam, e a única linguagem que conheciam era a Língua Negra de Barad-dûr

*os grifos são meus!

Pra contuar lendo, clique aqui!. Espero que tenha ajudado! =]
 
Última edição por um moderador:
eram capazes de resistir ao Sol enquanto a vontade de Sauron mantivesse o dominio sobre eles. Pouco falavam, e a única linguagem que conheciam era a Língua Negra de Barad-dûr.

Então surge outra dúvida. Se eles só conheciam a Língua Negra de Barad-dûr... Como eles conversaram com o Bilbo em O Hobbit? E eles falavam bastante.

Pra mim, isso é furo do Tolkien.
 
Pelo que eu entendi, esses 'trolls' eram diferentes daqueles que conversaram com Bilbo. Uma raça nova, sabe?
 
Última edição por um moderador:
Então surge outra dúvida. Se eles só conheciam a Língua Negra de Barad-dûr... Como eles conversaram com o Bilbo em O Hobbit? E eles falavam bastante.

Pra mim, isso é furo do Tolkien.



Hum.. depois de ler imagino que somente essa nova raça de Trols é que sabiam a Língua Negra, que eram também resistentes ao sol, diferente dos Trols que conversaram com Bilbo e Gandalf ( o Hobbit).

Porque se Sauron foi capaz de cruzar homens e Orcs e criar os Huruck - Hai ( nao sei como se escreve), ele também poderia usar magia negra para criar uma nova linhagem de Trols.
isso foi o que intendi.
 
Ah..Obrigada..


Olha não me lembro em qual filme....nem em qual batalha...( mas como eu disse posso estar enganada tb....) vou ver se vejo os filmes novamente e ai te falo. ok?
 
Foxwulf disse:
Então surge outra dúvida. Se eles só conheciam a Língua Negra de Barad-dûr... Como eles conversaram com o Bilbo em O Hobbit? E eles falavam bastante.

Pra mim, isso é furo do Tolkien.

A própria Carol explicou em sua citação que havia uma raça de Trolls chamada Olog-hai, que eram resistentes ao sol, eram fortes, ágeis e tudo mais. Se havia uma raça chamada Olog-hai, supõe-se que havia outras raças de Trolls, e no fim das contas havia mesmo: os Trolls das Montanhas é um exemplo. Os que conversaram bastante e viraram pedra em O Hobbit eram de uma raça que não suportava a luz do sol, tanto é que viraram pedra após entrarem em contato com ela.
 
Faça isso! Pq o Peter Jackson alterou alguns detalhes dos filmes, e acaba confundindo a gente! Mas ainda bem que temos a salvadora Enciclopédia Valinor! :dancinha:

Edit:

Alisson disse:
A própria Carol explicou em sua citação que havia uma raça de Trolls chamada Olog-hai, que eram resistentes ao sol, eram fortes, ágeis e tudo mais. Se havia uma raça chamada Olog-hai, supõe-se que havia outras raças de Trolls, e no fim das contas havia mesmo: os Trolls das Montanhas é um exemplo. Os que conversaram bastante e viraram pedra em O Hobbit eram de uma raça que não suportava a luz do sol, tanto é que viraram pedra após entrarem em contato com ela.

:yep:
 
Mas que mané raça nova de troll? Já sei... Isso deve estar em algum livro obscuro que o Tolkien nem chegou a publicar para explicar isso.

Igual o lance do orcs... Eu compro O Silmarrilion, leio sobre a origem dos orcs... Mas, eu sou um idiota! Pois, em tal carta está dizendo que não é assim, é assado.

Sabem... Isso é que me faz perder o animo para entrar nesse tipo de discussão...
 
Ela está falando da última batalha do filme. Aquele troll que pisa no Aragorn e depois foge igual menininha quando Sauron é destruído. Interessante que no momento em que Sauron cai esse Troll foge meio que escondendo o rosto. A impressão que fica é que tentava justamente evitar os raios de sol.O que me leva acreditar que muito da capacidade de resistência dele vinha do próprio Sauron, por magia ou coerção, whatever... mas isso acontece no filme claro, não lembro como é no livro.
 
Mas que mané raça nova de troll? Já sei... Isso deve estar em algum livro obscuro que o Tolkien nem chegou a publicar para explicar isso.

Provavelmente deve estar nos apêndices dO Retorno do Rei ou coisa semelhante!

Igual o lance do orcs... Eu compro O Silmarrilion, leio sobre a origem dos orcs...

Hum...

Mas, eu sou um idiota!

:no:

Pois, em tal carta está dizendo que não é assim, é assado.

Acho melhor você se guiar pelos livros, fica mais fácil.

Sabem... Isso é que me faz perder o animo para entrar nesse tipo de discussão...

Aaah, nada a ver, cara! Sempre que você tiver dúvidas, é só abrir tópicos aqui, que todo mundo ajuda a descobrir a resposta! :cool:

Marco disse:
Ela está falando da última batalha do filme. Aquele troll que pisa no Aragorn e depois foge igual menininha quando Sauron é destruído. Interessante que no momento em que Sauron cai esse Troll foge meio que escondendo o rosto. A impressão que fica é que tentava justamente evitar os raios de sol.O que me leva acreditar que muito da capacidade de resistência dele vinha do próprio Sauron, por magia ou coerção, whatever... mas isso acontece no filme claro, não lembro como é no livro.

Eis que o Marco chega com a luz! :iei:. É, eu também acho que muito da 'força' dele, vinha do Sauron! :yep:
 
Foxwulf disse:
Mas que mané raça nova de troll? Já sei... Isso deve estar em algum livro obscuro que o Tolkien nem chegou a publicar para explicar isso.

Tenho alguma certeza de que Gandalf diz na Câmara de Mazarbul que o troll que poderia estar atacando-os ou que estava prestes a atacá-los poderia ser um Troll da Montanha [não me lembro em que momento ele disse isso]. Ou seja, não foi invenção; está no SdA.

Foxwulf disse:
Igual o lance do orcs... Eu compro O Silmarrilion, leio sobre a origem dos orcs... Mas, eu sou um idiota! Pois, em tal carta está dizendo que não é assim, é assado.

A última palavra de Tolkien é a que vale. E ele não especificou a origem dos orcs, pelo que sei.

Foxwulf disse:
Sabem... Isso é que me faz perder o animo para entrar nesse tipo de discussão...

Imagino que seja por isso que o Fórum está aí: para que haja discussões e hipóteses, quando não há tantas respostas. Mas com relação aos Trolls, há respostas. E se você tiver dúvidas também, pode perguntar.
 
Última edição:
Ela está falando da última batalha do filme. Aquele troll que pisa no Aragorn e depois foge igual menininha quando Sauron é destruído. Interessante que no momento em que Sauron cai esse Troll foge meio que escondendo o rosto. A impressão que fica é que tentava justamente evitar os raios de sol.O que me leva acreditar que muito da capacidade de resistência dele vinha do próprio Sauron, por magia ou coerção, whatever... mas isso acontece no filme claro, não lembro como é no livro.


reamente nao me lembro em qual batalha...

Realmente , a escuridão de Sauron é que deveria dar esse poder aos seus Trols..

Por isso que é bom discutir...alem da dúvida principal vc acaba olhando outros pontos de vista e esclarecendo coisas que ainda não tinha prestado tanta atenção assim..

Obrigado a todos.:hihihi:
 
A obra de Tolkien é uma obra ampla e que fora trabalhada durante toda a vida do autor. Nem foi terminada, o que temos em O Silmarillion é uma versão incompleta do que deveria ter sido, construída pelo filho de Tolkien a partir dos escritos de seu pai. Logo, é normal que existam alguns buracos nos livros, algumas respostas trabalhadas em outros locais, etc. Não é uma versão final, é algo construído a partir de diversos textos, uns mais trabalhados que outros, uns que talvez seriam mudados, etc.

De qualquer forma, O Silmarillion deixa bastante claro que a origem dos orcs escrita nele é uma versão na visão dos elfos e que não estava "longe da verdade" (logo, porém, não era a pura verdade). Não há contradição nenhuma. Agora, você não deve esperar que todas as respostas estejam em um número reduzidos de livros, que não Haja respostas mais avançadas, que substituem as antigas, etc. Para isso há outras obras, que não foram, decerto, tão trabalhadas e renovadas, mas que estão acabadas.
 
Última edição:
A última palavra de Tolkien é a que vale. E ele não especificou a origem dos orcs, pelo que sei.


No filme do DSA A Sociendade do Anel, quando Saruman cria os Uruk - Hai ele fala que eles são uma forma melhorada dos Orcs.
Ele diz tb que os Orcs já eram Elfos que foram mutilados e feridos por espadas negras ( aquelas mesmas lâminas que os Espectros feriram o Frodo).
pelo que entedi os Orcs surgiram dai .
 
Bem, esse é o entendimento geral sobre orcs. Sobre o filme, aquela coisa de Uruks nascidos de árvores não é verdade. E pelo que sei, Tolkien ao final de tudo parece que negou que orcs eram origens de elfos. Ou seja, é como se não houvesse resposta para os orcs.
 
A visão que os orcs são elfos deturpados é uma visão mais antiga de Tolkien, que possuem coisas que o desagradava (como o fato da hereditariedade da corrupção ou fato de Melkor ter tirado a imortalidade dos elfos). Essa visão, em O Silmarillion, transformou-se em "visão dos elfos de Aman". Tolkien trabalhou com várias possibilidades mas não chegou a definir uma, sendo a mais provável (pelo menos a meu ver das análises dos escritos de Tolkien) o envolvimento de humanos na origem dos orcs, que teriam despertado antes do surgimento do Sol (embora encontrassem Felagund na mesma época relatada em O Silmarillion).

Vejam esse tópico:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=47705
 
Vale comentar que não existem livros obscuros de Tolkien. O que existem são livros de Tolkien não publicados no Brasil, e são diversas obras. Obviamente, quem não leu todas as obras, apenas as em português, não tem conhecimento de muita coisa "além". Uma boa dica, pra pessoas que não leram as demais obras (como eu) é procurar pelos textos traduzidos pela Valinor. Tem MUITA COISA, principalmente os textos mais "famosos", que tratam de debates sobre origem de orcs, vida dos Elfos, etc, etc, etc.
 
Livros não terminados. Muitos nem mesmo eram livros. Mas a sede insaciavel do Chris Tolkien por dinheiro, faz com que ele não se importe com isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo