• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As origens do heavy metal.

O heavy metal teve suas origens no final da década de 60 e começo de 70, com o surgimento de algumas bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple. Existe uma "briga" pra saber qual banda criou o estilo, uns apostam no Led, outros no Black Sabbath. Mas qual banda foi a primeira ?


Na minha opinião o Led pende mais pra pop, O Black Sabbath tinha um visual diferente, soturno, as letras eram igualmente soturnas, os arranjos eram bem pesados, enfim, eles foram os primeiros a assumir uma postura mais heavy mesmo.
 
Pra mim isso não existe.
Led Zeppelin e Black Sabbath são bandas tão iguais ou tão diferentes quanto agente queira. Não existe uma linha clara pra separar e definir estilos musicais. Nenhuma banda se propõe a ser rotulada, mas sim diferenciada.
 
O Led tende muito mais para o Hard, Blues e psicodélico do que para o heavy em si (principalmente os dois primeiros, se formos comparar com a data de lançamento com o cd abaixo).

O primeiro cd de metal lançado é o Black Sabbath, do próprio.
 
Pra mim isso não existe.
Led Zeppelin e Black Sabbath são bandas tão iguais ou tão diferentes quanto agente queira. Não existe uma linha clara pra separar e definir estilos musicais. Nenhuma banda se propõe a ser rotulada, mas sim diferenciada.

Concordo que ninguém gosta de ser rotulado, mas o fato é que essas duas bandas marcaram época pelo estilo, tanto das músicas quanto do comportamento. E ademais, quando tentamos definir um estilo de música, de pessoa, etc, estamos criando um rótulo( não no sentido pejorativo, estamos apenas organizando os conceitos). Tanto Black Sabbath quanto O Led eram bandas com som mais pesado do que as demais da época. A questão é: qual se encaixa melhor no conceito heavy metal? Qual pode ser considerada pioneira deste estilo?
 
Bem, se é pra forçar a barra e ter que misturar farinha com batata no mesmo saco, eu diria que nem uma nem outra é banda de heavy metal. O Black Sabbath é mais homogêneo e próximo, sem dúvida, mas eu não consideraria, talvez pq não sou da época e absorvi o conceito de heavy metal de outra forma.

Ói o que a Wikipedia diz

Wiki disse:
* The Who e The Kinks quando criaram as primeiras canções a utilizarem Power Chord
* The Beatles músicas como "Revolution" e "Helter Skelter" foram uma forte influência para o heavy metal.
* Jimi Hendrix e Cream popularizaram a distorção pesada
* Blue Cheer, que além de também utilizarem a distorção pesada, promoviam um verdadeiro esporro sonoro, sendo um dos primeiros a tocar um blues-rock amplificado até o máximo e cheio de wah-wah's.
* Led Zeppelin e Jeff Beck Band, por apresentarem os primeiros riffs acelerados
* Deep Purple, também pelos riffs e pela inovação constante de cada álbum (apesar de ter muito de Hard Rock)
* Keith Moon (baterista do The Who), por ser um dos primeiros a usar bumbo duplo
* Uriah Heep por serem um dos primeiros a fazerem um som com bastante peso (incluindo linhas de teclados), utilizarem distorção e wah wah, abordagem de fantasia e misticismo
* Ian Gillan (Deep Purple), Robert Plant (Led Zeppelin), David Byron (Uriah Heep) e Rod Stewart, alguns dos primeiros vocalistas a apresentarem a densidade vocal característica do estilo
De fato. O estilo envolve uma série de componentes, onde cada uma das bandas contribuiu.
A primeira banda que mesclou todos esses componentes característicos (ou pelo menos o suficiente pra enquadrar) foi o Judas Priest.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal#Precursores
 
Última edição:
Black Sabbath.
Pelo menos se eu tivesse que mostrar a alguém o que é heavy metal eu começaria com Black Sabath e Iron Maiden. Por ser mais antigo eu daria o título de pioneiros ao Sabbath.
 
De fato. O estilo envolve uma série de componentes, onde cada uma das bandas contribuiu.
A primeira banda que mesclou todos esses componentes característicos (ou pelo menos o suficiente pra enquadrar) foi o Judas Priest.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal#Precursores
Ói o que a Wikipedia também diz
"O Black Sabbath é uma banda britânica formada em 1968 pelo quarteto composto por Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Bill Ward (baterista) e Geezer Butler (baixista). Devido ao seu novo estilo de fazer música, lançaram as bases do heavy metal." e "O Judas Priest é uma banda inglesa que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O primeiro disco da banda ("Rocka-Rolla") foi lançado em 1974 pela Gull Records."

Bom, quando o Judas lançava seu primeiro cd O Black Sabbath Já estava consolidado, colhendo anos de sucesso e preparando o quinto disco: Sabotage. Nesta época muitas bandas já se inspiravam no estilo do Sabbath, pois a banda já tinha muita estrada. O Judas contribui, mas já infuenciando outras vertentes do Heavy.
 
Acho que todas são pioneiras e merecem o reconhecimento... é impreciso dizer que uma influenciou outra. Foi uma mistura de varios fatores que vieram a criar oque hoje chamamos de Heavy Metal... ele não veio derepente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo