• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e Saruman Grandes amigos no inicio dos tempos?

Lyvio

Usuário
Estava eu a pensar, Saurom e Saruman foram servos de aulë, com ele, eles aprenderam muitas coisas sobre a materia, forjas e essas coisas, mas eles eram servos de aulë na mesma época?, foram amigos no passado?, apenas se conheciam?, já não se davam bem?, alguém poderia me ajudar nisso já actei em tudo que é lugar e não encontrei.
 
Olha Lyvio eu vou verificar na literatura e quando eu estiver mais seguro eu dou a minha opinião.

Até lá teremos colegas que também podem sanar suas dúvidas.
 
Sauron é um ser muito mais antigo que Saruman.

Jamais se viram pessoalmente. Quando Saruman viera a desembarcar na Terra-Média, Sauron ja estava em guerra com os Homens da linhagem de Númenor e oprimindo outros povos.

Saruman fazia parte do Conselho Cranco, e nessa época seu coração ja estava sedento por poder, o que o fez buscar os segredos da forja do anel. Muito tempo depois, eles se "aliaram", digo entre aspas porque um queria usar o outro na busca e guerra do Anel.
 
Estava eu a pensar, Saurom e Saruman foram servos de aulë, com ele, eles aprenderam muitas coisas sobre a materia, forjas e essas coisas, mas eles eram servos de aulë na mesma época?, foram amigos no passado?, apenas se conheciam?, já não se davam bem?, alguém poderia me ajudar nisso já actei em tudo que é lugar e não encontrei.

Sauron é um ser muito mais antigo que Saruman.

Jamais se viram pessoalmente. Quando Saruman viera a desembarcar na Terra-Média, Sauron ja estava em guerra com os Homens da linhagem de Númenor e oprimindo outros povos.

Saruman fazia parte do Conselho Cranco, e nessa época seu coração ja estava sedento por poder, o que o fez buscar os segredos da forja do anel. Muito tempo depois, eles se "aliaram", digo entre aspas porque um queria usar o outro na busca e guerra do Anel.

Posso afirmar com extrema convicção que em nenhum momento em todos os livros de Tolkien não se faz menção nenhuma a isso. Em cartas ou afins já não posso afirmar com tanta certeza mas as que já li, também não tem nada.

E desde quando podemos dizer se um maia é ou não mais velho que o outro??????????? 8-O
Não existe em lugar algum (certeza mais que absoluta) que Sauron seja mais velho que Saruman ou qualquer outro maia...
Eles podem sim, ter estado em diferentes locais (por exemplo o fato de que Sauron já estava na T-M quando Os magos chegaram) mas não que "fulano é bem mais antigo que beltrano"...
 
E desde quando podemos dizer se um maia é ou não mais velho que o outro??????????? 8-O
Não existe em lugar algum (certeza mais que absoluta) que Sauron seja mais velho que Saruman ou qualquer outro maia...
Eles podem sim, ter estado em diferentes locais (por exemplo o fato de que Sauron já estava na T-M quando Os magos chegaram) mas não que "fulano é bem mais antigo que beltrano"...

Só porque não é mencionado não nescessarimanete é verdade ou mentira.

Eu dei minha opnião, me baseando que a primeira aparição de Sauron é muito mais antiga comparada a Saruman. Eu não acredito que todos os maia foram criados no mesmo tempo.
 
Belfalas disse:
Eu dei minha opnião, me baseando que a primeira aparição de Sauron é muito mais antiga comparada a Saruman. Eu não acredito que todos os maia foram criados no mesmo tempo.

Eu pensava que você tava apenas comparando o fator "Terra-média, carne osso, hröa e tals", sem levar em consideração o fator Maiar, servos de algum Valar.

Na Terra-média ou fora de Aman eu reforço as palavras do Belfalas, agora em Aman, sei lá, pode ter sido. Uma vez que(eu to usando de mais esses conectivos :rofl: ), todos os Maiar deveriam viver em comunhão e harmonia.
 
Só porque não é mencionado não nescessarimanete é verdade ou mentira.

Eu dei minha opnião, me baseando que a primeira aparição de Sauron é muito mais antiga comparada a Saruman. Eu não acredito que todos os maia foram criados no mesmo tempo.
Meu querido...
Em nenhum momento eu disse que é uma mentira.
Só tinha dito que tenho certeza absoluta que não é mencionado nem no SdA, nem no Silma, nem no Contos...

No Silma diz que vários espíritos já existiam quando a Arda foi criado e que alguns foram para Arda, outros não.
Mas em nenhum momento diz que fulano era o mais velho ou "nasceu" primeiro que beltrano. Logo, não posso afirmar que Sauron era mais velho que Saruman...

Apenas disse isso.
 
Meu querido...
Em nenhum momento eu disse que é uma mentira.
Só tinha dito que tenho certeza absoluta que não é mencionado nem no SdA, nem no Silma, nem no Contos...

No Silma diz que vários espíritos já existiam quando a Arda foi criado e que alguns foram para Arda, outros não.
Mas em nenhum momento diz que fulano era o mais velho ou "nasceu" primeiro que beltrano. Logo, não posso afirmar que Sauron era mais velho que Saruman...

Apenas disse isso.

Claro, eu entendi o que você quis dizer. Sei que a afirmação "Sauron é muito mais antigo que Saruman" foi precipitada. Deixo claro que não tenho certeza alguma sobre essa afirmação, agora, deixemos assim:

"Talvez Sauron seja muito mais antigo que Saruman"
 
Esse negocio de antiguidade também foi que me levou a essa dúvida, eu achava que todos os maiar vieram a arda juntamente com os valar e que eles conviviam pacificamente, tendo todos a mesma idade em valinor, ou seja surgiram igualmente todos eles, se não for isso, como eles poderia surgir?, depois, os maiar se reproduzem?, se sim quem eram os pais de Saruman e Saurom?. esse pponto tolkien não menciona, por isso, por eles não terem nenhum ascendente acho que eles vieram a arda junatemnte com os valar e trabalharam juntos na criação dela, eu sei que Saurom chegou a terra média muuuuito antes de Saruman, mas isso não quer dizer que Saurom seja mais antigo que Saruman em um ponto, em outro em termos de tempo de vida na terra-média sem duvida Saurom é muuito mais antigo, mas essa diferença é clara por que Saurom veio a terra média antes de Saruman.
Saruman e Gandalf e os outros istari não foram criados exclusivamente para fazer frente a Saurom, eles já existiam, apenas foram enviados a terra-média para parar Saurom.

Concluindo: Acho que todos eles tem a mesma idade com seu corpo real e a idades diferentes com seu corpo na Terra-média. Não é uma opnião com muita base mas levando-se em consideração a lógica, acho ela bem plausivel.
 
"Talvez Sauron seja muito mais antigo que Saruman"
Ok, mas ai precisaremos achar algumas citações no livro que nos leve a pensar: "Talvez Sauron seja muito mais antigo que Saruman".

Se acharmos alguma, vamos postar aqui e debate-la.Consegue me entender Belfalas? Porque me preocupo com a qualidade do que se é postado por aqui uma vez que muitos usuários novos fazem pesquisas aqui para suas dúvidas. Podemos discutir sim, mas principalmente aqui no "J.R.R Tolkein e suas Obras" devemos manter fora sempre que possível o "E se...?" (pra isso temos um fórum especial)...

Mas eu vou dar uma olhada por aqui... Assim que eu achar algo que possa chegar a isso... eu posto...

No mais creio que é bem provável que Sauron e Saruman freqüentaram ao mesmo tempo a escolinha do professor Aulë...
Mas eu não tenho a minima idéia disso realmente... Não sei quando Saruma desceu para Arda e também não sei quando Sauron desceu.
Mas até, imagino eu, pelo conhecimento de ambos que sim.
 
Na minha opinião, não sei se Saruman e Sauron tiveram um contato muito grande para dar "tempo" de eles se tornarem amigos, a não ser quando eles ainda moravam junto a Iluvatar, pois vejam só, logo após que os Ainur vieram para a Eä, Sauron já tinha se corrompido e se tornado "aliado" de Melkor, dentro disso não hove contato com Saruman, não havendo possibilidades de eles se tornarem "amigos", mas como eu já falei lá em cima, acho que hove uma pequna, mas uma possibilidade de eles ter se tornado amigos quando ainda morando com Iluvatar.
Mas será que eles tinha "tempo" para conversar uns com os outros? Por exemplo Sauron conversando com Saruman?
Pois vejam o meu raciosino, quando os Ainur moravam junto com Iluvatar, acredito, que els não tinha um tempo só deles o tmpo que eles tinha era para adorar Eru, nada mais.

Com tudo o que eu disse, acredito que não, eles não hoveram tempo, vamos dizer assim, para se conhecer e se tornarem grandes amigos.

Quanto a idade, eu acredito que eles teriam a mesma idade,mas vou pesquisar e postar aqui.

Agora pergunto a vocês amigos do Fórum, os Ainur haviam um "tempo" só deles? Onde o "tempo" era livre?

Essa pergunta ta me deixando louco.
 
Eu não diria grandes amigos, mas pode ser que talvez tivessem se conhecido em algum período antigo à submissão de Sauron a Morgoth. Se fossem grandes amigos, imagino que Saruman teria se reverenciado a Morgoth no início dessa coisa toda de corrupções e serviçais. Uma hipótese estranha, mas ainda assim uma hipótese.
 
Eu não diria grandes amigos, mas pode ser que talvez tivessem se conhecido em algum período antigo à submissão de Sauron a Morgoth. Se fossem grandes amigos, imagino que Saruman teria se reverenciado a Morgoth no início dessa coisa toda de corrupções e serviçais.


Então poderiamos dizer que eles eram colegas?
 
No Silma é dito que os Maiar vieram para Arda junto com os Valar, então Sauron e Saruman teriam a mesma idade, agora se eles eram colegas também acho que não há nada citando isso, mas é provável que se conheciam já que eram servos de Aulë. Concordo com o AlissonTuor se eles fossem grandes amigos Saruman poderia ter se corrompido muito tempo antes. Agora afirmar que eram colegas acho que não podemos enquanto não acharmos nada citando isso.
 
Pensei que Sauron poderia influenciar Saruman e torná-lo um dos seus aliados, mas tem razão Menegroth Saruman se corrompeu após o seu profundo estudo sobre os anéis do poder.
 
Eu acho que Saruman foi corrompido por Sauron,tal igual ao antigo mestre de Sauron,Melkor fez.

Saruman jamais fora corrompido por Sauron, o primeiro após se aprofundar nos estudos da forja dos Anéis, criara uma ambição pelo poder tamanha, que corrompera seu coração durante anos, sua união a Sauron não passou de uma estratégia: "Tenha seus amigos por perto, e seus inimigos mais perto ainda".

Porém, não descartamos que Sauron, bem ou mal, influenciou Saruman de forma indireta, porque fora ele quem criara o Um, o artefato que Saruman passou a desejar depois de suas pesquisas.
 
Pensei que Sauron poderia influenciar Saruman e torná-lo um dos seus aliados, mas tem razão Menegroth Saruman se corrompeu após o seu profundo estudo sobre os anéis do poder.

Concordo, Saruman se corrompeu após ter si tornado o grande estudioso sobre os anéis de poder, a ambição pelo poder se tornou muito forte nele, e quando soube que o Um anel estava tão próximo e que o portador não poderia lhe oferecer resistência, resolveu ter para si o anel.:think:
 
Acho que não tem nada a ver, essa possibilidade de Sauron e Saruman serem colegas é uma suposição e não temos outros escritos de Tolkien para afirmar sim ou não, então fica aberta a opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo