• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Shazan

siscapuliu
Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Hideo Kojima, o criador da série Metal Gear, disse para a revista japonesa Famitsu que acredita que a violência em jogos eletrônicos deve ser mais realista, não para impressionar ou chocar, mas sim para que seja possível ao jogador perceber as conseqüências de suas ações. A opinião de Kojima foi expressada em uma mesa redonda sobre o assunto promovida pela publicação japonesa, com vários nomes da indústria, incluindo Jade Raymond, a produtora de Assassin’s Creed.

Para Kojima, os jogos deveriam incluir elementos como rostos de pessoas se desfigurando com o sofrimento e dor causados pela violência, e ele disse que pretende criar produtos com esse tipo de característica. “ Se você não vê o sofrimento, você não é capaz de compreender o que fez, e irá passar por batalhas sem se responsabilizar pelas suas ações. Eu não quero ignorar isso. Eu quero que os jogadores pensem, mesmo se for só um pouquinho, sobre o que são a guerra e a violência”, concluiu Kojima.

Fonte: http://outerspace.ig.com.br/

Faz muito sentido pra mim.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Não é atoa que o cara é o mestre dos jogos.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Só espero que não exagere e fique uma coisa mais caricata do que séria.
Que nem a física aplicada sobre os peitos das garotas de DoA.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Grande Kojima! Mas seria até estranho a essa altura do campeonato alguém discordar disso, já que os jogos tendem e tentam ser cada vez mais realistas.
Ficar parecido com a realidade deve envolver tudo, inclusive as expressões de dor, etc.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Eu achei interessante a forma como ele acredita que isso influencia o jogador em si. Hoje em dia temos jogos realistas mas que não geram um "pesar" no jogador quando ele efetua uma morte, por exemplo. Imagine se o inimigo agonizar, pedir pra deixá-lo viver e coisas do tipo...

Eu me sentiria mais inclinado a ser tolerante (ou mais empolgado pra ver todo mundo pedir pra viver e depois atirar em suas cabeças >=D)

Seja como for, é uma visão de contexto social muito pertinente. Há mais pensadores que defendem que a falta de "noção" do que é efetivamente resultado de violência (por termos contato apenas em meios de comunicação) gera uma tolerância muito grande. É como aquelas pessoas que dizem que "nasceram denovo" depois de sobreviver algo realmente perigoso.

Acho que é por aí... o Kojima parece querer dizer que os videogames podem ser importantes para o jogador ter esse gosto de realidade e valorizar mais suas decisões... especialmente as que envolvem violência e/ou morte.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

:clap:
legal gostei mesmo, jogos dando uma ajuda a sermos bons cidadãos.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Acho que é por aí... o Kojima parece querer dizer que os videogames podem ser importantes para o jogador ter esse gosto de realidade e valorizar mais suas decisões... especialmente as que envolvem violência e/ou morte.
Pois é. Afinal, quem tem dó de matar um aglomerado de pixel sem graça? =P
Quanto mais puderem deixar realista, melhor. O ponto forte da coisa pra mim é bem o que você falou lá em cima: ver as diversas reações das pessoas numa missão assassina, por exemplo, com alguém ali ajoelhado e implorando por perdão. No mínimo, uma pessoa normal dormiria com dor na consciência depois de finalizar o sujeito. :mrgreen:
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Falou tudo o Kojima.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Pois é. Afinal, quem tem dó de matar um aglomerado de pixel sem graça? =P
Quanto mais puderem deixar realista, melhor. O ponto forte da coisa pra mim é bem o que você falou lá em cima: ver as diversas reações das pessoas numa missão assassina, por exemplo, com alguém ali ajoelhado e implorando por perdão. No mínimo, uma pessoa normal dormiria com dor na consciência depois de finalizar o sujeito. :mrgreen:

Indo no contra só pra atazanar o Passocurto. :twisted:

Não creio que em termos morais faça qualquer diferença... a questão é que em combates REAIS o soldado não pode deixar de pensar que ELE pode morrer (ou matar para não morrer). Os jogos neste sentido, são apenas catarses lúdicas pra lidarmos com nossa vontade de fazer o próximo sofrer (matar), mas não nos ensinam que há a contraparte: morrer e sofrer.

Em jogo, por mais que a gente VEJA o rosto disforme, não poderíamos NUNCA estar no lugar do coitado. (tipo a gente teve azar, e ele apertou mais rápido no gatilho. Se isto acontece, vamos agonizar? A tela dizendo "ele acertou seu estômago, demora horas para você morrer" é adequado para que entendamos que matar é errado?).

Sustos com ataques surpresas, e claro que dá para simular e até solavancos em um cockpit de simulação aérea. Mas não dá para a gente sentir a pressão da aceleração de um avião decolando, ou acelerando de mach 2 para mach 3.

Em termos de diversão acho meio questionável e de mau gosto.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Indo no contra só pra atazanar o Passocurto. :twisted:
Maldade comigo. :mrgreen:

Não creio que em termos morais faça qualquer diferença... a questão é que em combates REAIS o soldado não pode deixar de pensar que ELE pode morrer (ou matar para não morrer). Os jogos neste sentido, são apenas catarses lúdicas pra lidarmos com nossa vontade de fazer o próximo sofrer (matar), mas não nos ensinam que há a contraparte: morrer e sofrer.
Concordo. O que eu quis dizer é que seria interessante observar a reação de uma pessoa que mata alguém num jogo onde as expressões são meia-boca (ou definitivamente sejam imperceptíveis) e depois mata num outro onde a agonia e desespero da vítima ficam escancaradas. Será que ficaria tudo igual? Será que a pessoa reagiria diferente? Será que ela hesitaria mais mesmo sabendo que aquela é a única opção?

Mas claro, levando em conta que isso seja bem-feito, caso contrário, vou acabar rindo e matando sem ter dó.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Ué.
Pra corrigir isso é só alguém inventar um controle que perfura sua mão se você vacilar. Ou te quebra um dedo.
:g:
Seria a evolução natural do force feedback.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Quero deixar registrado que eu estou demitindo o Kamus antes mesmo dele ser contratado para minha futura empresa.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Vocês não tem visão.

Lembra daquele minigame que tinha em Full Throttle quando você tinha que dar facadas entre os dedos de um cara rapidamente?
Então, imagina se cada vez que você errasse e acertasse um dedo uma lâmina saisse do controle e te acertasse exatamente no mesmo dedo?
Isso sim seria hardcore.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Menos Kamus. Será o fim dos games então.
Pra que fazer no jogo, se eu posso fazer na vida real?
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Concordo. O que eu quis dizer é que seria interessante observar a reação de uma pessoa que mata alguém num jogo onde as expressões são meia-boca (ou definitivamente sejam imperceptíveis) e depois mata num outro onde a agonia e desespero da vítima ficam escancaradas. Será que ficaria tudo igual? Será que a pessoa reagiria diferente? Será que ela hesitaria mais mesmo sabendo que aquela é a única opção?

Mas claro, levando em conta que isso seja bem-feito, caso contrário, vou acabar rindo e matando sem ter dó.

Respondendo respectivamente: Absolutamente sim. Não. De forma alguma.

Eu digo isso por que quando a pessoa começa a jogar, ela já procura por esse tipo de emoção, e mesmo que os gráficos fiquem perfeitos, a IA ainda estará muito diferente do ser humano. Se você só dar uma escolha e mudar a reação pura e simples, isso não influenciaria em nada. Porém, caso seja mostrado que há uma outra opção e há um motivo para você não fazer aquilo, pode-se esperar uma reação diferente do jogador.

Exemplo (spoilers de BioShock):
Em BioShock, você tem a opção de matar ou salvar pequenas garotinhas durante todo o jogo. Se você as mata, ganha uma boa ajuda no jogo a curto prazo. Se você as ajuda, ganha a promessa de ter uma surpresa mais a frente. Só que você não sabe como ou por que as garotinhas se transformaram em monstros. E a graça toda está ai, por que mais a frente você descobre que elas foram tomadas a força da sua família e passaram por poucas e boas.

É esse tipo de coisa que pode fazer as pessoas colocarem a mão na consciência. Não é um punhado de pixiels que se movem e gemem de forma realista, mas a moral por trás de apertar ou não o gatilho.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Menos Kamus. Será o fim dos games então.
Pra que fazer no jogo, se eu posso fazer na vida real?
O Wii se baseia em imitar a realidade nos movimentos, ué? E vende horrores.

De qualquer forma. Eu estava brincando. Espero que não tenha achado que aqueles posts eram pra valer.



Respondendo respectivamente: Absolutamente sim. Não. De forma alguma.

Eu digo isso por que quando a pessoa começa a jogar, ela já procura por esse tipo de emoção, e mesmo que os gráficos fiquem perfeitos, a IA ainda estará muito diferente do ser humano. Se você só dar uma escolha e mudar a reação pura e simples, isso não influenciaria em nada. Porém, caso seja mostrado que há uma outra opção e há um motivo para você não fazer aquilo, pode-se esperar uma reação diferente do jogador.

Exemplo (spoilers de BioShock):
Em BioShock, você tem a opção de matar ou salvar pequenas garotinhas durante todo o jogo. Se você as mata, ganha uma boa ajuda no jogo a curto prazo. Se você as ajuda, ganha a promessa de ter uma surpresa mais a frente. Só que você não sabe como ou por que as garotinhas se transformaram em monstros. E a graça toda está ai, por que mais a frente você descobre que elas foram tomadas a força da sua família e passaram por poucas e boas.

É esse tipo de coisa que pode fazer as pessoas colocarem a mão na consciência. Não é um punhado de pixiels que se movem e gemem de forma realista, mas a moral por trás de apertar ou não o gatilho.
Mas esse exemplo que você deu não me pareceu muito escolhas "morais" e tudo mais.
Apenas escolhas que já existem a muito tempo nos games entre uma vantagem boa imediatamente ou uma muito boa mais pra frente.
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Mas esse exemplo que você deu não me pareceu muito escolhas "morais" e tudo mais.
Apenas escolhas que já existem a muito tempo nos games entre uma vantagem boa imediatamente ou uma muito boa mais pra frente.

Realmente, é absolutamente super ultra moral matar criancinhas que foram forçadas a serem criaturas do demônios, mesmo você tendo a opção de salva-las.

Go get it, tiger! :uhu:
 
Re: [Notícia] Kojima diz que violência em jogos deve ser realista

Eu digo isso por que quando a pessoa começa a jogar, ela já procura por esse tipo de emoção, e mesmo que os gráficos fiquem perfeitos, a IA ainda estará muito diferente do ser humano.
A IA provavelmente estará distante da realidade, mas acredito que ao tomarem o cuidado de aperfeiçoar as expressões, acabarão por conseqüência melhorando essa inteligência.

De resto, eu concordo. Não há mesmo possibilidade de um punhado de pixels bem feitos realizarem o serviço todo (uma coisa que eu jamais cogitaria), mas seria muito bem-vinda uma realidade maior neles. Creio que algumas reações poderiam ser alteradas com um avanço drástico nos mesmos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo