• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D 3.0, D&D 3.5 e agora D&D4° edição Alguem se sentiu LESADO?

Bom a WotC adiquiriu uma fama de lançar seus livros de RPG com muita constância, aparentemente sem um bom senso de revisar o conteúdo para corrigir os erros, jogando no mercado muita coisa errada ou incompleta, tentando corrigir esses erros lançando mais versões do D&D. Os livros são caros e são 3 os módulos básicos, muita gente que comprou o D&D3 logo viu nas lojas o 3.5, e ficou decepicionado, vcs que compraram os livros do 3° edição vão comprar tbm o do 4° com medo de um 4.5??? Alguem se sentiu lesado por essa falha da empresa!?!?:think:
 
Última edição:
Não vejo motivo pra lesão nem falha... a 3.0 funciona muito bem. Jogo com ela desde que foi lançada. A 3.5 também, além de ser totalmente compatível com a 3.0.

A 4E é totalmente diferente. É como a evolução do AD&D pro D&D 3E, quase.

E a WotC só tem essa fama de lançar versões novas em cima de versões novas por causa de ignorância/falta de memória/hipocrisia de jogadores indies.

Olha só:

Dungeons & Dragons
1974 OD&D
1977 AD&D
1989 AD&D2E
1995 AD&D2E revised
2000 D&D3E
2003 D&D3.5
2008 D&D 4E

White-Wolf Vampire
Vampire 1E 1991
Vampire 2E 1992
Vampire Revised 1998
Vampire Requiem 2004

Shadowrun
1989 (1st edition)
1992 (2nd edition)
1998 (3rd edition)
2005 (4th edition)

Star Wars RPG
1987 (1st Edition)
1992 (2nd Edition)
1996 (2nd Edition Revised and Expanded)
2000 d20
2002 Revised
2007 SAGA

GURPS
1st ed (1986)
2nd ed (1987)
3rd ed (1988)
3rd ed revised (1996)
4th ed (2004)

Call of Cthulhu
1st Edition (1981)
Designer's Edition (1982)
2nd Edition (1983)
3rd Edition (1986)
4th Edition (1989)
5th Edition (1992)
5.5 (1998)
5.6 (2000)
Call of Cthulhu d20 (2001)
6th Edition (2004)

Nobilis
1E 1999
2E 2002


Impressionante, hein?
 
O engraçado é que GURPS lançou três edições em três anos e Call of Cthulhu lançou uma edição a cada três anos, mas todo mundo só reclama da Wizards que em quase uma década lançou duas edições e uma revisão... :roll:
 
É porque tem muito mais jogadores de D&D do que de GURPS e de Call of Cthulhu (juntos), então são muito mais vozes para reclamar. Mas aqui no Brasil a questão foi o lançamento um atrás do outro do 3.0 e do 3.5, além do preço dos livros, que é exorbitante (por mais que a qualidade seja excelente).
 
Com a tradução da Devir? A qualidade não é o que eu espero nem pela metade do preço!
 
Sim, eu quis dizer o material em si... A capa dura, o papel legal, e por aí vai...
Esqueci de especificar isso :mrgreen:
 
Bom a WotC adiquiriu uma fama de lançar seus livros de RPG com muita constância, aparentemente sem um bom senso de revisar o conteúdo para corrigir os erros, jogando no mercado muita coisa errada ou incompleta, tentando corrigir esses erros lançando mais versões do D&D. Os livros são caros e são 3 os módulos básicos, muita gente que comprou o D&D3 logo viu nas lojas o 3.5, e ficou decepicionado, vcs que compraram os livros do 3° edição vão comprar tbm o do 4° com medo de um 4.5??? Alguem se sentiu lesado por essa falha da empresa!?!?:think:
- A 3ª ed. foi a melhor que eu achei de todas.
- A v3.5 era mais completa!
- A 4ª é tudo via internet, voce compra os livros pela internet e joga por la. Tem que pagar uma taxa fixa por mes para poder acessar os livros, isso ficou meio ruim para algumas pessoas.

É foda esse negóciu de edição, quando voce pensa que esta entendendo tudo e se aprofundando cada vez mais na interpretação do RPG eles lançam outra edição e voce tem que aprender quase tudo denovo.

É a vida, eles querem é ganhar dinheiro! :obiggraz:
 
- A 3ª ed. foi a melhor que eu achei de todas.
- A v3.5 era mais completa!
- A 4ª é tudo via internet, voce compra os livros pela internet e joga por la. Tem que pagar uma taxa fixa por mes para poder acessar os livros, isso ficou meio ruim para algumas pessoas.

É foda esse negóciu de edição, quando voce pensa que esta entendendo tudo e se aprofundando cada vez mais na interpretação do RPG eles lançam outra edição e voce tem que aprender quase tudo denovo.

É a vida, eles querem é ganhar dinheiro! :obiggraz:

bah..
mas, mudou tanto assim as regras do 3.5 para o 4.0 ???
:think:

se for, que sacanagem xD
 
Olha só:

Dungeons & Dragons
1974 OD&D
1977 AD&D
1989 AD&D2E
1995 AD&D2E revised
2000 D&D3E
2003 D&D3.5
2008 D&D 4E

Outra vez essa tabela?
Então vamos comparar TSR com a empresa das cartinhas:

TSR -> média de uma edição a cada 4,75 anos
WotC -> média de uma edição a cada 2,66 anos
 
Última edição por um moderador:
- A 4ª é tudo via internet, voce compra os livros pela internet e joga por la. Tem que pagar uma taxa fixa por mes para poder acessar os livros, isso ficou meio ruim para algumas pessoas.

Isso não é verdade. A 4E continua sendo um jogo que se usa livros e se joga em cima de uma mesa. Não tem essa de pagar uma taxa por mês pra acessar os livros, tem a D&D Insider, claro, mas não tem nada a ver com isso.

Fallen, essa média é totalmente irracional. Não dá pra comparar o mundo do tempo da TSR com o mundo de hoje. Em 10 anos a 3E cresceu mais que todas as edições do D&D cresceram nos 20 anos que tiveram por causa da Internet em todos os sentidos, seja em termos de regras alternativas, variedade de cenários e opções de jogo.
 
A 4ª é tudo via internet, voce compra os livros pela internet e joga por la. Tem que pagar uma taxa fixa por mes para poder acessar os livros, isso ficou meio ruim para algumas pessoas.

Como o Sky disse, não será assim. A 4ª edição terá seus livros normalmente, a diferença é que ALÉM disso, voce terá disponível muito material e recursos online. No artigo oficial da wizards onde comentaram sobre o assunto, fizeram questão de ressaltar isso. Mesmo porque não teria muita lógica só lançar material online, muita gente não gosta de ler livros no PC e eu sou um deles, além disso, nem tudo mundo tem um computador perto do local do jogo pra ficar consultando os livros.
 
Oras então interpretei mal a mensagem dita no site da wizards em inglês! Peço desculpas porem quase acertei!
Eu também tinha suspeitado sobre isso, eu duvidava que, iriam tirar os livros impressos para jogar em mesa com o grupo, seria uma atitude menos sábia com a todos.
t+
 
Voltando o tópico um pouco.

Eu tô jogando atualmente uma campanha de Star Wars Saga e algumas de D&D 3,5.

Na aventura de Saga, é tudo rápido e prático. Levei 15 minutos pra criar um personagem, e levo 2 minutos pra subir de nível.

Nas de D&D, a gente tem uma pilha de um metro de altura de livros que a gente precisa, Tome of Battle pro meu personagem, Complete Arcane pro Warlock do outro, Book of Exalted Deed pra CdP que o outro vai pegar e por aí vai. A 3,5 tá parecendo aquele computador velho, que já tá cheio de vírus e programinhas que você nunca conseguiu deletar.

O jogo tava precisando da 4e. Se ficar tão bom quanto o Saga, vai ficar maravilhoso.
 
Outra vez essa tabela?
Então vamos comparar TSR com a empresa das cartinhas:

TSR -> média de uma edição a cada 4,75 anos
WotC -> média de uma edição a cada 2,66 anos

guillaume_20070920_150815.jpg
 
Voltando o tópico um pouco.

Eu tô jogando atualmente uma campanha de Star Wars Saga e algumas de D&D 3,5.

Na aventura de Saga, é tudo rápido e prático. Levei 15 minutos pra criar um personagem, e levo 2 minutos pra subir de nível.

Nas de D&D, a gente tem uma pilha de um metro de altura de livros que a gente precisa, Tome of Battle pro meu personagem, Complete Arcane pro Warlock do outro, Book of Exalted Deed pra CdP que o outro vai pegar e por aí vai. A 3,5 tá parecendo aquele computador velho, que já tá cheio de vírus e programinhas que você nunca conseguiu deletar.

O jogo tava precisando da 4e. Se ficar tão bom quanto o Saga, vai ficar maravilhoso.

Só espero que em alguns anos não volte a ser tudo do mesmo. Na 3ª Edição tínhamos livros dedicados as Classes de Prestígio e talentos (feats), mas será agora teremos livros dedicados a aos "paths" e aos "talents"?

AScho desnecessário eles continuarem com trocentos livros por mês... logo não vai mais haver coisas para se falar e eles vão começar a lançar livros desnecessários e "enche-linguiça" novamente.
 
Voltando o tópico um pouco.
Nas de D&D, a gente tem uma pilha de um metro de altura de livros que a gente precisa, Tome of Battle pro meu personagem, Complete Arcane pro Warlock do outro, Book of Exalted Deed pra CdP que o outro vai pegar e por aí vai. A 3,5 tá parecendo aquele computador velho, que já tá cheio de vírus e programinhas que você nunca conseguiu deletar.
Você ainda está bom, só o meu paladino usava uma variante do Book of Hallowed Might (troca Divine Grace por domínios), talentos e uma regra opcional do PHB2, um domínio de nem lembro qual suplemento, uma arma do Magic Item Compendium, magias do Spell Compendium, ia pegar uma CdP do Complete Champion e uma do Complete Divine. Imagina o resto do grupo, então... Se na 4E eu puder criar um personagem com um conceito ligeiramente diferente sem precisar disso tudo, já vai valer a pena.
 
É tudo uma questão de administrar opções. Quanto mais opções se tem, mais volume elas ocupam, isso é inevitável. Mas eu aprendi muito com a 3E no que diz respeito à suplementos. Como irei usar um cenário feito em casa, acho improvável comprar suplementos além do manual dos planos e o livro dos psiônicos.

Posso estar errado, é claro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo