• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Seria o Reino de Angmar???

Lord Khamûl

Usuário
Pessoal!!!

Com relação ao Reino de Angmar ao Norte de Eriador, como era ele?

Qual era a sua estrutura social (língua, líderes, exército e etc)? Eu levo consideração que quem fundou foi o Rei Bruxo, não é mesmo? E depois quando ele estava morando em Minas Morgul?

Quais eram os seus limites geográficos?

Em que ano ele foi fundado?

E depois da Guerra do Anel como ficou sua situação?

Com relação a sua principal cidade, Carn Dûm, existe algo mencionado nas obras de Tolkien?

Eu dei apenas algumas olhadas rápidas no Silma e não consegui encontrar nada ainda e no SDA e Hobbit não tem quase nada ou nada praticamente sobre esse reino ao norte.

Ficarei agracido por maiores explicações sobre o Reino de Angmar.

Valeu
 
Verifiquei na enciclopédia, entretanto dúvidas ainda ficam no ar...
Eu já tinha visto isso.

Mas se algum colega tiver maiores informações sobre as minhas dúvidas ficarei imensamente agradecido. Não tenho as cartas de Tolkien e nen os C.I.

Gostaria apenas de obter maiores informações (conhecimento) por parte dos colegas do fórum.

Ficarei muito feliz!!!!
Obrigado!
 
Ai, ai, é por essas que pessoal traumatiza com as indicações para Enciclopédia. :roll:

Belfadas_77, a Valinor é livre para receber qualquer tópico com suas dúvidas, mesmo que exista a resposta em outro lugar. Se todo mundo fizesse pesquisas quanto a suas dúvidas, não haveria mais tópicos aqui... Além disso, lembre-se que uma dúvida, por mais que respondível, sempre pode gerar uma boa discussão. E os links deveriam servir para enriquecer o tópico, não para atrapalhá-lo. =]

Bom, vamos lá:

Angmar foi um Reino fundado pelo Rei Bruxo em 1300 de Terceira Era e, portanto, era liderado por ele. O objetivo desse reino era guerrear com os povos livres, o que de fato aconteceu, culminando com a destruição de Angmar em 1975 da TE. Eu não creio que haja alguma descrição detalhada da estrutura desse reino, mas posso estar enganado. Bom, o reino ficava numa cadeia montanhosa e era gelado. Então é provável que montanhas e gelo fossem sua paisagem.

Sabe-se que era submetido às vontades de Mordor, ou seja, de Sauron. Lá em Angmar viviam homens aliados de Sauron e também orcs, todos sobre o comando do Rei Bruxo (e, conseqüentemente, de Sauron).

A Guerra do Anel começou por volta de 3018, nesta época o reino de Angmar não mais existia.

Veja a descrição das guerras travadas por Angmar, da Wikipédia:


Angmar guerreou (pouco depois de ter sido fundado) com os reinos Dúnedain de Arthedain, Cordolan e Rhudaur. O Rei Bruxo conquistou Rhudaur, o reino mais fraco, e substituiu o seu rei por um dos nativos Homens das Montanhas, uma tribo de homens que possivelmente descendia do "amaldiçoado" rei de Ulfang.

Rhudaur em 1356 da Terceira Era, sob o controlo do Rei Bruxo, invadiu Arthedain e no ataque o rei de Arthedain Argeleb I foi morto. No entanto, com a ajuda dos exércitos de Cardolan, o reino de Arthedain conseguiu manter uma linha de defesa ao longo dos Montes do Tempo.

No ano 1974 da Terceira Era, Angmar atacou Cardolan, destruíndo esse reino. Nesta altura, Rhudaur havia desaparecido e Arthedain passou a ser o último reino Dúnedain em Arnor. Arthedain, desprovido de aliados, resistiu por mais 500 anos.

Em 1974 da Terceira Era, Angmar juntou as suas forças e atacou Arthedain num assalto final. Angmar apoderou-se da capital de Arthedain, Fornost, destruíndo o último reino dos Dúnedain.

Um ano mais tarde, o príncipe Eämur de Gondor viajou para ajudar Arthedain, mas chegou demasiado tarde. O seu exército, juntamente com os restantes Dúnedain, os Elfos de Lindon, e forças elficas de Rivendell liderados por Glorfindel conseguiram derrotar as forças de Angmar na Batalha de Fornost, mas o Rei Bruxo não foi morto em combate. Conseguiu escapar e fugiu para Mordor, e o seu reino de Angmar foi destruído. Foi deposi desta batalha que fez a famosa profecia de que O Rei Bruxo não seria morto por um homem mortal.


Bom, espero que eu tenha ajudado com pelo menos um pouco do que queria saber. =]
 
Ai, ai, é por essas que pessoal traumatiza com as indicações para Enciclopédia. :roll:

Tenho ciencia da forma que eu escrevi, passou uma certa "frieza". Mas dúvidas de datas, locais, localizações, são facilmente achadas em uma simples busca, isso simplifica as coisas. Não tem nada ai que não tenha na Enciclopédia, você apenas juntou fatos e datas parale-las a "vida útil" de Angmar.

Mas não todos, ou melhor, é a menoria, o Topic de Harad dele, tá dando uma ótima discussão por exemplo. Mas enfim, acho que foi minha "frieza" na resposta, porque ontem eu tava bem chato.
 
Meu caro Bagrong!!!

Muitíssimo obrigado!

Salvei essas suas observações mais as citações. Recentemente estou com o Silma e somente esta semana acabei de ler o Hobbit. Eu tinha dado uma vasculha de leve no Silma por curiosidade antes de ler, e não tinha encontrado. Agora em janeiro terei tempo para apreciá-lo mais.

Uma última pergunta: essa citação é originária do Silma ou dos C. I.?

Eu ainda vou conseguir ser um bom conhecedor das obras de Tolkien para sanar todas as dúvidas que os colegas tiverem, seja da pergunta mais simples a mais complexa possível. Terei o maior prazer e a mais boa vontade, afinal de contas, esse é um dos propósitos da Valinor que é abrir um diálogo aberto, franco, democrático a todas as pessoas: mestres sobre as obras até o mais leigo que queira adquirir conhecimento.
Isso eu acho fantástico.
Valeu mesmo!!!!


Obrigado!!!
 
Ótimas informações realmente, mas acho que não tem nada mais, pois eu já li tudo que pude encontrar sobre angmar e pouca coisa merece destaque, esse resumo foi muuto bem feito, mas belfalas 77, contnue buscando acho que pode encontarr mais coisas eu também queria saber.

Respondedno ao tópico:

Seria uma paisagem completamente branca, gelo por todos os lados e muiito frio, de preto só o rei-bruxo destacando-se em contraste com a neve.
 
Última edição:
Eu achei um artigo que talvés possa te ajudar:


O Povo de Angmar

"Residindo nas extremidades norte das terras conhecidas de Terra-média, as tribos de Homens de Angmar deixaram um reduzido traço na memória do mundo. A maioria das nações têm uma linguagem, cultura, território e história. Do povo de Angmar conhecemos apenas seu território e algo de sua história; não conhecemos sequer uma palavra que tivesse pertencido à sua linguagem. Eles foram um de vários povos que surgiram e declinaram na história do Oeste, e agora os únicos relatos deles que sobreviveram foram entre os descendentes de seus inimigos. Antes que tudo esteja perdido para sempre, Eu, um escriba do Oeste, devo externar o pouco que é conhecido deste povo."


Existem muito poucas referências ao povo de Angmar e ouvimos deles apenas em relação ao conflito com os Dunedain, após terem idopara sob o jugo maligno do Senhor dos Nazgul. Nossos hobbits aventureiros viajaram através de Rhudaur e viram as ruínas dos castelos dos quais eles governaram aquela região, e Bilbo passou também através da antiga Angmar Leste retornando de Erebor, embora não tenhamos registros daquela terra a partir dela mesma. Além do pesadelo de Merry sobre "homens de Carn Dum" [LOTR B1,VIII, p.140], nós temos os seguintes fatos: Cerca de 1275 da Terceira Era o Rei Bruxo reuniu um povo maligno a ele na fundação de seu reino em Angmar:


"Era o início do reino de Malvegil de Arthedain quando o mal veio a Arnor. A este tempo o reino de Angmar ergue-se no norte, além das Entmoors. Suas terras ficavam nos dois lados das Montanhas, e ali se reuniu muitos homens malignos, e orcs e outras criaturas terríveis." [LOTR App. A, I , Part [iii], p.1016]


Nesta e em outras citações neste ensaiom destacarei referências aos homens que serviram o Rei Bruxo. O Professor Tolkien não disse explicitamente de onde eles vieram e este é o propósito desta investigação.

Tão pouco é conhecido sobre estes "homens de Carn Dum" [a fortaleza principal de Angmar] quanto das tropas Humanas de Minas Morgul [outro exército pessoal do Rei Bruxo, provavelmente reunido de Haradwaiht, Khand e Rhun]. De onde vieram? Era a terra desabitada até que o Rei Bruxo trouxesse homens do Leste? Morgoth utilizou homens de Eriador em suas últimas guerras em Beleriand; Sauron utilizou homens das Monatnhas Brancas em sua guerra em Eriador [1693-1701 Segunda Era] e trouxe homens das distantes Harad e Rhin na Guerra do Anel. o Rei Bruxo pode ter considerado uma estratégia semelhantes. Ele pode ter marchado com homens de Rhun ao norte de Mirkwood e utilizado o paço norte para cruzar as Montanhas Sombrias. Apenas o Rei Thranduil de Mirkwood Norte poderia tê-lo desafiado [Vale, Erebor e as Montanhas de Ferro ainda não haviam sido fundados] e não possúia razão para fazê-lo. Mas Angmar iniciou uma guerra em Arnor não por alguns anos mas por séculos. O Rei Bruxo necessitava de um povo estabelecido para isto, o que significa trazer famílias e provisões junto ao exército. isto é implausível devido à dificuldade das famílias numa marcha tão longa em tão curto período [as migrações originais dos Homens para o oeste foram feitas gradualmente, em estágios].

Então quando foi que os Homens dos povos nativos de Carn Dum em Forodwaith e Eriador Norte foram trazidos para o domínio do Rei Bruxo?

O Akallabeth se refere à fuga para o leste, após a queda de Beleriand, de Homens leais a Morgoth. Eles prosseguiram dominando as tribos que moravam lá e que não tinham se involvido nas guerras entre Morgoth e os Eldar.

"Após a vitória dos Senhores do Oeste aqueles dentre os Homens malignos que não foram destruídos fugiram de volta ao leste, onde muito de sua raça continuavam vagando pelas terras... E os Homens malignos vieram ao meio deles e lançaram sobre eles uma sombra de medom, e eles os tomaram para reis." [Silm., The Akallabeth, p. 311-12]

Isto poderia implicar que Eriador se tornou populado por Homens hostis aso Eldar e Edain. Contudo isto precisa ser conciliado com a presença no Norte de povos relacionados oas Edain, que não eram hostis ao Numenorianos que vieram a Lindon na Segunda Era. Talvez a presença dos Eldar em Lindon tenha influenciado o assentamento destes povos fugindo de Beleriand. Por isso a escolha de Eriador Norte ou Forodwaith para residir. Veja o comentário de J.R.R. Tolkien sobre os Lossoth que moravam ao longo do litoral da baía gelada de Forochel:

"Estes eram um povo estranho, inamistoso, remancescente de Forodwaith, Homens de dias longínquoes, acostumados aos frios horríveis do reino de Morgoth." [LOTR App. A, I , Part [iii], p.1017]

Estes eram claramente descendentes dos Homens que fugiram ao leste. E como os Homens de Bree, Dunland e Eryn Vorn vieram das antigas tribos de Minhiriath, e os Homens de Vale e Rohan descendem dos Homens do Norte de Rhovanion, os Homens de Forodwaith dividiram-se, alguns assentando-se próximo a Forochel e se tornando os Lossoth, enquanto outros assentaram-se nas terras próximas às Montanhas de Angmar.

Eles também colonizaram os Vales Superiores do Anduin [veja a referência aos eventos de 1977 abaixo]. Contudo não sabemos se esta terra foi conquistada por Angmar após 1975 ou se seu povo já morava ali.

Outra terra que vieram a habitar foi Thudaur, o menor dos três reinos nos quais Arnor se dividiu em 861 da Terceira Era. Ficava entre as Colinas do Vento, as Ettenmoorns e incluía o ângulo formado pelos rios Bruinen e Hoarwell. Os habitantes ao tempo do século quinze incluía um misto de Dunedain, Hobbits e Homens da COlina nativos. Por volta de 1350 da Terceira Era os governantes do reino entraram em uma aliança secreta com o novo poder de Angmar contra os outros reinos Dunedain. Mas o Rei Bruxo se mostrou um aliado infiel e deu Rhuadaur a seu povo em 1409:

"... Rhuadaur foi ocupado pelo Homens malignos sujeitos a Angmar ..." [LOTR App. A, I , Part [iii], p. 1016]

A nós é dito que eles mataram ou expulsaram a população Dunedain mas não como trataram os habitantes não-Dunedain, os Homens da Colina. Veja o comentário de Aragorn sobre os habitantes de Rhudaur:

"Homens moraram ali, eras atrás... Eles se tornaram um povo maligno, como a lenda conta, pois caíram sob a sombra de Angmar." [LOTR B1, XII, p. 196]

Esta é uma observação muito ampla mas pode sugerir que cinco séculos de reinado e assentamentos pelas tribos de Anmar significaram a assimilação dos Homens da Colina nativos e o desaparecimento de suas culturas distintas [o que não aconteceu sob o reinado dos fracamante dissiminados Dunedain].

Podemos apenas especular vagamente sobre a história destas tribos entre 1400 e 1975. Sua sociedade deve ter sido mudada sob o reinado do Rei Bruxo, que os uniu, organizou-os para uma guerra prolongada, e os concentrou em grandes assentamentos [como Carn Dum]. Como ele introduziu mortos-vivos nas terras que controlou, ele pode ter iniciado as tribos na práticas das Artes Negras. Com maior certeza podemos dizer que os Homens de Angmar escaparam do pior da Grande Praga de 1636 pois suas terras ficavam nas parte menos afetada do norte de Eriador.

A disseminação de Trolls e mortos-vivos em Rhudaur e a deterioração do clima de Eriador Leste provavelmente manteve o povo de Angmar faminto pelas terras melhores do oeste. Quando o Rei Bruxo triunfou no inverno de 1974 o povo de Angmar foi arrumado para tomar as terras de Arthedain com a chegada da Primavera. Contudo, antes que pudessem tomar seu prêmio as forças de Gondor aliadas ao povo remanescente de Arnor e aos aliados Élficos inflingiram total derrota a Angmar.

"Então tão completamente Angmar foi derrotada que nenhum homem nem orc do reino permaneceu a Oeste das Montanhas." [LOTR App. A, I , Part [iv], p. 1026]

Por implicação, as moradias dos Homens de Angmar em Eriador devem ter sido destruídas. Os sobreviventes e suas famílias provavelmente fugiram para o leste sobre os paços de Rhudar e Angmar para os de sua raça no Anduin Superior. Mas eles foram expulsos em 1977 por Éothód, ancestral dos Rohirrim, que moravam entre a Carrock e os Campos de Gladden, e que exploraram a derrota de Angmar:

"... quando ouviram da derrota do Rei Bruxo, procuraram mais espaço no Norte, e expulsaram os remanescentes do povo de Angmar do leste das Montanhas." [LOTR App. A, II, p. 1038]

O povo restante de Angmar deve ter sido forçado para o norte em Forodwauth, sua terra natal ancestral. Nenhum relato chegou a nós sobre seu destino.

Fonte: http://www.valinor.com.br/artigos/textos_e_ensaios/o_povo_de_angmar.html


Espero que isso te ajude :abraco:
 
Mas, durante a Guerra do Anel, mais niguém vivia na região de Angmar. Os exércitos de Gondor, Lindon e Valfenda destruíram os homens de lá, e afugentaram o Rei Bruxo.
 
Mas, durante a Guerra do Anel, mais niguém vivia na região de Angmar. Os exércitos de Gondor, Lindon e Valfenda destruíram os homens de lá, e afugentaram o Rei Bruxo.


Você está enganado, pois durante a Guerra do Anel, existia sim pessoas morando em Angmar, apos a derrota do Rei Bruxo todos que moravam lá foram expulssos.

Por implicação, as moradias dos Homens de Angmar em Eriador devem ter sido destruídas. Os sobreviventes e suas famílias provavelmente fugiram para o leste sobre os paços de Rhudar e Angmar para os de sua raça no Anduin Superior. Mas eles foram expulsos em 1977 por Éothód, ancestral dos Rohirrim, que moravam entre a Carrock e os Campos de Gladden, e que exploraram a derrota de Angmar:

"... quando ouviram da derrota do Rei Bruxo, procuraram mais espaço no Norte, e expulsaram os remanescentes do povo de Angmar do leste das Montanhas." [LOTR App. A, II, p. 1038]
 
Esse trecho não cita a guerra do anel, caríssimo amigo. =D
Leia a Sociedade do Anel, quando citam as terras em torno de Valfenda, ou mesmo sobre as batalhas no Topo do Vento. Diz claramente sobre um reino antigo e destruído. Ao norte de Valfenda (antigo reino de Angmar) não morava ninguem.
 
Esse trecho não cita a guerra do anel, caríssimo amigo. =D
Leia a Sociedade do Anel, quando citam as terras em torno de Valfenda, ou mesmo sobre as batalhas no Topo do Vento. Diz claramente sobre um reino antigo e destruído. Ao norte de Valfenda (antigo reino de Angmar) não morava ninguem.


É que se pararmos para pensar o trecho diz que após a derrota do Rei Bruxo (durante a Guerra do Anel) o povo de lá foi expulsso.

Veja:

"... quando ouviram da derrota do Rei Bruxo, procuraram mais espaço no Norte, e expulsaram os remanescentes do povo de Angmar do leste das Montanhas." [LOTR App. A, II, p. 1038]
 
Por implicação, as moradias dos Homens de Angmar em Eriador devem ter sido destruídas. Os sobreviventes e suas famílias provavelmente fugiram para o leste sobre os paços de Rhudar e Angmar para os de sua raça no Anduin Superior. Mas eles foram expulsos em 1977 por Éothód, ancestral dos Rohirrim, que moravam entre a Carrock e os Campos de Gladden, e que exploraram a derrota de Angmar:

"... quando ouviram da derrota do Rei Bruxo, procuraram mais espaço no Norte, e expulsaram os remanescentes do povo de Angmar do leste das Montanhas." [LOTR App. A, II, p. 1038]

Essa derrota não foi a da Guerra do Anel. Essa queda do Rei Bruxo, provavelmente é a derrota dele contra os exércitos de Gondor e Valfenda, que a cavalaria de Gondor e Glorfindle lideraram. Veja o ano que é dito acima.

Para não criar mais confusão, tem como citar TODO o trecho, para não termos dúvida?
 
Exato!! Veja:

A disseminação de Trolls e mortos-vivos em Rhudaur e a deterioração do clima de Eriador Leste provavelmente manteve o povo de Angmar faminto pelas terras melhores do oeste. Quando o Rei Bruxo triunfou no inverno de 1974 o povo de Angmar foi arrumado para tomar as terras de Arthedain com a chegada da Primavera. Contudo, antes que pudessem tomar seu prêmio as forças de Gondor aliadas ao povo remanescente de Arnor e aos aliados Élficos inflingiram total derrota a Angmar.

"Então tão completamente Angmar foi derrotada que nenhum homem nem orc do reino permaneceu a Oeste das Montanhas." [LOTR App. A, I , Part [iv], p. 1026]

Após a destruição do exército do Rei Bruxo, não permaneceu niguém a oeste das montanhas. Ou seja: Ao norte de Valfenda, não existiam mais homens de Angmar.



Por implicação, as moradias dos Homens de Angmar em Eriador devem ter sido destruídas. Os sobreviventes e suas famílias provavelmente fugiram para o leste sobre os paços de Rhudar e Angmar para os de sua raça no Anduin Superior. Mas eles foram expulsos em 1977 por Éothód, ancestral dos Rohirrim, que moravam entre a Carrock e os Campos de Gladden, e que exploraram a derrota de Angmar:

"... quando ouviram da derrota do Rei Bruxo, procuraram mais espaço no Norte, e expulsaram os remanescentes do povo de Angmar do leste das Montanhas." [LOTR App. A, II, p. 1038]

O povo restante de Angmar deve ter sido forçado para o norte em Forodwauth, sua terra natal ancestral. Nenhum relato chegou a nós sobre seu destino.

Viu? Foi beeem antes da Guerra do Anel. Foi em 1977. Durante a Guerra do Anel, NÃO EXISTIAM HOMENS DE ANGMAR, e o Rei Bruxo só era chamado assim, mas não era mais rei de Angmar cosia nenhuma. (pois Angmar não existia mais):D
 
Exato!! Veja:



Após a destruição do exército do Rei Bruxo, não permaneceu niguém a oeste das montanhas. Ou seja: Ao norte de Valfenda, não existiam mais homens de Angmar.





Viu? Foi beeem antes da Guerra do Anel. Foi em 1977. Durante a Guerra do Anel, NÃO EXISTIAM HOMENS DE ANGMAR, e o Rei Bruxo só era chamado assim, mas não era mais rei de Angmar cosia nenhuma. (pois Angmar não existia mais):D


hehe
Você está certo, isso foi bem antes da Guerra do Anel. :dente:
 
Eu já estava ficando confuso! :lol: Mas, ok, é isso mesmo. Dos sobreviventes, nenhum foi citado posteriormente. (fora o Rei Bruxo)
 
E o Asca aqui perdendo tempo em digitalizar o trecho do livro... :evil:
Ainda bem que eu dei um refresh antes da metade do texto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo