• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helm

Qual batalha foi maior?


  • Total de votantes
    37
  • Votação encerrada .

Lord Khamûl

Usuário
Pessoal eu li o Hobbit e verifiquei que a Batalha dos Cinco Exércitos foi bastante emocionante.

Embora ela não seja muito detalhada como a Batalha do Abismo de Helms, ela foi muito bem explicada por Tolkien.

Eu penso diante dos fatos que li no SDA e Hobbit que a Batalha dos Cinco Exércitos foi maior que a do Abismo de Helms.

O que você acham?
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Eu concordo com você! =]
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Cinco exércitos.
Embora eu acredito que o contingente de uruks e todas as tropas de saruman fosse maior do que os dos orcs e wargs da batalha dos cinco exércitos.
Eu avaliei mais o número de bonzinhos e o contexto da região. Porque a do abismo foi mais um cerco a muralha, já a dos cinco, foi um ataque aberto, cercando a montanha solitária.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Definitivamente, mais de longe mesmo, a Batalha de Helm's Deep.

Não se esqueçam daquela imensa cerca de huorns.

GR
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

A Batalha dos Cinco Exércitos... mas não sei porque são coisas diferentes...
Comparativamente sim... Mas se os citados 500 anões de Dáin eram grande coisa... Se comparados a 10 mil uruks (e terrapardenses)... Mas tem também 3 partes (quintos? Terços? Oitavos? Décimos?) dos orcs do Norte... Vai saber quantos... Para cercar a Montanha...

Definitivamente, mais de longe mesmo, a Batalha de Helm's Deep.

Não se esqueçam daquela imensa cerca de huorns.

GR
Imensa?:lol:
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Na verdade pessoal, me desculpem fazer a comparação, mas eu preciso.

A Batalha dos Cinco Exércitos faz lembrar de longe a Guerra da Última Aliança, porque no Monte Erebor tantos os exércitos de homens, elfos, anões e não podemos nos esquecer das muitas águias tiveram que deixar as divergências de lado e se unirem para lutar contra os exércitos orcs que vinhas do Norte da região de Erebor. Tolkien não colocou números, os efetivos, mas pelo que parece, os exércitos tanto do bem como do mal acuparam praticamente todo o pé de Erebor em várias faces, norte, leste, oeste.

Bom para que isso aconteca deveriam ter também mais ou meno 10 mil guerreiros se somados o lado do bem contra o mal.

É claro, quando eu fiz a comparação com a Guerra da Última Aliança deve-se guardar as devidas proporções, o contexto, a época, o motivo e etc.

Agora se os orsc do norte e oeste da Floresta das Trevas dominassem a região de Erebor, a segurança (integridade) tanto dos elfos, como dos homens e anões estariam ameaçados porque Erebor está numa região estratégica geograficamente falando, pois dava ligação as montanhas de ferro, o reino do Valle, a Cidade do Lago e o Reino da Floresta a oeste na Floresta das Trevas (Thranduil).
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

aaain...
Eu achei mais emocionante a batalha do Abismo de Helm, Tolkien descreveu com bastante detalhes como foi a batalha. Ele conta inclusive o medo que os homens tinham de perecer na batalha, a preocupação de Théoden com o povo, o grande esforço que fizeram para defender a Fortaleza, que para mim foi um exemplo de bravura e coragem.
Eu achei a batalha do Abismo mais bonita e acredito que tenha sido maior =]
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Eu acho que a Batalha do Abismo de Helm foi muito maior. Apesar de a Batalha dos Cinco Exércitos ter Cinco Exércitos, a do Abismo de Helm foi muito maior, tinha muito mais gente. Eu votaria nessa, se eu não tivesse clicado na errada e votado sem querer na dos Cinco Exércitos...:disgusti:
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Bom, números não são citados..mas, vamos pensar: os 500 anõs abririam o cerco que os elfos e homens estavam fazendo certo? Então, não eram muitos soldados humanos/élficos ali..no máximo mil e quinhentos. Somando tudo, daria no máximo dois mil soldados "bons". Os orcs e lobos, deviam estarm em dez mil orcs também, assim como os homens/uruks/orcs de Isengard. (ou seja: os números são iguais aos de Helm)

Agora, se for avalair a importância de ambas, ficaria assim:

A batalha dos Cinco exércitos, destruiu cerca de 3/4 dos orcs do norte (que pdoeria ser de Sauron posteriormente), e deu paz ao norte por anos. Importância :grande.

Helm: destruiu as tropas de Isengard, possibilitando aos Rohirin irem de auxílio a Gondor, o que faz com que toda a TM seja salva (sem Rohan, Gondor seriam destruída, e por tabela, Frodo também). Foi um marco na guerra do Anel, considerada a virada da maré. Importância: imensa.

Eu considero a Batalha do Abismo mais importânte sim, por lógica mesmo. Já a mais numerosa, creio que as duas tiveram a mesma proporção.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Dáin: imensa significa grande ou mesmo até ampla, o número de Huorns era muito grande, afinal, foi escrito que a "própria floresta" parecia estar se movendo.

Embora já tenha começado a inventar números de sua cabeça e a semear, mais uma vez, a informação errada, devo concordar com o Neithan; vejam que era de 500 anões o exército que era para ser o "fiel da balança" naquela batalha, ou seja, muito menor que os números de Helms Deep. Não só falemos dos 10 mil uruk de Saruman, mas também dos Rohirririm (como se escreve isso?!?!!?) e dos Huorns, além dos 300 elfos que vieram ajudar, enviados de Valfenda pelo Hugo Weaving - HAHAHA, TO BRINCANDO, TO BRINCANDO !

Enfim, a pergunta do tópico é qual foi a maior das duas, mais uma vez, acho que isso está mais do que óbvio.

GR
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Rohirririm (como se escreve isso?!?!!?)

Muito bem lembrado a dos Rohirrim =]
Embora a expressão "Cinco Exércitos" faça a batalha parecer maior eu ainda acho que a do Abismo de Helm foi A maior, tudo bem q na dos 5 num foi divulgado numeros especificos de combatentes conforme disseram acima, mas será que no tempo desta batalha havia um numero gigantesco de orcs, a ponto de ser acima de quando Isengard e Mordor se revelaram?
Imaginem, uma Grande Guerra exige muito mais combatentes, e a do Abismo ocorreu justamente em um período muito mais perturbador, acredito eu.

Mas no livro eu não me lembro de ter falado da participação de elfos... acho que isso foi coisa do PJ.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Do meu ponto de vista e interpretação, acho que a batalha dos Cinco Exércitos fora maior que a do Abismo de Helm.
Pois se juntaram os Anões de Dain, os Homens da Cidade do Lago, Gandalf, Bildo e os Anões, Beorn entre outros e os Orcs das Montanhas Sombrias. :think:
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

além dos 300 elfos que vieram ajudar, enviados de Valfenda pelo Hugo Weaving - HAHAHA, TO BRINCANDO, TO BRINCANDO !

Enfim, a pergunta do tópico é qual foi a maior das duas, mais uma vez, acho que isso está mais do que óbvio.

GR


Bom, quando eu li nas Duas Torres eu não vi mencionado nada sobre os elfos irem a Rohan para ajudá-los, o único elfo seria o próprio Legolas do Reino da Floresta.

No livro o Hobbit, realmente não é mencionado o número (quantidade) de orcs, elfos, homens, bem como das próprias águias que também atuaram na batalha (somente dos anões, 500). Entretanto, não foi uma guerra qualquer, ou um confronto entre uma hoste contra uma milícia de 100 ou 150 guerreiros.
Foi uma guerra aberta, um confronto de grandes proporções. O monte Erebor foi tomado por multidões de guerreiros.

Deve-se levar em conta sua magnífica e grande PODER de relevância porque se caso Erebor fosse dominada pelos orcs o reino de Thranduil, de Valle, da Cidade do Lago e dos Anões das colinas de ferro estariam seriamente ameaçadas, esses reino iriam sucumbir diante das ameaças do norte.
E se até as águas e Beorn foram ajudar é porque os reinos dos homens, anões e elfos estariam seriamente comprometidos e há referências no livro que mostra que os reinos estavam perdendo a batalha para os orcs se as águias não chegasses logo para suprir nos reforços. Claro que não podemos nos esquecer dos reforços dos elfos que depois chegaram e dos demais.

Fico imaginando a vitória do inimigo no norte.

Gondor, Rohan e a região de Eriador estariam perdidos:

Saruman ataca Rohan de Isengard;
Sauron ataca Gondor de Mordor;
E o grande exército de orcs do norte viriam igual a uma poderosa avalanche varrendo tudo o que encontravam pela frente até chegarem ao sul. Se os exércitos de orcs ganhassem a batalha, com certeza iriam crescer em poder e temor dos seus inimigos.

Não sei se Lothlórien conseguiria neutralizar o poder do norte. Até que ponto eles aguentariam?

Por esta razão penso eu que a Batalha dos Cinco Exércitos foi maior.

Não estou com isso desconsiderando a importância e relevância da Batalha do Abismo de Helms; de maneira alguma.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

A batalha dos Cinco Exércitos foi maior!!

Acredito que a diferença para a batalha do Abismo de Helm não tenha sido grande.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Eu acho que a batalha dos Cinco Exércitos foi sim maior, se for contar em números, mas a do Abismo de Helm foi mais emocionante, mais importante e com muito mais detalhes, com certeza..

Eu votaria nessa, se eu não tivesse clicado na errada e votado sem querer na dos Cinco Exércitos...:disgusti:

:upa:Esta é minha Nolyë, meu orgulho... :wall:
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

belfalas_77 disse:
Bom, quando eu li nas Duas Torres eu não vi mencionado nada sobre os elfos irem a Rohan para ajudá-los, o único elfo seria o próprio Legolas do Reino da Floresta.

Ele tá apenas brincando com que foi mostrado no filme. =]

Eu não levei em consideração a chegada dos Rohirrim em Helms Deep... :think:
Mas enfim, assim como o belfalas_77 falou, em considero a importância da batalha e sem falar que os números da dos cinco exércitos não são ditos.

Imaginem comigo: 500 anões, no livro diz que eles são tão bons e ficam tão ferozes por certas questões que conseguiriam enfrentar um exército 3vezes(não tenho certeza desse número), maior. Também diz que os elfos e os homens estavam em uma grande vantagem, ou seja 5vezes maior que o dos anões. Na média de 3000(o número de Rohirrim não é perto disso?) anões elfos e homens de Esgaroth com mais 100águias(é dito que foram todas as águias da região, acredito que seja mais ou menos isso contra no mínimo 15000 mil orcs e wargs. Eu especulo esse alto número de orcs e wargs devido muitos deles terem morridos nas primeiras emboscadas do digamos assim, bonzinhos.

Então nas minhas especulações fica mais ou menos assim: 3100 bonzinhos X 15000 malzinhos. :dente:

LEMBRANDO QUE OS NÚMEROS QUE EU FORNECI SÃO DE ESPECULAÇÕES MINHAS. FORA O NÚMERO DE ANÕES, NENHUM DESSES É VERÍDICO
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Essa foi boa Asca!!!

Realmente como eu disse e vc também, não há números exatos, são somente especulações.

Eu arrisco também o seu palpite: foram mais ou menos 3 mil contra mais ou menos 10 a 15 mil o exército o inimigo.

Até porque quando os orcs ficaram sabendo da morte de Smaug, rapidamente eles se reuniram para fazer um conselho com o objetivo de irem até Erebor para saquearem os tesouros bem como dominar a região. Seria um objetivo muito importante até para Sauron e seus orcs controlarem aquela região.
E para fazerem isso meu camarada, com certeza foram sim com um grande, mas grande exército em direção a Erebor, não é verdade Asca?

Obrigado!
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Bom, eu li em algum lugar que a Batalha dos Cinco Exércitos foia maior. Mas como não sei se esse fato ocorreu mesmo, penso que a Batalha dos Cinco Exércitos foi realmente a maior, por ter vários reinos como exercito dos homens da cidade do lago, elfos da Floresta das Trevas e anões de Dain. Já a batalha no Abismo de Helm tinha apenas Uruk-hais em grande número, mas eu acho que a dos Cinco Exércitos foi a maior.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

A batalha dos Cinco Exércitos foi maior!!

Acredito que a diferença para a batalha do Abismo de Helm não tenha sido grande.

Se a batalah do Forte tivesse sido ganha por Isengard: Aragorn morreria; Gondor pereceria; Frodo morreria; TUDO IRIA PRO BELELÉU.

Essa foi boa Asca!!!

Realmente como eu disse e vc também, não há números exatos, são somente especulações.

Eu arrisco também o seu palpite: foram mais ou menos 3 mil contra mais ou menos 10 a 15 mil o exército o inimigo.

Até porque quando os orcs ficaram sabendo da morte de Smaug, rapidamente eles se reuniram para fazer um conselho com o objetivo de irem até Erebor para saquearem os tesouros bem como dominar a região. Seria um objetivo muito importante até para Sauron e seus orcs controlarem aquela região.
E para fazerem isso meu camarada, com certeza foram sim com um grande, mas grande exército em direção a Erebor, não é verdade Asca?

Obrigado!


Sobre os Orcs, pensem: Eles ficaram sabendo da morte do dragão, e partiram em um ou dois dias...não dá pra reunir muitoos orcs, foram no máximo 13mil.

Sobre homens/elfos, duvido que cheguem a 4000. A cidade do lago tinha sido destruída, não foram muitos homens para Erebor, pois muitos ficaram para ajudar. Assim como os elfos, não foi enviado TODO o exército do Reí Élfico, e alguns também ficaram pelo lago.

Os númenos deveriam sim ser parecidos...a diferença de contigente não seria tão relevante. Já a importância, a de Helm foi CRUCIAL. Caso fosse perdida, a maré não seria estancada. Gandalf mesmo deixa isso claro.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Mas se a dos Cinco Exércitos tivesse tomado outro rumo, talvez nem teria a batalha do Abismo. :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo