• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desligado após 47 anos, computador ganha funeral

DW

Usuário
Funcionários do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá, organizaram um funeral para se despedir de Betelgeuse, um computador de 47 anos, informou a versão australiana do site Gizmodo.

A curiosa manifestação foi a forma encontrada pela equipe do departamento para homenagear o trabalho incansável do IBM 650, um mainframe instalado em 1960, até o seu desligamento, ocorrido há menos de dois meses.

O vídeo com a despedida que teve direito a cortejo, música e discurso, pode ser visto aqui:


Transcrição do discurso fúnebre:

For forty-seven years you've served us well, you cast us in your
green spell. You processed transactions without complaint, we've asked
the Pope to make you a saint.

The users you were always able to please, with a little training they
could enter with ease, all the data they needed in 2 or 3 screens
instead of the 57 in VIP.

And getting data was easy in IMS, there were six hundred reports in
the RS. And Finance was easy with FRGLA, in the time when the
mainframe held sway.

And the programmers they had all the tools they need, Easytrieve
and COBOL made programming a breeze. And Mantes were there to
manage the files, and to help with debugging if it wouldn't compile.

Now gone are the punch cards and card readers of yore, and
mainframe computers that used up the whole floor. With tape drive
controllers and large stacks of tapes, that kept operators scrambling
all over the place.

Farewell IMS, we'll remember you well. After forty-seven years,
there are many stories to tell. Like when Tel Reg nearly shut down
MTS, and when the Y2K bug put us under duress.

You helped us achieve our academic objectives, and gave our admin
processes a proper perspective. But now we must lay you under the
flora, because we have to go deal with this bloody Aurora.

So we commit your parts to be recycled.
Earth to Earth
Ashes to Ashes
Dust to Dust
To the god of computers, please bless it and keep it
And give it grace and peace
But please do not resurrect it.


Fonte: Terra

Esse pessoal realmente precisa de namoradas... :yep:
 
Última edição por um moderador:
Muito bom o vídeo. Os caras rachando de dar risada enquanto o orador lia o discurso fúnebre foi duca...

Pra quem não trabalha diretamente com mainframes é estranho ver a devoção desses lunáticos a ponto de fazerem um funeral para um computador no meio do inverno e tals.

Eu trabalho com isso há 3 anos e sei muito bem como os camaradas ali se sentiam e passei por metade dos problemas que o orador mencionou, tudo bem que eu trabalho com uma versão mais nova, mas mesmo assim o negócio dá trabalho.
 
Se ele rodou quase meio século num pais de primeiro mundo. Se fosse mandado como sucata pra África garanto que lá ainda poderia funcionar por mais outros 47 anos.
 
O mais bizarro (no meu caso) é que tive de falar sobre o Betelgeuse num trabalho que fiz, no começo do ano, no curso técnico de informática....
 
Dependendo da idade do Computador e do nível de stress que ele fez passar.. eu preferia martelar ele até o último chip rs.....
 
Não entendi graça em nenhuma piadinha, afinal, sei lá que porra significam aqueles nomes técnicos. =p
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo