• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Segundas dúvidas sobre O Hobbit....

Asca

Usuário
Well, li O Hobbit pela segunda vez, e assim como da primeira, algumas dúvidas me surgiram:

1ª: Beorn era um Drúedain ou apenas um homem alto e transformista?
2ª: Haveria alguma possibilidade dos trolls retornarem ao estado normal? E porque os de mordor não petrificavam? (se vierem com a velha lenga lenga de que O Hobbit era uma história infantil, não precisa nem responder)
3ª: Porque Dáin herdou a montanha e não os outros anões? Por mero parentesco? Então assim, Dwalin e Balin poderiam ter herdado também.
4ª: Bilbo deu umaa malha de mithril a Thranduil e tinha outra? Vejam só:

O Hobbit -A Viagem de Volta disse:
— Peço-lhe — disse Bilbo, gaguejando e sem muita coragem — que aceite este presente! — e mostrou uma cota de malha de prata e pérolas que Dain lhe dera ao se despedirem.

Resposta do Rei Élfico:
O Hobbit - A Viagem de Volta disse:
— Aceito o presente, ó, Bilbo, o Magnífico! — disse o rei em tom grave. — E nomeio-o amigo dos elfos e abençoado. Que sua sombra nunca diminua (caso contrário, roubar ficaria fácil demais)! Adeus!

Bilbo e a outra malha:
O Hobbit - A Última Etapa disse:
A cota de malha foi colocada num mancebo no corredor (até que a emprestou a um Museu).

5ª: Ele buscou a cota no museu quando partiu para Valfenda? Porque ele deu a Frodo e tals... :roll:

Algumas eu penso que sei a resposta, mas vamos lá... quero ver suas opiniões e faz tempo que não crio um tópico decente. =]
 
Well, li O Hobbit pela segunda vez, e assim como da primeira, algumas dúvidas me surgiram:

2ª: Haveria alguma possibilidade dos trolls retornarem ao estado normal? E porque os de mordor não petrificavam? (se vierem com a velha lenga lenga de que O Hobbit era uma história infantil, não precisa nem responder)


Crieo que não, quando Aragorn e os pequeninos passaram pelo mesmo local n"O Senhor dos Anéis", ele ainda estava lá petrificado. Porque Sauron criou Trolls melhorados para a Guerra a do Anel, semelhantes as condições dos Uruk-Hai.

3ª: Porque Dáin herdou a montanha e não os outros anões? Por mero parentesco? Então assim, Dwalin e Balin poderiam ter herdado também.



Porque Dáin, se não me engano, ja era Rei, oque facilitaria sua "conduta" em Erebor, por não ser inexperiente e tals como os outros.

4ª: Bilbo deu umaa malha de mithril a Thranduil e tinha outra?


Se o sentido na descrição, não for figurado, a malha de Thranduil realmente é de PRATA e pérolas, não de Mithril. (Sentido figurado, pois Mithril é chamado de prata dos anões ou algo semelhante)

5ª: Ele buscou a cota no museu quando partiu para Valfenda? Porque ele deu a Frodo e tals...

Sim, ele buscou e partiu. Quando os pequeninos chegaram lá, ele deu a Frodo a cota de Mithril.
 
1ª: Beorn era um Drúedain ou apenas um homem alto e transformista?

Mistério! :fantasma:

2ª: Haveria alguma possibilidade dos trolls retornarem ao estado normal? E porque os de mordor não petrificavam? (se vierem com a velha lenga lenga de que O Hobbit era uma história infantil, não precisa nem responder)

Porque eram diferentes, os tais dos Olog-hai, se não me engano no nome. Pelo que sei havia "raças" de Trolls. O que esteve na Câmara de Mazarbul, por exemplo, poderia [ou deveria] ser um Troll da Montanha. Os Olog-hai eram "resistentes" ao Sol. Corrijam-se se eu estiver errado.

3ª: Porque Dáin herdou a montanha e não os outros anões? Por mero parentesco? Então assim, Dwalin e Balin poderiam ter herdado também.

Bem, essa coisa de herdeiros geralmente costuma ser quando o sucessor é o mais próximo do último rei do local. Por isso, talvez Dáin tivesse herdado. Ou Dáin já era influente. Não sei, eu devo estar falando besteira.

4ª: Bilbo deu umaa malha de mithril a Thranduil e tinha outra?

É, você encontrou um ponto interessante que não faço idéia do que dizer. Mas não acho que Bilbo tomaria o colete de Thranduil, já que foi um presente. Prefiro acreditar que talvez ele tivesse pego ou ganho outro.

5ª: Ele buscou a cota no museu quando partiu para Valfenda? Porque ele deu a Frodo e tals...

Se não me engano, é dito que ele pegou de volta.
 
AlissonTuor disse:
É, você encontrou um ponto interessante que não faço idéia do que quis dizer. Mas não acho que Bilbo tomaria o colete de Thranduil, já que foi um presente. Prefiro acreditar que talvez ele tivesse pego ou ganho outro.

Eu li melhor o próprio quote que eu fiz.
Bilbo deu foi a cota que Dáin tinha dado a ele antes da partida. =]
 
1

2ª: Haveria alguma possibilidade dos trolls retornarem ao estado normal? E porque os de mordor não petrificavam? (se vierem com a velha lenga lenga de que O Hobbit era uma história infantil, não precisa nem responder)

Porque eram diferentes, os tais dos Olog-hai, se não me engano no nome. Pelo que sei havia "raças" de Trolls. O que esteve na Câmara de Mazarbul, por exemplo, poderia [ou deveria] ser um Troll da Montanha. Os Olog-hai eram "resistentes" ao Sol. Corrijam-se se eu estiver errado.

Certíssimo. Por isso eu disse que eram semelhantes as condições dos Uruk-Hai, poderiam ser expostos ao Sol (Mesmo que não gostassem) mas não aconteceria nada.

Na Camara, era sim um Troll das Montanhas/Cavernas.
 
Well, li O Hobbit pela segunda vez, e assim como da primeira, algumas dúvidas me surgiram:

1ª: Beorn era um Drúedain ou apenas um homem alto e transformista?
2ª: Haveria alguma possibilidade dos trolls retornarem ao estado normal? E porque os de mordor não petrificavam? (se vierem com a velha lenga lenga de que O Hobbit era uma história infantil, não precisa nem responder)
3ª: Porque Dáin herdou a montanha e não os outros anões? Por mero parentesco? Então assim, Dwalin e Balin poderiam ter herdado também.
4ª: Bilbo deu umaa malha de mithril a Thranduil e tinha outra?
5ª: Ele buscou a cota no museu quando partiu para Valfenda? Porque ele deu a Frodo e tals... :roll:

1-Não, ele não era Druedain, até porque, os Druedain era mais baixos e "estranhos" (com um corpo mais "composto", com grande nádegas, pernas curtas e fortes, e rostos redondos com bocas grandes) e não trocavam de pele. Beorn é um ponto de interrogação.

2-Não, nenhuma possibilidade. Vide Frodo e Aragorn, quando passaram, por lá, 60 anos depois, os Trolls ainda estavam ali, do mesmo modo. Os de Sauron eram os Olog-Hais. Trolls mais inteligentes que aguentavam a luz do sol. Criados (provavelmente) por magia de Sauron; (criados não, aperfeiçoados)

3-Daín era parente próximo, e já era senhor poderoso. Mas, os outros anões também enriqueceram muitíssimo.

4-Sim, ele ganhou uma de Daín e outra de Thorin.

5-Sim, ele pegou a Ferroada e o casaco, assim como o capuz e a capa de anão que ele tinha usado em sua viagem. Deu a Frodo apenas Ferroada e o casaco, em Valfenda mesmo.
 
Well, li O Hobbit pela segunda vez, e assim como da primeira, algumas dúvidas me surgiram:

1ª: Beorn era um Drúedain ou apenas um homem alto e transformista?
2ª: Haveria alguma possibilidade dos trolls retornarem ao estado normal? E porque os de mordor não petrificavam? (se vierem com a velha lenga lenga de que O Hobbit era uma história infantil, não precisa nem responder)
3ª: Porque Dáin herdou a montanha e não os outros anões? Por mero parentesco? Então assim, Dwalin e Balin poderiam ter herdado também.
4ª: Bilbo deu umaa malha de mithril a Thranduil e tinha outra?


1ª: Como o 11º respondeu, não era um drúadan. E nem sei se ele era um homem mortal, já que Gandalf disse a Bilbo ue o havia encontrado uma vez sentado, olhando para as Montanhas Sombrias e sussurando que um dia ele retornaria... ou algo assim, não lembro agora. Ou seja, é bem provável que Beörn seja outra incógnita como Tom.

2ª: Se não me engano, aqueles trolls de O Hobbit eram criaturas anteriores ao nascimento do Sol, por isso, vulneráveis a luz do dia.

3ª: Dáin era filho de Thráin, o rei anão morto por Azog em Moria e morto pelo próprio Dáin. Já o reino de Thorin era Khazad-dum e pela linhagem de Durin, as minas eram suas por direito e não Erebor ou as Ered Luin.

4ª: Ingenuidade do hobbit, se ele soubesse o valor que o mithril possuia, não teria entregado a malha.
 
Sobre o por que de os trols não petrificarem, sauron escureceu os céus para avanntajar seu exercito, um pouco mais tolerantes a luz por modificações geneticas (como?, nào sei), os trols do SDA eram do tipo montanhes, não espressavam qualquer tipo de inteligencia, os do O Hobbit falavam, e discutiram o que fazer com o hobbit, e acredito que não eram tão grandes e descomunais, portanto, não eram da mesma especie que os do SDA, que inclusive, não houve menção de que eles petrificavam.
 
Última edição:
Quanto aos trolls...

O Apêndice F do Senhor dos Anéis descreve uma nova raça de trolls, os Olog-hai, criados por Sauron no final da Terceira Era com o poder incomum (para trolls) de andar à luz do sol sem se petrificar, uma habilidade que esteve ativa enquanto o poder projetado do Senhor do Escuro esteve sobre eles.
Sauron também armou pesadamente os Olog-hai e lhes deu uma educação rudimentar na Língua Negra. Estes novos trolls fizeram suas primeiras aparições no sul da Floresta das Trevas e perto das montanhas de Mordor. Na Guerra do Anel, Sauron usou muitos trolls em suas forças, como o equivalente à cavalaria pesada ou tropas de choque. Trolls diurnos como os Olog-hai com certeza provaram ser extremamente benéficos para suas forças, devastando seus inimigos. Mas, já que muitas batalhas e guerras aconteceram durante o dia, seriam todos os trolls das tropas de Sauron do tipo Olog-hai? Ou os outros tipos de trolls também podiam lutar mesmo sob os raios do sol? Temos que olhar nas histórias de trolls para a possível resposta.

Trolls tiveram seu início perto da aurora da Primeira Era onde, de acordo com Barbárvore, eles foram feitos por Morgoth em zombaria aos Ents. Originalmente, todos eles eram estúpidos e grosseiros por natureza, bem incultos e sem posse de língua nenhuma. Eram fortes, poderosos, extremamente grandes em tamanho, algumas vezes tão grandes quanto Ents. Mas os primeiros trolls tinham uma fraqueza: eles não podiam suportar a luz do sol. Quando expostos aos seus raios imediatamente eram petrificados.
Citação:
"...bem naquele momento a luz surgiu sobre a colina e ouviu-se um grande alvoroço nos galhos. Não foi Willian quem falou, pois transformou-se em pedra no momento em que agachou, Bert e Tom ficaram como rochas no momento em que olharam para ele e lá estão até hoje sozinhos..." (O Hobbit, Cap II, Pag 39)
Durante os longos anos da Primeira Era, os trolls lentamente evoluíram em pelo menos duas variedades diferentes: aqueles que viram pedra à luz do sol, e aqueles que não. Os trolls que andavam de dia foram vistos pela primeira vez na Nirnaeth Arnoediad, onde formavam a guarda de Gothmog: o Senhor dos Balrogs. Durante esta batalha, Húrin foi vencido após matar setenta destas criaturas, lançando seu sangue negro com cada corte de seu machado. Mas ele foi, na verdade, vencido 'assim que o sol desceu além do mar'.

Com o passar do tempo e das Eras, não foram vistos muitos trolls... até o fim da Terceira Era. Daí em diante o trolls aparentemente se dividiram em cinco tipos distintos, alguns adquirindo habilidades e inteligência ampliadas pelo caminho. De acordo com o Livro Vermelho do Marco Ocidental, os Trolls Rochosos que viravam pedra viviam no ocidente da Terra-média e falavam uma forma adulterada da Língua Comunal. Já que Tom, Bert e William, os três trolls famosos por sua aparição no Hobbit, falavam um tipo de Westron, eles deveriam ser Trolls Rochosos. Desta maneira, Trolls Rochosos eram um tipo de trolls incapaz de suportar o sol.

Existiam vários trolls em Moria, e Gandalf pensou que fossem Trolls de Caverna. Se o mago estivesse correto, Trolls de Caverna eram enormes, com pele verde e escamosa e pés sem dedos. Suas peles eram tão resistentes que somente a lâmina encantada de Frodo, Ferroada, poderia atingi-los. Assim como seus ancestrais, seu sangue era negro. Sua reação à exposição ao sol é incerta, mas sendo Trolls dDe Caverna ele temiam a luz do sol assim como os Trolls Rochosos.

Citação:
"...um golpe fez tremer a porta que lentamente começou a se abrir, rangendo e forçando os calços. Um braço e ombro enormes, de pele escura e coberta de escamas esverdeadas, lançaram-se através da fresta que se alargava. Depois um pé grande, chato e sem dedos forçou a parte de baixo, abrindo-a..." (O Hobbit, Cap V, Pag 344)

"...em ira, Frodo abaixou-se e apunhalou o pé asqueroso. Ouviu-se um urro, e o pé recuou de supetão, quase arrancando Ferroada do braço de Frodo. Gotas negras pingaram da lâmina e caíram no chão fumegando..." (O Hobbit, Cap V, Pag 345)
Outro tipo de trolls foram os Trolls do Vale. Esta raça de troll vivia nas redondezas de Gorgoroth. Eram maiores e mais largos que os Homens, usavam grandes escudos redondos e pesados martelos de batalha. Eles tinham o costume terrível de morder os pescoços das criaturas que derrotavam em combate. Foram Trolls do Vale que saíram do Portão de Morannon contra os exércitos de Gondor. Novamente, o sangue negro é visto em uma ferida causada pela lâmina do Ponente, desta vez empunhada por Pippin do Condado.

Mais de uma raça de trolls foi empregada por Sauron na Guerra. Trolls Da Montanha estavam presentes ao ataque a Gondor carregando a grande aríete Grond contra o portão de Minas Tirith.

Com base nestas descrições está claro que os Olog-hai, que apareceram só recentemente, não eram os únicos trolls que andavam de dia do arsenal de Sauron. Os antigos trolls da guarda de Gothmog com certeza também o eram. Os Trolls do Vale lutaram muito bem à luz do sol durante a batalha no Portão Negro, o os Trolls da Montanha puderam viajar todo o caminho para Minas Tirith para participar do ataque a Gondor e a Batalha nos Campos de Pelennor. Os Trolls Rochosos e os Trolls de Caverna provavelmente não estavam presentes nas forças viajantes de Sauron.
Citação:
"...no meio deles chegou a largas passadas, rugindo, uma companhia de Trolls das Montanhas. Eram mais altos e mais encorpados que homens, e estavam vestidos apenas com malhas justas de escamas resistentes, mas carregavam escudos redondos, enormes e negros, e brandiam pesados martelos em suas mãos encaroçadas..." (O Senhor dos Anéis, Livro 3, Cap X, Pag 163)​

A variedade Olog-hai de trolls só é comentada no Senhor Dos Anéis. Nos outros livros trolls são identificados simplesmente como trolls ou pelo tipo de trolls que são: Trolls de Caverna, Vale, Montanha ou Rochosos. Orcs, por outro lado, são identificados como orcs ou Uruk-hai, que são uma raça de orc resistente ao sol. Examinando os livros, está claro quando um orc é identificado como um Uruk-hai, é porque eles mesmos assim se identificam. Mas quando trolls aparecem, eles nunca são rotulados como Olog-hais.

Se Gandalf tivesse nomeado qualquer tipo de troll como Olog-hai assim como ele nomeou orcs como Uruks em Moria, então a questão estaria respondida. Mas, já que existem diferentes tipos de trolls que suportam a luz do sol e trolls à-prova-do-sol desde a Terceira Era, é impossível assumir que todos os trolls a serviço de Sauron eram Olog-hai e também impossível falar que um troll é um Olog-hai só porque ele andou a luz do sol.

Espero que tenha sido de ultilidade...E que não tenha sido superficial...

Citação de um post meu nesse tópico: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=58554
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo