• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nobel de Física acredita que lei deve controlar perigos da ciência

RSS

Usuário
Albert Fert teme que sua tecnologia possa ser usada para tirar liberdade das pessoas.
Sua descoberta aumenta capacidade de armazenamento de discos rígidos.

More...
 
Não sei se saquei muito bem a relação não.. :P Acho que o tio andou lendo muito 1984 :P

Sei lá.. o que aumentar a capacidade de armazenamento de informação tem a ver com controle das pessoas? Alguém com maior capacidade de dominação do planeta poderia me explicar? :eek:
 
A descoberta dele, dentre outras coisas, pemitiu celulares e câmeras com capacidade de armazenamento muito grande. O perigo é o estado armazenar e controlar tudo que cada pessoa faz

Não estamos muito longe disso. Exemplo? Google: ele sabe oque você procura, que imagens vê (Google Images), com quem troca e-mail (GMail), com quem conversa (GTalk), conhece sua agenda (Google Calendar), sabe o conteúdo dos seur arquivos (Google Docs), conhece sua vida (Blogger), sabe quem são seus amigos (Orkut) e conhece seus vídeos preferidos (YouTube). Ah, também sabe seus horários de navegação e quanto tempo fica on-line.

Tudo isso com relação a uma empresa considerada "do bem", que afirma só usar os dados para fornecer "anúncios mais relevantes". Image um governo facista e policial, o que não poderia fazer.
 
Acredito que nesse trecho há uma pista:

Mas apesar das conseqüências positivas, como uma maior nitidez nas imagens que pode facilitar, por exemplo, os diagnósticos em uma radiografia médica, Fert encontra um risco muito evidente: "A liberdade dos cidadãos".

"O Estado poderá recopilar muitos dados sobre os cidadãos, o que em determinados países pode ser perigoso", e isso requer "um controle por parte das autoridades", adverte o cientista francês.


Eu acho que, devido a esse aumento de maior nitidez das imagens, ele teme que o uso de câmeras públicas de vigilância torne-se mais intensivo e com uma capacidade de investigação muito mais profunda.


Edit: é, tem esse lance que o Deriel mencionou também.
 
Acredito que nesse trecho há uma pista:




Eu acho que, devido a esse aumento de maior nitidez das imagens, ele teme que o uso de câmeras públicas de vigilância torne-se mais intensivo e com uma capacidade de investigação muito mais profunda.

Sim, eu tinha lido isso né? Mas justamente a aplicação que não entendo exatamente...

Hum.. sei lá.. isso não é meio paranóico, não? Câmeras de vigilância? Eu sei que elas existem, mas é mais com o propósito de segurança e não de controle de indivíduos! E para este fim acho até interessante, se realmente funcionar! Uma capacidade de investigação mais profunda é ótimo.. e pq raios eles iriam querer investigar uma zé mané como eu que estou indo na livraria dar uma olhadinha?

Ok, vcs se referem a um governo que tenha mais essa visão autoritária e controladora, ok, mas sinceramente não acho que é a presença dessas tecnologias que vai piorar a situação... ela já é terrível por si só. E em um país que existe tal controle, não seria uma lei que proíbe o excesso que os impediria... Aí se for assim é melhor parar de inventar coisas..

A descoberta dele, dentre outras coisas, pemitiu celulares e câmeras com capacidade de armazenamento muito grande. O perigo é o estado armazenar e controlar tudo que cada pessoa faz

Não estamos muito longe disso. Exemplo? Google: ele sabe oque você procura, que imagens vê (Google Images), com quem troca e-mail (GMail), com quem conversa (GTalk), conhece sua agenda (Google Calendar), sabe o conteúdo dos seur arquivos (Google Docs), conhece sua vida (Blogger), sabe quem são seus amigos (Orkut) e conhece seus vídeos preferidos (YouTube). Ah, também sabe seus horários de navegação e quanto tempo fica on-line.

Tudo isso com relação a uma empresa considerada "do bem", que afirma só usar os dados para fornecer "anúncios mais relevantes". Image um governo facista e policial, o que não poderia fazer.

Sim, eu concordo que estamos cada vez mais vulneráveis a tecnologias desse tipo e a empresas tipo o google, mas ainda sim, acho, ok, talvez de forma ingênua, que isso não afete muito o todo... e seja uma troca... ela me dispõem serviços de meu interesse e eu ajudo consumindo suas propagandas e me tornando número.. E não acho que as infos que ela obtém de cada um no final seja relevante a não ser para empresas de publicidade que querem traçar um perfil do consumidor... Mais uma vez, falo isso ingenuamente..

Não sei se esse tipo de tecnologia, pelo pouco que entendi dela, faria realmente um diferencial no controle de governos autoritários... mas eu concordo que sim, tenha que ter lei para que não seja utilizado de modo indevido, mas não somente essa tecnologia, como milhares de outras!

O que aliás eu me arriscaria a dizer que já acontece..diversas outras tecnologias tb teriam que ser colocadas em controle agora, pois já são utilizadas de forma pervertida ao modo de uso original..
 
Hum.. sei lá.. isso não é meio paranóico, não?
(...)
... e pq raios eles iriam querer investigar uma zé mané como eu que estou indo na livraria dar uma olhadinha?

Neste sentido somos felizes de estar no Brasil. Em alguns países que estão sendo chamados de "Estados Policiais", principalmente com a desculpa do terrorismo, já há problema exatamente com este seu exemplo.

Exemplo: nos EUA está havendo uma disputa judicial entre a Amazon e o governo, que quer ter acesso à infomação de quem comprou certos livros, que eles consideram "perigosos".

Outro: o governo americano controla quem pega determinados títulos nas bibliotecas públicas.

Mais outro: se você estiver perto do "perfil terrorista", que basicamente é ter alguma caracteristica ou gosto incomum, você pode estar grampeado e nem saber (permitido pelo Patriotic Act).
 
Sério? 8-O

Nossa, ingenuidade é foda... ou ignorância é uma benção? Não sei..

Que o tal "this is America!" tá cada vez mais decaído eu sabia, mas não imaginava que chegava a esse ponto...

Bom, eles colocam a justificativa da segurança né? Em relação a terroristas... seria, de forma teórica, justificado... porém lá eu diria que pelo visto eles não tem nem bom senso, nem senso crítico para utilizar tais informações de jeito honesto e realmente eficaz..
 
O titulo é meio exagerado, né?


Quanto a questão de usos indevidos. Não é novidade e sempre precisamos estar atentos a estes abusos.
Pelo menos o próprio cara tem consciencia disso e deixou sua opinião de peso registrada.
 
Sério? 8-O

Nossa, ingenuidade é foda... ou ignorância é uma benção? Não sei..

Que o tal "this is America!" tá cada vez mais decaído eu sabia, mas não imaginava que chegava a esse ponto...

Bom, eles colocam a justificativa da segurança né? Em relação a terroristas... seria, de forma teórica, justificado... porém lá eu diria que pelo visto eles não tem nem bom senso, nem senso crítico para utilizar tais informações de jeito honesto e realmente eficaz..

Eu acho que devemos olhar pra eles e nos preparar - lutar ou aceitar - o mesmo. Um certo bam-bam-bam de lá afirmou que "privacidade não é o mesmo que sigilo" (ou algo parecido).

Eu tenho medo... mas uso Google. Na primeira mostra de que "Google is evil", babaus, eu dou um jeito de usar um e-mail no servidor da Valinor, menos celular, proxy, serviços anônimos, sei lá. We can fight.
 
O duro de usar proxy é que fica tudo lento. Existe algum grátis que não seja lento, ou isso ja é pedir demais? :mrgreen:
 
Última edição:
Eu acho que devemos olhar pra eles e nos preparar - lutar ou aceitar - o mesmo. Um certo bam-bam-bam de lá afirmou que "privacidade não é o mesmo que sigilo" (ou algo parecido).

Eu tenho medo... mas uso Google. Na primeira mostra de que "Google is evil", babaus, eu dou um jeito de usar um e-mail no servidor da Valinor, menos celular, proxy, serviços anônimos, sei lá. We can fight.


Eu não sei se sou muito ignorante, ou inocentes e ingênua, ou me falta perspectivas a respeito.. :think: mas não consigo pensar de que modo Google poderia se mostrar do 'do lado negro da força'... Eu concordo plenamente que se tal ocorrer (msm eu não sabendo o que exatamente seria isso) é buscar alternativas, isso nem se discute...
 
Basta simplesmente o Google começar a fornecer nossos dados pra um governo ou vendê-los.
 
Mais ou menos, ele vende anúncios, mas os anunciantes não têm acesso aos teus dados pessoais... eles têm a garantia Google de que os anúncios deles aparecerão para pessoas relevantes.
 
Não tem mais o que fazer, uma vez que inventaram eles nunca vão parar de usar tal tecnologia para "espionar" a privaciadade das pessoas, já não inventaram tantas coisas ruins e que ainda continuam sendo usadas?
 
Basta simplesmente o Google começar a fornecer nossos dados pra um governo ou vendê-los.

E?

Acho que a única coisa fora-da-lei que eu me dou conta de fazer conscientemente é obter música, digamos assim. E se fosse o caso de começarem a divulgar essas coisas, que aliás não acho que o google teria como comprovar, seria questão de se livrar das evidências e etc :P

A questão minha é essa... não sei que tipo de infos, pelo menos pensando no cidadão normal, o google por exemplo, poderia extrair de interessante que não seja apenas para fins de publicidade...

Acho que a gente acaba noiando demais nos filmes sci-fi da vida... mas ok, pode ser ingenuidade minha e vou bater sempre nessa tecla.. mas espero estar certa >D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo