• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf teria mesmo morrido no O Hobbit, como Tolkien sugeriu?

Faramir o nobre guerreiro

Desistir não é uma opção!
Leiam esse trecho de O Hobbit, Cap.Da Frigideira para o Fogo.
Então Gandalf subiu até o topo de sua árvore. O esplendor repentino brilhou do seu cajado como um relâmpago, no momento em que se preparava para saltar lá de cima bem no meio das lanças dos orcs. Teria cido o seu fim, embora ele provavelmente viesse a matar vários ao se arremessar como um raio. Mas não chegou a saltar.

Será que Gandalf o cinzento teria morrido mesmo? Quer dizer, o Aniquilador de Balrogs, o possuidor de Naryia teria morrido desta forma se as Águias não o tivessem salvo???
 
Eu acho que sim.

Porque contra um inimigo você foca seu poder, mata ele e acabou. Os wargs eram muitos, iriam atacar por todos os lados e continuariam atacando enqaunto restasse algum deles vivos.

Se um warg acertasse uma mordida em um ponto estratégico, Gandalf provavelmente morreria pelo ferimento, mesmo se matasse todos os lobos.
 
Nossa, lendo o trecho, parece que a morte de Gandalf seria por uma coisa meio banal, pois ele lutou contra o Balrog, mais poderoso que wargs, e o derrotou. Mas ainda assim, nesse trecho de O Hobbit, pelo que parece, ele morreria, mas mais pela quantidade de wargs que havia ali e pelos ataques do que por outra coisa. :think:
 
Não dá para deixar de contextualizar a obra também, né? É aquela coisa de sempre: O Hobbit foi escrito antes da trilogia do Anel e sim, tinha um tom mais "inocente". Com isso quero dizer que naquele momento talvez Tolkien ainda não tivesse visualizado Gandalf tal como o conhecemos em O Senhor dos Anéis (o "Aniquilador de Balrogs") e aí morrer de uma forma "banal" não soaria tão estranho assim.

O legal disso é que quem lê "na ordem certa" e fica com esse trecho em mente ao ler O Senhor dos Anéis pela primeira vez, certamente deve ficar ainda mais surpreso na hora em que surge Gandalf, o Branco. :dente:
 
Não dá para deixar de contextualizar a obra também, né? É aquela coisa de sempre: O Hobbit foi escrito antes da trilogia do Anel e sim, tinha um tom mais "inocente". Com isso quero dizer que naquele momento talvez Tolkien ainda não tivesse visualizado Gandalf tal como o conhecemos em O Senhor dos Anéis (o "Aniquilador de Balrogs") e aí morrer de uma forma "banal" não soaria tão estranho assim.

O legal disso é que quem lê "na ordem certa" e fica com esse trecho em mente ao ler O Senhor dos Anéis pela primeira vez, certamente deve ficar ainda mais surpreso na hora em que surge Gandalf, o Branco. :dente:

Sabe, eu acho que isso de fato é verdade, mas ainda penso que o própio poder dos magos não era assim tão grande para combater muitos inimigos ao mesmo tempo. Para ganhar essa briga, por exemplo, Gandalf precisaria fazer uma varredura em volta dele, matando orcs por todos os lados e sem ferir os seus amigos. Nunca o imaginei como tendo tamanha habilidade...

E é verdade que isso torna o fato de ele ter matado o Balrog ainda mais fodástico! Foi uma superação até para Gandalf.
 
Não sei se teria morrido, mas dificilmente teria prosseguido com os anões e Bilbo. Já que teria de lutar contra todos os wargs e orcs. Talvez ele revelasse um pouco de sua ira ao decepar alguns com Glamdring (Mordedora, se não me engano, é o apelido que os orcs deram a espada).

Acho pouco provável que Tolkien o mataria de modo tão simples naquela floresta. O mago e os anões escaparam dos orcs em túneis repletos deles.
 
Pra ser sincero.... morreria sim.

Ele teria centenas de orcs e centenas de lobos com que lutar. Um contra centenas ou talvez milhares (repare que ele está ferido ao final da Batalha dos Cinco Exércitos!) significaria morte certa. Acho que mesmo o Gandalf do SdA ou o Mago Branco.
 
Pra ser sincero.... morreria sim.

Ele teria centenas de orcs e centenas de lobos com que lutar. Um contra centenas ou talvez milhares (repare que ele está ferido ao final da Batalha dos Cinco Exércitos!) significaria morte certa. Acho que mesmo o Gandalf do SdA ou o Mago Branco.

Então, quantos orcs Gandalf e os anões enfrentaram nas Montanhas Sombrias quando Bilbo se perdeu? Se o próprio passou um sufoco para cruzar o portão onde estavam as sentinelas, como o mago e um bando de anões passaram por lá?

Faz tempo que li O Hobbit e não lembro agora como se deu a fuga do grupo.
 
Enfrentar na correria, com o fator surpresa e a geografia (túneis! um ou dois orcs de cada vez) é uma coisa, enfrentar orcs estando completamente cercado é outra, muito diferente.
 
Voto pelo "morreria sim". Afinal, era um homem. Jamais se revelaria Olórin e mandaria tudo para para os ares. Seria o velho Gandalf.. grande guerreiro.. mas ainda na carcaça de um homem.
 
Só lembrando que Gandalf ainda estava encarnado em um hröa, o que o tornava, naquele momento, tão sujeito à morte quanto qualquer outro ali presente.
 
Aproveitando agora esse tópico, os anões sairam para essa aventura usando armas como machados? sei que eles levaram punhais e tal, mas não me lembro de no livro mencionar que eles estivessem carregando machados(a não ser na batalha dos cinco exércitos claro). É uma pergunta banal, mas é só por curiosidade mesmo:D.
 
Acho que sim, o Gandalf morreria... Afinal, ele não deixou de certa forma claro que "morrera" na batalha contra o Balrog, mas fora "mandado de volta"? E, um Balrog tem um número limitado de braços e ataques ao mesmo tempo, bem inferior ao número de ataques que se sofre de centenas de Orcs Furiosos e Wargs Famintos... Quanto a Gandalf, o Branco, ele tinha, de certa forma, recebido uma "promoção", então não conta...
Se ele tivesse a opção de usar todo o seu poder de Maia, aí sim ele "mandaria tudo pelos ares" como diz o grlopez...
 
Seria uma pena mas eu acho que morreria sim.
Gandalf enfrentou vários perigos em O Hobbit principalmete da guerra dos Cinco Exércitos, talvés nesta Guerra ele não sobreviveria.
 
HA,HA,HA!
faça-me rir! claro que ele não morreria tão facilmente assim!
se o Balrog que é o Balrog levou 10 dias e 10 noites para matá-lo (e sim, matá-lo porque ele morreu!) só orcs e wargs não o matariam!
ele poderia sair gravemente ferido, a beira da morte ,cheio de ferimentos,hemorragia ou algo do tipo, mas não sem antes levar meio mundo junto com ele!
 
Última edição:
gray hawk disse:
ele poderia sair gravemente ferido, a beira da morte ,cheio de ferimentos,hemorragia ou algo do tipo, mas não sem antes levar meio mundo junto com ele!

Ou seja, poderia morrer. Pra que matar meio mundo, e não deixar nenhum anão ou o hobbit para cumprirem a demanda, e sobreviver? O Balrog estava na frente dele. Os wargs estavam atacando por todos os lados. É basicamente isso:

Bagrong disse:
Para ganhar essa briga, por exemplo, Gandalf precisaria fazer uma varredura em volta dele, matando orcs por todos os lados e sem ferir os seus amigos. Nunca o imaginei como tendo tamanha habilidade...
 
Última edição:
Bem o corpo dele era o de um homem comum. Morreria sim. É claro que ele era mais forte mas o fator quantidade numa luta tem que ser levado em conta....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo