• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Para onde os orcs vão ao morrer?

Nerdanel

Usuário
Essa pergunta não para de me incomodar, e, como eu não achei nenhum tópico sobre o assunto, resolvi criar um. Para onde é que os orcs vão ao morrer? Para os Palácios de Mandos, para o "desconhecido", como os humanos, ou para algum outro lugar? Esta dúvida está me deixando loucaaa!!!:ahhh:
 
Bom, eu não tenho base nenhuma pra falar isso, mas acredito que pelo menos os primeiros, que eram elfos, fossem pra um lugar reservado pra eles em Mandos, porque eles não tinham culpa em ser enganados por Melkor. Agora os outros, eu não tenho a menor idéia.
 
Lembrem-se que a idéia de Orcs serem Orcs deturpados por Melkor foi posteriormente descartada por Tolkien. Logo, seria difícil pensar que eles tivessem o mesmo destino dos elfos em seu post-mortem.
 
Suas almas devem vagar pelo vácuo do mundo de Mandos, ou melhor acho que suas almas de antigos elfos são reacendidas e voltam a se tornarem elfos!

viajei!

xD
 
Foi descartada em carta, que eu não vi ainda. Mas no livro a idéia dos elfos permanace. Eu prefiro acreditar que eram elfos, e a descendência deles, eu não sei pra onde iam.


(meu último post como humana i.i)
 
Não sei e eles vão para os Mandos, e nem faço idéia de que tipo de lugar eles vão, isso é, se eles ainda tem algum espírito...
 
Dêem uma olhada neste artigo, neste e este.

Eles falam sobre os orcs e especulações (já que a origem e desfecho dos orcs é mais um dos fatos não explicados totalmente por Tolkien), sobre o que aconteceria com um orc que morre.
Eu acredito que eles ficariam presos nos pálacios de Mandos sem qualquer expectativa de serem "transferidos" para qualquer outro lugar.

Em um dos artigos há um ponto que eu achei interessante falando sobre o retorno dos elfos corrompidos para Aman:

A Origem dos Orcs:
Morgoth, apesar de seu grande poder, não poderia alterar o destino final dos fëar dos elfos e homens, ou qualquer um dos outros valar. Para isso é necessária a intervenção direta de Eru, como no caso dos meio-elfos, a quem Eru deu a escolha entre um e outro destino, ser humano ou élfico. Bem, se os orcs são elfos corrompidos, e os fëar élficos vão para Aman, isso significa que a terra de Valinor, a Terra Abençoada, a Terra Sem Mácula, onde nada se corrompe, estaria bastante povoada de fëar órquicos, já que os elfos, após corrompidos em orcs, ao morrerem iriam para Aman. Esta é uma contradição terrível: a Terra Sem Mácula maculada por elfos corrompidos…

Ou seja, não dá pra tirar uma conclusão concreta. Apenas acreditar na mais plausível.
 
Última edição:
Nenhum dos livros de Tolkien fala sobre isso, fica meio difícil em dizer, mas acredito, que depende muito da vida do Orc, como ela foi.
Sei lá, um chute.
:D
 
Quando li nos livros que eles eram elfos corrompidos pelas artes sombrias de Melkor, acreditava que quando eles morriam as almas deles iriam para as Mansões de Mandos, onde seriam recuperadas com o passar do tempo e eles voltariam a ser elfos, mas tendo que permanecer em Valinor.

Afinal, eles sendo elfos, suas vidas estariam ligadas ao mundo. E não acredito que as gerações seguintes não fossem elfos também, afinal, filhos de elfos são elfos.

Ainda não li essas cartas, na qual tentam explicar novamente a origem dos orcs. Mas, vejo essa origem como a mais acertada, uma vez que orcs da mitologia nórdica, são elfos "do mal".
 
Eu também não sei... mas se eles foram elfos, possivelmente iam ter com Mandos... agora os outros imbecis...:think:

-VÃO ARDER NO INFERNO!!! - GRITOU UM TEMPLÁRIO.:mrgreen:
 
O maior problema quanto à origem dos orcs para Tolkien seria explicar o porquê, caso eles fossem elfos corrompidos, deles serem mortais. Sim, orcs morriam por doença ou velhice como os Homens e não eram imortais como os elfos.


Outra questão. Os orcs possuem Fëar? Se sim, vão para algum recanto de Mandos. Caso contrário, morrem sem deixar corpo e nem vestígios de espírito na T-m.
 
Outra questão. Os orcs possuem Fëar? Se sim, vão para algum recanto de Mandos. Caso contrário, morrem sem deixar corpo e nem vestígios de espírito na T-m.

Então, Sauron, Saruman e os Balrogs não são mais maiar?
Tocou no ponto exato, mas não da maneira correta.

De acordo com as obras, orcs eram elfos deturpados por Melkor. Seguindo essa teoria, eles teriam fëar dotados de livre arbítrio, assim como qualquer outroa fëa de Arda, sejam Ainur ou Eruhins.

Daí vem a questão dos Ainur que passaram pro lado negro da força. Todos sabemos que Sauron e Saruman foram impedidos de voltar a Aman depois de suas "mortes". Acredito então que com os orcs aconteceria o mesmo: se tornariam espíritos sem rumo vagando por todo Eä. Enfim, viram espírito de porco! :mrgreen:

O fato de Tolkien ter desistido da idéia de que orcs eram elfos corrompidos não anula essa teoria, talvez até a fortaleça. E como os orcs eram uma raça livre, que pensava, se organizava, vivia em sociedade e tomavam suas próprias decisões, é provável que eles tinham sim um fëa dotado de livre-arbítrio, o que nos faz retornar ao primeiro parágrafo deste meu post.

O maior problema quanto à origem dos orcs para Tolkien seria explicar o porquê, caso eles fossem elfos corrompidos, deles serem mortais. Sim, orcs morriam por doença ou velhice como os Homens e não eram imortais como os elfos.
Isso até não seria difícil. Eru lhes tirou a imortalidade quando se mostraram dispostos a seguir Melkor.
 
O problema é que o lugarpara onde se vai após a morte está diretamente ligado à origem da raça em questão. Como Tolkien nunca chegou a dar uma palavra final e definitiva acerca dos orcs (e de alguns outros seres com vida), não é possível saber para onde eles vão.

Se forem elfos corrompidos, é provável que a morte traga também a libertação de seus espíritos. Creio que mesmo Morgoth não teria poder suficiente para corromper até a alma dos elfos. É por isso, em parte, que Tolkien deixou de lado essa teoria: a incompatibilidade entre os espíritos élficos (com seu destino específico) e a essência orc é muito grande.

Por outro lado, se forem eles criados diretamente por Morgoth (o que também pode ser descartado, pois ele não conseguiria criar seres de livre arbítrio) é provável que suas almas acabessem, de alguma forma, caindo sobre o julgo dos Valar ou de Eru. Afinal, eles não escolheram ser criados, então no mínio teria-se de decidir o que fazer com eles...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo