• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien tinha preconceito?...

Nica Tinúviel

Usuário
Eu pesquisei no fórum se tinha algum topico desse e não achei, então resolvi criar um...

Eu estava lendo o Silma e percebi que não há personagens morenos bons... e no mundo de Tolkien homens morenos são maus e não se pode confiar neles.
Tolkien tinha algum preconceito, ou isso não tem nada a ver é só coincidência?
 
Desculpem minha ignorância e por favor me corrijam mesmo se estiver errado. Mas no final da quarta era o Rei Elessar não faz um voto de amizade com os Morenos depois de lutar com eles por Umbar - na realidade acho que ele simplesmente faz um tipo de acordo de paz.

Bom eu não sei se nós devemos interpretar como todos os morenos ou os orientais como Maus mas boa parte deles se aliaram a Sauron acho que por isso o Professor considera eles como maus, mas os que entram nas histórias são sempre os que são Maus os que se aliaram no lado das sombras, acho que isso que o Professor quis dizer.

Abraços Galera.
 
Não sei se alguém leu um livrinho da série da Superinteressante/ Mundo estranho que chama "100 respostas sobre O Senhor dos Anéis". Tem uma pergunta que é exatamente isso: Tolkien era preconceituoso? A resposta que eles davam era de que não tinha nada a ver, que Tolkien havia até mesmo enfrentado o nazismo de frente quando o SdA foi traduzido na alemanha e foi pedido que ele escrevesse uma "declaração" de que não tinha parentes judeus. Lá dizia que Tolkien escreveu que infelizmente não tinha parentes judeus, porque este é um povo muito talentoso. Ao que me lembro, dizia também que a questão dos morenos como maus na obra de Tolkien tinha mais a ver com uma concepção medieval de mundo do que com preconceito.
Eu estou sem meu livro aqui, mas quando chegar em casa eu posso até digitar e verificar se não falei muita bobagem XD.
 
Esse tema já deve ter aparecido em outro tópico, sempre tem gente falando nisso, mas tb não achei.

Bom, sobre o que está escrito na revista Mundo Estranho, é exatamente isso Beatriz. Acho louvável a atitude do Mestre Tolkien de se declarar como simpatizante da cultura/sociedade judaica.
Mas (sei que vai ter um monte de gente querendo me bater, hahahaha) tb sempre achei, desde que li pela primeira vez o livro, que Tolkien nos expõe uma visão preconceituosa na obra, bem europeizada. Nada que seja muito diferente do pensamento corrente de sua época (já leram Verne?).
Em toda a obra os homens que viviam nos territórios correspondentes a África e Oriente Médio vivem sob a maldade de Sauron e isso é indicativo de uma das duas possibilidades: de que estes são povos maus por natureza ou então simplesmente não tem força pra resistir à influência maligna de Sauron (resistência essa que praticamente sempre é exercida pelos povos nórdico-ocidentais do continente).
Aliás, se eu não me engano li aqui na valinor sobre uma letter em que o próprio Tolkien compara os mongóis aos orcs, ao fazer uma descrição física destes. Não lembro qual letter é essa, mas eu me lembro disso.
Bom, essa é minha opinião, Tolkien, se visto sob os olhos de hoje, era bastante preconceituoso, uma característica um tanto reprovável (embora eu e todo mundo tb sejamos preconceituosos em relação a inúmeras coisas), mas nada que não fosse esperado de um acadêmico europeu nascido no século XIX.
 
Esse tema já deve ter aparecido em outro tópico, sempre tem gente falando nisso, mas tb não achei.

Bom, sobre o que está escrito na revista Mundo Estranho, é exatamente isso Beatriz. Acho louvável a atitude do Mestre Tolkien de se declarar como simpatizante da cultura/sociedade judaica.
Mas (sei que vai ter um monte de gente querendo me bater, hahahaha) tb sempre achei, desde que li pela primeira vez o livro, que Tolkien nos expõe uma visão preconceituosa na obra, bem europeizada. Nada que seja muito diferente do pensamento corrente de sua época (já leram Verne?).
Em toda a obra os homens que viviam nos territórios correspondentes a África e Oriente Médio vivem sob a maldade de Sauron e isso é indicativo de uma das duas possibilidades: de que estes são povos maus por natureza ou então simplesmente não tem força pra resistir à influência maligna de Sauron (resistência essa que praticamente sempre é exercida pelos povos nórdico-ocidentais do continente).
Aliás, se eu não me engano li aqui na valinor sobre uma letter em que o próprio Tolkien compara os mongóis aos orcs, ao fazer uma descrição física destes. Não lembro qual letter é essa, mas eu me lembro disso.
Bom, essa é minha opinião, Tolkien, se visto sob os olhos de hoje, era bastante preconceituoso, uma característica um tanto reprovável (embora eu e todo mundo tb sejamos preconceituosos em relação a inúmeras coisas), mas nada que não fosse esperado de um acadêmico europeu nascido no século XIX.
É, e fora que isso vai muito de educação, é realmente dificil em obras européias terem mais personagens morenos, mas é pq eles escrevem se baseando no mundo em que vivem...
 
Tem tópico discutindo isso sim, vou procurar melhor se eu achar posto o link aqui!
Mas respondendo a pergunta da Nica se Tolkien era ou não preconceituoso:

Eu acredito que independente de Tolkien ser ou não preconceituoso (acredito que ele tinha sim seus preconceitos como todos os humanos), principalmente quanto à cor de pele das pessoas, ou cultura, povo, seja lá como cada um prefere chamar (eu me recuso a chamar de raça, isso não existe) isso não influênciou diretamente sua obra. Tolkien não pensou assim: "Negros, morenos, vão ser maus pois é impossível pessoas, seres, dessa cor serem bons...", não vejo isso ocorrendo, ele sempre obominou alegorias, mas não podemos esquecer que quando se escreve algo tende-se a aproximar o que escreve de alguma forma da sua realidade, e no caso de Tolkien a realidade era a maior parcela da população branca e morenos, negros os povos vizinhos que no caso no SdA eram inimigos.
O que quero dizer é que Tolkien possuía um grande conhecimento e se colocou a maioria dos seus personagens brancos é principalmente, pois dentro do ambiente em que situou a sua história essa era a cor de pele mais plausível, lugares com clima europeu (nada de savanas e extremo calor) eram em princípio habitados por brancos, nada mais óbvio do que o feito por Tolkien.
Concluindo, independente de ser ou não preconceituoso, não acredito que Tolkien tenha escrito o SdA baseado em seus preconceitos, não diretamente.:mrgreen:
 
Tem tópico discutindo isso sim, vou procurar melhor se eu achar posto o link aqui!
Mas respondendo a pergunta da Nica se Tolkien era ou não preconceituoso:

Eu acredito que independente de Tolkien ser ou não preconceituoso (acredito que ele tinha sim seus preconceitos como todos os humanos), principalmente quanto à cor de pele das pessoas, ou cultura, povo, seja lá como cada um prefere chamar (eu me recuso a chamar de raça, isso não existe) isso não influênciou diretamente sua obra. Tolkien não pensou assim: "Negros, morenos, vão ser maus pois é impossível pessoas, seres, dessa cor serem bons...", não vejo isso ocorrendo, ele sempre obominou alegorias, mas não podemos esquecer que quando se escreve algo tende-se a aproximar o que escreve de alguma forma da sua realidade, e no caso de Tolkien a realidade era a maior parcela da população branca e morenos, negros os povos vizinhos que no caso no SdA eram inimigos.
O que quero dizer é que Tolkien possuía um grande conhecimento e se colocou a maioria dos seus personagens brancos é principalmente, pois dentro do ambiente em que situou a sua história essa era a cor de pele mais plausível, lugares com clima europeu (nada de savanas e extremo calor) eram em princípio habitados por brancos, nada mais óbvio do que o feito por Tolkien.
Concluindo, independente de ser ou não preconceituoso, não acredito que Tolkien tenha escrito o SdA baseado em seus preconceitos, não diretamente.:mrgreen:
Concordo e tbm não acho que Tolkien escreveu suas obras se baseando nisso... Era só uma duvida de tinha desde que eu li o Silma...
 
E só complementando o que a querida Primula escreveu, vale a pena lembrar que Tolkein fez uma mitologia usando a Europa como base, não a África. Por isso, os personagens que moravam a "Esquerda de Sauron" em branquinhos loirinhos e tudo mais. Os que moravam a "direita de Sauron" eram morenos e negros, mas principalmente pela proximidade com Sauron e por não saber muita coisa sobre os que moravam " a esquerda de Sauron", foram corrompidos, mas não eram "do mal". Só foram enganados pela astúcia de Sauron.
 
Tokien se baseou no nosso mundo antigo, nos quais os Homens "Brancos" (Gregos,Macedonios,Romanos) enfrentavam os "inferiores" que são de raças pardas, negras ou bárbaros (Tribos da Gália, Egípicios, Persas e por assim vai).
Um exemplo de que ele se baseou, foram os Olifantes dos Haradrim, que eram os Elefantes do povo Persa.
 
Tokien se baseou no nosso mundo antigo, nos quais os Homens "Brancos" (Gregos,Macedonios,Romanos) enfrentavam os "inferiores" que são de raças pardas, negras ou bárbaros (Tribos da Gália, Egípicios, Persas e por assim vai).
Um exemplo de que ele se baseou, foram os Olifantes dos Haradrim, que eram os Elefantes do povo Persa.
Não é nada disso Belfalas.
Primeiro, Macedônios Persas, etc, não enfrentavam outros povos por acharem que era inferiores. E sim por território. Essa questão de ser "inferior" é uma forma de subjugar o oponente para se desestabilizar em uma batalha.
Provavelmente foi dai que surgiu o preconceito.

Em SdA, nenhuma batalha entre humanos é por raça. E sim T-M x Sauron. NAda mais. Sauron enganou os morenos dizendo que seriam escravos (preconceito) caso o Exército de Gondor com seu Rei ganhasse a batalha.
O Preconceito ai é algo maquiavélico de Sauron.

Então o que você disse não tem sentido.
 
É, é bem isso mesmo. Eu me basiei mais em História, mas os "Brancos" sempre se acharam uma raça "superior" Mene, isso é fato.

Sauron ja tinh sido destrúido por completo, não faz sentido terem preconceito contra os povos de Harad.
 
É, é bem isso mesmo. Eu me basiei mais em História, mas os "Brancos" sempre se acharam uma raça "superior" Mene, isso é fato.
Não sei onde e de onde você tirou essa idéia. A não ser que seja a sua opinião sobre o assunto.
Sauron ja tinh sido destrúido por completo, não faz sentido terem preconceito contra os povos de Harad.
Também não sei de onde você tirou essa idéia. Onde você leu que após a queda de Sauron os "Brancos" tiveram preconceitos dos "Negros".

Já adianto que isso não tem em lugar nenhum dos livros.
 
Também não sei de onde você tirou essa idéia. Onde você leu que após a queda de Sauron os "Brancos" tiveram preconceitos dos "Negros".

Porque no Reinado do Rei Elessar, nem todos povos de Harad foram aceitos como novos "aliados", talvez eu tenha me expressado mal, ja que pra mim foi "birra" de ambos os lados.
Depois eu dou uma pesquisada melhor, mas talvez vocês esteja certo, as vezes eu confundo as coisas.

Não sei onde e de onde você tirou essa idéia. A não ser que seja a sua opinião sobre o assunto.

Não ? Escravos em sua maioria eram prisioneiros de povos "morenos", e os povos "brancos" que viravam escravos, serviam de forma diferente, como criados, cozinheiros, alguns curandeiros, enquanto os outros (morenos) eram mandados para serviços pesados.
 
Concordo com o Mene, esse "sempre se acharam superiores" não é real, mesmo na história da humanidade, na verdade essa concepção de raças melhores é uma idéia formada mais na segunda guerra mundial do que em qualquer outra época.
A idéia que faziam antes, como na escravidão dos negros não era a de superioridade de raças, mas sim pois não consideravam, negros, índios como humanos com alma.
 
Concordo com o Mene, esse "sempre se acharam superiores" não é real, mesmo na história da humanidade, na verdade essa concepção de raças melhores é uma idéia formada mais na segunda guerra mundial do que em qualquer outra época.
A idéia que faziam antes, como na escravidão dos negros não era a de superioridade de raças, mas sim pois não consideravam, negros, índios como humanos com alma.

Nossa, ai mesmo você acaba de se contradizer. Se eu não considero outra raça com "alma", automaticamente, isso é achar que a minha raça é superior, não acha ?
 
Nossa, ai mesmo você acaba de se contradizer. Se eu não considero outra raça com "alma", automaticamente, isso é achar que a minha raça é superior, não acha ?

Não, não quando não se considera aquilo algo comparável a você.
É como você dizer que se considera superior a um cachorro, não é comparável, não há a idéia de raça, esse é um pensamento que você tem hoje!
 
Concordo com o Mene, esse "sempre se acharam superiores" não é real, mesmo na história da humanidade, na verdade essa concepção de raças melhores é uma idéia formada mais na segunda guerra mundial do que em qualquer outra época.
A idéia que faziam antes, como na escravidão dos negros não era a de superioridade de raças, mas sim pois não consideravam, negros, índios como humanos com alma.

Nossa, ai mesmo você acaba de se contradizer. Se eu não considero outra raça com "alma", automaticamente, isso é achar que a minha raça é superior, não acha ?

Ai já é preconceito racial sim Prímula. Tanto na escravidão quanto no Nazismo, a guerra ou a questão em si, era subjugar a outra raça pela superioridade (humana e intelectual) de outra raça.
 
Ai já é preconceito racial sim Prímula. Tanto na escravidão quanto no Nazismo, a guerra ou a questão em si, era subjugar a outra raça pela superioridade (humana e intelectual) de outra raça.

Eu entendo que é uma forma de preconceito como vemos hoje, mas se você pegar textos dessa época é possível notar que a idéia de preconceito é bem diferente da nossa, não partia do pressuposto de ser inferior por ser de outra raça, como vemos o preconceito hoje. Na escravidão a idéia era que esses "seres" (humanos) não eram vistos como humanos, aí o motivo de poderem ser subjulgados.
Pode ser chamado preconceito, mas naquele momento não visto pelos atores em questão como "racial".

(Mas de qualquer forma é a minha visão dos fatos e termos em questão e que não tem relação direta ao preconceito em Tolkien!:D)
 
Tokien se baseou no nosso mundo antigo, nos quais os Homens "Brancos" (Gregos,Macedonios,Romanos) enfrentavam os "inferiores" que são de raças pardas, negras ou bárbaros (Tribos da Gália, Egípicios, Persas e por assim vai).
Um exemplo de que ele se baseou, foram os Olifantes dos Haradrim, que eram os Elefantes do povo Persa.

Que os romanos se achavam superiores aos povos bárbaros, é verdade, mas Tolkien se baseou nisso? Afinal essas tribos geralmente eram muito mais brancas e de olhos azuis do que os romanos, com seu tipo latino...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo