• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Obras CORROMPIDAS?!?!?

Existe na mídia uma enxurrada de matérias sobre o SDA e sobre Tolkien, mas a maioria delas estão com muitas afirmações errôneas, pois os leigos sobre as obras (livros) apenas baseados nos filmes discetam idéias controvérsias e sem nexo.
:think: Vcs acham que essa mídia corrompe os novatos sobre a verdadeira realidade das obras do professor ou ajuda a darem os primeiros passos?? (pq muita gente se contenta apenas com os filmes.)
 
Existe na mídia uma enxurrada de
:think: Vcs acham que essa mídia corrompe os novatos sobre a verdadeira realidade das obras do professor ou ajuda a darem os primeiros passos?? (pq muita gente se contenta apenas com os filmes.)
Eu acho que os dois... (eu por exemplo quis ler Tolkien quando vi os filmes... mas prefiro com certeza dos livros)
E muita gente se contenta só com o filme pq não leu os livros (e tem que ver que tem gente que não gosta de ler)...
 
Olá meu caro,

Eu acredito que num primeiro momento, estas informações ajudam a aguçar a curiosidade de pessoas que ainda não conhecem mais a fundo a obra de Tolkien.
O problema é quando estas pessoas não procuram outras fontes ou não se aprofundam mais no assunto. Já conversei com várias pessoas que só tinham os filmes como base e o nivel de conhecimento das obras são bem superficiais.
Ainda bem que consegui fazer com que elas lêssem os livros.

A proposito, a Valinor ajudou bastante no conhecimento delas ( e meu tambem !!).
 
Acho que a mídia até pode corromper as obras e fazer com que as pessoas tenham uma idéia errada sobre o Tolkien. Mas também sei que o número de pessoas que procuraram ler as obras depois de ver o filme, foi muito maior, e isso ajuda em muito na divulgação das verdades sobre a obra. Outro dia quando estava passando no meu antigo colegio para dfazer uma visita, vi uns garotinhos (de uns 10 à 11 anos) falando sobre SdA, e percebi que todos eles tinham lido os livros...
 
Eu concordo com o Bentus.

Eu mesma sou um caso desses. Meu irmão comprou os livros logo que saiu o primeiro SdA nos cinemas. Mas eu não li. Assisti os filmes, adorei! Sabia que o filme tinha coisas diferentes e incompletas em relação aos livros, mas tava com outros interesses na época. Depois conheci o forum, comecei a participar e só agora estou lendo os livros.
Vejo que ainda tenho muito o que aprender com a leitura dos livros, mas acho que consegui absorver bastante coisa dos filmes e está me ajudando tanto na leitura quanto na participação no forum. Aliás, esta última está me ensinando muito a respeito das obras de Tolkien!!
 
:think: Vcs acham que essa mídia corrompe os novatos sobre a verdadeira realidade das obras do professor ou ajuda a darem os primeiros passos?? (pq muita gente se contenta apenas com os filmes.)

Eu acho os dois.
A mídia corrompe (em tudo, praticamente, não querendo generalizar, a midia tem seu lado bom)
Mas aqueles em que se interessam em conhecer a verdade (ou mais do que um filme) vai em busca de conhecimento.

"Meu povo perece por falta de conhecimento" (Oséias 4:5)
 
Hum... acho que as duas coisas, mas tudo depende da mentalidade de cada um. Se a pessoa se contenta apenas com o filme então vai se deixar influenciar por informações falhas e superficiais, se ocorrer o contrário e a pessoa se interessar pela obra, ela vai atrás de conhecimento, ler os livros, pesquisar a vida do autor e etc.
Neste último caso a mídia acaba sendo uma introdução ao mundo criado por Tolkien, e foi o que aconteceu comigo, demorei a assistir os filmes mas quando assisti, tive imensa vontade de correr atrás de dados e informações sobre tudo o que pudesse me remeter novamente às sensações que o filme causou em mim... e hoje to aqui :hihihi:.
 
Concordo com o que foi dito sobre esses "dois lados da moeda", sendo no caso a mídia essa moeda. E posso falar que o grande exemplo disso foi o próprio crescimento desta Valinor onde postamos diariamente.

Antes dos filmes, se haviam 200 usuários era muito. Quando entrei, em maio de 2002, já impulsionado pelo primeiro filme, haviam mais de 700. Outros usuários aqui podem falar da época em que entraram. E olhem como é agora, seis anos depois.
 
Um dia inteiro de repouso pós-operatório. Nenhuma distração. Uma paixão que seu namorado tem. Essas coisas me levaram a ver o filme 6 anos depois de lançado aqui no Brasil.
Odiava filmes épicos.. com espadas, mortes e coisas irreais. Até que nesse dia eu vi um dos melhores filmes já produzidos. No dia seguinte (ainda de recuperação) quis assistir II e III. :D
Conversando com o meu namorado, eu percebi que o filme não contava todas as aventuras. Li O Hobbit, estou lendo SdA e posso dizer que se não fosse o filme, eu jamais teria lido as obras de Tolkien (eu nem queria ver o filme8-O).

E ao contrário do que muitos dizem, eu acho que algumas adaptações são necessárias apesar de prejudiciais para o conhecimento da história... Necessárias porque cinema e literatura são artes diferentes, tem linguagens e expectativa diferentes... mas se pensarmos, muiitas das histórias antigas chegam a nós cheias de adaptações e alterações....Portanto, cabe a cada um ser alienado ou não quando se refere ao SdA.:yep:
 
É uma faca de dois legumes. A exposição na mídia ajuda a levar a mais pessoas a obra de Tolkien. O problema é como se leva essa informação. Elas costumam ser superficiais e, como citado anteriormente, até mesmo errônea.
Aí depende da pessoa. Se ela confia naquilo que está sendo veiculado e não tem maiores interesses na obra, ela se dará por satisfeita com aquelas informações, sejam elas errôneas ou superficiais. Porém se a pessoa tiver interesse em conhecer a obra mais a fundo, ela buscará outras fontes de informações como livros relacionados, sites e fóruns, como a Valinor. ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo