• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda O Porto de Pelargir

Décimo

The Swanson Code
Pelargir


attachment.php

Pelargir era uma cidade portuária no reino de Gondor, a cidade-chefe do feudo de Lebennin. Estava localizada na junção do Rio Sirith e do Rio Anduin. Localizava-se a mais ou menos 110 milhas (177 km) a nordeste do ponto onde o Anduin desembocava na Baía de Belfalas. Pelargir foi construída em 2350 da Segunda Era pelos primeiros Homens que se instalaram em Gondor, e durante séculos foi um dos pontos mais importantes e influentes do país, servindo como base para as suas frotas. Devido à sua importância estratégica, encontrava-se quase constantemente sob a ameaça dos Homens do Sul e dos Corsários de Umbar, a sua cidade-irmã.

Este porto abrigou os Fiéis de Númenor, que não sucumbiram à influência de Sauron, e permaneceram amigos dos Elfos. Em Pelargir se falaca Adûnaic – a língua de Númenor –, que se misturou aos idiomas de outros homens, e originou a Língua Comum, que se espalhou pela Terra-Média.

Pelargir ra ligada a Minas Tirith pela Estrada Sul, que percorria uma distância de 126 milhas, ou 202 km. Uma outra estrada ia à oeste, de Pelargir à Colina de Erech, a uma distância de 93 léguas (279 milhas, ou 488 km).


Na Terceira Era, Tarannon Falastur – o primeiro dos "Reis-Navegantes" de Gondor – construiu uma casa em Pelargir que se destacava pelas colunas arqueadas nas águas do Anduin. O sobrinho e herdeiro de Tarannon, Earnil I, fez reparos em Pelargir, e construiu uma grande armada.

Pelargir esteve frequentemente no centro das várias disputas políticas em Gondor. Quando a guerra civil da Contenda entre Famílias começou em 1492 da Terceira Era, muitas pessoas de Pelargir suportaram Castamir, o Capitão dos Navios. Este usurpou o trono do Rei Eldacar em 1437 e tomou a coroa de Gondor, fazendo de Pelargir a capital. Em 1447, Eldacar matou Castamir numa batalha e reclamou o trono para si. Os filhos de Castamir refugiaram-se em Pelargir, onde juntaram muitos de seus seguidores antes de partirem para Umbar.

Em 1634, os netos de Castamir, Angamaitë e Sangahyando, levaram uma frota de Corsários de Umbar para atacar Pelargir. O Rei Minardil de Gondor foi morto nessa batalha, defendendo a cidade.

Em 2980, durante o reinado de Ecthelion II, uma tropa de Gondor foi reunida em Pelargir para iniciar um ataque aos Corsários de Umbar. O líder era um homem chamado Thorongil, que era, na verdade, Aragorn dos Dunedain, herdeiro de Elendil, servindo o Regente sob essa identidade. O ataque foi bem-sucedido e a ameaça dos Corsários acabou durante muitos anos.

Mas, durante a Guerra do Anel, a ameaça foi renovada, e às ordens de Sauron, os Corsários capturaram Pelargir e montaram uma tropa de 50 grandes navios e outros numerosos navios menores para atacar Minas Tirith. Aragorn ficou sabendo dessa ameaça quando olhou para um palantír; então entrou nas Sendas dos Mortos para chamar o seu Rei e convocá-lo para o seguir e ajudar a parar os Corsários. No dia 13 de Março, Aragorn chegou a Pelargir, e o Exército dos Mortos afugentou os corsários dos seus navios. Aragorn usou esses navios para ir, juntamente com uma tropa de Caminhantes, em ajuda a Minas Tirith, na Batalha dos Campos do Pelennor, em 15 de Março.


Pelargir tomada pelos Corsários de Umbar

Durante o reinado de Aragorn Elessar, na Quarta Era, Pelargir voltou a prosperar, tornando-se o principal porto do Reino Reunificado de Arnor e Gondor.

Outras Informações​

Localização

attachment.php

Pelargir situa-se em Lebennin, junto ao rio Anduin

No mapa da Terra-Média

Nome

Pelargir é um nome Sindarin, e significa "Garth of Royal Ships", algo como "Fortaleza dos Navios Reais". A palavra pel significa "espaço circular", o elemento ar significa "real, da realeza" e gir é uma forma de kir, que se traduz como "cortar, fender", pretendendo significar "cutter", um tipo de navio.

Autores

O 10º membro da Sociedade - Texto (Nome), Imagens e Revisão Final
AlissonTuor - Tradução de Texto (Pelargir) e Imagens.

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
O Senhor dos Anéis - Apêndice A: Gondor e os Herdeiros de Anarion
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • pelargir-garland.jpg
    pelargir-garland.jpg
    24,7 KB · Visualizações: 702
  • Rotk1171.jpg
    Rotk1171.jpg
    127,9 KB · Visualizações: 708
  • pelargir_ilmakuva.jpg
    pelargir_ilmakuva.jpg
    27,4 KB · Visualizações: 719
  • map.jpg
    map.jpg
    192,3 KB · Visualizações: 182
  • gondor2.gif
    gondor2.gif
    157 KB · Visualizações: 806
attachment.php

A cidade à beira do Anduin

attachment.php

Edifícios em Pelargir

attachment.php

Mapa hipotético do porto gondoriano
 

Anexos

  • pelargir.jpg
    pelargir.jpg
    4,6 KB · Visualizações: 654
  • Pelargir03.jpg
    Pelargir03.jpg
    35,9 KB · Visualizações: 671
  • Pelargirf.jpg
    Pelargirf.jpg
    85,6 KB · Visualizações: 800
Muito interessante, e bonito. Mas ainda falta bastante coisa. Acho que esse não entra na minha lista, mas é muito lindo o porto.

Parebéns 10º(como sempre :mrgreen:)!
 
Pelargir entra na minha lista sim, acho a cidade maravilhosa, e todas as imagens delas são bonitas.
 
Não sabia tantos detalhes assim do Porto...
Enfim.. não é um dos meus preferidos mas tenho que admitir que é lindo.
 
A história de Pelargir é bem mais rica que eu imaginava. Pelo que já li dos outros, esse texto parece ser o mais detalhadado e mais rico em pesquisa.
Mas achei duas coisas interessentes:

attachment.php


attachment.php

Mapa hipotético do porto gondoriano

É dito em algum lugar que esta era a forma da ilha onde ficava Pelargir? Se isso não for apenas especulação, Pelargir passa a figurar entre os 3 mais, com certeza!!!​

 
A história de Pelargir é bem mais rica que eu imaginava. Pelo que já li dos outros, esse texto parece ser o mais detalhadado e mais rico em pesquisa.

Ná, o mais complicado, de longe (daqueles em que participei mais), foi Minas Moria. Tinha informação que nunca mais acabava, acabei por ter de cortar um montão para não ficar muito enfadonho à maior parte do pessoal. By the way, obrigado. =]

Snaga disse:
É dito em algum lugar que esta era a forma da ilha onde ficava Pelargir? Se isso não for apenas especulação, Pelargir passa a figurar entre os 3 mais, com certeza!!!​

Também fiquei intrigado com isso. Tantas são as representações feitas dessa forma que somos levados a pensar que deve ter algum fundamento nas obras; no entanto, por mais que procurasse, não consegui achar um texto onde disessem que é assim. Se calhar foi uma coisa muito óbvia que me escapou. :dente: (Já agora, se acharem, digam, porque faz falta ao texto).
 
Também fiquei intrigado com isso. Tantas são as representações feitas dessa forma que somos levados a pensar que deve ter algum fundamento nas obras; no entanto, por mais que procurasse, não consegui achar um texto onde disessem que é assim. Se calhar foi uma coisa muito óbvia que me escapou. :dente: (Já agora, se acharem, digam, porque faz falta ao texto).
Bom, se esse for mesmo o formato de Pelargir, então quer dizer que o complexo de ilhas foi projetado e construido. E algo desse porte construido sobre o leito do Anduin (se é que o foi mesmo) só seria comparável a Moria.

Vai ver, o que os anões tiraram de terra e rocha de Moria, os humanos pegaram pra aterrar a ilha!!! :dente:
 
Bem, se esta forma triangular é a original de Pelargir, então é isso o que faz dela ser belíssima.

Snaga disse:
Bom, se esse for mesmo o formato de Pelargir, então quer dizer que o complexo de ilhas foi projetado e construido.

Bem, eu já vi e tenho imagens muito pequenas que mostram o antes e o depois de Pelargir. Perceba que o rio se divide em dois ao longo da cidade, e se encontra do o Anduin, no fim das contas. O caminho do rio à esquerda é o original. O caminho à direita foi cavado, para que houvesse um caminho por ali. Perceba que a costa do caminho da esquerda é ondulado, mostrando que não foi modificado; e veja que o caminho da direita é reto como essa "ilha central" de Pelargir.
 
Última edição:
Entendi bem o que você quis dizer. O complexo de ilhas não foi construido, mas recortado do bico de terra formado pelos dois rios. E, pelas imagens, não apenas separado, mas totalmente recortado para tomar a forma exata de um triangulo. Ainda assim uma obra de engenharia muito complexa!
 
É verdade, seria bem complexo. E pelas imagens de pelargir, a que prevalece na minha mente é essa forma triangular, que é muito bonita. Talvez haja algum relato que diga que esse é o formato de Pelargir, por essa forma ser tão destacada. :think:
 
Eu estou analisando mais sobre Pelargir e posteriormente poderei postar um tópico com mais informações que coloquem a cidade na lista, na minha opinião Pelargir devia estar entre as 7, pois esta cidade é uma obra arquitetônica grandiosa que tem proporções para se igualar com a arquitetura igualmente grandiosa de Minas Tirith, por exemplo, e como ela foi projetada de acordo com a geografia do local. Para os que ainda estão em dúvida sobre estas três ilhas artificiais, eu confirmo a idéia ressaltando o fato de que: se forem ver, a cidade é mais comumente retrada com esse aspecto, afinal, que ''maluco'' se daria ao trabalho de ''inventar'' essas três ilhas de forma tão complexa como são descritas nestas imagens? Se contar o fato de que pela magnitude e importância que a cidade é retratada nas obras, uma engenhosidade arquitetônica destas em Pelargir nem entra na esfera de ''dúvidosa''.
 
Ok, muito complexa, muito bela, mas ande diz esse formato dela nas Obras? Por favor, me passem, pois somente com essa certeza podemos dizer que era mesmo uma maravilha. No SdA não diz nada sobre esse formato.
 
Neithan disse:
Ok, muito complexa, muito bela, mas ande diz esse formato dela nas Obras? Por favor, me passem, pois somente com essa certeza podemos dizer que era mesmo uma maravilha. No SdA não diz nada sobre esse formato.

É isso o que eu quero saber também, Charlie. Talvez haja algum lugar onde diga que é dessa forma, por aparecer em vários locais. Ou talvez isso tenha sido feito para que Pelargir parecesse mais formosa. E se não me engano, li em algum lugar que Pelargir não era somente isso: havia um outro pedaço do outro lado do Anduin. Dentro dessa imagem triangulada de Pelargir, caso seja verdadeira, talvez esse outro pedaço seja o fechamento do círculo feito pela muralha que é vista na imagem.
---
Mesmo sendo oficial ou não, é bonito de ter Pelargir nessa forma...
 
Última edição:
Tenho uma amostra simples de Pelargir por completa, dá para ter uma noção melhor da cidade, no caso, o centro seriam os três ''triângulos-ilha'':
aay.thumb.png
 
Tenho uma amostra simples de Pelargir por completa, dá para ter uma noção melhor da cidade, no caso, o centro seriam os três ''triângulos-ilha'':
aay.thumb.png
Essa já é uma representação bem diferente.
Pela imagem, parece ter sido tirada de algum jogo. Onde conseguiu?!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo