• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

qual obra de TOLKIEN devo ler agora???

O Senhor dos Anéis, pq se ele for ler O Silmarillion primeiro ele não vai entender muita coisa, né!


Interessante Mariana, mas eu, se pudesse ter escolhido teria lido o silma primeiro, depois o Hobbit, a trilogia e por fim o contos inacabados. Na minha opinião essa seria a ordem ideal para lê-los.
 
Interessante Mariana, mas eu, se pudesse ter escolhido teria lido o silma primeiro, depois o Hobbit, a trilogia e por fim o contos inacabados. Na minha opinião essa seria a ordem ideal para lê-los.
Comcordo plenamente...:yep:
Mas seu amigo deve ler a Trilogia do Anel.:cerva:
 
Interessante Mariana, mas eu, se pudesse ter escolhido teria lido o silma primeiro, depois o Hobbit, a trilogia e por fim o contos inacabados. Na minha opinião essa seria a ordem ideal para lê-los.

Eu também acho. Fala pra ele ler o Silmarillion, se ele ler pelo menos umas duas vezes, ele vai entender e quando ler o SdA vai ser baba! :hihihi:
 
Ele podia ter lido O Silma... antes, mas já que começou pel'O Hobbit deve ler o SdA. A cronolgia é melhor assim.
 
Eu também acho. Fala pra ele ler o Silmarillion, se ele ler pelo menos umas duas vezes, ele vai entender e quando ler o SdA vai ser baba! :hihihi:

Discordo! :obiggraz:

É melhor ele ler o SDA mesmo, por que vai ser mais fácil entender o que aconteceu com Bilbo, Gandalf, o Um e :blah:. O Silma é bem legal, mas acho que pra não confundir a cabeça do menino, é melhor o SDA mesmo. :cool:
 
Discordo!

É melhor ele ler o SDA mesmo, por que vai ser mais fácil entender o que aconteceu com Bilbo, Gandalf, o Um e . O Silma é bem legal, mas acho que pra não confundir a cabeça do menino, é melhor o SDA mesmo.

ny, o primeiro que eu li foi o do SdA, depois o Hobbit e depois o Silmarillion. Depois que li O Silma, eu pude entender tudo o que aconteceu no SdA. Sei lá, se ele quiser ler o SdA que leia, mais O Silma é tão completo que até perde a graça quando você lê os outros.:lol:
 
O Hobbit é uma boa escolha a meu ver, acho que por ser a primeira obra publicada vai poder dar um entendimento muito bom sobre a Terra Média, e mais, ele é base pra entender o SdA, enriquece muito a leitura dele se você ler O Hobbit antes. Ademais, o contexto em que se passa o SdA é o mesmo do Hobbit, e por este ser anterior na ordem cronologica (dentro e fora da história), funciona como uma base primeira para o segundo.
O SdA é a sequência, mas se você quiser ter um entendimento maior do mundo e da história, é bom ler o Silmarillion, vai depender das tuas preferencias e do quão ancioso você é... haha.
 
Última edição:
É melhor ler o SdA. O Silma tem muitos nomes e é mais complicado de ler. Sem contar que, como ele começou lendo O Hobbit, o SdA continua a ordem cronológica. Depois de lê-lo aí você parte pro Silma que te ajuda a entender um monte de coisas sobre a TM.
 
Lê o SdA, depois o Silma, depois o CI...

Daí leia o SdA denovo, que tu vai se babar...

Essa é a ordem mais tri :smile:
 
Eu não acho que ele deva ler o silma agora.. ele é bem complicado, com muitos nomes e acontecimentos.. fala para ele ler o SdA e depois, sim, o silma. Foi o que eu fiz e deu certo. Quanto ao CI, eu nunca li, então não sei como é..
 
Eu to lendo o Silma agora, e não tem nada haver
ler o silma antes ou depois, tanto faz, são fatos um tanto distantes um do outro
e daria numa boa para ler
 
Na minha opinião a ordem ideal é a de ler O Hobbit primeiro, pra se acostumar com o jeito do Tolkien escrever, e depois o Silma, ai SDA...
 
Depois de O Hobbit tem que ler SdA. Assim, você percebe um monte de citações legais de um livro no outro.

Se você ler O Silma, vai ter de pular o final, pois uma parte do fim do Silma é posterior ao fim do SdA, aí estraga a leitura da trilogia. (apesar de você com certeza já saber o final...)
 
Eu recomendo SdA. Você sair de um livro simples como O Hobbit para pular pra um complexo como o Silma sem ter lido o nem-simples-nem-complexo SdA, fica mais confuso. É bom o Silma pra depois de SdA porque, após a leitura do Silma, você estará com a memória fresquinha pra poder ler o CI tranqüilamente. E no CI, além de você relembrar o que leu há pouco no Silma, ainda vai ver partes já conhecidas que aparecem no SdA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo