• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o papel de Faramir

Um papel muito interessante. ELe tinha uma nobreza acima da época, pois, além da sua coragem digna de Hurin, ele tinha compaixão pelos fracos, e sem dúvida um caráter inquestionável. Demonstrou seu caráter deixando Frodo ir embora. O que ele fez por Frodo em Ithilien foi simplesmente fundamental para a TM. Ele encheu os suprimentos de Frodo e Sam; instruiu eles sobre a agua de Mordor; trilhas; etc....teve um papel tão importante quanto o de Boromir.
 
Sem ofensas, mas Faramir fez um dos atos mais estúpidos e "sentimentalmente insano/fraco" da Terra-média.

Quando ele decide ir a Osgiliath tentando mostrar ao pai que ele era bravo, forte, destemido, enfim... quase uma criança pedindo por reconhecimento, ele comete um dos seus maiores erros. Ou seja, na minha singela opinião, ele correu em direção a uma batalha perdida (e ele como capitão deveria saber que era perdida mesmo) ao invés de ficar ao lado de Gandalf e Imrahil.

Entretanto tudo isso apenas justifica a importância dele na história, sem contar a parte que ele "erra acertando", como o caso de deixar Frodo seguir viagem quando tinha ordens para o contrário, etc...
 
Creio que ele tenha exercido um papel importante na trama. Era uma pessoa justa, honesta, um homem realmente admirável. Pena que o PJ sacaneou esse personagem no filme. Quem nunca leu o livro acha até que ele é "malvado". Da casa de Denethor ele é o único que se salva. Boromir sucumbiu ao poder do Um. Denethor acabou enlouquecendo.
Não concordo com o Lordpas quando ele diz que Faramir cometeu um dos "atos mais estúpidos da TM." Eu sou fã dele oras! ^^
 
Creio que ele tenha exercido um papel importante na trama. Era uma pessoa justa, honesta, um homem realmente admirável. Pena que o PJ sacaneou esse personagem no filme. Quem nunca leu o livro acha até que ele é "malvado". Da casa de Denethor ele é o único que se salva. Boromir sucumbiu ao poder do Um. Denethor acabou enlouquecendo.
Não concordo com o Lordpas quando ele diz que Faramir cometeu um dos "atos mais estúpidos da TM." Eu sou fã dele oras! ^^

Engraçado esse tópico, há algum tempo atrás quando eu participava da Lista de Discussões sempre havia pano pra manga pra falar do Faramir. Eu continuo com a mesma opinião sobre o "contexto" todo. Acho que os leitores/fãs/whatever tendem a colocá-lo num posto de herói ou algo do tipo, coisa que eu não concordo de jeito e maneira.

O que eu coloquei ali no post acima apenas ressalta o quão inseguro em relação a essa richa pai x filho ele era, um pouco "frouxo" digamos assim... No final ele quer se mostrar ao pai e acaba fazendo besteira (essa parte é fato).

Não é que eu não goste dele (muito menos que ele não tenha tido importância para o desenrolar da trama) e nem que ele não tivesse um caráter admirável, mas que ele fez algo totalmente estúpido e que veio a servir em nada para a Batalha em questão, isso é inegável. Fora isso eu nunca vi ele transparecendo a segurança de um personagem forte, um herói de gondor ou algo que o valha.

Enfim, acho ele meio superestimado dentro do fandom.
 
Em algumas partes eu concordo com você. A relação dele com Denethor não era das melhores. Que ele tenha feito um ato estúpido, tudo bem. Mas devido ao seu cárater, a sua importância na trama (como no momento em que deixou Frodo seguir a diante, mesmo recebendo ordens contrárias a essa decisão) ele se torna um dos, na minha opinião, homens mais admiráveis na trama.
Uma supervalorização do personagem? Talvez. Houve homens que executaram feitos mais importantes que os de Faramir e nem por isso tem o mesmo espaço que eles na lista de discussão. Talvez o carisma de Faramir tenha feito a diferença. o_O
 
Em algumas partes eu concordo com você. A relação dele com Denethor não era das melhores. Que ele tenha feito um ato estúpido, tudo bem. Mas devido ao seu cárater, a sua importância na trama (como no momento em que deixou Frodo seguir a diante, mesmo recebendo ordens contrárias a essa decisão) ele se torna um dos, na minha opinião, homens mais admiráveis na trama.
Uma supervalorização do personagem? Talvez. Houve homens que executaram feitos mais importantes que os de Faramir e nem por isso tem o mesmo espaço que eles na lista de discussão. Talvez o carisma de Faramir tenha feito a diferença. o_O

É preconceito antigo meu mesmo. :dente:
 
UHAEUHUAHEUAHEAHUAEAU

Preconceito é feio sabia? Mesmo contra um personagem! ^^

O Faramir é um cara legal... Lê o SdA de novo quem sabe você passa a gostar dele!
[acho difícil, maaaaas...]

*Postei só pra encher o saco mesmo... Mals aí! xD *
 
Gosto de Faramir, é um personagem interessante, mas ficou muito em segundo plano, odiei o fato do "guerreiro de Gondor" ter se unido com a donzela guerreira de Rohan que pelo visto é muito mais macho do que o Faramir!
 
Sem ofensas, mas Faramir fez um dos atos mais estúpidos e "sentimentalmente insano/fraco" da Terra-média.

Quando ele decide ir a Osgiliath tentando mostrar ao pai que ele era bravo, forte, destemido, enfim... quase uma criança pedindo por reconhecimento, ele comete um dos seus maiores erros. Ou seja, na minha singela opinião, ele correu em direção a uma batalha perdida (e ele como capitão deveria saber que era perdida mesmo) ao invés de ficar ao lado de Gandalf e Imrahil.

Entretanto tudo isso apenas justifica a importância dele na história, sem contar a parte que ele "erra acertando", como o caso de deixar Frodo seguir viagem quando tinha ordens para o contrário, etc...
Ele fez essa loucura por honra... e isso valia mais que a própria vida dele.

Mas, pensando de um modo político, talvez sem Faramir, Boromir não entraria na Comitiva. Daí, aquando do Retorno do Rei, acho, como jápostei inúmeras vezes, que haveria guerra civil. Denethor II não aceitaria Aragorn, e então, haveria disputa. Uns ficariam do lado de Denethor, outros de Aragorn.
Seria catastrófico para os homens.
 
Ele fez essa loucura por honra... e isso valia mais que a própria vida dele.

Mas, pensando de um modo político, talvez sem Faramir, Boromir não entraria na Comitiva. Daí, aquando do Retorno do Rei, acho, como jápostei inúmeras vezes, que haveria guerra civil. Denethor II não aceitaria Aragorn, e então, haveria disputa. Uns ficariam do lado de Denethor, outros de Aragorn.
Seria catastrófico para os homens.

Honra nada, ele fez pra tentar agradar Denethor.
 
Tentar agradar o pai é uma burrice?

Sei não, mas ser desprezado pelo próprio pai não é exatamente uma das coisas mais agradáveis, e qualquer pessoa em sã consciência tentaria cair nas graças do pai, ao invés de simplesmente mandar ele se ralar...

Ele é humano. Se ele tivesse simplesmente desistido de agradar o pai, ele estaria fazendo algo extremamente irracional, do ponto de vista familiar. E a família importava naquela época.

Ser o filho menos parecido com o pai não é fácil não... experiência própria :smile:
 
Tentar agradar o pai é uma burrice?

Sei não, mas ser desprezado pelo próprio pai não é exatamente uma das coisas mais agradáveis, e qualquer pessoa em sã consciência tentaria cair nas graças do pai, ao invés de simplesmente mandar ele se ralar...

Ele é humano. Se ele tivesse simplesmente desistido de agradar o pai, ele estaria fazendo algo extremamente irracional, do ponto de vista familiar. E a família importava naquela época.

Ser o filho menos parecido com o pai não é fácil não... experiência própria :smile:

Concordo completamente!
Eu sou uma grande fã do Faramir. E um dos motivos pelo qual eu o admiro é justamente essa fraqueza XD. Acho o Faramir uma pessoa exepcionalmente humana, com uma doçura que é muito cativante^^. Quanto a ele ficar com a Éowyn (que realmente é bem mais macho que ele, huauaauhau), bem, na minha visão de leitora sentimental, é muuuuito fofo:grinlove: Eles são opostos, de uma certa forma, e acho que a donzela de Rohan precisava de alguém com a tranqüilidade que ele transmite.
 
O Papel de Faramir na História é sem dúvida digno de um Capitão de Gondor, ele atua na história representando uma renovação das forças e da esperança. Ele é, em essência, parte da nobreza que resta na Terra Média, e demonstra essa altivez em seus atos que, diferente do que é mostrado no filme, repercutem sempre positivamente sobre a situação que os membros da comitiva enfrentam naquele momento, e que de certa forma, se ameniza quando na presença de Faramir.
O próprio Frodo reconhece essa importancia, quando sente falta dos momentos de paz e descanso que passou em Ithillien, enquanto avança na direção de Mordor e Orodruin.
 
Aldamar disse:
Tentar agradar o pai é uma burrice?

Sei não, mas ser desprezado pelo próprio pai não é exatamente uma das coisas mais agradáveis, e qualquer pessoa em sã consciência tentaria cair nas graças do pai, ao invés de simplesmente mandar ele se ralar...

Ele é humano. Se ele tivesse simplesmente desistido de agradar o pai, ele estaria fazendo algo extremamente irracional, do ponto de vista familiar. E a família importava naquela época.

Ser o filho menos parecido com o pai não é fácil não... experiência própria


Irracional não.

Racional.

Afinal a atitute dele foi pacional. E é aí que me refiro. A utilidade e a responsabilidade dele como Capitão de Gondor estavam em jogo, se entregar a "morte" em uma batalha perdida devido ao ímpeto pacional não condiz com o "jogo de guerra" que a situação apresentava. Como eu disse antes ele sobrecarregou Gandalf e Imrahil.
 
Ah, eu também gosto do Faramir, ele passava uma imagem diferente dos homens. Nem todo homem era egoísta. E ele não foi lá grande comandante, mas ele era muito mais sábio que qualquer outro no reino dele. E o papel dele foi importantissimo, principalmente por Frodo, ajudando e quebrando as regras pra deixar o hobbit destruir o anel. Faramir era justo, sábio, bondoso e paciente, o lugar dele não era no meio daquelas lutas. E foi lindo ele ter ficado com a Éowin, no final. Não sei se ela se daria bem com um macho mandão dizendo que papel de mulher é na cozinha, acho que ela cortaria a cabeça do cara com uma espada.:lol: Faramir era o melhor marido pra ela!

E bom, eu concordo com o que disseram sobre não ser legal ser rejeitado pelo próprio pai.
Faramir sempre foi deixado de lado, mesmo se esforçando o máximo que podia em tudo. Querer ser notado pelo pai não foi estupidez. Ele tinha uma pressão enorme pra agir que nem o irmão. Ele fez o melhor que podia. Eu gosto dele!
 
Irracional não.

Racional.

Afinal a atitute dele foi pacional. E é aí que me refiro. A utilidade e a responsabilidade dele como Capitão de Gondor estavam em jogo, se entregar a "morte" em uma batalha perdida devido ao ímpeto pacional não condiz com o "jogo de guerra" que a situação apresentava. Como eu disse antes ele sobrecarregou Gandalf e Imrahil.

Pacional ou passional? (muda o sentido daí...)

Supondo que seja passional. Todo comandante, por maior e mais brilhane que seja, tem atitudes passionais, que não fazem senão revelar sua humanidade. Xerxes, Napoleão, Aníbal, Hitler... todos esses foram derrotados por tomarem atitudes fora da "linha de segurança" traçada por eles mesmos. Mesmo assim, não se pode julgar um bom comandante um comandante sem emoções, pode?
 
nossa, eu acho o papel do faramir importantíssimmooooo!!!
td bem que ele eh meu personagem favorito, mas deixando isso de lado, o que ele fez por frodo foi de extrema importancia. se ele tivesse um carater um pouco mais vacilante e tivesse levado frodo consigo pra o pai, entao td teria acabado de uma forma diferente e provavelmente pior. pra mim ele reune tds as qualidades de um grande guerreiro.
 
O Faramir é o herói humano comum, e isso é importante em uma trama. Sim, Aragorn é humano, mas não comum, afinal, ele é o Rei!

Boromir e Faramir são os humanos, eles cometem falhas, possuem fraquezas, medos. Coisa que os outros personagens praticamente não têm. Frodo só manifesta sua fraqueza na Montanha da Perdição, fora isso, continua seguindo seu caminho em paz.

Muitos devem se identificar com Boromir e Faramir, mais do que com o Aragorn. Afinal, quem aqui nunca cometeu um erro, se sentiu desprezado por quem ama, viu outros tendo a vida mais fácil e etc.

Essa é a importância deles, na minha opinião.

Mas, sobre o enredo em si, não vejo muito coisa, assim como não vejo utilidade no bucha do Legolas.
 
Faramir foi um dos degraus q elevaram Frodo até as chamas da montanha da perdição....

Um personagem importantissimo na minha opnião; e como a atitude dele de mostrar ao pai seu valor não possuia honra?
Ele queria mostrar para o unico que não enxergava isso, seu pai!
Não era qualquer pessoa, nem o regente de Gondor acima de tudo seu pai.
Isso pra min é muita honra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo