• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teologia

+ Se Deus existe.
+ Se o dever do Homem é entender Deus.
+ Se a Teologia ajuda a entender Deus.

Então talvez tenha uma importância...
 
+ Se Deus não existir?

É uma hipótese meio bamba, na minha opinião.
Se o universo foi criado por uma explosão, o que explodiu? Sabe, eu não consigo ver algo de tão extraordinario em acreditar que Deus existe. Parece que o ateísmo é (sic!) uma religião com muitos adeptos/defensores ferrenhos...

Acho que a Teologia é válida. Alguém estudou antes de sair publicando livros e dando palestras e aulas. Não superestimo nem subestimo dela. É uma ciência tão importante como psicologia ou sociologia, na minha opinião.
 
É uma hipótese meio bamba, na minha opinião.
Se o universo foi criado por uma explosão, o que explodiu? Sabe, eu não consigo ver algo de tão extraordinario em acreditar que Deus existe. Parece que o ateísmo é (sic!) uma religião com muitos adeptos/defensores ferrenhos...

Então o universo se originou necessariamente por uma entidade ou por uma explosão? Mente limitada, não? Ou você está chamando de Deus qualquer força superior, inexplicável, primordial, etc.?

Sobre Teologia: sei pouco, bem pouco, mas acho legal.
 

Quando eu disse explosão, estava subentendido "expansão". De qualquer forma, se nada havia, o que expandiu?

Então o universo se originou necessariamente por uma entidade ou por uma explosão? Mente limitada, não? Ou você está chamando de Deus qualquer força superior, inexplicável, primordial, etc.?

Sobre Teologia: sei pouco, bem pouco, mas acho legal.

A resposta para as três perguntas é a mesma: não.
O universo pode ter sido criado por Deus, por outros fatores, etc. Para mim, o mais plausível é o primeiro

Não não tenho mente limitada, só quis resumir as duas hipóteses mais aceitas

Não, não estou chamando Deus de nada, a não ser de criador

*Opiniões próprias, não absolutas, por que, como diria Guimarães Rosa: "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia"
 
Ok, etão, um átomo, menor que qualquer outro átomo explodiu, e exapandiu, criando o Universo...legal...o que criou o átomo?
 
Vamos deixar uma coisa bem clara:

TEOLOGIA NÃO É RELIGIÃO

Portanto, estudá-la não está em função de sua fé, ailás, eu diria que é a ciência mais indicada para os complexos de origem do mundo e para os ateus.

Podemos ver de diferentes ângulos (não somente do judaico-cristão, como acontece no Ocidente) o que´é esse sentidade criadora de onde tudo emana. Podemos entender como cada povo nomeia e delimita de acordo com a sua cultura um mesmo fenômeno.

Exemplo1: para algumas tribos indígenas, os trovões e os relâmpagos provém do deus da tempestade. Para os ocidentalizados (para não dizer "civilizados" já que este conceito está totalmente maculado), temos nossas teorias científicas que explicam a causalidade destes fenômenos.

Exemplo2: Temos uma árvore com frutos. E muitas pessoas que tiram fotos dela, de diferentes partes, em 360 graus. Nenhuma foto será igual, nem mesmo aqueles que se encontram lado a lado. Os frutos não se distribuem de forma homogênea. Cada pessoa terá uma idéia diferente, uma visão diferente de como é a árvore, de que cor ela é (a luz não atinge todos os pontos da mesma forma) etc. A foto, além de ser diferente, vai se separar ainda mais, já que cada fotógrafo tem um conhecimento próprio sobre as árvores, tem suas próprias idéias, ainda que seja da mesma cultura.

Quero dizer, a árvore é Deus, cada fotógrafo é um filósofo que pertence a uma determinada cultura num determinado tempo. Todos falam da mesma entidade/mesmo fenômeno, mas cada um interpreta este da sua maneira, de acordo com sua criação, cultura, tempo etc. E a Teologia está aqui para isso, para ter uma visão abrangente dessas fotos e procurar enxergar integralmente essa árvore.
 
Ok, etão, um átomo, menor que qualquer outro átomo explodiu, e exapandiu, criando o Universo...legal...o que criou o átomo?
É errado dizer que havia um átomo menos que qualquer outro. Havia toda a energia que há ainda hoje e vai continuar existindo e tal.

Antes não havia nada. :mrgreen:
O tempo se iniciou no momento em que houve o Big Bang, antes disso não havia tempo, não havia realidade observável. É como você procurar o norte do Polo Norte.

Se fizessemos uma linha do tempo do universo voltando ao seu início, t=0, veria todo o seu conteúdo se aproximando até culminar num único ponto contendo tudo, descrevendo uma singularidade onde as leis da física se distorcem. :obiggraz:

a Teologia está aqui para isso, para ter uma visão abrangente dessas fotos e procurar enxergar integralmente essa árvore.
E é por isso que a maioria das pessoas que fazem a faculdade de Teologia aqui em minha cidade saem do curso atéias. :lol:
 
Última edição:
Certo, t=0, distorção, etc, mas o que fez t=0 começar a "se movimentar". Se nada havia, o que levou esse "nada" a se expandir nesse momento
 
Até onde sei Teologia vem de:
Théo= Deus
Logia=Estudo.
Estudo de Deus ou das religiões.
Receio que como um antigo filosofo disse:
"Não existe deus se não existir o homem". (Alias que filósofo é esse?)
ou então:
"Fé cega, faca amolada"

Vamos deixar uma coisa bem clara:

TEOLOGIA NÃO É RELIGIÃO
Isso é certo dizer, mas discultir Teologia sem falar de Reigião é quase impossivel.
Ok, etão, um átomo, menor que qualquer outro átomo explodiu, e exapandiu, criando o Universo...legal...o que criou o átomo?
Ok. Eu acredito em uma força que nos une. Sim é comprovado físicamente, no livro:
O Rei, o Sabio eo Bufão.(se é nessa ordem eu não sei, mas é algo assim).
Mas atribuir essa força a Deus, não é exagero.8-O
 
Bom, se você acredita no Big Bang sem ter motivo...eu prefiro acreditar no meu Deus. E, o Big Bang nunca foi provado, assim como o Criacionismo, o Big Bang é apenas uma teoria.
 
Bom, se você acredita no Big Bang sem ter motivo...eu prefiro acreditar no meu Deus. E, o Big Bang nunca foi provado, assim como o Criacionismo, o Big Bang é apenas uma teoria.
Você acredita véio do barro..?
 

Anexos

  • Bloco%20sujo%20de%20Lama%20Foto%20Marcelo%20Bruno%20(7).jpg
    Bloco%20sujo%20de%20Lama%20Foto%20Marcelo%20Bruno%20(7).jpg
    16,6 KB · Visualizações: 34
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo