• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campanhas Inacabadas

Oromë

Purge 'em all
Bom, para nossa infelicidade, meu grupo é afligido por um terrível mal: o de nunca acabar um jogo começado. Sempre tentamos, construímos fichas para um jogo que juramos de pé juntos que vamos levar para frente, porém o Mestre da vez sempre para por volta da terceira ou quarta sessão de jogo. E é um mal comum entre todos os membros do grupo, pois todos (com exceção do membro mais novo) mestram alguma campanha. Recentemente, numa tentativa que primeiramente fora para resolver a falta de jogo (por causa da falta de tempo), eu e um amigo meu criamos uma ficha cada e alternavamos a narração, e depois adotamos isso (mestrando eu e mais dois) na nossa mais nova campanha de vampiro, que se dá na única hora disponível: a do almoço. Ao menos por enquanto está resolvendo, mas o futuro é incerto.

Mas o principal é: quantos de vocês também sofrem com isso? Aguardo as opiniões, relatos e comentários de vocês.
 
Isso é normal acontecer. Eu jogo RPG desde 1992 e só vi três jogos chegarem ao fim. Como DM a campanha de D&D que eu volta e meia menciono aqui e como jogador uma crônica de Vampiro e uma campanha de Arcana Unearthed.
Claro, sem mencionar one-shots.
 
Bom isso aconteceu por muito tempo com meu grupo! E foi terrível, mas para resolver percebemos que deveríamos nos reunir e dialogar sobre tais acontecimentos, foi constatado que o "vai mais não vai" era proveniente de diferentes opiniões dos jogadores, seus gostos por um tipo de jogo não batiam, eles não queriam a mesma coisa, então na reunião fizemos uma votação para resolver o assunto, mas mesmo assim muitas coisas não debatidas na reunião se mostravam presentes como falta de tempo, e compromissos com outras coisas da vida! E foi assim que a mesa foi desmembrada pouco à pouco e logo não havia mais mesa e jogo, esse fato parece ter sido tbm motivado pelas vias que cada um dos amigos resolveu tomar para suas vidas (emprego, faculdade namorada etc..). Mas espero que vc Vorvadoss possa resolver esse problema, senão de um tempo no RPG pq como qualquer coisa na vida precisamos de descanso, para ai sim voltar com tudo!!!
 
Isso é normal acontecer. Eu jogo RPG desde 1992 e só vi três jogos chegarem ao fim. Como DM a campanha de D&D que eu volta e meia menciono aqui e como jogador uma crônica de Vampiro e uma campanha de Arcana Unearthed.
Claro, sem mencionar one-shots.

Então, o problema é que elas não passam nem do começo :lol: (rindo para não chorar)

Essa questão de tempo é realmente matadora. Volta e meia somos assolados por trabalhos de faculdade que nos impedem de ter um horário fixo de jogo. Fora que um dos membros é mantido na coleira curta pela namorada, e que não abre exceções em simplesmente nenhuma ocasião, tornando-o indisponível todo o fim de semana e todos os dias à noite. Só agora que adotamos o horário de almoço, dando pra jogar mais ou menos uma hora e meia, duas horas por dia, porém tal quantidade de tempo é insuficiente para um jogo de D&D, por exemplo, o qual já faz um bom tempo que não jogamos (e estamos com saudades).

Com sorte o rodízio de mestres funciona, afinal não apenas impede que uma campanha fique parada por falta de idéias boas como também dá uma maior variedade ao estilo de jogo.
 
No meu grupo a gente joga no máximo dois jogos por vez, uma semana pra cada um. Senão vira baderna e nenhum jogo vai até o fim.
 
Vixi, acho que na minha vida inteira de RPGista eu só levei a história até o final uma vez...
O pricipal problema aqui é que o meu estilo de mestrar não se encaixa aos dos jogadores. Os níveis favoritos deles são de 15 pra frente. Os meus são de 1 a 5...
Els priorizam a apelação da ficha, e eu para a interpretação. Ninguém está errado, mas os jogos não vão pra frente...
 
Realmente é complicado quando o grupo e o DM são de estilos diferentes.. o ideal é sempre buscar um meio termo pra que todo mundo jogue e se divirta...
 
Eu jogo a pouco tempo, e nunca acabei uma campanha. Comecei uma de 3D&T com um grupo, que felizmente só teve uma sessão. Depois comecei a mestrar CODA para uns colegas meus, jogamos umas 2 aventuras, sei lá, 6 sessões, e depois desanimamos (e eu tinha preparado uma história bem longa...).
Comecei a jogar sério D&D no começo do ano com outro grupo, jogamos um bocado, mas não chegamos a concluir a campanha por falta de tempo, a gente jogava sexta à tarde (único dia de semana que não tinha aula à tarde), mas cada sexta tinha uma coisa diferente, e não dava para todo mundo, tinha vez que só eu e o mestre ficávamos lá (era no colégio mesmo). Antes mesmo de parar esse grupo, nós começamos um outro grupo com o mesmo mestre e dois jogadores desse, além de mais umas 7 pessoas (eram dois grupos, na verdade, embora interligados) que jogava sexta e sábado à noite pela internet. Também parou depois de algum tempo (a minha party jogou uma aventura e meia, a outra nem isso). Agora estou tentando começar um grupo novo, mestrar uma one-shot pela internet e ver se vai para a frente.
O grande problema é o tempo, os encontros começam a ficar irregulares, inconstantes, e acaba que pára tudo.
 
Tive o privilégio de ter completado 8 campanhas até o final, mas muitas outras aventuras não tiveram uma conclusão, mas jogo RPG des de 1993 então tive muito tempo e sorte; não desistam de tentar, pois a sensação de finalizar uma história é fantástica e não tem preço!!
 
Pois é, já para nós essa sensação é um mistério completo.

Trabalho, faculdade e namorada(o) são geralmente os maiores inimigos do RPG, mais até que mídia, político, igreja etc... Até porque enquanto os últimos só incomodam e fazem a gente passar raiva, os primeiros realmente atrapalham os encontros, ainda mais quando se tem dois ou os tres pra agir em conjunto e tomar completamente o tempo do(s) jogador(es).

Quanto ao tema é bem verdade, vivo frustrado por não conseguir mestrar direito uma campanha de foco mais psicológico. Até estava tendo um sucesso parcial em Demon, mas um dos dois jogadores foi embora, e nossos jogos de Vampiro geralmente lembram mais D&D do que Vampiro mesmo...
 
Quanto ao tema é bem verdade, vivo frustrado por não conseguir mestrar direito uma campanha de foco mais psicológico. Até estava tendo um sucesso parcial em Demon, mas um dos dois jogadores foi embora, e nossos jogos de Vampiro geralmente lembram mais D&D do que Vampiro mesmo...

Não se decepicione, muitas crônicas de vampiro que já vi ou joguei pareciam mais STREET FIGHTER, se está parecido com D&D ainda da pra encarar!!:lol:

Mas falando sério creio que para evitar isso vc deve priorizar uma climatização causticante, e o Role play inteligente, sem dar muitas brechas para conflitos diretos, com mais drama e menos pancadaria, fazer os jogadores entrarem nesse mundo das trevas proposto por vampiro não é facil!
 
Acontece que essa é a preferencia dos jogadores, eles não aguentam muito tempo sem dar porrada em alguma coisa...
Deve ser muita raiva acumulada, ou stress, sei lá.

Já eu tento sempre resolver as coisas na boa. Vou me lembrar sempre de um jogo (D&D) que um amigo meu estava mestrando pra mim e mais um, no qual resolvi uma treta com um minotauro na conversa, e ainda consegui um amigo. Nesse mesmo jogo consegui tranformar um mercador inimigo em tutor, e ele me ensinou o Estilo das Espadas Gêmeas (ele era um Guerreiro).
 
Acontece que essa é a preferencia dos jogadores, eles não aguentam muito tempo sem dar porrada em alguma coisa...
Deve ser muita raiva acumulada, ou stress, sei lá.

Já eu tento sempre resolver as coisas na boa. Vou me lembrar sempre de um jogo (D&D) que um amigo meu estava mestrando pra mim e mais um, no qual resolvi uma treta com um minotauro na conversa, e ainda consegui um amigo. Nesse mesmo jogo consegui tranformar um mercador inimigo em tutor, e ele me ensinou o Estilo das Espadas Gêmeas (ele era um Guerreiro).

:DEntão é só jogar D&D que o problema está resolvido, mas mesmo assim se eles quiserem jogar com vampiros da pra usar os templates, (vampiros do D&D) ou qualquer metamorfo, neste caso vale o bom senso do mestre!:cerva:

Abraços!:abraco:

Erion (O mestre sem mesa)
 
Última edição:
D&D é sempre a solução quando o assunto é RPG heheheh

Sério agora... acho que boa parte do problema das campanhas inacabadas é o lance do "bah, que vontade de jogar tal coisa". Daí cancelam a campanha que estava em andamento, jogam duas ou três sessões dessa idéia nova, páram de novo porque não curtiram e assim vai.

No meu grupo a gente tem (ou tinha, porque a campanha acabou) a campanha principal e, de vez em quando, a gente tira férias dela (tipo agora, que vamos jogar Caçadores Caçados e provavelmente depois Dark Ages) e joga outras coisas, de preferência fora do D&D.

Eu só pretendo jogar D&D agora com a 4E, a não ser em jogos curtos, tipo três ou quatro sessões.
 
Então, estamos com uma saudade enorme de D&D, pois não temos mais os livros e nem os dados, que pertenciam ao outro membro do grupo que foi embora. No caso o Fëa empresta os dados, porém sem os livros fica foda...

Sério agora... acho que boa parte do problema das campanhas inacabadas é o lance do "bah, que vontade de jogar tal coisa". Daí cancelam a campanha que estava em andamento, jogam duas ou três sessões dessa idéia nova, páram de novo porque não curtiram e assim vai.

É bem esse nosso problema. Por exemplo, tinhamos uma campanha extremamente boa de Vampiro, na época da Revolução Industrial. Impressionantemente, era bem dosada de mistérios, drama e porrada. Até que, um dia, nosso mestre larga essa pra mestrar uma campanha pós-apocaliptica, completamente sem sentido e desprovida de história, que durou apenas uma sessão de jogo, e desde então nunca mais, até porque um dos jogadores se mudou. Por um milagre do destino, ontem reabilitamos essa campanha, por um pedido encarecido meu para o mestre, e já que conseguimos arranjar outro jogador. Porém essa foi a única exceção, e não sei quanto tempo irá durar também...
 
Última edição por um moderador:
Então, estamos com uma saudade enorme de D&D, pois não temos mais os livros e nem os dados, que pertenciam ao outro membro do grupo que foi embora. No caso o Fëa empresta os dados, porém sem os livros fica foda,¬¬



É bem esse nosso problema. Por exemplo, tinhamos uma campanha extremamente boa de Vampiro, na época da Revolução Industrial. Impressionantemente, era bem dosada de mistérios, drama e porrada. Até que, um dia, nosso mestre larga essa pra mestrar uma campanha pós-apocaliptica, completamente sem sentido e desprovida de história, que durou apenas uma sessão de jogo, e desde então nunca mais, até porque um dos jogadores se mudou. Por um milagre do destino, ontem reabilitamos essa campanha, por um pedido encarecido meu para o mestre, e já que conseguimos arranjar outro jogador. Porém essa foi a única exceção, e não sei quanto tempo irá durar também...

Nossa!!!8-O Vorvadoss vc está colecionando frustrações!!!
Que bons tempos venham para vc caro amigo!!!:mrgreen:
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo