• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que vocês acham do mundo no qual vivemos?

Maranwë

Usuário
O que acham dessa realidade feia que a gente vive nesse mundo hoje em dia?
Eu sei que parece meio sem noção essa pergunta mas vocês também procuram, não somente nas obras de Tolkien, como em outras obras fantásticas (ou obras próprias) uma "valvula de escape" para esse mundo e estranho e sem graça?

=P
 
Detesto pensar em como as coisas são. No mundo de Tolkien tem o lado do bem e o lado do mal, e são bem distintos. No mundo em que vivemos pode até ter o lado do bem e o do mal, mas o do bem é facilmente corrompido e o do mal não se assume. Políticos, por exemplo, estão lá teoricamente para fazer o bem, eles convencem alguns de que é isso que fazem mas sabem que fazem mal e de propósito.

Acho que não me expliquei bem. Estou com sono e tem gente conversando aqui (não consigo me concentrar). Qualquer coisa, conserto amanhã ^^
 
De fã pra fã, né? Vamos lá.

Pra mim, Tolkien não é válvula de escape não.. pelo contrário, tento extrair as coisas boas e úteis da obra para a minha vida, afinal, vc adquire muito experiência depois de ler mais de 1000 páginas....:D

O mundo em que vivemos hoje, apesar de toda a nossa alta tecnologia, somos os mesmos. Temos invenções, mas nossas necessidades fundamentais não mudam. Por exemplo, o celular pode ser o modelo que for... mas quando vc liga para casa, são as mesmas coisas que vc diz ("oi, tudo bem, como foi seu dia etc etc"). Inventamos as cadeiras, mas não fomos feitos para elas....depois de uma hora sentado, já dá aquela dor..:lol: Se fomos deixados no meio do deserto, não importa nossa idade, nossa língua, nosso sexo ou nossa raça, teremos o mesmo pensamento: "quero água". Quando se trata do essencial, somos os mesmos. Se considerarmos a história de Tolkien como uma Pré-História do nosso mundo... não somos muito diferentes dos hobbits ou dos homens, temos em nós um pouco de cada raça (até mesmo dos orcs, quando sentimos raiva, inveja, ódio).

Eu diria que mais que "fuga" desse mundo, cada vez que eu leio Tolkien, mais beleza eu enxergo aqui.. essa é que é a verdade. Porque ele me oferece algo: esperança. Tudo o que temos que fazer é decidir o que deve ser feito com o tempo que nos é dado,.. né? Só isso. Acho que não existem tempos difíceis, tempo "Armagedon". Sempre teremos dificuldades.. Tolkien, nesse caso, fornece a nós uma linda história em que a Amizade e a Perseverança são as grandes forças de um homem, não importa o seu tempo.:yep:

Tem um poeta americano (não me lembro o nome dele agora) que diz assim "Se quiser ver doçura e beleza em algum lugar, leve-as com vc". Isso resume como vejo meu mundo: Tolkien me oferece essa beleza e eu a levo aonde vou. :D
 
Quando abri o tópico sobre Automutilação, dizendo que me cortava como uma forma de escapar do mundo profano e miseravel em que vivemos, quase ninguém concordou comigo...
Mas eu uso da automutilção para escapar do mundo..
 
Pontos de vista variados e interessantes. Sexta-feira uma amiga disse que passou a semana refletindo sobre o mundo em que vivemos e disse que chegou a seguinte conclusão:
"Há um caos no meu interior, não consigo organiza-lo e ele parece bem verdadeiro. Tão verdadeiro que eu o recrio ao meu redor, na intenção de compreende-lo e organiza-lo."
Foi uma imagem perfeita para mim. Há momentos que me parece termos nascido como máquinas de criar problemas e ainda maximizar os que já existem. Ainda bem que são pouco momentos. Eu acredito em interação, acho que o ato de inspiração, obrigatório para a sobrevivência, já diz que não há fuga, tudo é permeado pelo ar, e quem ocupar esse espaço está comprometido com sua transformação, ou transmutação em algo melhor, se você acreditar que evoluir é natural. Por isso procuro respirar o melhor ar que eu puder e cuidar para manter uma respiração profunda, é assim que afasto a ansiedade. Também utilizo as idéias, inspirações de cada obra para tornar a minha vida melhor, não nego que já a utilizei como fuga.
 
Na maioria das as pessoas de nosso mundo real agem com ignorância levando a força resolver os problemas, nem sempre é força que resolve e sim conversa, veja esses ditadores que passaram neste mundo ou que ainda existem, a força é que manda um exemplo mais conhecido Saddan Hussein, faz ou morre, sem contar tortura, então as pessoas são obrigadas a cumorir as ordens por mais terriveis que sejam.
O islã obriga os homens matarem uns aos outros por causa de uma falsa promessa um grande reino no céu com muitas mulheres, riquesas, etc. Eu fugi um puco do tema, DESCULPEM.
Na terra média o mal que ronda tem suas horas de ataque e suas horas de cessar ataques, entretanto no nosso mundo é o tempo inteiro.
Veja o exemplo do Lígua de Cobra(não me recordo o nome do indivíduo), dando falsas idéias ao Rei de Rohan, negando a ajuda à comitiva do anel, embora separada, é isso o que acontece em todo mundo, até nas pessoas que estão aí pra fazer "justiça", exército, policia, bobeiros, em todos eles acontecem isso...
Se der um tiro para salvar a vida do outro, abre uma enorme sindicância pro cara se desculpar e se ele for o mais mal posicionado, exemplo soldado, ele se fode.
Eu fugi de novo do assunto, mas é nisso que eu penso antes de dar uma posição sobre temas como este, por enquanto eu estou incerto de uma opnião, depois eu a coloco.
Eu fujo deste mundo jogando jogos de guerra, pelo menos lá eu mato sem ter piedade imaginando que os inimigos são esses porcos que fodem com o mundo!!!!
 
Última edição:
Na maioria das as pessoas de nosso mundo real agem com ignorância levando a força resolver os problemas, nem sempre é força que resolve e sim conversa, veja esses ditadores que passaram neste mundo ou que ainda existem, a força é que manda um exemplo mais conhecido Saddan Hussein, faz ou morre, sem contar tortura, então as pessoas são obrigadas a cumorir as ordens por mais terriveis que sejam.
O islã obriga os homens matarem uns aos outros por causa de uma falsa promessa um grande reino no céu com muitas mulheres, riquesas, etc. Eu fugi um puco do tema, DESCULPEM.
Na terra média o mal que ronda tem suas horas de ataque e suas horas de cessar ataques, entretanto no nosso mundo é o tempo inteiro.
Veja o exemplo do Lígua de Cobra(não me recordo o nome do indivíduo), dando falsas idéias ao Rei de Rohan, negando a ajuda à comitiva do anel, embora separada, é isso o que acontece em todo mundo, até nas pessoas que estão aí pra fazer "justiça", exército, policia, bobeiros, em todos eles acontecem isso...
Se der um tiro para salvar a vida do outro, abre uma enorme sindicância pro cara se desculpar e se ele for o mais mal posicionado, exemplo soldado, ele se fode.
Eu fugi de novo do assunto, mas é nisso que eu penso antes de dar uma posição sobre temas como este, por enquanto eu estou incerto de uma opnião, depois eu a coloco.
Eu fujo deste mundo jogando jogos de guerra, pelo menos lá eu mato sem ter piedade imaginando que os inimigos são esses porcos que fodem com o mundo!!!!

Gríma, Língua de Cobra.

Falta um pouco de Fantasia neste mundo, não sei... Não estou conseguindo me expressar direito... :roll:
 
Mundo em que vivemos....

Neste mundo não há fantasias como na terra média, a honra não existe.
No mundo em que vivemos, o ser humano não passa de um animal, que comete burradas levadas por este instinto animal (o egoísmo por exemplo).
Porém alguns não definem o ser humano como animal, e sim como praga da Terra... e bem... acredito que não deixamos de ser isso também...
 
O mundo de hoje está completamente "podre", se assim podemos dizer. Com rarissimas exceções, a maioria das pessoas se deixam levar pela ambição, egoísmo, dinheiro. É claro que precisamos de dinheiro, e precisamos de um pouco de ambição para conseguirmos melhorar de vida. Mas tudo tem seu limite. Hoje as pessoas fazem de tudo para conseguir o que querem, passam por cima de tudo e de todos sem se importar com nada, puro egoísmo. As vezes esse mundo me enoja, quanta falsidade, quanta hipocrisia que vemos hoje em dia, tanto pelos políticos, quanto pelas pessoas que estão proximas de nós. Falta humildade, falta honra, falta respeito pelo próximo, falta tudo para melhorar. Não creio que isso aconteça, não importa o quanto falemos, o quanto tentamos mudar, somos poucos os que tentar mudar esse mundo, e quem vai ouvir uma parte tão pequena desse mundo tão grande?!
Vejam o exemplo daqui do Brasil mesmo. A onda de criminosos que vem se seguindo a tanto tempo, assaltos e assassinatos acontecem com tanta frequencia aqui que da até raiva, nosso pais está entre os primeiros dos ranking dos que possuem mais violencia. Dificil acreditar que isso um dia irá mudar!! =/
 
Última edição:
Como o Lukaz disse, nosso mundo está podre!!

As pessoas nesse mundo, não querem saber de amizade, riqueza por merecer e etc. Querem saber apenas da falsidade e amizade quando lhes convém, riqueza por roubo, enganações e mais enganações.
Podemos ver políticos do Brasil: quando fazem algo que não presta (que é raro não acontecer), nos exploram moeda por moeda, quando fazer algo que presta (que é raro de acontecer), nos exploram mais ainda.


e etc, que já falaram
e principalmente o Lukaz, falo tudinho o que penso, e mais um pouco XD
 
Mundo em que vivemos....

Neste mundo não há fantasias como na terra média, a honra não existe.
No mundo em que vivemos, o ser humano não passa de um animal, que comete burradas levadas por este instinto animal (o egoísmo por exemplo).
Porém alguns não definem o ser humano como animal, e sim como praga da Terra... e bem... acredito que não deixamos de ser isso também...

:think:

Eu discordo somente na parte do instinto animal, os animais são mais racionais do que a gente eles só matam pra comer ou para se defender.
Nós matamos sem nescessidade ou por mesquinharias, na minha opnião nos somos uma raça defeituosa, sendo aperfeiçoada dia após dia, por isso nos matamos uns se desenvolvem primeiro, pois em vez de pensar como matar o próximo ele faz com Tolkien procura escrever suas fantasias, seria muito mais útil para o mundo pessoas assim do que assassinos.
E quem não tem uma vontade de matar alguem? Porem não somos perfeitos.
 
Tolkien praticamente sozinho tem sido uma inspiração de boas atitudes, de noções de honra, companheirismo, grandeza de espírito, amizade, construtividade, aceitação... Uma pessoa só portanto, não é pouca coisa diante de um mundo enorme e tão violento - O tempo/espaço da vida de Tolkien foi dos eventos mais brutais de nossa história, com perdas familiares, doença. No entanto, nós, que somos numerosos e em melhores condições de vida nos alimentamos de sua obra. Uma pessoa tornou possível essa façanha. É só considerar um sonho, uma possibilidade.
 
O mundo está todo errado.

Ordens, proibições, bloqueios: corra, faça, coma, beba, jogue, viva; mas não pense, não conteste, não ame.

Onde foram parar honra, lealdade, respeito aos outros e à natureza, e o bom senso? Foram para a Lua, cometeram suicídio, ou se isolaram nos (assim denominados) loucos?

E os ideais e sonhos que moviam as gerações anteriores? A liberdade, a paz, a igualdade, a justiça, foram enterradas? Onde estão as Rainhas da Humanidade?

Como diria meu ídolo, "o único veredito é vingança, uma vendeta, como um voto que não em vão, pelo valor e veracidade daqueles que, algum dia, vingarão os vigilantes e os virtuosos."
 
Nunca pensei que seria tão difícil tentar responder, mas vou tentar..

Pra mim, muitas pessoas esqueceram-se dos valores que mais importam na vida, esqueceram-se da dignidade, da honra, de uma infinidade de coisas...

O mal da humanidade se resume em duas palavras: egoismo e orgulho.. Tudo que não presta vem disso!
Por isso sinto-me como se não estivesse em casa.. Como se eu tivesse sido feita para outro mundo e sem querer vim parar aqui.. Isso dá uma angustia enorme e uma vontade de sumir..
Tolkien pra mim é uma idealização de um mundo melhor
.:yep:

(não terminei.. mas já tenho que ir pra aula xD)
 
O mundo é e sempre foi o mesmo mundo, tecnologias podem ser descobertas para facilitar nossas vidas e muitas coisas mais podem surgir, mas o homem não muda e o mundo sempre será a visão do homem, não importa o quanto tempo ainda temos de vida na Terra.
Civilizações vem e vão, mas parece que não aprendemos nada com o passado pq o que nos vale é o momento, e se a cada momento das dez coisas que fazemos seis são erradas ou incorretas para nós ou para as pessoas ao nosso redor, como esperar um futuro próspero e feliz, a resposta é um mistério que ronda nossas mentes des da invenção da fala e da escrita: "ESPERANÇA", sem ela não existe motivos para se viver nesse mundo de agônias e tribulações, ela é a unica coisa que temos para nos agarrar e tentar levar uma vida melhor, e a fantasia de Tolkien ou de outros autores é uma raiz de esperança, um motivo pelo qual temos que lutar para tentar continuar tendo esperanças não só no mundo, mas em nós mesmos.:think:

:DMas é bom lembrar que o mundo de Tolkien apesar de ser literariamente belo e maravilhoso foi criado com referências ao nosso mundo, pois de acordo com o próprio autor ARDA é aqui, e percebam que o mal de Arda é como o de nosso mundo (sedutor por ser o meio mais fácil de adiquirir o desejado e que corrompe tudo que toca), pois ele é terrível e nunca descansa e parece querer tomar á tudo e á todos!

Como diria alguns poetas: "Eu vejo o futuro repetindo o passado."
"Tudo está perdido, mas existem possibilidades." :think:
 
Última edição:
Fugir dos problemas nunca foi a melhor saída. Mas não posso negar que uso a leitura das obras de Tolkien como um escape, um modo de esquecer a vida, o mundo tudo. Quando estou lendo viajo pra TM. Esqueço de tudo que existe no mundo. Nada que seja prejudicial, afinal não vivo no universo Tolkieniano mais do que alguns minutos por dia. [É, eu leio bem pouquinho mesmo!]
Quanto ao mundo em que vivemos, existe uma música do The Offspring intitulada We Are One que exprime de uma forma bem legal a minha opinião sobre o "nosso mundo". Um trechinho da letra [vocês vão ficar felizes por apenas estarem lendo, e não me ouvindo cantar ^^]
We Are One, we are weak, we are gonna make ourselves extinct
Tecla SAP pra quem não entende muito do "ingrêis": Nós somos únicos, nós somos fracos, nós nos extingüiremos.[É mais ou menos isso, me desculpem a tradução porca xD ]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo