• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

ruims

"Mais uma cerveja!" diz o
Olá a todos.
Tolkien já sabemos que criou um mundo extraordinário, com mitologia, geografia, história, línguas, etc. etc.

Terá havido algum autor que se tivesse "aproximado" de tal esplendor e criado um mundo tão completo e credível? :think:
 
Última edição:
Olha, eu não conheço, talvez tenha, mas não conheço... Eu li um livro que eu gostei bastante do mundo dele, é totalmente diferente e engraçado, se chama Discworld, acho que é conhecido, achei bem legal o mundo que o cara invento...
 
ainda estou pra ler um livro assim...acho que miutos autores que escrevem ficcao historia tipo as cronicas do rei artur e o imperador recriam a realidade de uma epoca de forma muito convincente...a propria j.k.rowling fez um trabalho muito interessante com harry potter...

maaaass criar um universo inteiro como tolkien criou...um mundo novo cheio de detalhes...eu nunca vi um autor que fizesse igual ou melhor!!
 
Minha resposta está baseada na minha pequena experiência de leitura, mas enfim.. aí vai!:cerva:

Homero - Íliada e Odisséia
A forma como o autor grego descreve as batalhas as regiões, os detalhes de cada ação que ocorre, sem contar que seria como um filme da Mitologia Grega, onde deuses, semi-deuses e mortais interagem em diálogos, com excelente técninca narrativa acordos e lutas, faz com que tenhamos uma visão quase fotogênica de tudo o que acontece.

Dante Alighieri - Divina Comédia
O Paraíso, o Purgatório e o Inferno são descrito de tal modo que às vezes explica por si mesmo o medo que as pessoas tinham de ir para o Inferno na Idade Média, época em que ele escreveu. Cheio de dramaticidade, repleto de descrições e mínimos detalhes, Dante aproxima-se dessa narrativa espectaular de Tolkien.

Walt Disney
Todas as personagens, toda a amizade entre elas e as várias histórias que cada uma compõe, de uma forma atemporal, faz lembrar sim o mundo fantástico do Professor. Apesar da SArda ter uma cerrta localização geográfica e haver uma conexão clara entre as personagens.. coloquei Walt Disney porque tamanha foi a invenção e criatvidade de ambos que ele sim, criou um mundo quase "real" de personagens animados.

Rowling
Sem menções à réplica (até porque eu não acredito nisso), acho que a escritora inglesa seguiu os passos de Tolkien, no que se refere a criar um mundo tão consistente e mágico como é nos livros do bruxo órfão. As personagens bem definidas, a localização geográfica bem determinada, e a constância de certas cenas faz com que seja um mundo quase tão perfeito como é o de Tolkien.
 
Eu acho que o C.S. Lewis, nas Crônicas de Nárnia, criou um mundo bem convincente. Não é a toa que ele era amigo do Tolkien xD.
 
Eragon, tem seus reinos e seu povo, tá certo que foi tudo baseado na obra de Tolkien, mas tem.
A Sétima Torre, um mundo tão diferente do nosso e ao mesmo tempo tão igual, cheio de detalhes.
Michael End criou a História sem Fim, outro mundo cheio de detalhes.
E tem muito mais que agora não me lembro:cerva:
 
Narnia é legal! Mas eu acho que a J.K Rowling foi muito feliz com a criação dela. Embora ela não tenha criado uma mitologia como no caso de Tolkien, mas pensou em tudo: dinheiro, esporte dos bruxos e até o que a gente ouvia falar sobre eles (as bruxas queimadas na inquisição, por exemplo) ela arranjou uma explicação no seu universo.
Hogwarts foi muito bem pensada e a história muito criativa. Inspirações à parte, Rowling conseguiu se aproximar em qualidade sim!
 
Narnia é legal! Mas eu acho que a J.K Rowling foi muito feliz com a criação dela. Embora ela não tenha criado uma mitologia como no caso de Tolkien, mas pensou em tudo: dinheiro, esporte dos bruxos e até o que a gente ouvia falar sobre eles (as bruxas queimadas na inquisição, por exemplo) ela arranjou uma explicação no seu universo.
Hogwarts foi muito bem pensada e a história muito criativa. Inspirações à parte, Rowling conseguiu se aproximar em qualidade sim!

É.... Até que a Rowling fez um bom trabalho, mas na minha opinião, ela não é nada comparada a Tolkien e Lewis... Os "mundos" que os dois fiseram ficaram bem melhores que o dela.
 
C.S Lewis, com as crônicas de Nárnia, na minha opinião, deixou de lado "um mundo todo", para focar pessoas. A Terra-Média é muito maior que o mundo do Armário (não estou sendo irônico...:mrgreen:).

Em mundos dos RPG's de mesa, em alguns casos, passam perto da TM. É o caso de Faerûn, de Ed Greenwood, no cenário Forgotten Realms.

Dante e Homero eu também admiro muito. Extremamente competentes, no mínimo, equivalem ao Tio Tolkien.
 
Creio eu que George Lucas criou um mundo(universo) que, não creio eu que possa competir, mas é bem complexo como as terras de Tolkien, no caso de Forgotten Realms Arcavius, creio eu que apesar de complexo, foi mais uma inspiração que tiveram os mestres do D&D no próprio Tolkien e não merece esse título, é claro que é complexo, mas se falarmos em ponto de vista ''inovador'' creio que George Lucas se enquadra melhor nessa descrição.
 
É.... Até que a Rowling fez um bom trabalho, mas na minha opinião, ela não é nada comparada a Tolkien e Lewis... Os "mundos" que os dois fiseram ficaram bem melhores que o dela.

Concordo plenamente com você, mas eu não quis dizer que Rowling é igual ou parecida com Tolkien e Lewis, só disse que ela foi criativa e a obra é bem pensada. Lewis e Tolkien em especial não tem nem muito o que falar. Dispensa comentários.
 
Acho que nenhum autor conseguiu ser tão bom quanto Tolkien... mas eu gosto das Crônicas de Nárnia, A Sétima Torre e Harry Potter...
Mas Tolkien está em primeiro lugar... sempre...
 
Tem um cara chamado E.R. Eddison que escreveu um livro chamado The Worm Ouroboros. O próprio Tolkien considera ele o melhor inventor de mundos.
 
Acho que Lewis Carrol também criou um espaço legal. Tanto em Alice no País das Maravilhas quanto em Alice através do espelho, o jogo de xadrez disfarçado, as palavras ao contrário, os animais e cartas de baralho que ganham vida, etc.

Tem outro autor que eu sou completamente apaixonada, Jostein Gaarder, eu viajo toda vez que leio 'O dia do Curinga'. A bebida púrpura, a lógica, a complexidade x simplicidade, a ligação das histórias, aquele calendário de cartas que eu acho perfeito, tudo!!!
 
Bom, Rowling conseguiu criar um mundo convincente na saga de HP. Não acho que o trabalho dela seja comparável ao de Tolkien ao que ela tenha o plagiado, mas isso não vem ao caso. A história do quadribol, as localizações, os objetos, ela pensou em diversos detalhes que tornam o mundo do bruxinho mais crível.

Não me lembro de outros autores que tenham criado um "mundo" assim. Gosto muito de ler romances policiais, e os autores desse tipo de livro não precisam ficar criando mundos diferentes onde aconteçam suas histórias.
 
Nossa o cara que fez Cronicas de Narnia que agora eu nao lembro o nome dele, nossa ele arrebentou tambem.

C.S.Lewis q por sinal era amigo do Tolkien; acredito q Phillip Pullman tambem criou um mundo fantastico tal qual ao de tolkien. Em breve lançara um filme chamado a Bussola de ouro q é o primeiro libro da trilogia, mas quem puder LER ANTES DE ASSISTIR seria MUUUUUUUUUUITO melhor
 
C.S.Lewis q por sinal era amigo do Tolkien; acredito q Phillip Pullman tambem criou um mundo fantastico tal qual ao de tolkien. Em breve lançara um filme chamado a Bussola de ouro q é o primeiro libro da trilogia, mas quem puder LER ANTES DE ASSISTIR seria MUUUUUUUUUUITO melhor

Isso Lele, é esse mesmo...e esse outro ai, o Phillip eu ouvi falar e to super ansiosa por esse filme, parece que vai ser bem interessante. E eu ja li o livro XD...não cometi o mesmo erro como fiz em SdA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo