• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D - Gasto de XP em magias e itens

Fazion

Yippee-ki-yay!
Bom tava lendo um tópico aqui e o Arcaivus comentou de gasto de XP na criação de armas.

Qual a opnião de vocês sobre esse gasto não só na criação de itens em geral, mas também ao conjurar magias?

Vale a pena manter essa regra?
Ou ficaria apelativo, visto que magias com gasto de XP tendem a ser poderosas?
E quanto a itens?
 
Bem, como o grupo tem direito de pedir tempo, em ON, entre as aventuras, eles poderiam se lotar de itens mágicos, pela metade do preço. Acredito que isso faria o nível de desafio do grupo subir bem mais rápido que os níveis. Se o mestre quiser usar ainda assim a regra do "sem XP", ele ai ter que ajustar os desafios de novo. Não que seja um problema irremediável, mas dá trabalho...
 
Eu aplico outra regra que criei, pq essa regra do D&D eu não gosto, uso uma regra que chamo de Efêmera onde o mago pode conseguir pontos de Efêmera capturando almas de seres vivos que derrota em combate, ai ele usa uma magia chamada Soul Trap quando quer capiturar a alma do inimigo e a aprisiona em um óbulo (recepitáculo) e assim pode usar essa energia para criar itens e magias!
 
Cacilda, tú formou uma escola de mago assassino!!!

:lol:HUAHAUAHUA Não é bem assim... os magos do meu cenário tem muita sabedoria e como existe uma grande guerra em andamento as ordens de magia os lestram com muito cuidado, prender a alma de um humano é um crime, e se o mago for pego será condenado, mas fazendo isso ele já se amaldiçoa, pois a alma do dito cujo lhe pertubará para o resto da vida em seus pensamentos, mas existem sim os necromantes e senhores das artes negras que fazem isso para aumentar o poderio!:yep:
E não é qualquer mago iniciante que possuí um óbulo e o conhecimento pleno sobre a Soul Trap, só os mais experientes é que tem pleno conhecimento e domínio dessa poderosa magia. E carregar um óbulo é sempre um risco, pq eles são muito cobiçados e frágeis!!!
 
Última edição:
Nem sou a favor, deveria ser banida essa regra, pq pra mim o mago demoraria bilhoes de vezes mais pra upar dq o resto do grupo, imagina um mago usando desejo e voltando ao nivel um hauhauahua, modo de dizer, mas se tivesse q pegar xp tudo denovo...sei la, pra mim é meio q injusto ja q da pra derrotar magos DE BOA...
 
:lol:HUAHAUAHUA Não é bem assim... os magos do meu cenário tem muita sabedoria e como existe uma grande guerra em andamento as ordens de magia os lestram com muito cuidado, prender a alma de um humano é um crime, e se o mago for pego será condenado, mas fazendo isso ele já se amaldiçoa, pois a alma do dito cujo lhe pertubará para o resto da vida em seus pensamentos, mas existem sim os necromantes e senhores das artes negras que fazem isso para almentar o poderio!:yep:
E não é qualquer mago iniciante que possuí um óbulo e o conhecimento pleno sobre a Soul Trap, só os mais experientes é que tem pleno conhecimento e domínio dessa poderosa magia. E carregar um óbulo é sempre um risco, pq eles são muito cobiçados e frágeis!!!

Caraleo! Otima imaginção!...


Bom eu acho que vale a pena manter a regra de gasto de XP para manter o equilibrio tanto do uso de magias fodas quanto também para um mago ter um bom motivo para se recusar a fazer armas mágicas "a torto e a direito". Mesmo porque ter um peronagem no grupo que saiba fazer armas mágicas seria complicado, o grupo ficaria muito over. Mantendo a regra os items mágicos continuam mantendo sua raridade o que é inmportante para o andamento do jogo.
 
Nossa já estava esquecendo, mas quanto as regras um mago ganha pontos de Efêmera conforme o nível do desafio da criatura, é claro que muitas podem variar conforme suas habilidades natas, fiz uma tabela e assim com muito bom senso eles criam magias e ítens magicos, mas a criação de qualquer artefato depende de três fatores: 1- material, 2-Efêmera e 3-ritual (que pode variar o tempo de criação conforme o poder do objeto criado) Os óbulos tbm tem que ser criados, e só a tarefa de criar um óbulo já é uma campanha bem perigosa, mas muito legal. Tais artigos são feitos em sua maioria de Cristais de Dite que só são encontrados nas cidades das profundezas como Hades e Bhaalkala, onde dizem jazer os mortos de um passado distante. Mas eles podem ser comprados com os mercadores de almas por um preço BEM JUSTO ou em troca de um favor!
 
Na verdade a importancia dos itens mágicos cairá drasticamente na 4E. Eu ouvi um podcast da Wizards com dois playtesters onde um deles fala que o guerreiro nível 10 com que ele joga não tem nenhum item mágico.8-O
 
No que se refere à criação de itens, no meu grupo nós adotamos uma alternativa para que o criador dos itens não arque com o XP na hora de criar um item para algum outro membro do grupo. Trata-se de um item, chamado Bola de XP (tosco e simples assim). Se algum personagem deseja que o mago crie um item, ele deve depositar o XP necessário na Bola, e só poderá fazê-lo caso tenha pontos sobressalentes suficientes (obviamente).

Mas eu acho bom isso aí que o Sky mencionou, de que na 4ª ed. essa coisa de XP vai cair fora e os itens mágicos serão menos importantes. A realidade é que atualmente têm-se item mágico para tudo, e se você tiver dinheiro suficiente, você pode tornar-se um pinheirinho de natal com capacidades absurdas.
 
Caraleo! Otima imaginção!...


Bom eu acho que vale a pena manter a regra de gasto de XP para manter o equilibrio tanto do uso de magias fodas quanto também para um mago ter um bom motivo para se recusar a fazer armas mágicas "a torto e a direito". Mesmo porque ter um peronagem no grupo que saiba fazer armas mágicas seria complicado, o grupo ficaria muito over. Mantendo a regra os items mágicos continuam mantendo sua raridade o que é inmportante para o andamento do jogo.


nisso o mestre pode se posicionar para q naum vire uma zona...só deixar os turnos de conjuração + concentraçao.
 
No que se refere à criação de itens, no meu grupo nós adotamos uma alternativa para que o criador dos itens não arque com o XP na hora de criar um item para algum outro membro do grupo. Trata-se de um item, chamado Bola de XP (tosco e simples assim). Se algum personagem deseja que o mago crie um item, ele deve depositar o XP necessário na Bola, e só poderá fazê-lo caso tenha pontos sobressalentes suficientes (obviamente).

O meu grupo também usa uma regra bem parecida de compartilhar XP.

Mas eu acho bom isso aí que o Sky mencionou, de que na 4ª ed. essa coisa de XP vai cair fora e os itens mágicos serão menos importantes. A realidade é que atualmente têm-se item mágico para tudo, e se você tiver dinheiro suficiente, você pode tornar-se um pinheirinho de natal com capacidades absurdas.

Putz, o Mike Mearls usou exatamente o termo pinheiro de natal pra comparar os itens mágicos da 3E pra 4E. Ele falou que os personagens da 4E serão sim pinheiros de natal. Mas o pinheiro de natal do Charlie Brown.

CharlieBrownTree.jpg
 
Muito bom saber dessa mudança na 4ª... agora fiquei curioso pra ler o livro quando sair. :think:

A realidade é que atualmente têm-se item mágico para tudo, e se você tiver dinheiro suficiente, você pode tornar-se um pinheirinho de natal com capacidades absurdas.

Mas alguém lembra aonde que tem falando sobre limite de itens mágicos?
Se não me engano rola algo do tipo, exemplo dos anéis, um em cada mão só...
Alguém se lembra? Estou no wórk e não tenho como pesquisar.... :osigh:
 
Um anel por mão, um par de braceletes, um cinto, uma capa ou um manto, uma coisa na cabeça, um par de botas e um amuleto. Se não me engano as gauntlets não podem ser usadas em conjunto com os braceletes, mas não lembro de cabeça.

Isso sem falar nas cumulações de bonus.
 
Muito bom saber dessa mudança na 4ª... agora fiquei curioso pra ler o livro quando sair. :think:



Mas alguém lembra aonde que tem falando sobre limite de itens mágicos?
Se não me engano rola algo do tipo, exemplo dos anéis, um em cada mão só...
Alguém se lembra? Estou no wórk e não tenho como pesquisar.... :osigh:

Um anel por mão, um par de braceletes, um cinto, uma capa ou um manto, uma coisa na cabeça, um par de botas e um amuleto. Se não me engano as gauntlets não podem ser usadas em conjunto com os braceletes, mas não lembro de cabeça.

Isso sem falar nas cumulações de bonus.



Ainda entro naquela de que vai do mestre, o mestre pode deixar 300 aneis por DEDO....ahuahuahuuauaha
 
Só avisando: essa regra de usar XP pra magias e itens mágicos cai fora na 4a edição.
ainda bem...era cálcule demais, tinha uma hora em que a gente parava tudo só pra fazer a conta de XP gasto pelos conjuradores na rodada u.u"
Na verdade a importancia dos itens mágicos cairá drasticamente na 4E. Eu ouvi um podcast da Wizards com dois playtesters onde um deles fala que o guerreiro nível 10 com que ele joga não tem nenhum item mágico.8-O
*__________* ainda bem²... eu detestava ter que usar uma porrada de coisas pra ter uma planilha decente. Ficava muito carregado, às vezes surgiam itens quase como as moedas em Mario Bros!

só lembrando q na 4ªediçao as mulheres sao obrigadas a jogar, com ou sem gasto de xp
? num entendi :dente:
Um anel por mão, um par de braceletes, um cinto, uma capa ou um manto, uma coisa na cabeça, um par de botas e um amuleto. Se não me engano as gauntlets não podem ser usadas em conjunto com os braceletes, mas não lembro de cabeça.

Isso sem falar nas cumulações de bonus.
e eu ainda acho muita coisa ¬¬
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo