• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Sandaime

a amada do Gandalf...
sim, e se ele NÃO tivesse criado o senhor dos anéis? para começo de tudo esse fórum não existiria,eu perderia grande parte da emoção da minha vida e seria uma pessoa como tantas outras... Que não gostam do sennhor dos anéis.Mas, enfim, e se se O senhor dos anéis nunca tivesse existido?:yep:
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Olha não sei, mas eu aprendi e comecei a gostar de muitas coisas depois dos livros de Tolkien, mas não sei se mudaria alguma coisa realmente importante pra mim...
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Perderíamos 3 coisas:

Uma grande saga que seria a origem da atual costa européia...digo, os Ingleses ficariam sem lendas de densa qualidade a respeito de seu surgimento. Temos lendas indigenas, os gregos sua mitologia.. os ingleses ficariam chupando dedo.

Perderíamos toda a idéia moderna que temos dos seres dos contos de fadas de séculos atrás, além das consequências que isso tem para a imaginação moderna, para a capacidade imaginativa de crianças e jovens que graças a ele não foi soterrada por elementos de alienação da atual sociedade (como o RPG, por exemplo, é um jogo que explora ao máximo a capacidade de criação do indivíduo). Resumindo, sem Tolkien, elfos, anões e raças desse mundo de fábulas estariam longe de nosso cotidiano.

E perderíamos um super filme, que mesmo não tendo sido fiel ao livro em muitas partes, em uma análise imanente, perderíamos uma super produção, com excelentes cenários, elenco e detalhes que jamais se viu em nenhum filme. Como musicista, afirmo veementemente, perderíamos uma trilha sonora quase infalível, de alta qualidade e acessibilidade.

Ou seja:
Pederíamos personagens únicos, histórias inesquecíveis, não conheceríamos Bilbo, Gandalf, ou a magia etérea dos elfos, nem mesmo o terror assombroso de Mordor com seus servidores...
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Perderíamos 3 coisas:

Uma grande saga que seria a origem da atual costa européia...digo, os Ingleses ficariam sem lendas de densa qualidade a respeito de seu surgimento. Temos lendas indigenas, os gregos sua mitologia.. os ingleses ficariam chupando dedo.

Perderíamos toda a idéia moderna que temos dos seres dos contos de fadas de séculos atrás, além das consequências que isso tem para a imaginação moderna, para a capacidade imaginativa de crianças e jovens que graças a ele não foi soterrada por elementos de alienação da atual sociedade (como o RPG, por exemplo, é um jogo que explora ao máximo a capacidade de criação do indivíduo). Resumindo, sem Tolkien, elfos, anões e raças desse mundo de fábulas estariam longe de nosso cotidiano.

Hummm
a europa não tem outros contos?
acho melhor dar uma pesquisada melhor^^""""""""

E não concordo nenhum pouco... eu só fui descobrir Sr. dos Aneis depois dos 15 anos de idade, sempre fui criativa, e sempre joguei RPG de Vampiro que não tem nada haver com Sr. dos Aneis^^"""


Perderiamos um clássico
uma boa bilheteria
mais não morreria por isso^^"""

Bjus
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Só pode afirmar que a Europa não tem outros mitos, lendas, história, etc., quem andou dormindo este tempo todo. :disgusti:

Mas há alguma zona do mundo com mais história que a Europa?

Ou então nunca ouviu falar de Avalon, Alexandre, Artur, César, Czares, Kaisers, Reis, Rainhas, Marco Polo, etc. etc. etc.

Era só o que faltava que a Europa dependesse de Tolkien para ter história...
Essa deve ser para rir :lol:
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

O mundo seria um lugar mais triste para se viver. =P

Olha, falando sério, esse mês na Super havia a mesma pergunta, só que em relação ao Star Wars. Creio eu que os efeitos da não-criação de SdA seriam parecidos, talvez piores. O mundo da fantasia iria perder muita coisa! Muitas obras tiveram pelo menos uma inspiraçãozinha em Tolkien.

Além disso, os filmes renderam muito, criaram inovações no cinema, mudaram a vida de todo mundo que trabalhou com eles.

E além da obra em si, há a comunidade de fãs. Sem SdA, a comunidade seria beeeem menor. Muita gente não teria dedicado boa parte de seu tempo às comunidades por todo mundo e muita gente amiga não se conheceria.

Tolkien mudou o mundo de muita gente. =]
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Tud seria mais sobrio e triste, primeiro o valinor não existiria e por aí vai...
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Coisas desse tipo não deveríam nem de longe ser imaginadas ou ditas. =B
Imagina, se não existisse, grande parte de tudo o que foi criado depois não existiria, pois muitas, muitas mesmo forar inspiradas nas obras do Professor!
... Também não existiria este fórum...
... Eu não teria começado a escrever o melhor livro da minha vida...
Ah, acho que seria uma tremenda perda de cultura no mundo, é isso!
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Só pode afirmar que a Europa não tem outros mitos, lendas, história, etc., quem andou dormindo este tempo todo. :disgusti:

Mas há alguma zona do mundo com mais história que a Europa?

Ou então nunca ouviu falar de Avalon, Alexandre, Artur, César, Czares, Kaisers, Reis, Rainhas, Marco Polo, etc. etc. etc.

Era só o que faltava que a Europa dependesse de Tolkien para ter história...
Essa deve ser para rir :lol:

Não começa a enfiar história em exemplos de Fantasias....:roll:

Mas Enfim, nossas vidas seriam TOTALMENTE diferentes
Concerteza, ninguem iria conhecer ninguem aqui ( A Não ser os ja conhecidos quando entraram no Forum )
e Bem, nao tem como explicar todas as consequencias...
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Não haveria RPG. 8-O8-O8-O8-O

Realmente minha vida mudaria drasticamente.
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Bem, seria uma pena que o mundo todo nao conhecesse a mente brilhante de tolkien, seu conhecimento e pq nao seus devaneios?
O Hobbit ainda estaria lá.. mas não teria a mesma graça nem o mesmo encanto..
O que seria do Silma?
Num contexto total não mudaria muita coisa.. os políticos continuariam roubando e criancas continuariam morrendo de fome..
Mas, por outro lado, eu, como muitos, não teria chorado de emoção no final do livro e do filme, não teria me encantado com esse mundo mágico, não teria me perguntado vaaaarias vezes se aquilo não poderia ser verdade *é de certa forma uma narrativa perfeita, lugares, etc*
Então vamos deixar as coisas como estão.. que Tolkien continue "vivo" pela eternidade, e que proporcione a outras gerações o poder de imaginar..
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Bom, faltaria muita coisa no mundo. Pois Tolkien criou um mundo diferente de onde pode-se tirar proveito de muita coisa: inspiração, verdade, moral etc. E sem isso talvez o que conhecemos hoje seria diferente. Não só em termos de literatura, filmes, RPG, mas de muitas outras coisas. Por que pelo simples fato de as obras dele não existirem, muitas coisas seriam modificadas.

É como se vc tivesse duas opções, escolhesse uma e acontecesse. Mas se vc escolhesse a outra poderia mudar não só o momento mas tudo ao seu redor.

(viajei legal...mas é minha opinão)
 
Última edição:
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Olha... se Tolkien não tivesse escrito O Senhor dos Anéis, muitas coisas seriam diferentes... pra mim, a mudança seria radical. Minha vida mudou depois de conhecer Tolkien... e não é modo de falar não. Aprendi muito com as obras dele, e eu tenho muito disso na minha personalidade...
Já para o mundo, existiriam mudanças também, tem muitas coisas que tiveram a influência de Tokien... por exemplo: para a alegria de uns, e tristeza de outros, não existiria Harry Potter...:mrgreen:
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

curz crdo, vira essa boca pra lá! :blah:

Primeiro de tudo iriamos perder um dos maiores classicos de todos os tempos!
e em segundo nos naum estariamos aki XD, Imagine só isso?
Isso é impossivel, graças a deus John pode escrever essas maravilhas de historias.!
 
Última edição:
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Olha vou ser bem sincera...prderiamos uma grande obra literária na minha opinião, que despertou vários tipos de interesses em diferentes pessoas, mas não atribuiria falta de criatividade, contos, rpg ou qualquer outra coisa aos livros dele não, pois que ue saiba tais estas foram inventadas inspiradas em diferentes coisas...talvez na vida decada um sim, mas não no geral...
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Olha vou ser bem sincera...prderiamos uma grande obra literária na minha opinião, que despertou vários tipos de interesses em diferentes pessoas, mas não atribuiria falta de criatividade, contos, rpg ou qualquer outra coisa aos livros dele não, pois que ue saiba tais estas foram inventadas inspiradas em diferentes coisas...talvez na vida decada um sim, mas não no geral...
 
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Não começa a enfiar história em exemplos de Fantasias....:roll:

Mas Enfim, nossas vidas seriam TOTALMENTE diferentes
Concerteza, ninguem iria conhecer ninguem aqui ( A Não ser os ja conhecidos quando entraram no Forum )
e Bem, nao tem como explicar todas as consequencias...

Não entendeu nada. :disgusti:

Era precisamente isso que eu queria dizer: muito antes de Tolkien, quer em termos de história, quer em termos de fantasia, mitos, lendas, etc., os ingleses já tinham muito para contar.

Aliás, Tolkien nunca escondeu as suas fontes, e as lendas e mitos do norte foram a sua maior inspiração. Para quem conhece mitologia nórdica e céltica, sabe que os ingleses provêm desses povos. As ilhas britânicas têm MUITO para contar.

Até diria mais: se Tolkien não vivesse em Inglaterra, nunca poderia ter inventado o Shire, e provavelmente, o Senhor dos Anéis seria muito diferente.
Sabem porquê?
Porque a Inglaterra respira história e tradição.

E isso, meus caros amigos, não se encontra em todos os lugares.
 
Última edição:
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

Só pode afirmar que a Europa não tem outros mitos, lendas, história, etc., quem andou dormindo este tempo todo. :disgusti:

Mas há alguma zona do mundo com mais história que a Europa?

Ou então nunca ouviu falar de Avalon, Alexandre, Artur, César, Czares, Kaisers, Reis, Rainhas, Marco Polo, etc. etc. etc.

Era só o que faltava que a Europa dependesse de Tolkien para ter história...
Essa deve ser para rir :lol:

Se a Inglaterra significa Europa para vc.. bem, meus comprimentos a sua Vossa Majestade Rainha...:lol:

É claro que a Europa é responsavel pelas histórias que temos hoje - história legendária, diga-se de passagem - , apesar de a Asia ter inicado tradições semelhantes muita antes desse continente aflorar e toda a sua cultura, especialmente os Sumerios (de quem é o primeiro épico existente, datado de XXX a C)8-O, os chineses e os hindus.

O que estou dizendo é que a mola propulsora de Tolkien para a criação desse universo foi conceder aos ingleses (costa oeste européia..Oxford, mais precisamente) uma origem, o Big Bang dos conterrâneos de Mr. Bean. Bem, elfos, anões, magos, dragões, homens.. e hobbits? Epa... mas e o hobbit, centro desa saga, ond estava nas histórias antigas... o primeiro personagem a ganhar história, o responsável pelo desenvolvimento dela? Pois é... nórdicos e celtas sem dúvida influenciaram Tolkien; apenas influenciaram, não tomaram conta de sua imaginação e delimitaram sua criativdade...resumindo: Tolkien queria mais um hobbit que um Arthur.

Quanto a sua boa piada em relação a Tolkien ser o responsável das histórias européias, digo apenas que bem, certamente ele não as criou, mas sim, ele é responsável por hoje termos essa idéia mais concreta e completa das raças do mundo fabular. Tolkien fundamentou as histórias e personagens (reis, senhores do mal, belas princesas, dragões, guerreiros, elfos, anões etc) fixados por Andersen, La Fontaine, Esopo entre outros... Ele não criou, mas ressucitou, com um restaurador que não açtera a obra original, mas dá novo tom e, portanto, forma e vida a uma obra antiga.

Hellchan
Ótimo que vc seja criativa.. guarde isso para si. Jamais disse a criatividade humana vem das obras de Tolkien:roll:. As obras do Professor tiveram como consequência, despertaram no ser humano, um jogo que permitisse a exploração ao máximo do individuo em sua capacidade criativa.. e não o surgimento disso quando vc joga, por exemplo. ORPG pressupõe criatividade, improvisação, construção de história de forma oral e em grupo... isso Tolkien resgata e isso devemos a ele. Independente se vc jogavam o Middle-Earth, o fato de vc estar jogando já é Tolkien em sua vida. sem vc nem saber... lindo, não?:D
 
Última edição:
Re: E se... tolkien não tivesse criado O senhor dos Anéis?

para a alegria de uns, e tristeza de outros, não existiria Harry Potter...:mrgreen:

Posso te mandar passear? :P
To brincando
to brincando^^""""

Essas pessoas q acham q HP é replica de SdA...
tsa tsa tsa
q decepção XD
hihihihihihi


Mais concordo quem historia e tradição não se encontra em qualquer lugar
ve o Brasil
pobre em cultura e tradição
e a pouca cultura e tradição, muitas vezes vem de fora há anos (sul)
ou ta sendo massacrada pela alienação, e o controle dos EUA...

Realmente, nisso o Tolkien foi "a" mulher, só que com bolas...

Lindë Farfalla
bonitas suas palavras, e respeito sua visão, mais ainda não concordo muito
^^"""
Mais acho que depois podemos conversar melhor essa visão via MP pra não sair mto do contexto do topico^^

Bjus
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo