Uma vez fiz um mago que:
- Derrotou sozinho um exército de cavaleiros fantasmas,
- Salvou a cidade de um grupo de guerreiros mercenários com uma magia,
- Derrotou quase sozinho uma invação dos Magos Vermelhos de Thay.
Eu admito, tudo isso foi uma droga e o jogo perdeu muito em qualidade e credibilidade, foi sem graça. De quem é a culpa? Do jogador "overpower", do mestre que não soube criar desafios adequados e também não usou corretamente as regras que tinha à sua disposição, ou do próprio sistema de regras? Ou até do grupo que quer jogar um tipo de jogo/história usando um sistema que não serve pra tal(isso acontece muito no caso do D&D)?
Eu pessoalmente não acredito nessa de "jogador overpower", no sentido de alguém que use as regras corretamente e acabe estragando o jogo. Isso não faz sentido. O jogo é pra ser jogado usando aquilo que está nos livros. Se isso incomoda você como mestre, o problema não é do jogador que utiliza ao máximo as regras, o problema é com você mesmo.
Seria como reclamar de alguém que sempre vence no xadrez: "Que chato, você sempre da cheque-mate com a rainha, a rainha é muito forte, assim não tem graça, porque você não usa outras peças, seu overpower". Falar isso é absurdo, no xadrez e no RPG.
Acredito sim em mestres ruins, regras ruins, ou pessoas que jogam juntas e têm estilos diferentes e propósitos diferentes ao jogar RPG, e infelizmente não se dão conta disso e acabam tentando impôr seu gosto ao jogo em detrimento do gosto do outro, tentam "consertar" o jogo do outro.
Eu lhe aconselho a jogar com pessoas que têm o mesmo estilo que o seu, fica tudo mais fácil. Se não for possível, então acredito que o mestre deva sempre se adaptar ao estilo da maioria dos jogadores, e não tentar impôr seu estilo ao grupo. Se você, no fundo no fundo, mestra "pra si próprio", então parceiro, aconselho a rolar um personagem e deixar a cadeira da ponta da mesa pra outra pessoa.