• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Natal sem Papai Noel

A Arlequina

Sumida e inconstante
Natal sem presente, sem árvore e sem papai Noel é Natal???
Pois é, acho que sim.Pelo menos por aqui.Nós aqui em Belém do Pará temos uma espécie de Natal,uma festividade que acontece perto do dia que comoemoram como o dia da padroeira do Brasil.Segundo domingo de outubro:Círio de Nsa. Senhora de Nazaré.
Neste domingo,mais de 2 milhões(tenho quase certeza desse número,porque a transladação,uma das procissões,que precedem a maior,que ocorre no domingo,tinha bem mais que um milhão) seguem uma berlinda,com uma imagem achada por um pescados, Plácido, num igarapé.Ela foi levada p/ a capela ,mas, pasmem no outro dia ela amanheceu no mesmo lugar.E isso acontecia várias e várias vezes.Resolveu-se então,fazer uma capela p/ ela.A capela virou hoje a basílica daqui.
Pois sim, por mais de 2,8 km segue essa romaria,com uma corda atrelada nela,pagadores de promessa, e acreditem,tem que se estar pagando promessa p/ acompanhar na corda.Enfim.
Dá p/ ver pelos números o tanto de gente que se mobiliza.Isso,falando somente das 2 principais procissões.Há umas 5, no mínimo,que ocorrem por fora,durante outubro.Círio fluvial, dos motociclistas,das crianças, Recírio(hoje é o Recírio,por isso eu tô com tempo p/ escrever tudo isso)...Não sei dizer quantas ao todo.Mas enfim...
Outubro inteiro se vive esse clima.Clima de Natal.No domingo,se reúne toda a família,se come muito,e muito bem, se tem os melhores sentimentos,porque mesmo que você não creia,é impossível ficar alheio a um espírito desse...
Enfim, é o que chamam do Natal do paraenses, só que sem os presentes, o que torna tudo ainda mais divertido.
Nunca escrevi tanto,e tão pouco.Talvez eu tenha convencido alguém a vir por aqui ver tudo isso.

Mas antes do fim,mais uma coisa.Acho que esse mes é o mês com mais feriados do nosso calendário.E nenhum dele é oficial, fora o de segunda,após o domingo do Círio.Mas procura alguém na rua no Recírio p/ ver se tu achas!XD
Se tiverem interesse,tem uns sites interessantes!Aliáis,confirmei,realmente foram mais de 2 milhões esse ano!
http://www.ciriodenazare.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Círio_de_Nazaré
 

Anexos

  • Sem título 1.jpg
    Sem título 1.jpg
    80,5 KB · Visualizações: 17
  • Sem título 4.jpg
    Sem título 4.jpg
    108,8 KB · Visualizações: 18
  • CARTAZ_Cirio2007_2.jpg
    CARTAZ_Cirio2007_2.jpg
    23,1 KB · Visualizações: 21
Eu ainda vou conferir o Círio de Nazaré.
Adoro manifestações populares. Ainda mais de grande porte =D
 
Que inveja! Gostaria de ter aqui no RS manifestações populares como esta em Belém. Aqui o negócio e xópin, xópin, xópin, gastar, gastar, gastar... um saco.
 
Mas Rio Grande do Sul é outro lugar com características culturais bastante marcantes. É outro lugar que não conheço, mas tenho muitíssima vontade.
 
Eu também!As pessoas que eu falei dái do Rio Grande do Sul(meu pai, que foi criado lá, mas nasceu em SP, e acabou aqui....XD)têm bastante carinho pelas suas tradições.Tipo,eu fui criada tomando tereré ao meio dia(acho que esse é o nome dado p/ uma espécie de chimarrão preparado com agua fria).

E sobre Gramado....
É um lugar que eu pretendo ir um dia!Natal em Gramado é o mais próximo de um natal iluminado cinematográfico!XD
E com bastante chocolate!
 
Eu amo sul
mais como moro em Minas, não recuso um terere de vez em quando, porque aqui é muito calor pra chimarrão XD

Mais voltando ao natal.

Um dos natais mais lindos que presenciei foi em Curitiba.
Eu morei durante 13 anos em Londrina, e lá também era legal, pois tinha uma competição da cidade, e o prédio mais enfeitado e lindo era premiado. Então a gente passeava pela cidade, toda iluminada, com prédios com luzes, enfeites, nossa... era LINDO.
Aquilo também era natal!

http://www.schoenstatt.de/news2005/01/5t0190po-bra-londrina.php
Eu fui noviça aqui! Olha como é lindo^^

Agora, aqui em Minas... putz natalzinho pobre, é justamente isso que é um porre. É compras, e presentes, e só... :osigh:

Pena...

Mais eu ainda quero conhecer todos esses outras festividades de natal que vocês falaram^^
Quem sabe um dia...

Bjus
 
Pera lá, não sei se eu falei claramente,mas esse evento não ocorre na época do natal.Na verdade, só comparam com o natal pelo tamanho da mobilização da pessoas por aqui,que acaba parecendo muuuuuuuuuuito com o natal.Tipo,todas as casas tem pelo menos o cataz do ano do círio,ou coisas assim.Mas não é uma comemoração peculiar do natal.

Kurt,a Cavalhada é muuuito doida.Acho quue uma vez eu vi uma matéria sobre numa revista,e fiquei doida p/ ver!
É conversando assim que a gente vê que tem que passar uma vida correndo teu país p/ poder dizer que realmente o conhece!
 
Nós aqui em Belém do Pará temos uma espécie de Natal, uma festividade que acontece perto do dia que comemoram como o dia da padroeira do Brasil. Segundo domingo de outubro:Círio de Nsa. Senhora de Nazaré.
Padroeira do Brasil não é Nossa Senhora Aparecida? :ahn?:
 
Padroeira do Brasil não é Nossa Senhora Aparecida? :ahn?:

Tá doidão Snaga :lol:

Ele falou que seja lá o que for se comemora perto do dia 12 de outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida), segundo domingo de outubro, etc. :mrgreen:

De qualquer forma por aqui não tem cavalhada, mas tem cavalgada pelas praias, ou seja, um monte de cavalo deixando um rastro de "necessidades" pela areia.

Tem cada manifestação meio indigesta também por aí. :blah:
 
Acho que a unica manifestação aqui em Santos é o Reveillon na praia xP hueheuheu
Que a prefeitura leva 2 dias pra limpar todo o lixo que sobra na areia, e as praias ficam impróprias pra banho durante 1 semana ou mais. Coisa linda de se ver... heuheuehue
 
Dirhil disse:
Eu ainda vou conferir o Círio de Nazaré.
Adoro manifestações populares. Ainda mais de grande porte =D
Acho isso de uma riqueza cultural enorme.
Tenho demasiada vontade de ir em algum Cirio de Nazaré...
 
Que inveja! Gostaria de ter aqui no RS manifestações populares como esta em Belém. Aqui o negócio e xópin, xópin, xópin, gastar, gastar, gastar... um saco.
Não tem muitas manifestações populares mas tem umas legais tbm como a da semana farroupilha!
PS:sou de gravatai tbm :hihihi:

Eu também!As pessoas que eu falei dái do Rio Grande do Sul(meu pai, que foi criado lá, mas nasceu em SP, e acabou aqui....)têm bastante carinho pelas suas tradições.Tipo,eu fui criada tomando tereré ao meio dia(acho que esse é o nome dado p/ uma espécie de chimarrão preparado com agua fria).



E sobre Gramado....

É um lugar que eu pretendo ir um dia!Natal em Gramado é o mais próximo de um natal iluminado cinematográfico!

E com bastante chocolate!
É verdade pelo menos eu tenho bastante carinho e orgulho de ser gaucho:yep:
Gramado é d+ no natal então sem palavras e cada ano fica melhor... eu ja fui algumas vezes e cada ano melhora mais.
Se vc gosta de chocolate vc ia amar a CHOCOFEST é o maior evento nacional dedicado aos fabricantes de chocolates do Brasil e acontece em Canela e tem chocolate pra todo o lado é d+:D
:kiss:
 
Última edição:
Todos os natais que presenciei foram meio sem-graça, eu enfatizava demais os presentes :dente:
 
Todos os natais que presenciei foram meio sem-graça, eu enfatizava demais os presentes :dente:

bem,normalmente,eu também adoro esse aspecto do natal.isso me deixa com um leve peso na consciência,que carrego com toda a felicidade do mundo,quando ganho o que eu quero!:oops:

É verdade pelo menos eu tenho bastante carinho e orgulho de ser gaucho:yep:
Gramado é d+ no natal então sem palavras e cada ano fica melhor... eu ja fui algumas vezes e cada ano melhora mais.
Se vc gosta de chocolate vc ia amar a CHOCOFEST é o maior evento nacional dedicado aos fabricantes de chocolates do Brasil e acontece em Canela e tem chocolate pra todo o lado é d+:D
:kiss:


Chocofest????Isso deve ser o paraíso!!!!!!!!!!!!!!!!:cerva:O natal de gramado me atrai muito,mas esse festival...meu Deus!Eu iria engordar feliz!!!!!:yep:

To começando a gostar do sul!:hihihi:
 
Chocofest????Isso deve ser o paraíso!!!!!!!!!!!!!!!!:cerva:O natal de gramado me atrai muito,mas esse festival...meu Deus!Eu iria engordar feliz!!!!!:yep:

To começando a gostar do sul!:hihihi:
Vc ia adorar mesmo é chocolate pra todo o lado e o natal luz de gramado é d+ mesmo.
Quando vc esta la engordar é a ultima coisa q passa pela cabeça, pra falar a verdade só vem uma pergunta na cabeça...."oque eu vou comer primeiro"(:uau::hanhan::hihihi:)
Vou colocar o link pro site da chocofest:http://www.chocofest.com.br/
aki tem algumas imagens:
chocofest.jpg
chocofest.jpg
chocofest.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo