• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federais

Voce e contra ou a favor da implantacao do REUNI

  • Sim

    Votos: 10 52,6%
  • Nao

    Votos: 4 21,1%
  • Sem opiniao

    Votos: 1 5,3%
  • Esse povo nem sabe do que tá reclamando

    Votos: 4 21,1%

  • Total de votantes
    19
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Perdao Caros Amigos, Por Um Pequeno Deslize Comprometi A Enquete, Mas Vale A Seguinte Adaptacao:
Sim = Contra
Nao = A Favor

Obrigado, E Desculpe Pelo Erro.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Se você não postar um resumo do REUNI e a razão da controvércia, a Enquete já deu com os burros n'água.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

II - ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior;


Se alguém conseguir traduzir o que este parágrafo quer dizer, eu voto na enquete.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

o que dá a entender é assim: você passa no vestiba pra Jornalismo, aí ei, percebe que tá rolando uma disciplina legal de Filosofia lá em Florianópolis, aí você pode se matricular na disciplina e tal. Talvez com menos burocracia do que você já pode fazer hoje em dia, sei lá. Pelo menos foi o que eu entendi.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bem, o reitor da UFSCar aprovou, contra a vontade dos alunos e dos professores.
Pelo que eu ouvi falar, o único departamento que se declarou contra o REUNI foi o Departamento de Química (aka, o meu xD)
Hoje teve assembléia estudantil pra decidirem a favor ou contra uma greve... Mas eu não pude ir =x
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bem, o reitor da UFSCar aprovou, contra a vontade dos alunos e dos professores.
Pelo que eu ouvi falar, o único departamento que se declarou contra o REUNI foi o Departamento de Química (aka, o meu xD)
Hoje teve assembléia estudantil pra decidirem a favor ou contra uma greve... Mas eu não pude ir =x

Jesus do Céu... contra ou a favor do que? Alguém sabe explicar o que é o Reuni, ou tão se revoltando por revoltar?
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Minha irmã disse que na UFPR tão se revoltando pq a fila do RU vai ficar mais comprida :lol:
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

O que foi explicado aqui na UFJF é que os alunos não fariam mais vestibular para Jornalismo, por exemplo. Fariam vestibular para Humanidades (ou exatas, ou saúde) daí passaariam 3 anos fazendo um cuso genérico, no final saindo com um diploma de Bacharel em Humanidades. Daí, pelo IRA do aluno, ele escolheria qual carreira quer seguir e completaria o tempo do curso com as matérias específicas.
Sim, péssimo, né.
Nós aqui somos totalmente contra, mas o reitor está tentando impor o REUNI.
Ele se recusou a fazer a estender a discussão com a comunidade, daí agora o sindicato dos professores e dos funcionários estão processando ele.

Jesus do Céu... contra ou a favor do que? Alguém sabe explicar o que é o Reuni, ou tão se revoltando por revoltar?
Deriel, é um plano do governo federal de expansão universitária. Eu não sei se os números são iguais para todas, por isso vou falar só da Federal de Juiz de Fora.
Pra UFJF o REUNI preve um aumento de 83% no número de vagas e de só 20% no aumento das verbas.
A contratação de professores também é completamente desproporcinal. Passariam a ser 18 alunos para cada professor, ao invés de 12, como é hoje, fazendo com que surgissem salas de aula com 180, 200 alunos.
Eles querem implantar aquele modelo americana de mega-salas de aula e tal.
Tem alguma coisa no decreto também que fere aquele princípio do ensino/pesquisa/extensão, mas não sei explicar direito, só sei essas coisas mais centras do decreto.

Nós aqui invadimos uma reunião do Conselho Universitário, conseguimos atravancar a segunda, mas na terceira o reitor chamou um tropa de policiais pra conter os estudantes e evitar a manifestação. Vários dos conselheiros abandonaram a reunião mas o reitor impôs o REUNI do mesmo jeito e tal.
Não seise vai ter ocupação por parte dos alunos ainda. xD~
 
Última edição:
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Ahn... na boa. Isso parece coisa de UNE revoltado. Acho que terei que ler a Lei mesmo :roll:

Estudante universitário é tão... (ah, dane-se!) retardado. Sim, retardado.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bom, vindo do nosso inestimável Presidente, não me surpreende o fato de ter assinado um decreto que não explica como irão implantar, de onde virá o recurso e nem quanto tempo a tal elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%... mágica?
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

O que foi explicado aqui na UFJF é que os alunos não fariam mais vestibular para Jornalismo, por exemplo. Fariam vestibular para Humanidades (ou exatas, ou saúde) daí passaariam 3 anos fazendo um cuso genérico, no final saindo com um diploma de Bacharel em Humanidades. Daí, pelo IRA do aluno, ele escolheria qual carreira quer seguir e completaria o tempo do curso com as matérias específicas.

Bom, eu ouvi por aí que a USP (que tipos, é simplesmente a melhor aqui do Brasil) está pensando em adotar um modelo baseado nessa idéia (de você prestar vestibular para uma área e depois decidir a especificidade). Não sei até quanto isso é verdade, só sei que é maizomeno o que já acontece no exterior. Nas universidades norte-americanas, você vai define mais além no que afinal de contas vc vai se graduar (na realidade, parece que depende das disciplinas que você opta a cursar).

E não, eu não acho isso ruim. Eu acho ruim é você com 17 anos decidir que será jornalista, e aí cursar uma optativa de letras e descobrir que vc seria mais foda na segunda área do que na primeira, e ter que participar de um concurso burro como o vestibular NOVAMENTE só porque mudou de idéia.

De qualquer forma, ao julgar pelo que minha irmã comentou, a sensação que dá é que a maioria nem sabe exatamente contra o que está se revoltando :think:
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bom, vindo do nosso inestimável Presidente, não me surpreende o fato de ter assinado um decreto que não explica como irão implantar, de onde virá o recurso e nem quanto tempo a tal elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%... mágica?

É essa a revolta? Sério? Tão invaidando reitoria por isso? Por favor, voltem a falsificar carteinha estudantis que é melhor.

Eu li a Lei. Não diz nem desdiz nada. Por favor, mais informações além do "aumentar fila de bandejão". Por favor, tentem desfazer a imagem de universitário retardado, que tá dando a parecer.

Alguém, por favor, tem alguma base pra tal revolta contra o REUNI, cuja lei nem diz a que veio?
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bom, eu ouvi por aí que a USP (que tipos, é simplesmente a melhor aqui do Brasil) está pensando em adotar um modelo baseado nessa idéia (de você prestar vestibular para uma área e depois decidir a especificidade). :think:
Eu também concordo com isso de prestar vestibular pra ára e tal. O problema é essa coisa de você virar bacharel eh humanidades, por exemplo.
Segundo o que explicaram pra gente, esse Bacharel em Humanidades poderia não fazer a especialização e mesmo assim virar professor de história, ou português, ou jornalista, mesmo sem qualificação pra isso.

É essa a revolta? Sério? Tão invaidando reitoria por isso? Por favor, voltem a falsificar carteinha estudantis que é melhor.

Eu li a Lei. Não diz nem desdiz nada. Por favor, mais informações além do "aumentar fila de bandejão". Por favor, tentem desfazer a imagem de universitário retardado, que tá dando a parecer.

Alguém, por favor, tem alguma base pra tal revolta contra o REUNI, cuja lei nem diz a que veio?
O povo aqui tá puto por causa dessa história de bacharel interdiciplinar e por causa do possível sucateamento que essa entrada de alunos, sem verba, pode causar.
Nós estavamos protestando durante as reuniões do CONSU para que o reitor levasse a discussão a todos, nós queríamos um plebscito e tal.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bom, eu ouvi por aí que a USP (que tipos, é simplesmente a melhor aqui do Brasil) está pensando em adotar um modelo baseado nessa idéia (de você prestar vestibular para uma área e depois decidir a especificidade). Não sei até quanto isso é verdade, só sei que é maizomeno o que já acontece no exterior.
ah, mas a USP já é meio assim....
O aluno que quer fazer engenharia em São Paulo presta pra POLI, faz dois anos de matérias gerais para engenheiros e depois, baseando no rendimento, pode escolher que área que quer ^^'


Então, o problema mór do REUNI é que ele prevê o aumento do número de vagas para os cursos sem que haja estrutura pra isso (eu não sei como pretendem colocar mais gente nas salas de aula pequenas do AT3 da UFSCar u.u). E também, haveria a criação de cursos novos que a faculdade nem tem infra-estrutura pra oferecer...
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Então, o problema mór do REUNI é que ele prevê o aumento do número de vagas para os cursos sem que haja estrutura pra isso (eu não sei como pretendem colocar mais gente nas salas de aula pequenas do AT3 da UFSCar u.u). E também, haveria a criação de cursos novos que a faculdade nem tem infra-estrutura pra oferecer...
Pois é, eles querem dobrar o número de vagas aqui no ICH e implantar 8 novos cursos de graduação. Não existe nenhuma estrutura física e humana pra isso.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Mas não adianta muito fazer todo um auê apenas na facul de vocês. O decreto, tosco e nada elucidativo, está assinado. A não ser que algum deputado leve a questão para o plenário e altere o decreto por força da Câmara, não vai adiantar gritar com o reitor. A cajadada tá vindo de cima.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bom, vindo do nosso inestimável Presidente, não me surpreende o fato de ter assinado um decreto que não explica como irão implantar, de onde virá o recurso e nem quanto tempo a tal elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%... mágica?

:jornal:

Agora só falta tu postar por aqui que o REUNI é um projeto que estabelece o "passe todos, passe qualquer um" na Universidade para chegar a um nível elevado de conclusão média. Eu pergunto onde está a base para isso? Tcharam! Não tem nenhuma!

Peloamordedeus, o programa estabelece diretrizes a curto, médio e longo prazo.

Diretriz = "linha reguladora de um plano"

Ele tenta combater a evasão e ampliar a oferta de vagas.

Tanto que o aumento de VAGAS não pode ser desenfreado uma vez que o programa estima que no mínimo um professor deve haver para cada 18 alunos.

Voltando ao assunto "aprovação compulsória", o programa estabelece sim como isso pode ocorrer combatendo a evasão:

1) Assistência Estudantil (Bolsas)
2) Programas de Monitoria
3) Maior aproximação da Universidade com a rede básica de ensino


Quanto a implantação de alguns cursos "generalistas" não é algo que surgiu do nada, a maioria dos países cuja a educação é dita de "primeiro mundo" possui esse estilo, exemplo mais notável: França.

Quanto aos recursos, antes de ficar falando que não existe $$$ para isso ou aquilo, leiam a contraproposta de suas Universidades, geralmente elas estão publicadas em seus sites ou então :google:.

Sinceramente, eu não entendo como algo que não muda nada no orçamento de nenhuma universidade, não é OBRIGATÓRIO, não altera a autonomia de nenhum ente público, é um "plus" orçamentário e tudo o mais pode representar tanto fuzuê.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Mas não adianta muito fazer todo um auê apenas na facul de vocês. O decreto, tosco e nada elucidativo, está assinado. A não ser que algum deputado leve a questão para o plenário e altere o decreto por força da Câmara, não vai adiantar gritar com o reitor. A cajadada tá vindo de cima.
Não, a adesão das universidades é voluntária. E cada uma monta seu próprio projeto de adesão.

Quanto aos recursos, antes de ficar falando que não existe $$$ para isso ou aquilo, leiam a contraproposta de suas Universidades, geralmente elas estão publicadas em seus sites ou então :google:.
O aumento da verba é desproporcional, pelo menos aqui. A verba vai ser aumentada em até 20% em 5 anos, enquanto que o aumento do número de vagas começa com 60% chegando a 83% em 5 anos.
Mas o grande problema aqui aqui é que não existe recursos ffísicos pra isso. Não existe onde enfiar mais tantos alunos, sem falar que faltam carteeiras, professores... :blabla:
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Não, a adesão das universidades é voluntária. E cada uma monta seu próprio projeto de adesão.

O aumento da verba é desproporcional, pelo menos aqui. A verba vai ser aumentada em até 20% em 5 anos, enquanto que o aumento do número de vagas começa com 60% chegando a 83% em 5 anos.
Mas o grande problema aqui aqui é que não existe recursos ffísicos pra isso. Não existe onde enfiar mais tantos alunos, sem falar que faltam carteeiras, professores... :blabla:

A verba em custeio e pessoal é de até 20%, quer um exemplo de como funciona?

Olhe a proposta da UFMG, a primeira que o google me indicou:

http://www.ufmg.br/reuni/

A cada 100 novas vagas no vestibular, serão reservados, para custeio (montagem ou renovação de laboratórios de ensino, aquisição de equipamentos e material de consumo, etc.) recursos anuais de 500 mil reais, de tal forma que o custo total dessa rubrica será de 7,5 milhões anuais. É preciso deixar claro que tais recursos não se destinam estritamente aos programas de expansão, mas a todas as atividades de ensino daqueles grupos que propuseram a expansão. A esse valor, deve-se agregar uma quantia destinada a dar condições à expansão na pós-graduação. Como serão necessárias 1.500 novas matrículas, estão sendo alocados, para essa atividade, 1,5 milhões de reais. Tais recursos seriam alocados da mesma forma já mencionada: a maior parte em uma repartição eqüitativa entre os 15 projetos e uma fração menor, proporcional à complexidade de cada um deles.
Dos recursos do REUNI, 5,5 milhões serão agregados à parcela do orçamento da UFMG destinada às unidades acadêmicas e distribuídos conforme os critérios estabelecidos para o seu rateio entre as unidades acadêmicas. Finalmente, um total de cerca de 10 milhões de reais constituirão um fundo para necessidades emergenciais, que deverão ser preferencialmente empregados na recuperação das áreas físicas da Universidade e, sendo necessário, na construção de espaços necessários ás atividades de ensino. Convém aqui realçar que os 13 milhões que a UFMG receberá quando da aprovação de seu projeto serão integralmente utilizados na construção de espaços necessários á expansão.

Ou seja, se a sua Universidade não possui um Planejamento, uma contraproposta que seja eficiente, o problema não seria com o Reuni em sí, mas com quem admnistra ela mesmo...

Inclusive porque além dos 20%:

Reuni disse:
Além desse acréscimo no orçamento permanente da instituição, ainda haveria a concessão de um montante inicial, para financiamento de gastos com infra-estrutura, destinados a viabilizar a expansão prevista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo