• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Ahhh
se for assim, todos tem que influencia do religião celta antiga, lá que há milhares de anos também se falavam de bruxos, e seres maravilhosos.
Acho que não tem nada haver. Estamos em um mundo que nada se cria, apenas se plagia XD
E quem plagia da melhor forma, ganha mais!
XDXDXD

Bjus
 
Almarë, lië!

comparar os dosi é incoerente..ela escreveu sobre um bruxinho..em um colégio...Tolkien criou uma nova mitologia! Milhares de anos de história, várias línguas, povos, guerras, histórias...não tem comparação.

Uhm... Incoerente não é... As duas obras, por mais díspares que sejam, se enquadram em literatura fantástica, hehe
E não são, nem de longe, excludentes. Muita gente que gosta de um, gosta do outro, e os "gostar" não se misturam, nesse ponto sim, cada obra tem seu público que se convergem, em alguns casos.

Agora, financeiramente ambos trazem muita grana; mas pela mídia e pelas estratégias de marketing, penso que Harry Potter foi (e tem sido) mais bem explorado.
 
Tolkien, é óbvio.
É só pensar que sua obra entrou pra história. Desde que foi lançado quantas gerações não se encantaram com o mundo que ele criou.
Já Harry Potter, quem pode afirmar que não é só uma febre, que não vai ser esquecido um dia?
 
Bom
pelo que me consta, querendo ou não Harry Potter ja entrou pra historia
Acho que ser mais rica que a rainha da ingleterra deve contar pra historia XD

Eu não to defendendo o Harry Potter
só acho besteira falar que é pior ou melhor

Eu adoro os dois
Tenho a coleção dos dois
^^

Bjus
 
Eu gosto dos dois... Se fosse para escolher um pela obra sem a menor duvida seria Tolkien.
Mas a não posso negar que Harry Potter é um fenomeno de vendas, tanto que meses antes do lançamento dos livros, principalmente os ultimos, já tinham muitos exemplares vendidos. A Rowling em pouco tempo se tornou mais rica do que a rainha da inglaterra, como Hellchan disse. Isso pode ser tambem da epoca que as obras foram lançadas.
Em termos de economia acho que ela está bem a frente de Tolkien.

________________

www.upthemind.weblogger.net
 
Última edição:
Bem... Eu sou fã das duas séries, não acho que devam ser comparadas como obras, já que são bastante dispersas, mas qm procura cabelo em ovo... acha. Se comparadas por um ângulo financeiro, Tolkien é mais duradouro, pois é antigo e continua rendendo, Rowling foi uma verdadeira explosão, o q fez render muito dinheiro em pouco tempo, mas não há garantia de que essa febre se prolongue muito. Ao fim da ópera acho q apostaria minhas fichas em Tolkien, apesar de não garantir acerto, por não saber quanto tempo mais as obras dele suportariam no topo.
 
Tolkien é mais duradouro, pois é antigo e continua rendendo, Rowling foi uma verdadeira explosão, o q fez render muito dinheiro em pouco tempo, mas não há garantia de que essa febre se prolongue muito. Ao fim da ópera acho q apostaria minhas fichas em Tolkien, apesar de não garantir acerto, por não saber quanto tempo mais as obras dele suportariam no topo.

Concordo.
Por isso disse que ficaria investindo em HP a curto prazo =D Seria uma forma de ganhar lucro garantido _rápido_ pra depois SIM, investir no que se gosta de forma *competente* e e bem embasada. Não é pra fingir ser um investidor?

Acho que condenar o site que fez a pesquisa é totalmente fora de questão, - CARAMBA - não é um site de fãs ou pesquisa literária: não estão discutindo valor textual caspita. É um site de economia, não tem sentido levar a sério pro outro lado de 'quem é melhor', é como brincar de banco imobiliário. (noooooossssssa, isso é velho 8-O rs)
 
Uhm... Incoerente não é... As duas obras, por mais díspares que sejam, se enquadram em literatura fantástica, hehe
E não são, nem de longe, excludentes. Muita gente que gosta de um, gosta do outro, e os "gostar" não se misturam, nesse ponto sim, cada obra tem seu público que se convergem, em alguns casos.

Agora, financeiramente ambos trazem muita grana; mas pela mídia e pelas estratégias de marketing, penso que Harry Potter foi (e tem sido) mais bem explorado.


Eu digo nas "proporções". HP explora um colégio, uns personagens, e só. Tolkien explora um mundo!

E sim, hoje em dia, HP bomba bem mais que o SdA na mídias, mas é graças à JK alguma coisa.
 
Acho que condenar o site que fez a pesquisa é totalmente fora de questão, - CARAMBA - não é um site de fãs ou pesquisa literária: não estão discutindo valor textual caspita. É um site de economia, não tem sentido levar a sério pro outro lado de 'quem é melhor', é como brincar de banco imobiliário. (noooooossssssa, isso é velho 8-O rs)

Uia, finalmente alguém aqui sacou o espírito da coisa :joy:
 
Ahhh
eu ainda acho que ficar muito falando da explosão de HP é uma forma sutil de condenar.
Afinal, se pegar por esse angulo, o Sr. dos Aneis fez o mesmo, mais ou menos na mesma época.
Afinal, pegar Liv Taylor pra fazer a Arwen só porque é um rostinho bonitinho, e um romance que praticamente só aparece no último livro, estender pra três filmes, não é totalmente Hollywoodiano?!?!?!

Ficar condenando HP financeiramente só porque HOJE é uma explosão, não significa que pra frente, não vai haver a mesma discussão. E também não duvido que daqui 50 anos possa acontecer outro livro famoso que vão comparar com Sr. dos Aneis e com HP.

É como eu disse, nada se cria, tudo se plagia XDXDXD

Eu sou contra esse site, não tem como ter comparação.
Até a linguagem de ambos são completamente diferentes.
Mais enfim^^""""

Bjus
 
Pô, Tolkien ganha tranquilo.Harry Potter é legal, tem histórias bem feitas e tal, mas as obras do professor são muito mais profundas.Há toda uma criação histórica, linguística e sei lá mais o que.O fato é que Tolkien criou um novo mundo, já Rowling apenas modificou algumas coisas já existentes.
 
hummm, meu primeiro post
bom votaria em tolkien, pois apesar de tbm gosta da jk rowling, prefiro a forma q ele escreve tipo vc viaja lendo pensa q tá dentro do livro, e o ultimo livro dela fico muito fraquinho tem horas q ele ficou muito vago, jah o sda, contos inacabados, silmarillion, etc tem uma riqueza extraordinária de detalhes
 
Hum, quem disse algo sobre os elfos da Rowling, bom, ela usou os elfos originais. Tolkien que criou os elfos como seres maravilhosos e tal. Antes do Tolkien, eles eram aquele ser feio que a gente vê, mesmo. o.o'

Certo e errado. Na mitologia nórdica, o termo "elfo" genericamente serve para designar anões, duendes, gnomos etc. Porém, geralmente ele é usado para designar os "elfos da luz", mais próximos dos de Tolkien, só que muito mais belos e poderosos. Você está certa no que diz respeito à esses elfos de Rowling serem os originais, porém os de Tolkien também o eram. A diferença está no que cada um escolheu para ser "o" elfo de seu mundo.

Como a explicação está meio vaga vou colocar um link para a página de onde tirei as informações:

http://www.ljosalfaheim.org/valholl/seres_elfos.htm
 
Certo e errado. Na mitologia nórdica, o termo "elfo" genericamente serve para designar anões, duendes, gnomos etc. Porém, geralmente ele é usado para designar os "elfos da luz", mais próximos dos de Tolkien, só que muito mais belos e poderosos. Você está certa no que diz respeito à esses elfos de Rowling serem os originais, porém os de Tolkien também o eram. A diferença está no que cada um escolheu para ser "o" elfo de seu mundo.

Como a explicação está meio vaga vou colocar um link para a página de onde tirei as informações:

http://www.ljosalfaheim.org/valholl/seres_elfos.htm

É, eu disse meio por cima mesmo. Obrigada por me complementar, Vorvadoss .
 
Com certeza absoluta é Tolkien, na minha opnião eu acho essa coisa de bruxo uma idotice, ou melhor, escola de bruxos.
Melhorando o post:
:think:É uma comparação meio idiota!!!
Apesar do dois autores serem europeus as idéias são totalmente diferentes, se há bastante mitos na europa eles se basearam neles e não copiaram as ideias um dos outros, aspessoas que preferem HP é pq não entendem o SdA.
Mas tbm depende do ponto vista das outras pessoas, eu prefiro Tolkien pq Rowling não sobe explorar o :blah:Harry Potter como Tolkien explorou o Senhor do Aneis, é a mesma coisa que comparar Deus com o Diabo, um cria o mundo e o outro quer difundir este mundo, comparações a parte.
 
Sem baixaria no tópico, por favor. Se quiser discutir faça-o educadamente, sem ofender ninguém moralmente, a não ser que sua argumentação não tenha nenhum conteúdo de verdade, nesse caso por favor nem poste. Poupa seu trabalho em escrever, o da administração em te dar bronca e o nosso de ter que ler esse tipo de coisa. Se olhar alguns posts acima vai aprender como expressar seu desafeto por Rowling sem ofender outros usuários.

Blá Blá Blá Blá Blá Blá

Não adotei esse nick desde 2001 para trocar gentilezas... ele existe para que eu exponha minha opinião...

Visite as listas de discussão da época e verá...

Infelizmente as pessoas que concordam e não são poucas, me dão feedback por email ou mensagem privada... ou seja, o politicamente correto não permite que as pessoas sejam naturais...

É minha opinião, não curtiu, siga para a próxima caixinha abaixo... não precisa respeitá-la nem a mim caso discorde, seja natural...

A palavra chave aqui é pluralidade de pensamento...

Harry Poter não é comparável com LOTR

Um é um ser, um personagem e uma obra limitada no tempo e na geografia...

O outro é um universo inteiro, com centenas de personagens... algumas dezenas deles fortes o bastante para por si só gerarem obras inteiras...


É dificil até entender em que ponto os livros se tornam comparáveis ?

Por serem ficção ? Compare-o com as obras dos irmãos Wachowski... ou com a obra de Clark

Por conterem magia ? Compare-o então com Constantine....

Por terem crianças ? Compre com "A Vida é Bela"

Confesso que ser o Língua de cobra me torna um mala...
 
Eu concordo com quase tudo que a camila* disse. A Rowling se inspirou em vários livros para escrever o Harry Potter e criou algumas coisas a partir de outras. Mas eu gosto dos livros dela, apesar de preferir os livros do Tolkien infinitas vezes. Não tem nem comparação entre os dois, os livros do Tolkien são infinitas vezes melhores!
 
Melhorando o post:
:think:É uma comparação meio idiota!!!
Apesar do dois autores serem europeus as idéias são totalmente diferentes, se há bastante mitos na europa eles se basearam neles e não copiaram as ideias um dos outros, aspessoas que preferem HP é pq não entendem o SdA.
Mas tbm depende do ponto vista das outras pessoas, eu prefiro Tolkien pq Rowling não sobe explorar o :blah:Harry Potter como Tolkien explorou o Senhor do Aneis, é a mesma coisa que comparar Deus com o Diabo, um cria o mundo e o outro quer difundir este mundo, comparações a parte.

Deus e o Diabo, Tolkien vs Rowling, :think:, não concordo.
Só mesmo vindo de um uru kai.
 
Deus e o Diabo, Tolkien vs Rowling, :think:, não concordo.
Só mesmo vindo de um uru kai.

Bom eu falei comparações a parte, portanto eu não disse para concordar ou não, eu dei meu ponto de vista.
Você tem todo o direito para discordar mas pelo menos explique o motivo que você discord, é fácil dizer discordo mas o difícil é explicar o por que.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo