• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromir?

Pensando nas maneiras naturais e sanas que um pai tem ao tratar o filho, classificaríamos Denethor como louco. É incrível como que para ele Faramir não dá uma dentro, como ele trata Faramir com descaso, como ele exalta Boromir.

A pior parte é quando ele diz que preferiria que Boromir vivesse e Faramir morresse.

Afinal, que tipo de pai é esse que ama um filho e ignora o outro? Por que ele faz isso? Seriam Boromir e Faramir filhos de uma mesma mãe ou filhos dele próprios? Pode parecer bobeira, mas estas perguntas já me fizeram pensar bastante.

Podemos levar em conta que Denethor não mandou Boromir para a Sociedade por acaso, ele queria que seu filho levasse o Um à Gondor.

Outra pior parte é quando Denethor "se lembra" que ama Faramir e perde a razão, e ordena a seus súditos que queimassem Denethor e Faramir vivos, depois de supostamente achar que Faramir tivesse morrido em Osgiliath (Claro, quem iria reger o trono depois?). Graças a Pippin isso não aconteceu :cerva:

Bom, esta é a minha opinião quanto a Denethor e seu relacionamento com os filhos, tudo muito superficial.

POR QUE DENETHOR IGNORA TANTO FARAMIR? O QUE VCS ACHAM DA RELAÇÃO DELE COM BOROMIR?
:think:

comentem :D
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Faramir era o patinho feio, porque era o mais novo, o mais fraco e o menos talentoso.
Na versão alargada do filme, tem um discurso do Boromir que mostra que ele é um excelente comandante de homens. Mas o Boromir apesar de valoroso guerreiro, não tinha a sabedoria e a compaixão que tinha o Faramir.

Logo o Boromir tendo talentos e qualidades que saltam a vista, agradava mais ao velhaco do pai deles. Mas para mim os dois juntos eram a defesa de Gondor pois, apesar de diferenciados pelo pai, eram ambos amados pelo povo.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Por questão de temperamentos. Enquanto Boromir era um guerreiro e líder de exércitos nato, seu irmão Faramir era mais ponderado e menos impulsivo. Faramir era mais estrategista, Boromir era mais de ação na linha de batalha. Mas os dois admiravam-se e respeitavam-se; algo que Denethor não percebia, julgava os modos cortês como fraqueza e de pouca valia nos homens de Gondor naquela época funesta. Denethor tornou-se mais amargo após a perda da esposa e cabeça dura. Mesmo que ele reconhecesse a valentia de Faramir, não iria dar o braço a torcer. Era muito orgulhoso. Normal. Típico de um pai turrão.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Eu já vi isso acontecer muitas vezes entre pais e filhos. Eu creio que a questão é um pouco mais profunda do que isso, pelo que pude ver na vida real.

Os pais agem como se amassem mais aquele filho que é uma imagem de si mesmos. Que tem as mesmas qualidades e também os mesmos defeitos, que é como se fosse uma continuação do pai. Mas muitas vezes o aparente ressentimento pelo filho que lhe parece diferente de si é, na verdade, vergonha. Vergonha de perceber que seu filho é um homem melhor, mais sábio e mais valoroso do que ele mesmo. Já vi muito isso entre pais e filhos, e no fundo os pais sempre sabem que é esse o motivo, e que é a verdade. Algumas vezes, em algum ponto da vida, reconhecem isso e admitem isso para seus filhos. Outras não... mas bem, é isso que eu penso sobre o caso de Denethor com Faramir.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Por questão de temperamentos. Enquanto Boromir era um guerreiro e líder de exércitos nato, seu irmão Faramir era mais ponderado e menos impulsivo. Faramir era mais estrategista, Boromir era mais de ação na linha de batalha. Mas os dois admiravam-se e respeitavam-se; algo que Denethor não percebia, julgava os modos cortês como fraqueza e de pouca valia nos homens de Gondor naquela época funesta. Denethor tornou-se mais amargo após a perda da esposa e cabeça dura. Mesmo que ele reconhecesse a valentia de Faramir, não iria dar o braço a torcer. Era muito orgulhoso. Normal. Típico de um pai turrão.
Matou a pau, cara. Penso como você. Acrescento ainda minha opinião de que, após a morte de Boromir, Denethor se perdeu em seu luto. O baque foi muito forte. Afinal, ele perdeu seu filho preferido, o primogênito que o sucederia com o pulso forte que ele achava ser necessário para um governante de Gondor, e cuja força ele não via em Faramir (embora houvesse). Isso fez com que ele dissesse aquelas palavras amargas ao filho e o mandasse de volta a Osgiliath numa missão sem esperanças.
Arrependeu-se depois, mas aí seu arrependimento já estava entremeado com a loucura forjada pelo desespero que Sauron lhe incutiu através das visões do Palantir.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Eu concordo com o que o pessoal diz ai em cima...
O Boromir seria o "preferido" do Denethor, talvez por ser o primogenito, eximio guerreiro, etc e tal...
Esse tipo de coisa aconteceu muito em famílias de imperadores e reis durante toda a história da humanidade e até hj acontece...
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Pela questão da afinidade, Boromir era mais aparentado, em temperamento, com seu Pai.
Denethor II voltava-se para o filho mais velho, parecido com ele e herdeiro do cetro de Regente. Faramir não carregava as ambições do pai para com Gondor, mas antes disso aproximara-se de seres que perpassavam o "universo gondoriano", mas iam além. Isso desagradava Denethor II.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Pela questão da afinidade, Boromir era mais aparentado, em temperamento, com seu Pai.
Denethor II voltava-se para o filho mais velho, parecido com ele e herdeiro do cetro de Regente. Faramir não carregava as ambições do pai para com Gondor, mas antes disso aproximara-se de seres que perpassavam o "universo gondoriano", mas iam além. Isso desagradava Denethor II.

Até porque Faramir andava muito com Gandalf quando o mesmo estava lá por aquelas bandas... e tinha um conhecimento muito maior que seu pai e seu irmão sobre os costumes dos Elfos.
Eu sempre que penso nisso fico imaginando se Faramir já não tinha uma idéia de que mais cedo ou mais tarde seu pai teria que passar o trono para o Rei.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Creio que sim, acredito que ele tivesse ciência que isso aconteceria, e mesmo que soubesse da existência de um herdeiro de Isildur naquele momento.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

talvez boromir parecia-se (nao fisicamente ) mais com seu pai
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Bom... primeiro, varios elementos descritos no 1o post me parecem enganosos, ou melhor, provenientes do filme, mas nao descritos no livro.

Denethor nao era louco, mas um politico por excelencia, pronto a pagar com seu proprio sangue por sua terra.

Nao mandou Faramir para Valfenda pois esse era um trabalho de politica de Senhores, nao de principes adjacentes.

Dizem que Faramir foi mais forte que seu irmao, por nao ter aceitado o anel. Discordo. Boromir conviveu muito mais tempo com o anel, teve chance de toca-lo e mesmo asssim sua honra e nobreza falou mais alto. No fim, teria sido um forte lider, mesmo assim questiono se o suficiente para reistir as hostes de Sauron.

Faramir eh um bom diplomata e perfeito senhor para epoca de paz, Boromir eh um excelente guerreiro e lider de batalhas. Era entendivel a situacao de Denethor apos ver que seu sucessor, que talvez recuperasse as divisas do reino, morresse. No fim, ele tinha certeza de que faramir nao daria conta de manter a batalha e a defesa contra Sauron.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Bom... primeiro, varios elementos descritos no 1o post me parecem enganosos, ou melhor, provenientes do filme, mas nao descritos no livro.

Denethor nao era louco, mas um politico por excelencia, pronto a pagar com seu proprio sangue por sua terra.

Nao mandou Faramir para Valfenda pois esse era um trabalho de politica de Senhores, nao de principes adjacentes.

Dizem que Faramir foi mais forte que seu irmao, por nao ter aceitado o anel. Discordo. Boromir conviveu muito mais tempo com o anel, teve chance de toca-lo e mesmo asssim sua honra e nobreza falou mais alto. No fim, teria sido um forte lider, mesmo assim questiono se o suficiente para reistir as hostes de Sauron.

Faramir eh um bom diplomata e perfeito senhor para epoca de paz, Boromir eh um excelente guerreiro e lider de batalhas. Era entendivel a situacao de Denethor apos ver que seu sucessor, que talvez recuperasse as divisas do reino, morresse. No fim, ele tinha certeza de que faramir nao daria conta de manter a batalha e a defesa contra Sauron.

Espere, Boromir foi a Valfenda pois Não aceitava ficar enquanto Faramir iria. Isso é dito no SdA.

Faramir era tão bom guerreiro quanto Boromir, e tão corajoso quanto. Porém mais nobre e gentil.

Denethor era mais parecido com Faramir do que com Boromir, isso é dito no Retorno do Rei, não lembro o capítulo. Mas, dava mais atenção ao primogênito.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Também temos outro fator, Tolkien quis colocar a cultura medieval em seus livros, então existia um costume dos pais, onde o primogênito (ainda mais sendo homem) era o mais bem educado e amado na família, era também aquele que herdaria as propriedades do pai e sua honra e nobreza, para os outros filhos restavam a cavalaria ou a igreja.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Eu posso estar errada e me corrijam, por favor se esse for o caso, mas acho que Boromir era o primogênito, portanto sucessor natural, outros filhos então teriam menor importância na cabeçinha minúscula de Denethor, com a morte de Boromir e Faramir, ele caiu na real, ele não teria mais um sucessor um que continuasse a linhagem, ou talvez ele bebesse água só em copos de chumbo,e consequentemente ficaria louco mesmo,(brincadeirinha!)
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Mas vejam bem... durante muito tempo, os primogênitos eram naturalmente "escolhidos" para a preferência dos pais. Por se assemelhar ao mito europeu, principalmente a fase imediatamente anterior ao início da Era dos Homens, não seria completamente fora de lugar a preferência de Denethor II por Boromir.

A questão não deveria rondar o fato de Denethor amar mais Boromir, mas sim o fato dele desprezar Faramir.

O desprezo, creio, veio em grande parte da falta de foco de Faramir em coisas que um homem como Denethor II poderia achar indispensáveis a um bom governante.

Abraços.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Boromir era o mais velho e muito talentoso como já disseram em cima. Mesmo que Faramir também fosse tão talentoso quanto, os dotes de Boromir acabavam por ofuscar o mais novo, que muitas vezes ainda estaria errando e aprendendo enquanto o mais velho beirava perfeição.
Tem outros fatores como os primogênitos serem os mais queridos por serem considerados os sussessores, costumes de épocas e tudo mais. =]
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Diria que o desprezo para com Faramir, antes de mais nada, vem de seus contatos com seres (como Gandalf) que Denethor II considerava, no mínimo, inúteis - ou perigosos para Gondor.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Acho que ele ignora tanto Faramir pela sua personalidade. Por querer constituir uma família talvez, em vez de formentar e comandar armadas e guerras, por não ter tão entranhado em seu coração esse desejo de glória e poder que seu pai tinha e consequentemente o seu irmão.
Denethor, sendo Boromir o filho mais parecido com ele , talvez por ser o primogenito, dava a ele mais atenção, achava-o mais digno de carinho e admiração.
Só foi sentir o quão importante era seu filho, so foi talvez descobrir que era realmente seu filho assim como Boromir, que merecia seu carinho, depois que já estava quase morto, que sua linhagem acabaria.Neste momento parece que ele acordou de sua ignorância.
 
Re: Por que Denethor ignora tanto Faramir? O que vcs acham da relação dele com Boromi

Diria que o desprezo para com Faramir, antes de mais nada, vem de seus contatos com seres (como Gandalf) que Denethor II considerava, no mínimo, inúteis - ou perigosos para Gondor.

Eu também acho que a resposta para o tratamento dado a Faramair seja por essa linha.
Desde a época em que Aragorn era capitão de Gondor, sob o comando de Ecthelion, pai de Denethor, este alimentava sua desconfiança de que, mais cedo do que imaginava, o herdeiro de Isildur reclamaria o trono, e dessa forma perderia o direito de assumir a regencia, e consequentemente o poder também.
Gandalf, na épca de Ecthelion, dava muitos conselhos ao pai de Denethor, como não depositar esperanças em Saruman, entre outras coisas.
Denethor, deconfiando que o tal capitão, conhecido por outro nome (que ão me recordo agora), era na realidade o herdeiro de Isildur, e que estava ao lado de Gandalf, passou a achar que o mago estava tentando "passar-lhe a perna" e, quando finalmente assumiu a regencia de Gondor, passou a restringir as visitas do Peregrino à cidadela. Contudo, alguns anos mais tarde, o mago ainda visitava Minas Tirith, sob a proteção de Faramir.

Penso que Denethor acreditava que o contato frequente entre Faramir e Gandalf faria com que seu filho passasse a apoiar uma eventual reclamação do trono por parte do herdeiro. E com essa visão negativa que tinha do filho passou a desmerece-lo em todas as outras virtudes de Faramir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo