• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Mahtalë Tyarwion] Primeira Batalha - Povo de Rohan x Povo de Gondor

Status
Fechado para novas mensagens.

Menegroth

Bocó-de-Mola
Povo de Rohan x Povo de Gondor


  • Quem tinha o melhor exército?
  • Qual povo era o mais evoluido tecnologicamente e culturalmente?
  • Qual tinha a fortaleza mais fortificada?
  • Como deveria ser a vida em cada uma das cidades?
Para lembrar das regras, clique aqui.

Duração: Até 11/11/2007

Para melhor entendimento de sua argumentação, por favor, criem o post tendo como título o povo que escolherá para a sua argumentação e como subtítulo o tema escolhido.

Bom divertimento. :joy:
 
Última edição:
Gondor:

Ponto em questão: Qual era mais "evoluído" tecnologicamente e culturalmente.


Venho a ressaltar essa questão de evolução (tendo como conceito de "evolução tecnológica e cultural" a forma de difusão e formação de cultura e aparatos tecnológicos).
Sendo assim, baseado na construção histórica de Gondor como um todo, até mesmo sem esquecer do Reino dos númenorianos, em geral, coloco que Gondor se desenvolvera de forma mais plena que Rohan.
Tendo como ponto de partida o fim da Guerra da Ira (Primeira Era do Sol e da Lua), e o recebimento, como símbolo de Amizade e pela bravura dos edain, da Ilha de Númenor, temos então a questão da proximidade edain - eldar ali estabelecida.
Por meio desta, temos relatos nas obras de inúmeros artefatos tecnológicos construídos, manejados, e potencializados pelos edain. O uso dos palantíri, a evolução no cenário das naus, grandes navegações, técnicas de abordagem natural de terrenos, plantações, extrativismo, todos esses quesitos são desenvolvidos pelos númenorianos.
Ao serem exilados, por sua vez, a ruptura cultural sofreu um grande choque (que no entanto advinha de momentos anteriores, da radicalização de certos Líderes, e das influências de Sauron) ao confrontar a cultura dos povos de Endor, no entanto, os Fiéis, que por sua vez são os fundadores dos Reinos de Arnor e Gondor, mantiveram grande parte da cultura assimilada dos eldar de Eressëa - o que era uma reminiscência da cultura númenoriana.
A cultura númenoriana sobreviveu, mantendo viva uma tradição de milênios, enriquecida pelo contato com o belo povo élfico, e mesmo com momentos históricos decisivos, como a Guerra da Ira. O desenvolvimento tecnológico manteve-se, as fortificações em pedra, as construções fluviais, embarcações, o uso de aparatos bélicos desenvolvidos e embasados em culturas "evoluídas", todos esses quesitos pesam para o lado de Gondor.
O povo de Rohan, em contrapartida, vem de uma construção histórica um tanto quanto dispersa, reinos nômades do norte, de descência da casa de halleth, vagavam e mantinham relações comerciais com outros povos, mas nada de grandes assentamentos, fortificações, a não ser na própria cultura dos eorlingas (pensando já no momento de Eorl).
Desta forma, a própria cultura rohirrim sofreu grande influência númenoriana (leia-se de Gondor), e no momento em questão (já com a formação de Rohan em si) não poderia suplantar a tecnologia e a cultura de Gondor, nem em sua difusão, nem em bases.

Por enquanto, sem possuir argumentos contrários para atacar, atenho-me a isso.

Abraços.


Edit: Argumentação Valida (1 Ponto)
 
Última edição por um moderador:
Gondor:

Qual tinha a fortaleza mais fortificada?

Gondor.

-Orthanc era feita de pedra indestrutível e era propriedade de Gondor, embora Beren tenha entregue a Chave para Sarumam. Elessar retomou a chave de Orthanc, após a Queda de Saurom. Era cercada por um círculo de Rochas, chaamda Isengard, onde Sarumam acabou ocupando e traindo Gondor, usou como sua fortaleza.


-Minas Tirith possuía Sete Muralhas (fora Rammas), sendo uua primeira Muralha Negra, indesdrutível. Feita do mesmo material de Orthanc, onde NADA conseguia ferir a muralha.
Minas Tirith também Aguentou o maior ataque da Guerra do Anel, onde Saurom enviou masi de quarenta mil soldados.
Seu portão, após ser destruído pelo aríete de Mordor, foi reforjado e foi feito com Mithril e Aço.


E como se não bastassem essas duas Maravilhas de Arda, o Forte da Trombeta, a maior fortaleza dos Rohirin, fora construída pelos Dunedain.:roll:

Edit: Argumentação Valida (1 Ponto)
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Rohan

Quem tinha o melhor exército era Rohan. Ou seja, eles tinham um exército com ótima qualidade. A questão da diferença entre os Rohirrim e os Gondorianos é pelo simples fato da qualidade. Pelo que se percebe, o exército de Gondor era mais numeroso, mais armado, com uma estrutura de armaduras que os protegiam muito bem; ao contrário disso, havia Rohan e os Rohirrim, que montavam em seus cavalos, e de lá de cima poderiam facilmente, com sua habilidade, lutar, mesmo em menor número, com espadas e flechas. Driblavam os adversários com seus cavalos e os matavam. Tanto são os melhores em qualidade, ou em melhor exército, que se não fosse por eles, Gondor provavelmente não suportaria aos ataques da Segunda Era do Sol. Foi a habilidade e a qualidade do exército de Rohan que deu o pontapé inicial para que pudessem ser classificados, por mim, como o melhor exército.

Edit: Argumentação Valida (1 Ponto)
 
Última edição por um moderador:
Gondor:


* Quem tinha o melhor exército?

Gondor, tinha uma imensa regiao, e cada uma com sua especialização, como Ithilien tem os melhores Arqueiros, Befalas tinha a melhor Cavalaria Pesada e Infantaria, Pellenor tinha a melhor Engenheria ( Catapulta, Balistas ), enfim, juntando todo esse exercito, alem de mais numeroso, era mais muito fortificado em questao de Tecnologia.

* Qual povo era o mais evoluido tecnologicamente e culturalmente?

Gondor, guardava muitas escrituras e tinha muitas bibliotecas, oque fazia a cultura subir imensamente ja na Tecnologia, os seus portões eram muito mais fortes, suas muralhas eram de pedras polidas, e tinha uma defesa absurdamente estrategica, ja que são 7 muralhas até chegar no Topo da Torre Branca, que por sinal, era a melhor forma de avistar qualquer inimigo.

* Qual tinha a fortaleza mais fortificada?

Como ja disse, Gondor tem uma estrategia de defesa de 7 muralhas, oque cansaria o inimigo até chegar ao Topo, facilitando a vitoria na defesa junto da Torre Branca, que avistaria qualquer inimigo que venha de longe.

* Como deveria ser a vida em cada uma das cidades?

Gondor, é um povo mais pacato, não tão guerreiros como Rohan, mas pego como base Minas-Tirith, já as Regioes de Ithilien e Belfalas, tem um povo muito corajoso e Guerreiro, o que ajudou muito na Guerra do anel.


Edit: Argumentação aceita = 1 ponto
 
Última edição por um moderador:
Como deveria ser a vida em cada uma das cidades?

Rohan

Apesar do reino ter vivido parte nas mãos de Sauruman ( língua de cobra que controlava o rei) Rohan proporcionava um lugar agradável para se viver. Cultivando os pastos, criando os cavalos e é claro aprendendo técnicas de guerra para formar seus exércitos. A cidade era bem organizada e a vida pacata, o povo de Rohan confiava em seu rei em seu exército e na proteção de suas vidas e terras por eles, logo viviam tranquilamente com seus afazeres. Tinham suas casas, seus filhos, seus cavalos, é claro que a vida dos nobres era diferente dos camponeses. No geral era um lugar agradável que proporcionava uma boa vida feliz, por isso os homens leais a Rohan, que tanto a amavam defenderam-na da ruína e por isso também seguiram seu rei e por isso o rei não queria deixar Rohan.


Edit: Argumentação aceita = 1 ponto.
 
Última edição por um moderador:
Gondor:

Qual tinha a fortaleza mais fortificada:

A despeito da incrível capacidade de manter-se perante ataques inimigos, natural do Forte da Trombeta de Rohan, as fortificações gondorianas, como Minas Tirith, ostentam-se num passado longínquo, onde os ofícios humanos foram aprendidos junto dos elfos, e suas habilidades com pedras eram incomparáveis naquele momento dentre os humanos.
As fortificações de Gondor eram, não só por natureza, mas por excelência (levando em conta o número de batalhas que sobreviveram) mais resistentes, fortificadas.
O Forte da Trombeta, apesar de incrível concorrente, se rompe com um dos grandes ataques da Terceira Era, no decorrer da Guerra do Anel, no entanto, Minas Tirith pôde manter-se firme mesmo após a maior batalha de toda Terceira Era.
O manuseio de pedras, e as estruturas arquitetônicas de Gondor advém, como dito, de um passado glorioso, e em sua maior parte desenvolvidos aos moldes élficos de grandes fortalezas das Primeiras Eras, vide Gondolin.
Sendo assim, notoriamente eram mais fortificadas que a arquitetura de Rohan, que em sua maior parte era feita na madeira, e não em pedra. Para elucidar melhor, além de Minas Tirith temos Minas Ithil, incrível fortificação, que mesmo tomada pelo Inimigo não demonstra sinais de fraqueza arquitetônica (questão em foco).

Edit: Argumentação aceita = 1 ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Rohan:

Todos sabemos que a cavalaria sempre foi imbátivel em batalhas campais, então Rohan é superior em exército, pois um batahão de cavaleiros pode muito bem dizimar milhares de homens em minutos, a cavalaria sempre foi temida na idade média e poucas vezes na história humana os cavaleiros foram derrotados por homens a pé. Fora que os os homens de Rohan já nascem encima de cavalos, suas perícias com esse tipo de luta são extraordinárias e nenhum homem de Gondor pode com um cavaleiro de Rohan.


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Gondor.

Gondor possuía sim o melhor exército. Pois não se conta com apenas Minas Tirith e sua infantaria. É dito, no capítulo de MInas Tirith os números e tipos de companhia:

Lossamarch= 200, mas era esperado 10 vezes mais, ou seja: 2000; Bem armados e com machados;

Vale do RIngló= 300 homens a pé;

Morthond=500 arqueiros;

De Anfalas não diz o número exato, mas parece-me duas centenas de homens parcamente armados;

Lamedon= Uma centena, que foram dispensados dos navios (ou seja, haviam mais);

Das Colinas Verdes= Três centenas de homens;

Dol Amroth= 700 soldados a pé, mais centenas de cavaleiros muito bem armados;

Eram esperados mais sodlados..que não foram para defender suas terras..ou seja, tinha no mínimo o dobro de soldados fora dali.

Aí saõ 3000 (que foram para MInas Tirith), mas o que tinha na cidade, que eram

Em Minas Tirith tinham cerca de 3000 homens, bem armados e com arcos poderosos.


Se contarmos agora, TODA Gondor, tinhamos cerca de vinte mil soldados, entre arqueiros, cavaleiros e infantaria. (chutando baixo...)

E não é SÓ números que vencem uma guerra. Gondor possuía armas e amraduras muito superiores as de Rohan. Isso é fato. Gondor chegou a compartilhar armaduras com Rohan, como auxílio. E os arqueiros de Morthond e de Ithilien eram famosos por serem muito certeiros. Os dunedain eram altos e vigorosos, mesmo em seu declínio.

Rohan salvou Gondor em Minas Tirith? Sim. Mas quantas vezes Gondor não salvou Rohan?:yep:


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Rohan:

Bom toda essa pompa Gondor não funcionou em Pelenor, Osgiliath foi tomada por um erro de comando, em um exército o comandante faz muita diferença, então Denethor foi incompetente deixando que o medo o tomasse quando os tambores anunciaram a batalha, enquanto o valente Theoden, comandou os homens de Rohan na cavalgada contra as forças de Sauron, resistindo bravamente e dando sua própria vida para salvar seus homens, o exército de Rohan nem se equiparava com o de Gondor em números, mas mesmo assim eles lutaram sem temer o inimigo que estava em número bem maior que ambos (Gondor e Rohan) a vontade e a liderança é que torna um exército imbátivel e não sua quantidade e suas armas, (podendo citar como exemplo os 300 de Esparta e Leônidas) sem coragem e um grande lider, um exército fica abalado e mal organizado, como em um tabuleiro de chadrez, do que adiata o poder das peças sem uma mente sagaz por traz do jogo!!!


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Gondor (usarei outros argumentos)

Denethor foi um grande comandante, e conseguiu deter por muito tempo o avanço de Saurom,embora sempre tenha lutado com menos forças que Mordor. Denethor RETOMOU Osgliliath, e fez dela um posto avançado para as tropas. Construiu Refúgios por Ithilien para emboscar tropas de Sauron e conseguir notícias de seus inimigos. Desta forma, pôde convocar os exércitos de Gondor (mesmo chegando a Minas Tirith com forças reduzidas) a tempo do ataque a capital de Gondor. Graças a sau vigilância, Minas Tirith foi salva.

Temos de levar em conta também, outro fator: Marinha. Embora Gondor, durante a época do Anel não possuía a mesma esquadra de tempos atrás, ond eos Reis navegantes conquistaram cidades litorâneas ao sul de Harondor, Gondor ainda possuía sim navios, e guardava como podia suas costas. Aliás, os marinheiros de Gondor, que subiram o ANduin junto com Aragorn, os Dunedain e os Feudos do Sul também salvaram Minas Tirith. Pois sem os Mil e Duzentos soldados que chegaram no meio da batalha, onde os cavaleiros de Rohan não conseguiam derrubar os Mumakis, Minas Tirith cairia. Graças a coragem dos soldados do sul de Gondor, que seguiram seu Rei até a capital, Gondor foi salva.

E outro lado ainda existe: Armas de Cerco.

Enquanto em Rohan, não é citada nenhum tipo de Balista, catapulta ou coisa parecida, Minas Tirith possuía fortes armas de cerco. Embora as máquinas do Rei Bruxo tinham um alcance maior, quando o exército de Mordor avançou, as catapultas Gondorianas fizeram com que Torres de Sitio inimigas conseguissem mandar soldados por cima de sua INDESTRUTÍVEL muralha. Já no forte da trombeta, os homens de Théoden não tinahm nada nem para impedir as escadas de Sarumam. :roll:


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Rohan:

Rohan não tinha frota por mera lógica, seu povo habita campos e colinas sem contato com o mar ou rios de grande extenção, quanto máquinas de guerra, e outros armamentos creio que não é necessário se vc com tais máquinas não consegue atingir um alvo móvel em grande velocidade como é a cavalaria (por isso é tão temida na idade média) a agilidade e mobilidade lhes fornecem um grande trunfo. Essas engenhocas só servem para defender fortalezas e para sitiar as mesmas e contra exércitos enormes com pouca mobilidade, fora que é indiscutível que Rohan possuí os melhores cavalos e cavaleiros de toda a terra média, seus homens são mais valentes e determinados, fiéis ao seu comandante nas piores cituações, enquanto os homens de gondor se amedrontavam com Sauron os de Rohan lutavam, ações valem mais que palavras em uma batalha, máquinas e armas podem ser quebradas, mas Tolkien veio demonstrar nessas lutas descritas que a vontade de um pode mudar tudo, imagine a vontade de um exército montado sem medo de morrer ou ser capturado, lutando para defender suas terras ou a terra de outros irmão s de armas. Theoden como líder dos exércitos foi o mais bravo homem que resistiu, ajudando seus irmãos que estavam decaidos e lembrando as antigas tradições de ajuda mútua, sem a batalha do forte trombeta, aquele batalhão de Uruks iria direto para Gondor e ai não ia mais haver Gondor nenhuma. O medo que caiu sobre gondor foi seu nêmesis, diferente dos homens de Rohan que lutaram sem temor ao lado de seu rei ( que é bom lembrar, tinha perdido um filho e nem assim se entregou a loucura, continuou firme no comando). Gondor com toda sua arrogancia nunca mandaria tropas para ajudar no forte trombeta, então o exército fraco e pequeno (no ponto de vista de Gondor) deu uma lição de moral aos que se achavam fortes de Gondor (o poder sobe a cabeça). Como Frodo deu uma lição para o mundo!


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem possuía o melhor exército?

Gondor.

Agora falarei do valor dos Dunedain. Os maiores inimigos de Saurom, desde a Segunda Era quando Ar-Pharazôn humilhou Sauron com seu poder, os soldados de Gondor eram fortes, altos e valentes. Mesmo com os maiores perigos e terrores (enquanto Rohan enfrentava dez mil sodlados, sem nada de especial, Gondor enfrentaram quarenta e cinco mil soldados inimigos, sem contar os Nove Nazgul e seu comandante negro), Gondor sempre resistiu. Faramir é um bom exemplo de um capitão de Gondor. Nobre, sábio e porém, muito valente e valoroso na batalha. Durante o cerco a Minas Tirith, os Cavaleiros de Imrahil fizeram uma forte surtida para salvar seu capitão Faramir. voltaram para as muralhas, graças ao sábio comando de Denethor. Após a loucura de Denethor, (causado pela sombra de Sauron, pois Denethor fez algo que poucos conseguiriam, que era usar o Palantir, mesmo com Sauron tendo o seu; Denethor gladiou com Sauron, e graças a isso, soube de informações que o ajduaram e muito na guerra) o príncipe Imharil, ao lado de Gandalf, tomou a frente do comando de MInas Tirith, e soube a hora certa de romper o cerco, que foi quando os cavaleiros de Rohan chegaram. Sem tal surtida, os cavaleiros provavelmente não teria cuasado tanto efeito, diga-se de passagem.

Na marcha para o Portão Negro, alguns soldados de Gondor não tiveram coragem de seguir em frente (assim como muitos cavaleiros de Rohan) mas, estes eram jovens de praias distantes..onde a sombra de Mordor era apenas um nome ruim. Tomaram então Cair Andros, com toda a dignidade que tinham, e foram perdoados por Elessar.

E também falarei dos exércitos de Gondor que já existiram. Como não citar os exécitos de Gondor, que possuiam quase sessenta mil soldados, e tomaram territórios como Khand, Rhun, Umbar e Rhovanion? Gondor sempre teve grandes exércitos, dos quais apenas a vanguarda deste era maior do que os exércitos da terra dos cavaleiros.


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Quem tinha o melhor exército?

Gondor

A Melhor Cavalaria de toda Terra-Média são os de Dol Amroth. Sua armadura não continha uma falha se quer, protegendo o cavaleiro dos pés a cabeça. Seus Cavalos eram protegidos por um peitoral de metal trabalhado. Suas Lanças eram as mais fortes e resistentes.

A Estratégia deles, eram uma das melhores, do contrario de Rohan, não atacavam em Massa e sim em pequenos grupos divididos que "furam" a resistencia para que a infantaria avançasse.

Do Contrario de Rohan, Gondor tinha Estrategia mais bem formada e trabalhada.


Edit: Argumentação aceita = 1 Ponto
 
Última edição por um moderador:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo