• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda As Argonath

Décimo

The Swanson Code
Argonath

attachment.php

As Argonath, também conhecidas em língua comum como o Portão dos Reis, são um dos monumentos mais emblemáticos e impressionantes da Terra Média. São constituídas por dois enormes pilares esculpidos à semelhança de Isildur e Anárion, os dois filhos de Elendil de Númenor e fundadores do reino de Gondor. Cada um se situava lado a lado, em margens opostas do rio Anduin. Por detrás das estátuas, altos precipícios uma passagem estreita pela qual o rio passava, antes de alargar e formar o lago Nen Hithoel.

As Argonath olhavam para norte, e os seus braços esquerdos estavam erguidos, com a palma estendida para a frente num gesto de desafio aos inimigos de Gondor. Na mão direita, encostada ao peito, seguravam machados, e cada um tinha também um elmo e uma coroa sobre a cabeça. As suas caras tinham uma expressão sombria. Pela espectacularidade da obra, com a imponência das estátuas e a grande mestria com que foram esculpidas, ninguém por elas passava sem espanto.

As estátuas foram construídas por volta do ano 1248 da Terceira Era, por ordem do rei Romendacil II. O objectivo era que os pilares marcassem a fronteira norte de Gondor (na altura), e não era permitida a passagem para sul das Argonath sem autorização.

attachment.php

Quando a Sociedade do Anel passou por elas a 25 de Fevereiro de 3019, Aragorn, descendente de Elendil, ficou mais ciente da sua herança real.

"Frodo, olhando para a frente, viu na distância duas grandes rochas se aproximando: pareciam dois grandes pináculos ou pilares de pedra. Altos, íngremes e agourentos, erguiam-se dos dois lados da correnteza. Uma pequena abertura apareceu entre eles, e o Rio levou os barcos naquela direção:

- Olhem os Argonath, os Pilares dos Reis! - gritou Aragorn. - Vamos passar por eles em breve. Mantenham os barcos em fila e o mais separados que puderem. Fiquem no meio da correnteza.

Quando Frodo foi levado na direção deles, os grandes pilares assomaram como torres vindo ao seu encontro. Pareciam-lhe dois gigantes, figuras grandes e cinzentas, silenciosas mas ameaçadoras. Então percebeu que de fato eram desenhados e moldados: o trabalho e o poder de antigamente tinham trabalhando neles, que ainda conservavam, através do sol e da chuva de anos esquecidos, as formas poderosas da escultura original. Sobre grandes pedestais alicerçados nas águas profundas, erguiam-se grandes reis de pedra: ainda, com olhos turvos e cenhos gretados, voltavam-se para o Norte. A mão esquerda de cada um deles estava levantada, como a palma para fora, num gesto de advertência, e cada mão direita empunhava um machado; sobre cada uma das cabeças viam-se um elmo e uma coroa, já se desintegrando. Guardiões silenciosos de um reino há muito desaparecido, tinham ainda grande força e majestade. Dominado pelo medo e pela admiração, Frodo se encolheu, fechando os olhos e não ousando olhar para cima, enquanto o barco se aproximava. Até Boromir abaixou a cabeça quando os barcos passaram, frágeis e fugazes como pequenas folhas, sob a sombra duradoura dos guardiões de Númenor. Assim atravessarem a fenda negra dos Portões (...)"

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, "O Grande Rio", página 418​

attachment.php

A Comitiva admira as Argonath



Outras Informações​

Sobre a construção das Argonath

A origem das Argonath não é um assunto consensual. O texto acima foi escrito com base no Apêndice A de O Senhor dos Anéis, segundo o qual foi Romendacil II que mandou erguer as estátuas: “Foi ele que construiu os pilares das Argonath à entrada do Nen Hithoel.” Romendacil apenas foi rei de Gondor já entre 1304 e 1366 da Terceira Era, mas a construção das estátuas em 1248 pode ser justificada pelo facto de ele ter atuado como regente do reino desde 1240. É sugerido que foi durante esse período que ergueu o monumento.

O que torna o assunto mais complicado é uma referência no Silmarillion, em Dos Anéis do Poder e da Terceira Era, onde é dado a entender que a construção das Argonath se deu muito mais cedo, no final da Segunda Era, aquando da fundação de Arnor e Gondor pelos Exilados: “… fortes e maravilhosos trabalhos eles construíram na terra nos dias do seu poder, nas Argonath…” Isto é provavelmente um erro simples, e como última fonte canónica, o Senhor dos Anéis deve ser sempre mais tido em conta. Apesar de tudo, é o suficiente para causar alguma discussão.

Localização

attachment.php


De Encyclopedia of Arda

Nome

Argonath significa “Pedras dos Reis”, de ar, significando “rei, real” e gonath, que quer dizer “pedras”.

Outros nomes:

Portão dos Reis
Portões das Argonath
Portões de Gondor
Pilares dos Reis

Vídeo


Autores

O 10º membro da Sociedade - Texto, Imagens e Revisão Final
AlissonTuor - Imagens e Citação

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • argonath.jpg
    argonath.jpg
    11,8 KB · Visualizações: 14.926
  • TheArgonath.jpg
    TheArgonath.jpg
    63,8 KB · Visualizações: 8.024
  • argonath1.gif
    argonath1.gif
    53,1 KB · Visualizações: 4.417
  • isilduranarion.jpg
    isilduranarion.jpg
    180,1 KB · Visualizações: 160
  • normal_argonath.jpg
    normal_argonath.jpg
    20,6 KB · Visualizações: 4.862
Última edição por um moderador:
attachment.php


attachment.php

Isildur (esquerda) e Anárion (direita), representados no filme O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

attachment.php


attachment.php

Representação alternativa das Argonath

attachment.php
 

Anexos

  • Argonath222.jpg
    Argonath222.jpg
    34,5 KB · Visualizações: 4.022
  • Herr der Ringe - Argonath.jpg
    Herr der Ringe - Argonath.jpg
    30,6 KB · Visualizações: 7.726
  • argonath.gif
    argonath.gif
    38,9 KB · Visualizações: 4.336
  • Argonathd.jpg
    Argonathd.jpg
    32,6 KB · Visualizações: 4.017
  • isilduranarion.jpg
    isilduranarion.jpg
    135,3 KB · Visualizações: 4.326
attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • argonath3.jpg
    argonath3.jpg
    147,6 KB · Visualizações: 4.034
  • argonath67.jpg
    argonath67.jpg
    68,9 KB · Visualizações: 4.463
  • argonath7.jpg
    argonath7.jpg
    82,7 KB · Visualizações: 3.865
  • argon.jpg
    argon.jpg
    152,6 KB · Visualizações: 3.849
Opa, muito bom, 10º. Tu és o cara! Meus parabéns... Com certeza a votação vai ser disputadíssima!
 
MAs o PJ não acertou nem nos machados dos Argonath???
Mas esse ai é o meu preferido. O 10º fez um trabalho excelente...

Eu confesso que não sabia tanta coisa assim sobre a contrução das imagens
 
Ficou muito bom o texto e as fotos também..:clap:

As Argonath estarão na minha lista com certeza!
 


Argonath Astecas! :lol:



Nossa, é coisa coisa absurda que se vê por aí!


E o Nasmith é o mais exagerado!
Tá descrito que os pináculos foram esculpidos na rocha e o Ted faz questão de colocar eles ACIMA do rochedo.

MAs o PJ não acertou nem nos machados dos Argonath???
Na verdade o PJ só não colocou machado na mão de Anárion. Talvez por uma questão de estética. Mas se ver na mão de Isildur, ele está se apoiando em um machado.

E, Décimo, ficou muito bom!
Acho que nem preciso dizer, mas os Argonath são meus favoritos! Estão no topo da lista!!!​
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Nossa, é coisa coisa absurda que se vê por aí!

Estive para colocar a legenda "Argonath versão Homens de Púkel". :g:

Enfim, acho que é importante ver várias interpretações, para além daquela mais conhecida dos filmes e outras mais "simples" (e eventualmente correctas).
 
Gostei muito pelas Agonath ser uma das minhas maravilhas preferidas...
Parabéns 10°, ficou muito bom mesmo.
 
otima pesquisa..
mas vem k..qnt a historia dos argonath... se o tal rei q supostamente mandou construí-las... ele teria no minimo 120 anos!! :0
alguma coisa ta errada...
deve ser sido construida em 1348... um erro do tolkien! :P
 
Os Argonaths dos filmes são mais bonitos. Mesmo com a diferença de não usarem machados. :think:

E eles são favoritos de chegarem longe, com certeza.
 
otima pesquisa..
mas vem k..qnt a historia dos argonath... se o tal rei q supostamente mandou construí-las... ele teria no minimo 120 anos!! :0
alguma coisa ta errada...
deve ser sido construida em 1348... um erro do tolkien! :P

Atenção. Você se está esquecendo que os Reis de Gondor na altura eram descendentes diretos da realeza numenoriana; o sangue desse povo ainda não estava diluído e enfraquecido como viria a acontecer vários séculos mais tarde, na época da Guerra do Anel por exemplo. Por isso, ainda conservavam algumas das características dos seus ancestrais, uma delas, e que interessa para este caso, a longevidade - por isso os reis de Gondor viviam mais do que o Homem "comum", e não é de espantar que este tenha vivido tanto tempo.

Rómendacil nasceu perto de 1126 da Terceira Era e morreu a 1366, pelo que terá vivido 240 anos. (Aquela data de nascimento é referida nos HoME, pelo que não é de todo confiável, e realmente 240 anos parece um pouco exagerado para aquela altura, mesmo tendo em conta que era um descendente de Elendil, mas é possível que seja verdade - pelo menos uns 200 e poucos anos de vida não é descabido).

E não há margem para dúvidas, se considerarmos a construção das Argonath na Terceira Era, foi em 1240, Tolkien não se enganou.

Lucas Dragão disse:
Os Argonaths dos filmes são mais bonitos. Mesmo com a diferença de não usarem machados.

Sendo chato - o da esquerda usa.
 
Última edição por um moderador:
Atenção. Você se está esquecendo que os Reis de Gondor na altura eram descendentes diretos da realeza numenoriana; o sangue desse povo ainda não estava diluído e enfraquecido como viria a acontecer vários séculos mais tarde, na época da Guerra do Anel por exemplo. Por isso, ainda conservavam algumas das características dos seus ancestrais, uma delas, e que interessa para este caso, a longevidade - por isso os reis de Gondor viviam mais do que o Homem "comum", e não é de espantar que este tenha vivido tanto tempo.

Rómendacil nasceu perto de 1126 da Terceira Era e morreu a 1366, pelo que terá vivido 240 anos. (Aquela data de nascimento é referida nos HoME, pelo que não é de todo confiável, e realmente 240 anos parece um pouco exagerado para aquela altura, mesmo tendo em conta que era um descendente de Elendil, mas é possível que seja verdade - pelo menos uns 200 e poucos anos de vida não é descabido).

E não há margem para dúvidas, se considerarmos a construção das Argonath na Terceira Era, foi em 1240, Tolkien não se enganou.
O próprio Aragorns morreu com 180 anos se naõ me agano.
 
O próprio Aragorns morreu com 180 anos se naõ me agano.

210 anos. Pouco menos que Rómendacil II. Mas convém referir que Aragorn foi um caso à parte, na época dele já ninguém vivia tanto, no máximo uns cento e poucos anos.
 
Os Argonaths dos filmes são mais bonitos. Mesmo com a diferença de não usarem machados. :think:
Também acho os do filme mais bonito.

Entra na minha lista; a não ser que outras Maravilhas que vão ser apresentadas eu ache mais belas.

E parabéns 10º está fazendo um trabalho ótimo.
 
Parabéns ao 10º e Alisson Tuor pelo magnífico trabalho que estão desenvolvendo.
Não é à toa que escolheram os Argonath para ilustrar um dos cartazes do filme e a capa da nova edição do livro. É um dos monumentos da Terra Média que certamente estará entre os mais votados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo