• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Histórias tristes da TM

Lindë Farfalla

A Música é o idioma da Alma
Aragorn, ao fugir para o Vau com os hobbits, diz a eles que somente há histórias tristes na Terra Média.

"É uma bela história, embora triste, como todas as histórias da Terra-Média." (p. 203 Ed, Martins Fontes)

Somente há histórias tristes neste Universo????

- Sim. (então qual delas é a mais interessante e significativa em sua opinião?)

- Não. (então por que Aragorn, aquele que mantpem acesa a esperança de todos declara isso?)
 
Sim A de Lúthien Tinúviel e Beren o Maneta é linda e uma das mais heróicas da terra media, desde o inicio a morte dos dois....
 
Toda história tem que ter ao menos uma parte triste... porque história toda feliz não tem graça! Temos como exemplo Sam que apesar de passar por tudo no final acaba por casar-se como queria.
 
Pensando por um lado, talvez existam apenas história tristes na TM. Vide o próprio SdA: apesar da queda de Sauron e da salvação de todos, Frodo não se salvou e acabou tendo de ir embora.

Mas a mais significativa, com certeza pra mim é a história de Turin Turambar!
 
Eu acho que nem sim nem não. Há sim as histórias tristes, como a de Turambar, por exemplo, ou como a destruição de Telperion e Laurelin por Ungoliant e Melkor, ou como Frodo ter salvo a TM para todos, exceto para si próprio; mas também há as histórias felizes, como a de Beren e Lúthien, Aragorn e Arwen, a derrota de Mordor. Mesmo havendo ambos os tipos de história nas obras de Tolkien, parece que as tristes prevalecem.
 
Última edição:
Acho que todas as histórias da Terra-Média, mesmo que sejam heróicas, grandiosas ou românticas tem sempre um pé na tristeza. As histórias só aconteceram em função de alguma desgraça ou m***** grande que aconteceu antes ou durante a história.

Avaliando nesse sentido, todas as histórias são tristes...
 
Todo bom livro, tem seu momento de ação, drama, suspense, romance, terror, comedia.

E no SdA e nas obras de Tolkien ele explora muito bem todas essas "emoções".

=D
 
A maioria das histórias da Terra Média envolve separações, perdas e sacrifícios. Todas são muito bonitas, mas para mim a mais significativa é a de Frodo e toda a jornada para a destruição do anel.
 
Eu acho qeu a mais triste eh a saga de Hurin e seus filhos..
 
Primeiramente, para Argorn todas histórias seriam, ou deveriam ser tristes. Os númenorianos exilados sofreram com a separação de Númenor, Aragorn sofria ainda mais com o declínio de sua linhagem na Terceira Era, e com o abandono gradativo dos elfos. Creio que fosse uma "imagem comum" na Terceira Era essa visão "pessimista" de mundo. Endor caminhava para o domínio incerto dos homens, via-se agora distante da glória dos edain na Primeira Era, da plenitude de Númenor na Segunda, e mesmo do "tempo dos reis", no início da Terceira.
E é por esse prisma que Aragorn avaliava, naquele momento, todas as histórias da Terra-Média; e tembém pelo eterno motivo humano do "vir-a-ser", a dicotomia humana, ser - nada, a existência e a morte.

Abraços.
 
Acho q só tem histórias tristes, pq nas partes alegres tem sempre alguem q estraga depois, a da Lúthien com o Beren, é bonita e triste, a do Túrin é muito triste, e nem tem parte boa... a do Feanor, q o pai morreu e a coisa mais preciosa dele foi roubada... e os filhor dele morrem... sempre teve muitas guerras, por causa de ambições, etc...
 
Acho q só tem histórias tristes, pq nas partes alegres tem sempre alguem q estraga depois, a da Lúthien com o Beren, é bonita e triste, a do Túrin é muito triste, e nem tem parte boa... a do Feanor, q o pai morreu e a coisa mais preciosa dele foi roubada... e os filhor dele morrem... sempre teve muitas guerras, por causa de ambições, etc...

Esta bem visto, até a historia de Tuor tem a queda de Gondolim.
 
eu nao sei ao certo se tds as histórias realmente são tristes, apesar de que, a principio, acho que sim, mas a pior de todas é a de Turin... chega a dar pena do coitado.
 
Acho que todas as histórias da Terra-Média, mesmo que sejam heróicas, grandiosas ou românticas tem sempre um pé na tristeza. As histórias só aconteceram em função de alguma desgraça ou m***** grande que aconteceu antes ou durante a história.

Avaliando nesse sentido, todas as histórias são tristes...

A maioria das histórias da Terra Média envolve separações, perdas e sacrifícios. Todas são muito bonitas, mas para mim a mais significativa é a de Frodo e toda a jornada para a destruição do anel.

Mas na realidade não é sempre assim??? Não existe histórias feitas somente de felicidades e coisas boas. Tristezas fazem parte! Ser tristes não tiram delas a sua beleza!
 
Se as histórias fossem feitas só de felicidades perderiam a graça, também concordo que todas as histórias são assim, tem suas pitadas de drama e sofrimento, perdas e separações.

SdA e Tolkien em geral não é diferente. Destaco como as mais tristes De Beren e Luthien, Turin Turambar, e o final de SdA, como Frodo indo embora e deixando os outros hobbits.
 
um exemplo de história que nao é tão trste é a do proprio aragorn e de arwen, afinal, apesar de ter passado por varias provações, no fim eles terminam justos, tem filhos.
acho que é meio "td está bem quando acaba bem" sabe.
 
um exemplo de história que nao é tão trste é a do proprio aragorn e de arwen, afinal, apesar de ter passado por varias provações, no fim eles terminam justos, tem filhos.
acho que é meio "td está bem quando acaba bem" sabe.
Daí Aragorn morre e deixa Arwen sozinha no mundo. E ela morre de tristeza bem mais tarde. :roll:
 
Não vejo como só tento histórias tristes. Vejo que sim, elas passam por diversas vezes um periodo de grande tristeza mas não tristes por inteira...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo