• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prorrogação da cobrança da CPMF

Wart

los hermanico
Já aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, agora na eminência de passar pela aprovação da CCJ ( Comissão de Constituiçào e Justiça ), e seguir para a votação no Senado, a prorrogação da CPMF para o nosso presidente é uma questão "do povo e não política" , pois para ele é impossível governar sem a arrecadação desse imposto.
Pois bem, sou totalmente contrário a se manter essa cobrança, até mesmo porque é muito bem sabido por todos que um volume muito maior de dinheiro desaparece pelas vias burocráticas de nosso sistema.
E vocês, o que acham?
 
Concordo contigo, ando cada vez mais revoltada com a política, não só brasileira.

A o dinheiro da CPMF deveria ir para a saúde pública, isso sabemos que não acontece...então não vejo motivo algum pra manter.
 
Alguém tinha alguma dúvida?

Mas, a CPMF além de ser fotne de dinheiro pro Governo (que já se tornou dependente dela) também é uma forma de saber quanto os brasileiros gastam. O Imposto de Renda, todo sabem, é uma palhaçada total..tudo mundo querendo dar um jeitinho brasileiro (que eu acho mediocre, e uma vergonha ao país) nas suas contas, pra receber uma boladinha a mais...com a CPMF, o governo sabe cm exatidão o quanto nós ganhamos/gastamos. Eu sei que é bem estranho, mas.....o governo também tem o jeitinho brasileiro né?
 
Alguém tinha alguma dúvida?

Mas, a CPMF além de ser fotne de dinheiro pro Governo (que já se tornou dependente dela) também é uma forma de saber quanto os brasileiros gastam. ...com a CPMF, o governo sabe cm exatidão o quanto nós ganhamos/gastamos. Eu sei que é bem estranho, mas.....o governo também tem o jeitinho brasileiro né?

Ah não mesmo, amigo não vai pensando assim não...CPMF engana tão bem quanto IR, acredite....trabalhei sete anos em Banco, sei do que tô falando.
 
Mas, como conseguem? Me ensina?

Sério, eu vou ignorar a parte do me ensina...:roll:

Mas só pra esclarecer...eu conheço muita gente que depois da CPMF descobriu ou inventou outros meios de se guardar dinheiro, ah sim, alguns ainda usam os colchões em casa como nos velhos tempos.

Que seja...um dos meios de se evitar a CPMF é movimentando o dinheiro de outras formas, evitando usar conta-corrente, poupança, aplicações, investimentos diversos.
 
:rofl: Eu sei, eu tava brincando.

Mas, fica complicado fazer coisas desse tipo...andar com dinheiro no bolso, receb er dinheiro vivo a invés de ser depositado, tudo iss é complicado demais concorda?

Prefiro ser pratico e dar meu dinheiro XD
 
Eu sou à favor da continuidade da CPMF. Primeiro, porque eu acho perigoso se acabar com um tributo que gera cerca de R$ 35 bilhões ao ano pro governo. Isso desequilibra as contas, sim. Eu acredito que reduzir aos poucos ele, seria a forma mais acertada.

Outra coisa, é a forma como ele é cobrado. Qualquer cidadão consegue ver a cobrança dele na sua conta (0,38% da movimentação), ou seja, é mais fácil de fiscalizar. Além disso, quando há o cruzamento de dados da movimentação com o imposto de renda, você consegue em grande parte ver quem está sonegando ou não.

Eu não entendo porque não tem um movimento contra os outros impostos. Por exemplo, os que incidem sobre os alimentos. A CPMF pelo menos é cobrada proporcionalmente à renda que a pessoa movimenta. Os impostos que incidem sobre alimentos, por exemplo, que chegam a 20%, 30%, 40%, são cobrados não importa se a pessoa recebe um salário mínimo ou doze salários mínimos. É esse tipo de imposto que a sociedade deveria tentar acabar.
 
Desculpa Tisf, mas eu discordo.

Por já ter trabalhado em Banco eu vi muita coisa que acontece por fora, justamente pra se evitar a CPMF. Do jeito que as pessoas pensam e agem hoje em dia a cobrança da CPMF só gera ainda mais fraudes.

E outra, o investimento com a CPMF não está indo pra onde deveria, todos já sabemos. Há muitas outras formas de se equilibrar as contas do governo, como por exemplo evitar gastos desnecessários com reformas de seus apartamentos de luxos, viagens pras esposas dos governantes, carros de luxo novos...coisas que são pagas com o dinheiro do governo e poderiam muito bem ser evitadas.

Eu só seria a favor da CPMF se o dinheiro fosse aplicado onde precisa. Mas ouvir que "não é possível governar o país sem CPMF" e que "a saúde no Brasil está quase perfeita" é revoltante.
 
Última edição:
Por já ter trabalhado em Banco eu vi muita coisa que acontece por fora, justamente pra se evitar a CPMF. Do jeito que as pessoas pensam e agem hoje em dia a cobrança da CPMF só gera ainda mais fraudes.
Pra mim, fraudar a CPMF sempre foi mais difícil. A não ser que você tá contando que a pessoa ande com dinheiro e guarde em casa, correndo risco de assaltos e etc. Mas já que você tocou no assunto, você poderia explicar como as coisas aconteciam por fora pra evitar a CPFM? Eu tô perguntando na boa porque eu simplesmente achava impossível isso acontecer, ou pelo menos, bem difícil. :beam:

E outra, o investimento com a CPMF não está indo pra onde deveria, todos já sabemos.
Isso é ooooutra discussão. Mesmo que o dinheiro não esteja indo 100% pra Saúde (se não me engano esse percentual tá girando em 45%), mas indo pro Bolsa Família, ou pra Educação, o que eu disse é que cortar de uma hora pra outra uma arrecadação de R$ 35 bilhões vai piorar o quadro. O que vai acontecer é que eles vão ter que aumentar os outros impostos que eu citei, de caráter ruim, como os dos alimentos.
 
Exato. Se o dinheiro é mal utilizado, a culpa é do governo, SE usasse o dinheiro no lugar certo, a CPMF seria uma boa. Então, a solução pode ser utilizar o dinheiro nos lugares certos e não acabar com ela e deixar um rombo na economia.
 
Tisf, melhor abafar o caso, sério, já falei demais de novo...estou definitivamente proibida de tocar no assunto de novo. Mas digamos assim, tem casos que nem sequer é considerado fraude.

Quanto aos gastos, eu continuo a dizer, se fosse usado o dinheiro pro que é devido eu concordaria.
 
Tisf, o problema é que o governo está mal acostumado com o torneira de dinheira que nossa sociedade deixa despejar em suas mãos. Ele só vai diminuir seus custos quando a quantidade de dinheiro arrecadado diminuir também.

Se fosse uma empresa privada o CEO diria aos Diretores "cortem custos ou eu corto vossas cabeças" e rapidinho apareceriam ações que causariam algum impacto. Mas nosso Estado está submisso apenas à uma população inerte que mal sabe quanto se paga de imposto, quando paga e o que é feito com ele.

Eu estou incluso nessa população.
 
Última edição:
Que seja...um dos meios de se evitar a CPMF é movimentando o dinheiro de outras formas, evitando usar conta-corrente, poupança, aplicações, investimentos diversos.
Abafo sim :mrgreen:

Mas só pegando carona nisso que disse, eu acho que o risco da pessoa em movimentar dinheiro vivo não compensa não ter conta corrente. E pra quem tem investimentos, as contas investimentos são isentas de CPMF, justamente pra não penalizar o investidor.

JEDAN disse:
Se fosse uma empresa privada o CEO diria aos Diretores "cortem custos ou eu corto vossas cabeças" e rapidinho apareceriam ações que causariam algum impacto. Mas nosso Estado está submisso apenas à uma população está inerte que mal sabe quanto pago de imposto, quando paga e o que é feito com ele.
Eu concordo que pagamos muitos impostos, mas a CPMF é o menor dos males. Além de ser mais fácil de fiscalizar, ele é proporcional. Tem muito mais imposto perverso por aí.
 
Teoricamente dos 0,38% que são cobrados, 0,20% são destinados para a saúde, 0,10% para a Previdência e os 0,08% restantes, para o fundo de pobreza. Teoricamente porque sabemos que boa parte do dinheiro se perde antes de ser aplicado onde deveria. E o governo não cansa de dizer que sem a CPMF o Brasil quebra.

Aliás o ministro da fazenda, algum tempo atrás, estava fazendo chantagem em cadeia nacional dizendo que se a CPMF não fosse aprovada, teria que aumentar impostos, ou cortar investimentos na área de saúde.

A CPMF é uma vergonha para o Brasil. Demonstra a incompetência de nossos governantes, que se apoiam em muletas para conseguir resolver problemas de gestão. Atualmente a CPMF arrecada algo em torno de aproximdamente 35 bilhões. Mas nosso querido presidente nem comenta o fato de que quase CENTO E QUINZE BILHÕES são gastos só com a máquina administrativa.

Será que esse dinheiro não poderia ser melhor aproveitado?
 
Aliás o ministro da fazenda, algum tempo atrás, estava fazendo chantagem em cadeia nacional dizendo que se a CPMF não fosse aprovada, teria que aumentar impostos, ou cortar investimentos na área de saúde.

Isso foi ridículo, é impossível imaginar um Ministro da Fazenda falando isso né?rs...coagindo o povo, absurdo...
E esse papo de que o Brasil quebra sem a CPMF é pura balela de cocotinha, o Lula e a Dilma que não param de falar que caso não seja aprovada a continuidade da cobrança eles vào ter que retirar recursos destinados a outros fins, rsrs..que fins???

Estradas - não vejo nenhum recurso nelas
Aeroportos - preciso citar?
Portos - se alguém olha o porto de Santos, a quantidade de conteiners parado, no mínimo vai indagar que alguma coisa esta errada
Educação - só se for no Acre, que incrivelmente é o Estado que melhor remunera os professores em todo o país
Saúde - S.U.S = sistema unico de suicidio

A verdade é que a CPMF sustenta assim como uma porção de outros impostos, os "favores" de nossos políticos, é triste mas é a realidade.
Como diria Arnaldo Jabor "os errados somos nós, nós não estamos à altura de um senado Tão bom! Por que a sombria cassação, quando podemos celebrar a paz da absolvição?
nós, o povo, somos é muito maldosos com políticos que só visam o nosso bem"
É rir pra não chorar
 
Teoricamente dos 0,38% que são cobrados, 0,20% são destinados para a saúde, 0,10% para a Previdência e os 0,08% restantes, para o fundo de pobreza. Teoricamente porque sabemos que boa parte do dinheiro se perde antes de ser aplicado onde deveria. E o governo não cansa de dizer que sem a CPMF o Brasil quebra.

Aliás o ministro da fazenda, algum tempo atrás, estava fazendo chantagem em cadeia nacional dizendo que se a CPMF não fosse aprovada, teria que aumentar impostos, ou cortar investimentos na área de saúde.

A CPMF é uma vergonha para o Brasil. Demonstra a incompetência de nossos governantes, que se apoiam em muletas para conseguir resolver problemas de gestão. Atualmente a CPMF arrecada algo em torno de aproximdamente 35 bilhões. Mas nosso querido presidente nem comenta o fato de que quase CENTO E QUINZE BILHÕES são gastos só com a máquina administrativa.

Será que esse dinheiro não poderia ser melhor aproveitado?



PERFEITO!!!

Marco, nem tenho nada mais a acrescentar, sua declaração foi perfeita. :clap:
 
Concordo com o Marco e com a Thatá. Minha família inteira trabalha em Banco também, e a CPMF é um imposto abusivo que não deveria existir. Tudo bem, arrecada dinheiro para as áreas de saúde, pobreza e previdência, mas se isso fosse justificativa você teria que pagar imposto por qualquer coisa, desde que tivesse uma boa justificativa (como por exemplo "você está pagando este imposto sem motivo, mas vamos aplicar na área da saúde").
Concordo que tirar 35 milhões de uma hora pra outra vai dar um baque, mas infelizmente não tem como fazer isso em "medidas gradativas". Esta discussão toda que foi gerada é exatamente sobre os 35 milhões que farão falta, não sobre dever ou não cobrar a CPMF, que já ficou bem claro que não deve ser.
Absurdo maior ainda são as ameaças do ministro da fazenda Guido Mantega, botando pressão psicológica pra não perder parte de seu orçamento.
 
Ah não mesmo, amigo não vai pensando assim não...CPMF engana tão bem quanto IR, acredite....trabalhei sete anos em Banco, sei do que tô falando.
Ah, pára, Tia Tatá. Vai dizer que é tão fácil sonegar a CPMF do que o IR?? Tá louca. Trabalho na arrecadação da máquina estatal e sei do que tô falando.

Por que se vê todo esse destaque da mídia pra CPMF? Motivo: é um dos poucos tributos que a elite brasileira, representada pela senhora sua serva a Mídia, não consegue driblar. Sabe quem paga o IR e o ICMS? Sim, só nós, os pobres/classe média. Sabe quem paga a CPMF? Todo mundo, salvo alguns loucos que guardam dinheiro em casa, pelo que você disse. Se tem mais coisa não devia esconder, aqui ninguém vai te prender. =P

Eu não trabalho diretamente com a CPMF, que é uma contribuição federal, mas abro aspas pro que um amigo meu disse: "Quando fiz o Curso de Formação do AFRF (auditor fiscal da Receita Federal), qdo tive aula de CPMF os dados apresentados sobre o número de pessoas pegas como sonegadoras por causa da CPMF era assustador.
Se ela foi desvirtuada, se vai o dinheiro todo para o bolsa-família em vez da saúde etc., são outros 500, mas sua importância para pegar a galera sonegadora é muito grande hoje. É o melhor meio para se fazer isso."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo