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Governo realiza hoje leilão de rodovias federais

Phantom Lord

London Calling
Governo realiza hoje leilão de rodovias federais

O governo deve realizar nesta terça-feira (9) o leilão de sete trechos de rodovias federais, que somam 2.600 quilômetros e que receberão cerca de R$ 20 bilhões de investimentos privados nos próximos 25 anos.

Pelo menos 28 grupos estão interessados. Entre os investidores que entregaram propostas, que serão abertas hoje, estão empresas tradicionais do setor como a CCR, OHL, EcoRodovias e Triunfo Participações.

Liminares
Porém, decisões judiciais podem atrapalhar o leilão. Nesta segunda-feira (8), a Justiça Federal no Paraná concedeu liminar suspendendo o leilão para concessão de três lotes (números 1, 3 e 6) de rodovias federais que passam pelo estado.

A liminar refere-se às rodovias Régis Bittencourt (BR 116, de São Paulo a Curitiba); BR 116, de Curitiba à divisa do Rio Grande do Sul-Santa Catarina; e BRs 101 e 376 (Curitiba-Florianópolis), que somam 1.196,6 quilômetros.

A liminar foi pedida pelo Ministério Público Federal no Paraná. A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou ao G1 que o órgão só vai se pronunciar sobre o assunto após ser notificado sobre a decisão. Ainda durante a tarde desta segunda-feira, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª região para tentar derrubar a liminar.

A rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, deverá ser a grande estrela do leilão. Além de interligar dois grandes centros do país, a rodovia é vista como um investimento seguro, pois são baixos os riscos de os motoristas burlarem a cobrança de pedágio.

As estradas que cruzam os estados de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul passam por áreas com alta concentração urbana, onde é mais fácil os motoristas adotarem caminhos alternativos, conhecidos como 'rotas de fuga'.

O leilão de concessão à iniciativa privada de sete trechos de rodovias federais será realizado, às 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Segundo os editais, a iniciativa privada poderá explorar e administrar as rodovias por 25 anos.

O leilão é um processo que se arrasta desde 1999. No primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério dos Transportes tentou licitar os sete trechos, mas foi impedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por divergências sobre o modelo e os benefícios para os usuários.

No início deste ano, o governo decidiu adiar o leilão para reduzir o ganho do concessionário com os pedágios. Na época, o empresariado dizia que ninguém aceitaria investir com uma taxa de retorno abaixo dos 12,88% originalmente previstos no leilão.

Para cada lote leiloado, será vencedor quem se propuser a cobrar o menor pedágio, a partir de um teto máximo fixado pelo governo. Quem vencer se compromete a fazer os investimentos necessários, que vão desde a duplicação de trechos até a instalação de telefones e contratação de ambulâncias.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL147016-9356,00.html

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Anexos

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Concessão é uma forma de dizer: "Realmente somos incapazes de arrumar as rodovias e mantê-las". É triste, mas é uma solução.

O preço das passagens de ônibus irão aumentar quando entrarem os pedágios, isso é fato. Porém, o tempo de viagem diminuirá.
 
Bem, como foi dito, ficara mais caro
Mas pense pelo lado positivo, a qualidade irá melhorar muito
é impossivel não pagarmos mais por uma coisa melhor, não no Brasil
 
Não acho que vá ficar tão caro não.

Para cada lote leiloado, será vencedor quem se propuser a cobrar o menor pedágio, a partir de um teto máximo fixado pelo governo. Quem vencer se compromete a fazer os investimentos necessários, que vão desde a duplicação de trechos até a instalação de telefones e contratação de ambulâncias.

Isso corta toda a liberdade que as empresas têm, como as que compraram as rodovias aqui em São Paulo por exemplo. Elas aumentam como querem porque não tem quem regule (ou não tem quem queira regular também, vista grossa sempre acontece, lobby, etc.).
 
Não acho que vá ficar tão caro não.



Isso corta toda a liberdade que as empresas têm, como as que compraram as rodovias aqui em São Paulo por exemplo. Elas aumentam como querem porque não tem quem regule (ou não tem quem queira regular também, vista grossa sempre acontece, lobby, etc.).

Voce ja ouviu falar da ARTESP? Agencia Reguladora de Transporte do Estado de Sao Paulo? Claro que existe quem regula, o problema sao as resolucoes e a fraqueza das agencias (e nisso inclui-se todas, primordialmente ANATEL e ANEEL).

Sinceramente, o preco que nao cobrar pela passagem nao me importa tanto quanto a melhoria da seguranca na ida para Minas. Sempre pegar estrada para lah eh uma dor de cabeca! Ainda bem que o governo finalmente vai deixar essas estradas com alto padrao de qualidade.

Ainda acredito no sistema neoliberal: Estado cuida do social e investimento e deixa para o poder privado crescimento!
 
Não acho que vá ficar tão caro não.



Isso corta toda a liberdade que as empresas têm, como as que compraram as rodovias aqui em São Paulo por exemplo. Elas aumentam como querem porque não tem quem regule (ou não tem quem queira regular também, vista grossa sempre acontece, lobby, etc.).
Ahh Mindu..mas isso não vai ser assim.
É como nas rodovias aqui...tem quem regule...mas ai..dá uma olhada...:blah:
 
Voce ja ouviu falar da ARTESP? Agencia Reguladora de Transporte do Estado de Sao Paulo? Claro que existe quem regula, o problema sao as resolucoes e a fraqueza das agencias (e nisso inclui-se todas, primordialmente ANATEL e ANEEL).

Sinceramente, o preco que nao cobrar pela passagem nao me importa tanto quanto a melhoria da seguranca na ida para Minas. Sempre pegar estrada para lah eh uma dor de cabeca! Ainda bem que o governo finalmente vai deixar essas estradas com alto padrao de qualidade.

Ainda acredito no sistema neoliberal: Estado cuida do social e investimento e deixa para o poder privado crescimento!
Eu não disse que não tinha quem regulasse, ao pé da letra. Mas você não pode negar que as empresas aumentam os valores como querem, às vezes de forma até abusiva.

Ahh Mindu..mas isso não vai ser assim.
É como nas rodovias aqui...tem quem regule...mas ai..dá uma olhada...:blah:
Sim, mas além da ANTT pra regular, o próprio contrato já estabelece um limite pros aumentos, o que teoricamente coibiria abusos. Vamos ver na prática como vai funcionar.
 
Acabou de sair no G1 (não editei pra não ficar confuso).

G1 disse:
Grupo espanhol vence leilão da Régis e da Fernão Dias

A concessionária espanhola de rodovias OHL arrematou nesta terça-feira (9) os dois principais trechos do leilão de rodovias federais na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A OHL venceu o leilão das rodovias Régis Bittencourt (BR-116), entre São Paulo e Curitiba, e Fernão Dias (BR-381), entre Belo Horizonte e São Paulo.

A OHL também venceu o terceiro lote rodoviário licitado no leilão. A concessionária levou o trecho de 382,3 km que liga Curitiba a Florianópolis, e envolve as rodovias BR-116, BR-376 e BR-101, conhecido como Rodovia do Mercosul.

A empresa ganhou a disputa da Régis Bittencourt após se comprometer a cobrar R$ 1,364 de pedágio, menor valor apresentado no leilão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está sendo realizado na Bovespa.

O valor representa deságio de 49,20% perante o preço máximo de R$ 2,685 fixado para a licitação. A OHL só perderá a concessão se for encontrada alguma irregularidade em sua documentação. O exame dos papéis será realizado ainda nesta terça-feira.

A companhia também obteve a concessão da Fernão Dias (BR-381), nos 562,1 km entre Belo Horizonte e São Paulo, ao oferecer pedágio de R$ 0,997. Trata-se de um deságio de 65,43% sobre a taxa máxima permitida, de R$ 2,844.

Na Fernão Dias, estão previstas oito praças de pedágio e investimentos de R$ 4,6 bilhões nesse trecho de estrada. Na Régis Bittencourt, o trecho terá seis praças de pedágio e deverá exigir investimentos de R$ 4,3 bilhões.

Se o exame da documentação a ser realizado nesta terça-feira não encontrar irregularidades, a OHL sairá do leilão com os dois lotes que os especialistas apontam como os mais atraentes. O trecho da Fernão Dias teve 14 concorrentes, e o da Régis Bittencourt, 13 lances.

Os sete trechos de rodovias federais, que fazem parte do leilão, somam 2.600 quilômetros e receberão cerca de R$ 20 bilhões de investimentos privados nos próximos 25 anos. Pelo menos 28 grupos estão interessados na concessão das rodovias.

O leilão é um processo que se arrasta desde 1999. No primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério dos Transportes tentou licitar os sete trechos, mas foi impedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por divergências sobre o modelo e os benefícios para os usuários.

No início deste ano, o governo decidiu adiar o leilão para reduzir o ganho do concessionário com os pedágios. Na época, o empresariado dizia que ninguém aceitaria investir com uma taxa de retorno abaixo dos 12,88% originalmente previstos no leilão.
Pois é, atentem para os valores máximos que poderão ser cobrados.

Aqui em São Paulo, eu nunca vi pedágio menor que R$3,00. Detalhe que esse pedágio é pra entrar na cidade (Jacareí, perto de São José dos Campos).
 
É o que eu disse.,.. vai ser bom... Apesar de que um governo não conseguir bancar a própria estrada é o fim do mundo...

Mas...se não pode...passe a bola...
Vamos ficar de olho né...tem que melhor e muito esas estradas porque são um lixo.
 
É, ficou baixo mesmo. Agora vamos ver quando que pode ser feito reajustes e tal.

Mindu disse:
Aqui em São Paulo, eu nunca vi pedágio menor que R$3,00. Detalhe que esse pedágio é pra entrar na cidade (Jacareí, perto de São José dos Campos).

Na Imigrantes, para entrar em Diadema o pedágio é R$ 1,00. :dente: (o que na verdade é um absurdo, pois é região metropolitana, etc).
 
É o que eu disse.,.. vai ser bom... Apesar de que um governo não conseguir bancar a própria estrada é o fim do mundo...
Na verdade até que não... ele teoricamente fica livre pra se focar em outras coisas, como saúde por exemplo. E nos países desenvolvidos as concessões são maioria.

Ah e atentem para os preços dos pedágios! É o que eu falava na época da discussão das eleições. Dessa vez, ganha o menor preço. O grupo espanhol tá arrematando treços para cobrar R$ 1,00 de pedágio em cada praça. Na época das privatizações das rodovias aqui, foi diferente. Ganhava a maior participação de repasse pro Estado, por isso, aqui você tem ida e volta Sorocaba-São Paulo, num trecho de 80 km pagando quase R$ 15,00 :blah: O que dirá indo pra São José do Rio Preto que fica R$ 160,00...
 
Ia ser bom saber se esses valores não têm até reajustes já previstos em contrato...

Porque pelo menos a Imigrantes, que quem vai pra praia pode pegar, tinha um pedágio de menos de 5 reais e hoje custa mais que o triplo, passando dos 15, se não me engano. Torço pra que façam um contrato bem mais rigoroso e menos fodedor pro cidadão.

A gente tá gastando mais com pedágio do que com combustível... e com esses impostos baratos, tá tudo LINDO, né =(

O décimo terceiro fica pra pagar conta e se bobear uns 30% de um salário vai pra pagar pedágio ao longo do ano. E laiá.
 
Os reajustes provavelmente também estão nos contratos. O absurdo é que teve rodovia leiloada ontem onde o preço do pedágio ficou R$ 0,02 por quilômetro. Aqui em São Paulo, na Bandeirantes, o preço do pedágio é R$ 0,12 por quilômetro, ou seja, 500% de diferença. Isso porque esses R$ 0,02 são a valores de hoje. Depois não sabem da onde vieram as críticas com as privatizações há dez anos ¬¬
 
Na verdade até que não... ele teoricamente fica livre pra se focar em outras coisas, como saúde por exemplo. E nos países desenvolvidos as concessões são maioria.

Ah e atentem para os preços dos pedágios! É o que eu falava na época da discussão das eleições. Dessa vez, ganha o menor preço. O grupo espanhol tá arrematando treços para cobrar R$ 1,00 de pedágio em cada praça. Na época das privatizações das rodovias aqui, foi diferente. Ganhava a maior participação de repasse pro Estado, por isso, aqui você tem ida e volta Sorocaba-São Paulo, num trecho de 80 km pagando quase R$ 15,00 :blah: O que dirá indo pra São José do Rio Preto que fica R$ 160,00...

Bem...demorei pra me atentar a esse fato.
Se for assim o preço ficará bacana...
Espero que com um preço baixo eles mantenham um certo nível nessas estradas... E que no contrato tenha multa caso eles não cheguem em um nível bom para o asfalto, para a segurança, prestação de socorro...etc..
 
Concessão é uma forma de dizer: "Realmente somos incapazes de arrumar as rodovias e mantê-las". É triste, mas é uma solução.

O preço das passagens de ônibus irão aumentar quando entrarem os pedágios, isso é fato. Porém, o tempo de viagem diminuirá.
concordo.
 
Triste realidade, ao invés dos governantes gastarem R$ 300 mil com reformas de seus apartamentos de super luxo poderiam investir melhor nas estradas. Condições de bancar os gastos tem, mas eles preferem gastar com outras coisas mais fúteis.

Bom, se for reformar e manter bem conservado está ótimo. Eu mesma já quase sofri um acidente na estrada feio por causa de um mega buraco, quase me mato. Então sinceramente, não me importo em pagar mais caro por pedágio se eu souber que terei uma estrada segura pela frente.
 
Avisei meu pai sobre a notícia, moral da história: Ele vai vender o caminhão que trabalhava nas safras por aqui e depois de contar a 'boa nova' aos amigos todos também já anunciaram os caminhões a venda. Realmente não vai mais compensar pra quem trabalhava por fretes aqui.
 

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