• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ué??? Que raça é essa?

Ninguém sabe.

O Tom, e por extensão Fruta D'Ouro, são um mistério completo. Tolkien não deixou dito sobre quem seriam eles afinal, a qual raça pertenceriam, etc.

Tudo o que existem são suposições. Há quem ache que Tom é um Maia, ou talvez um Vala, quem sabe até mesmo o próprio Eru. Mas a resposta final nunca teremos.

Tom é simplesmente Tom. =]
 
É basicamente isso: não se sabe! E como Fëanor disse, há quem diga que seja um Maia ou um Ainu ou Eru, mas isso só são suposições. Há quem diga que Fruta D'Ouro, por ser chamada de "A filha do rio", se não me engano, que ela seria uma Maia de Ulmo. Mas é como eu disse: são somente mais suposições.
 
Pode procurar nos outros 500 tópicos sobre esses dois e você verá todo tipo de teoria e especulação sem encontrar uma resposta definitiva, afinal, essa resposta nem existe.
 
Bem, teremos de criar um local onde possamos conceituar "raça", para evitar essas dúvidas.
Com relação a Tom, e Fruta D'ouro, são incógnitas literárias propositais. =]
 
...

ok, eu vou postar uma coisa. Eu acabei de reler SdA inteirinho de cabo a rabo, ou de Prólogo a Apêndices. E, apesar de sempre bater na tecla do "espírito da natureza" ou "one of a kind", não é essa a sensação que fica depois do SdA.

A sensação que fica é que Gandalf já conhecia sim, há muito, Tom Bombadil. E isso leva a cogitar coisas como Ainur... Aulë. Mas caluda, Deriel, caluda.
 
Ah, não é mesmo. É uma das coisas que mais fica na crista da onda, ainda mais com Gandalf não indo ao Condado no Expurgo, pra visitar Tom.

No filme pode ser, mas no livro, não mesmo.
 
Considerando toda a ausência de continuação ou envolvimento maior da personagem, pouco estou me lixando para sua raça ou participação indireta. Guardo minhas próprias especulações pra mim mesmo pois não há nenhuma base pra elas se desenvolverem.
 
Não ofenda o Tom, "ele é mesmo um bom camarada"... mas que ele é poderoso é, (até mais forte que o Gandalf talvez)...
 
Considerando toda a ausência de continuação ou envolvimento maior da personagem, pouco estou me lixando para sua raça ou participação indireta. Guardo minhas próprias especulações pra mim mesmo pois não há nenhuma base pra elas se desenvolverem.

Tom Bombadil tem envolvimento maior do que qualquer um dos Valar, por exemplo (pode medir as passagens!). Se você quer guardar pra si, bom, é contigo.

Mas Tom não deixa de ser intrigante (vide o inúmeros tópicos criados), importante e muito mal explicado. Isso com Cartas e tudo mais.
 
Não estou ofendendo o personagem, até por que isso é impossível; Só digo que é improdutivo discutir sobre ele já que não há explicações sobre a criatura, propositalmente.

P.S. No Sda, me importo ainda menos com os Valar, mas eles têm uma história mais definida.
Pra falar dos Valar, é preferível se reter ao Silmarillion sempre que possível.
 
Eu só acho que ele é muito intrigante/discutido exatamente porque Tolkien não oferece muitas informações sobre ele. Se Tolkien deixasse aquela passagem na qual ele aparece e disse quem ele é, o que ele faz e porque diabos o anel não o afeta, geral não daria a mínima para ele.
 
Sim, é compreensível que alguns achem esse personagem intrigante, mas, se for ver mesmo, ele não tem muita graça individualmente, só serve pra dar um toque de mistério na obra.
 
Assim como o cachimbo do Gandalf cria suspeitas sobre a erva dos hobbits...
Tolkien deixou bombadil pra ser realmente uma incógnita e não outro personagem sob um disfarce qualquer.
Mas se este for um Valar, realmente seria AulË, já que é a este que Gandalf responde como Maía.
 
O que mais me impressiona é o fato de ele chegar saltitando, batendo e cantando como se nada fosse, prova que apesar das dificuldades ele não usou nem uma vez todo o seu poder (nem para fugir do poder do anél, pois mesmo perante ele agiu calmamente).

obs.: sobre ofender o Tom, eu tava brincando haha...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo