• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e Arthur!

kytarkiton-eru

Usuário
Oi amigos da valinor! tnho certeza que muitos já falaram sobre isto e pensaram tbm... mesmo dentro do Fórum. mas quis catalogaer tudo num tópico só.
Tolkien e Arthur.
Podemos ver que há muitas semelhanças nos dois contos (SdA e Arthur) como Merlin e Gandalf, Aragorn e Arthur Smaug e Dragão Vermelho e até mesmo Viviane e Saruman (:lol:). comentem o que vcs conhecem^^.
 
Li em um livro, mas não me lembro qual, que Gandalf fora sim, e muito inpirado no Mago Merlin, tanto em sua vestimenta, poderes e sabedoria, Aragonr inspirado em Artur seria somente por ouvir os conselhos de Merlin, e também como o Rei que Volta para sua verdadeira casa.
Mas para sermos bem mais explicitos Gandalf também fora inpirado em outro ser miotológico. Odin, ou Thor, sei lá..(qual dos dois tinha um olho faltando?Então era ele)Mitologia Nortica na qual o Rei Artur também fora feito. E Sua irmã Morgana, essa eu poderia colocar como Saruman, invejoso(a), e ao mesmo tempo poderoso(a). :lol:
 
Boa idéia essa. Eu realmente sempre achei muito semelhantes Gandalf e Merlin (enquanto pessoas). Mas não creio que se estenda a muitos personagens não.

Por outro lado, como a lenda arthuriana é extremamente vasta (tal como a tolkeniana), pode ser que muitos personagens acabem se "repetindo", não necessariamente por uma inspiração, mas por uma "exigência" do contexto.


Adendo razoavelmente inútil: Sir Mordrain é um personagem arthuriano.
 
Última edição:
Não acho que Tolkien e Arthur tenham a ver. Acho que foi no Cartas mesmo que eu li que o Tolkien não achava a mitologia em torno do Arthur grandes coisa. Sendo assim, um não pode ter inspirado o outro. Que Merlin e Gandalf têm em comum? As roupas e o fato de serem magos, mas as suas maneiras de agir são bem diferentes.
 
tb nunca tinha parado mt para pensar nisso, mas alguma, porem nao mt a meu ver, logica. mas eu achei legal a parte que compara arthur e aragorn, por ambos ourvirem aos conselhos de um mago e de terem, de uma forma ou outra, retornarem ao trono.
 
E Sua irmã Morgana, essa eu poderia colocar como Saruman, invejoso(a), e ao mesmo tempo poderoso(a). :lol:

mas não é morgana que é ruim nao, é a outra, a qual nao lembro o nome, mas que casa com um rei ai... depois eu dou uma olhada e digo o nome, mas acho que pe algo tipo morgaise, ou coisa do tipo.
 
mas não é morgana que é ruim nao, é a outra, a qual nao lembro o nome, mas que casa com um rei ai... depois eu dou uma olhada e digo o nome, mas acho que pe algo tipo morgaise, ou coisa do tipo.

Quem casa com Arthur é a Guinevere... mas a maga (saruman é um mago, mas usa chapinha:lol:) que engana Merlin e usa a magia para aprisioná-lo é a Viviane. Mas como Tolkien dizia q o mito sob arthur não é grande coisa?? muitas coisas Tolkien se inspirou nos mitos arturianos... como uma Terra Encantada (Valinor e Avalon) e um reino em perigo (Gondor e Pendragon).
 
kytarkiton-eru disse:
Quem casa com Arthur é a Guinevere... mas a maga (saruman é um mago, mas usa chapinha:lol:) que engana Merlin e usa a magia para aprisioná-lo é a Viviane. Mas como Tolkien dizia q o mito sob arthur não é grande coisa?? muitas coisas Tolkien se inspirou nos mitos arturianos... como uma Terra Encantada (Valinor e Avalon) e um reino em perigo (Gondor e Pendragon).
Essa daí não era a doida qe Prendeu Melin em um casulo em um Rio..acho que ela era Chamada de A Dama do Lago...sei lá...:think:
 
mas não é morgana que é ruim nao, é a outra, a qual nao lembro o nome, mas que casa com um rei ai... depois eu dou uma olhada e digo o nome, mas acho que pe algo tipo morgaise, ou coisa do tipo.
Morgause é a malvada, se é que podemos considerá-la assim. Não vejo uma separação entre bem e mal nas Brumas de Avalon, pq esses dois opostos se manifestam o tempo todo nas personagens de Marion Z. Bradley. Mas Morgause comete alguns atos que nós julgamos horrendos.

Não acho que Tolkien e Arthur tenham a ver. Acho que foi no Cartas mesmo que eu li que o Tolkien não achava a mitologia em torno do Arthur grandes coisa. Sendo assim, um não pode ter inspirado o outro. Que Merlin e Gandalf têm em comum? As roupas e o fato de serem magos, mas as suas maneiras de agir são bem diferentes.
Concordo com vc Ceinwyn porque Merlin era o nome dado aos druidas. Ou seja, haviam vários Merlin e só houve um Gandalf. Um druida era bem diferente de um mago, se não me engano eles davam bons conselhos, tocam harpa como ninguém, mas não tinham poderes "mágicos" como o tinha Gandalf.

Sobre a Senhora do Lago, este era uma título dado à grande sacerdotisa. Viviane era a Senhora do Lago que depois de morta foi substituída por outra (não lembro o nome dela, acho que era Raven e depois teve outra, Níniel (?)- esta parte já está confusa pra mim, pq faz tempo que eu li os livros).

Realmente não vejo influências tão diretas e claras como acontece com Paolini e Tolkien. Mas como no mundo "nada se perde e nada se cria" se a gente se esforçar acha várias influências. :yep::obiggraz:
 
O que tem que ser lembrado e é muito importante é que Arthur e toda a sua mitologia é diferente a cada conto que alguém escreve.

Existem, e eu li, 6 tipos de histórias diferentes sobre Arthur, Rei Arthur, Avalon, As Brumas de Avalon (olha são tudo nomes de livros)...e cada uma conta a história do seu jeito.

Várias delas escritas antes do SdA. Sendo assim, não sofreram qualquer influência.
Mas várias delas (e a mais lidas por nós) foi escrita depois do SdA. E no meu ver, sim, sofreram uma influência direta de Tolkien.

Então... não vejo pé nem cabeça comparar uma com a outra uma vez que as histórias sobre Arthur são divergentes entre sim, havendo pouco ou as vezes nenhum relação entre elas.

Não temos base nenhuma para afirmar: Merlin é um Druida. Ou Melin é um mago. Não existe uma fonte sequer segura sobre isso.


O que tem que ser tratado é: Como Arthur pode ter influenciado Tolkien quando escrevia o SdA. E o quanto Tolkien influenciou os novos livros sobre Arthur.

Bem, ambos são passado em épocas medievais. E isso por si só já basta para dizer que: Educação, militarismo, Monarquia e outras coisas mais correlacionam entre as duas obras.


Acho que é por ai que demos seguir nesse tópico.
 
Eu acho que são historias semelhantes nos Mitos e Lendas
mas totalmente distintas nos Roteiros :blah:
isso mesmo ^^

Odin, ou Thor, sei lá..(qual dos dois tinha um olho faltando?Então era ele)Mitologia Nortica na qual o Rei Artur também fora feito. E Sua irmã Morgana, essa eu poderia colocar como Saruman, invejoso(a), e ao mesmo tempo poderoso(a). :lol:
Odin era o caolho ^^
Analogia interessante, essa.
 
miharu disse:
Odin era o caolho ^^
Analogia interessante, essa.
Ha lí isso em um livro...Mas se não me engano Odin deu seu olho para beber da Fonte do Conhecimento, era um velho que a guardava e ele pediu um dos Olhos de Odin, e por isso que ele quase sempre é representado como um velho com um chapéu com aba muito grande, para esta ocultar um de seus olhos...:think:
 
Kytar cria cada tópico! :lol:

Uia, que tem gente que eu não via ainda por essas plagas...

Que Merlin e Gandalf têm em comum? As roupas e o fato de serem magos, mas as suas maneiras de agir são bem diferentes.

São parecidos somente na aparência: velho, pijama, chapelão, cajado, barbona.

Se bem que comparar o comportamento de um personagem mitológico com um literário é impossível. Enquanto um está "preso ao papel", o outro é passível das mais diversas interpretações e versões.

muitas coisas Tolkien se inspirou nos mitos arturianos... como uma Terra Encantada (Valinor e Avalon) e um reino em perigo (Gondor e Pendragon).

O conceito de "terra encantada" é bastante arquetípico, ela existe em diveeeeeersas mitologias...

Existem, e eu li, 6 tipos de histórias diferentes sobre Arthur, Rei Arthur, Avalon, As Brumas de Avalon (olha são tudo nomes de livros)...e cada uma conta a história do seu jeito.

Exato. Eu vejo que o Artur ultrapassa as fronteiras de uma simples lenda, portanto, sempre achei mais adequada a denominação "mito arturiano".

Bem, ambos são passado em épocas medievais. E isso por si só já basta para dizer que: Educação, militarismo, Monarquia e outras coisas mais correlacionam entre as duas obras.

SdA é, às vezes, visto como medieval, quando, numa análise histórica, tem bem poucas características medievais. O caso, é que tanto SdA, quanto o mito arturiano evocam uma imagem estereotipada de "medieval" com reis, castelos, espada e "temperinho mágico". Essa imagem é fortalecida com os filmes e desenhos em que passamos a infância assistindo.

Odin era o caolho ^^
Analogia interessante, essa.

Interessante e antiga...
 
Não dá para chegar e dizer "Merlin é um mago, Gandalf também", porque se for nesse nível de comparação, até Harry Potter sofreu influências do ciclo arturiano. De qualquer modo, não dá para negar que de certa forma as histórias do Rei Artur podem de alguma forma ter "engrossado o caldo" das obras de Tolkien, digamos assim. Eu não sei se há algum registro, mas como britânico (e mais ainda, como alguém envolvido com literatura), eu duvido que Tolkien não tenha entrado em contato com as histórias de Artur em algum momento. Nesse caso, as histórias poderiam ter fornecido elementos, sim, mas não ao ponto de uma personagem ser completamente desenvolvida a partir de outra já existe (caso da comparação Artur x Aragorn).
 
Não dá para chegar e dizer "Merlin é um mago, Gandalf também", porque se for nesse nível de comparação, até Harry Potter sofreu influências do ciclo arturiano. De qualquer modo, não dá para negar que de certa forma as histórias do Rei Artur podem de alguma forma ter "engrossado o caldo" das obras de Tolkien, digamos assim. Eu não sei se há algum registro, mas como britânico (e mais ainda, como alguém envolvido com literatura), eu duvido que Tolkien não tenha entrado em contato com as histórias de Artur em algum momento. Nesse caso, as histórias poderiam ter fornecido elementos, sim, mas não ao ponto de uma personagem ser completamente desenvolvida a partir de outra já existe (caso da comparação Artur x Aragorn).
Perfeito Anica...

Eu também acho que Tolkien leu (se não leu ao menos conhecia) as histórias de Artur (ou ArtHur??). Sim, crieo até que tenha fornecido elementos para que Tolkien pudesse ter até confiança plena no que escrevia. Se a intenção de Tolkien era criar uma mitologia, nada melhor do que se "basear" em um mito que pra mim é eterno. Daqui a 100 anos todos ainda falaram de Artur.

Todo e qualquer livro ou história que Tolkien tenha lindo deve ter contribuido para a criação de toda a obra. Não em comparações como Merlin x Gandalf , Artur X Aragorn, etc...
 
Última edição:
Todo e qualquer livor ou história que Tolkien tenha lindo deve ter contribuido para a criação de toda a obra.

Obrigada, você conseguiu sintetizar de forma clara meu post :mrgreen: É exatamente isso. Da mesma forma que qualquer um aqui, quando for escrever um livro (independente de gênero), acabará utilizando elementos na hora da criação. E nesse caso, os elementos podem variar desde recursos estilísticos (sei lá, escolha de narrador, fluxo de consciência, técnica do contraponto, etc.) até características próprias de enredo.

BTW, a idéia de "Retorno do Rei" pode seria ser comparada não só à lenda de que Artur (eu prefiro sem 'h' :dente: ) retornaria de Avalon, mas ao próprio Cristo retornando, ou ao Dom Sebastião em Portugal. Essa idéia é uma constante, presente em diversas culturas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo