• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existiam pólos em Arda?

Saphyra Horyon

Usuário
Estive pensando, e não achei nada referente a isso, existiam os Polos em Arda? Polo Sul-Polo Norte, Artico-Antartico, ou como chamam mais...
Não há nenhuma informação sobre eles exitirem, pelo menos nas primeiras Eras, mais, quando houve todas aquelas mudanças em Arda, a retiradas das Terras Imortais dos circulos do mundo, apareceram terras novas? E geladas?
Pois, se não apareceram, fico me perguntando se uma bússola funcionaria em um mundo onde não há o magnetismo do polo norte, que é o que a orienta...
 
Acho que não existia, mas é apenas uma opiniao...nem estou me baseando em nada....pergunta pro Aracano Elessar, ele sabe de tudo^^ XD
 
Olha, talvez existisse, só que não aparecia nos mapas. Acho isso pois sempre o norte em Arda foi frio, ou seja, há neve, e portanto, supondo, há pólo. Há frio no norte por causa de Helcaraxë, que talvez fosse um exemplo de um pólo não completamente formado, não sei... Forodwaith, lá nos Ermos do Norte, é um lugar congelante. Vendo por esse lado, talvez haja.
 
Eu acho que tinha sim. Só o que AllisonTuor falou ali em cima, do Norte ficar cada vez mais frio, acabaria num pólo. É só mais uma pergunta criada pelo Tolkien, sem resposta.
 
Acredio que sim, mas não foi mostrado

O Mapa segue a seguinte ordem de clima ( Do Norte para o Sul ):

Frio ( representando as montanhas nordicas )
Tropical ( representando Mirkwood até Ithilien do Sul )
Quente ( representando Harad e Umbar )
 
Bem...
Norte e Sul são definições criadas por seres de consciência viva...
Mas isso não quer dizer que o ponto a que se referem não exista ou não seja definido..
É provavel que o Norte o Sul extremos sejam os pólos...

E podemos levar em consideração que há mais terras que não estão nos mapas, como aconteceu na nossa História.
Assim sendo, os mapas mostrariam metade de Arda, em Latitude, e menos ainda em Longitude.

Chegando onde quero chegar: é possível que se conheça o "Pólo Norte" de Arda, mas há menos possibilidades para o "Pólo Sul" (entre aspas por ser uma mera especulação)
 
Bom, existem pólos magnéticos por causa do campo magnético terrestre. Logo, é difícil de saber se Tolkien pretendir dar um "núcleo" a Arda. Sem núcleo, sem campo...
 
Chegando onde quero chegar: é possível que se conheça o "Pólo Norte" de Arda, mas há menos possibilidades para o "Pólo Sul" (entre aspas por ser uma mera especulação)

E esse pólo sul, ainda poderia ser diferente do nosso, não necessariamente teria que ser um lugar frio. Talvez tenham até sido apresentados a nós por Tolkien, porém não com esta designação.

Bom, existem pólos magnéticos por causa do campo magnético terrestre. Logo, é difícil de saber se Tolkien pretendir dar um "núcleo" a Arda. Sem núcleo, sem campo...

Restará a dúvida quanto a isso, já que somente Tolkien poderia responder tal pergunta...
 
Bom, existem pólos magnéticos por causa do campo magnético terrestre. Logo, é difícil de saber se Tolkien pretendir dar um "núcleo" a Arda. Sem núcleo, sem campo...

Quanto ao "núcleo", n'O Silmarillion existe uma parte, não posso citar exatamente agora, onde Illúvatar manda a Chama Eterna, que Melkor cobiçava para poder criar, para o meio do vazio. E o vazio deixa de ser vazio, surgindo Arda.

A Chama Eterna ficou exatamente no centro de Arda, para que as coisas que lá existissem criassem vida.

A Chama Eterna não seria o "núcleo"?
 
A cghama eterna é como se fosse o sol não..., que eu me lembre é...posso esta me confundindo.
 
Talvez fosse, mais não posso dizer nada referente a isto pois ainda não tive a oportunidade de ler o Silma... então se for o núcleo de Arda, segundo você disse "A Chama Eterna ficou exatamente no centro de Arda, para que as coisas que lá existissem criassem vida", é possivel haver vida no núcleo? Estranho...
 
A cghama eterna é como se fosse o sol não..., que eu me lembre é...posso esta me confundindo.

O "sol" não existe por muitas eras...
Ele é substituido por outras coisas, que são insistentemente destruidas por Morgoth/Melkor, até que Ungoliant "seca" as árvores sagradas Telperion e ... (esqueci o nome da outra :oops:), e o fruto da árvore prateada e a flor da árvore dourada são mandados aos "céus" (por falta de palavra melhor), conduzidos por dois Maiar, para iluminar Arda.

então se for o núcleo de Arda, segundo você disse "A Chama Eterna ficou exatamente no centro de Arda, para que as coisas que lá existissem criassem vida", é possivel haver vida no núcleo? Estranho...

Gostaria de pedir desculpas pelo uso do "exatamente", pois meu livro está emprestado, e não posso consulta-lo. Mas é algo assim..

Seria possível um ser conviver com tamanho calor? Talvez pareça ilógico. Mas quem sabe? Só Tolkien para te responder.. ;D

Talvez fosse, mais não posso dizer nada referente a isto pois ainda não tive a oportunidade de ler o Silma...

Leia, o livro é ótimo :D
E faz você entender muita coisa do SdA ^^
 
Talvez fosse, mais não posso dizer nada referente a isto pois ainda não tive a oportunidade de ler o Silma... então se for o núcleo de Arda, segundo você disse "A Chama Eterna ficou exatamente no centro de Arda, para que as coisas que lá existissem criassem vida", é possivel haver vida no núcleo? Estranho...
No Silmarillion, que eu me lembro, não há nada sobre ter pólos ou não. Explica muita coisa, mas não sobre isso.
...as árvores sagradas Telperion e ... (esqueci o nome da outra :oops:).
É Laurelin, que aliás é meu nick :mrgreen:
 
Difícil imaginar a Terra-Média sem pólos, a não ser que ela não fosse redonda, como é retratado em algumas imagens.

Eu acredito na existência de pólos semelhantes ao da Terra hoje, tomando como base que a Terra-Média e o nosso planeta no passado!
 
O extremo norte de Arda é indicado por haver gelo e ser frio. O esquema parece ser o mesmo que na Terra. Deve haver esses pólos geográficos sim...
 
O extremo norte de Arda é indicado por haver gelo e ser frio. O esquema parece ser o mesmo que na Terra. Deve haver esses pólos geográficos sim...

Não necessariamente os "dois pólos" de Arda deveriam ser frios, isto acontece em nosso mundo e Tolkien pode não ter se espelhado fielmente nele ao representar a Terra Média. Eu acreditaria mais na existência de pólos em Arda se fosse comprovada a existência do campo magnético.
 
Se Tolkien diz que a Terra Média se situa no nosso planeta mas numa outra Era, então acho que está tudo dito: Arda seria o nosso planeta noutra Era.
E se eu estou a pensar bem, julgo que qualquer planeta tem que ter dois pólos...
Se são frios ou quentes, isso já é outra questão.

Senão, lá se iam as teorias do Galileu de que a Terra é redonda. :mrgreen: :mrgreen:

A não ser que pensem que Arda era tipo uma tábua. :taco: :rofl:
 
Com certeza tinham!!! Arda é a Terra, ou seja, após a queda de Númenor, tinha pólos sim, e tinha inclusive Esquimós no que seria hoje um Alasca. TInha o pólo norte, e o pólo sul e o tróico de Câncer e o meridiano de não sei o que..pois aí, já era redonda! Só não tinha papai noel na lapônia. Mas, como a idéia de TOlkiien é ter Arda como Terra, obviamente tinham sim pólos.
 
Bom, depois que o mundo ficou redondo (Queda de Númenor) pólos passaram a existir, partindo do pressuposto de que qualquer esfera tem pólos. Mas se eu não me engano Arda é uma reflexão da Europa... acho que já lí algo sobre isso em algum lugar. Por isso o sul é quente, o norte é frio, etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo