• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O fim de Amandil.

Anarien

Usuário
Qual foi o fim de Amandil? Será que foi acolhido pelos Valar em Aman,mesmo não tendo conseguido seu perdão para os homens?
 
Hummm... até onde eu sei, Tolkien não escreveu um fim pra ele.

Ó o que diz na Enciclopédia:

Amandil era o Rei de Andúnië e o nobre pai de Elendil. Amandil, 'Elf-friend' (amigos dos Elfos), por muito tempo foi conselheiro e amigo do Rei Ar-Pharazôn. Sauron obrigou a Amandil largar seu Reino, e então passou a coroa para seu filho, Elendil. Viajou para Oeste tentando conseguir o perdão dos Valar em relação a má ação dos Númenorianos. Não se sabe que destino teve.

:think:
 
Provavelmete tenha sucumbido na tentativa de passar pelas Ilhas Encantadas que cercam as Pélori, ou nem tenha sequer vencido as distâncias dos Mar Curvo. Somente Ëarendil, com a ajuda da Silmarilli conseguiu vencer as desfezas colocadas pelos Valar, além de uma sorte tremenda em ter desembarcado na época de festividades de Valimar.
 
O fim dele é um mistério, ele saiu de Númenor e nunca mais voltou, talvez tenha chegado a Aman, talvez tivesse afundado, foi parar nos portos de Tol Eresëa, ou atracou na Terra-média por engano...
 
Penso que ele afundou. Outro homem não poderia fazer a mesma coisa que Earëndil, e no fundo, ele sabia disso, mas tinha uma esperança de conseguir.
 
Concordo com o Neithan. É provável que tenha afundado e se caso ele tivesse chegado as Terras Imortais, acredito que tenha sido retido a nunca mais voltar, seu pedido provavelmente não fora aceito e ele tenha passado até o último de seus dias (que devem ter passado rápido, pois como é dito, a luz das terras imortais faz a chama dos homens queimar e minguar mais rápido) com os elfos costeiros até a sua morte!
 
Eu acho que ele tenha conseguido chegar à Aman, até por quê, até Pharazôn conseguiu!
 
Não arrisco nenhuma hipótese concreta, mas, não posso deixar de pensar num fator que, ao meu ver, é interessante a esta questão.
No início, ou melhor, nos primeiros escritos de Tolkien acerca de Aman, Valinor, e o destino dos homens, pode-se entender certos intentos para com os homens e a "interdição", diferentes dos momentos finais. Em alguns ensaios, Tolkien deixa a entender que o grupo de Ar-Pharazôn chegou sim a Aman, pisou em suas terras, e a maculou com sangue élfico derramado.
Partindo deste pressuposto, de que esses ensaios retenham algo que permaneceu ao fim das obras, poderíamos supor que Amandil tenha sim chegado (caso soubesse ou tivesse encontrado o caminho), mas que, assim como dito em seus escritos posteriores, sua vida seria "drenada" perante a Luz do Antigo Oeste, e como os exemplos são claros, ele não faz parte daqueles cujo destino foi "modificado", como Tuor, Eärendil, etc.
 
Obrigada a todos.
Esta dúvida surgiu justamente pelo fato de Ar-Pharazôn ter chegado em Aman,e no Silma diz que apenas um navegador alcançou o feito-Earendil.
 
Mas pensando com olhos masi práticos, O Rei de Númenor foi com um navio gigantesco, com a maior esquadra que o mundo já viu, enquanto Amandil, foi com uma pequena embarcação. Por isso penso que ele não conseguiu.
 
Mas pensando com olhos masi práticos, O Rei de Númenor foi com um navio gigantesco, com a maior esquadra que o mundo já viu, enquanto Amandil, foi com uma pequena embarcação. Por isso penso que ele não conseguiu.

Mas Pharazôn navegava contra os Valar, e naquela época Manwë ainda era o Rei, mesmo que tenha "reunciado" pouco tempo depois. Então acho que as chances deles dois chegarem eram relativamente iguais.
 
Última edição:
Sendo um homem, acredito que o fim de Amandil só pode ter sido a morte, ou Tolkien diria que não, pois seria uma excessão certo?
 
Sendo um homem, acredito que o fim de Amandil só pode ter sido a morte, ou Tolkien diria que não, pois seria uma excessão certo?

Nem tanto, pois a dúvida gerada por isso contribuiria para o "clima obscuro" de Númenor. Além do mais, Tolkien nunca dedicou muita atenção à Segunda Era, né?
 
Vai ver porque ele não viveu 150 anos.
Ele trabalhou bem as restantes.
O que não confere caráter especial a Amandil, considerando que Elendil barahir e Hador também morreram normalmente.
 
O simples fato de ir até Aman, e de termos um "boato", que seja, acerca dessa suposta chegada dele já lhe confere grande valor.
Acredito que tenha chegado, e findado sua vida por lá. Viveria menos tempo, mas teria uma vida plena, ao menos assim era a concepção de Aman que Tolkien ostentou. É uma concepção idealista, o homem seria pleno lá, assim como qualquer outro ser, era o mais próximo de "Deus" na Terra que alguém poderia chegar.
 
Também penso que tenha conseguido chegar a Aman,mas que seu fim não foi diferente do de sua raça.
 
Ontem, lendo a queda de Númenor, cheguei a uma conclusão: Os fiéis forma todos poupados, pois os Valar atenderam em partes a súplica de Amandil. Eles (os Valar) salvaram apenas os fiéis, e destruíram os corrompidos por Saurom. Por isso Elendil, Isildur e Anarion chegaram inteiros na TM, porque convenhamos pessoal, os mares mudaram, precipícios surgiram, praias foram arrasadas (provavelmente por Tsunamis), Númenro tombou, e eles continuaram em seus barcos...pensoq ue os Valar pouparam todos eles pos súplica de Amandil.
 
Vendo por este prisma, entendo que foram poupados, e isso seria racionalmente devido a súplica de Amandil, podemos constatar que ele chegou a Aman, interviu, e então teve seu fim por lá.
 
Exato. Nunca tinha visto esse detalhe, só ontem que li e percebi isso. Essa é a conlusão, de que ele chegou e suplicou, mas Númenro não teve perdão, apenas os fiéis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo