• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal existe classificação etária para ler Tolkien????

Niume

Usuário
Olá! tenho 20 anos e trabalho em uma escolinha infantil sou aux. de sala. Bem na escolinha temos um projeto chamado pequeno leitor no qual incentivamos as crianças a se interresar pela leitura. Umas duas mães forma reclamar para a diretoria da escolinha que eu estava sendo livros improprios para seus filhos os livros em questão eram o senhor dos aneis 1 claro que simplificamos algumas partes para elas compreenderem melhor. Não acredito que o livro era improprio para elas pois tenho um primo de 11 anos que leu comigo varios livros de Tolkein não vou dizer que foi uma leitura facil para ele pois varias vez ele pediu ajuda para entender algumas partes. Agora me digam por que não apresentar o fantastico mundo de Tolkien para crianças de até 6 anos!?

Muito obrigada pelas dicas assim que for resolvido o impasse com as mães vou começar a ler o hobbit ou Mestre Gil de Ham ou algum sobre Tom Bombadil já que uma das crianças ficou sabendo dele atraves dos irmãos mais velhos
 
Re: A final existe classificação etaria para ler Tolkien????

Eu acho que uma pequena classificação, sim
msm pq existe descrições sobre decapitações, lutas sangrentas
e frases muito complicadas de se intender
 
Re: A final existe classificação etaria para ler Tolkien????

Bom, existem livros mais 'leves' que Tolkien escreveu como O Hobbit, Mestre Gil de Ham entre outros. Não há problemas em apresentar a obra de Tolkien para as crianças, só que tem umas partes que são 'mais fortes', sabe? Como as descrições de lutas e outras coisas. Mas é legal você querer que seus alunos conheçam Tolkien. :clap:
 
Re: A final existe classificação etaria para ler Tolkien????

Não existe classificação, mas seria preferível que lessem O Hobbit: iam adorar. Quando comecei a ler SdA a alguns anos, nem entendia algumas palavras...
 
Re: A final existe classificação etaria para ler Tolkien????

Bom, eu comecei a ler Tolkien com 11 anos. Creio que para crianças pequenas (com cinco, seis anos) as narrativas como o Senhor dos Anéis e Silmarillion são muito grandes e se tornariam chatas e cansativas. Teriam que ser feitas adaptções no livro. Torná-lo menor e de preferência com ilustrações. Não vejo problema em ler um livro de Tolkien para uma criança, mas ela dificilmente irá se interessar num calhamaço que possui mais de mil páginas sem nenhuma ilustração. Creio eu que seja mais interessante mostrar livros mais infantis as crianças primeiramente (como "Mamãe botou um ovo" ou algo do tipo) para que a leitura se torne algo prazeroso e que elas gostem de fazer.
 
Re: A final existe classificação etaria para ler Tolkien????

Exato. O Hobbit é um excelente livro para crianças, pois Tolkien para a história de vez emquanto pra falar com o leitor, é bem legal (XD). Já um garoto de 7 anos não vai entender muito a linguagem do Silmarillion, ou dos Contos.
 
Re: A final existe classificação etaria para ler Tolkien????

É exatamente oq falaram, me vem a cabeça a cena no sitio a Minas Tirith em que as forças de Mordor atiram as cabeças dos cavaleiro gondorianos que haviam caido em batalha sobre a cidade.
 
Tratando-se de uma séries de contos, com, sim existem mortes violêntas, mas na minha opinião eu não daria uma faixa-etaria, desde que a criança já tenha certo entendimento do que real e o que é fantazia.
Podemos dizer que o Silmarillion seria um livro inadequado, pois usa muito lingua formal, e isso é muito complicado, mas O Hobbit, é um bom livro, Tolkien as vezes conversa conosco e as crianças gostam disso. Mas o Senhor dos Aneis, seria também um outro meio dificil, não ser pelo inicio.
 
Última edição:
Eu acho que a idade adequada para ler os livros do Tolkien seria por volta dos 11 anos. Já daria para ter uma noção de até onde a história estaria próxima da realidade. Acredito que criaças menores que isso podem misturar um pouco as coisas, apesar de que cada mente reage às coisas de formas diferentes...
Adotaria essa faixa apenas para prevenir inconvenientes possíves.
 
Vou falar das minhas próprias experiências. Para crianças com menos de 12 anos, O Hobbit é perfeito. É divertido e mágico, sem frases ou palavras complicadas.

Eu tentei ler o Senhor dos Anéis com 11 anos e não consegui, achei chato. Frases enormes, muitos detalhes, demorava pra acontecer algo legal. Aí eu tentei de novo com 13 e foi tudo diferente. A idade faz diferença sim (pelo menos no meu caso).
 
Leia O Hobbit, eu li com 7 anos e achei o máximo ^^

Acho que realmente não daria para ler SdA para elas, por causa da mortes, violência, etc.
 
Não me importaria só com a morte e violência (em todos os desenhos infantis possui violência... até no Pica-Pau e Pernalonga, e nem por isto sou um assassino XD).

O caso é que as crianças não compreenderiam livros muito complexos mesmo... desde o ponto de vista filosófico do livro (a criança tem que achar algo no livro que a ajude, mas se ela não entende como pode encontrar?) e do ponto da complexidade de palavras e narrativas. O melhor mesmo é o Hobbit, Roverandom... mas não existem só estes liros de fantasia para crianças... tbm pode se usar as Crônicas de Nárnia e até mesmo o Sitio do Pica-Pau Amarelo.
 
Não acredito que exista uma classificaçao etaria para ler os livros de Tolkien, é importante notar apenas que SdA por exemplo, apresenta um vocabulario dificil para uma criança.
Roverandom é uma boa para elas XD
 
Não acho que tenha faixa etaria para ler Tolkien......mas, como disse Tia carol, existem algumas restriçoes em relaçao á crianças, por causa das batalhas e tal.
 
Eu começei a ler Tolkien quando tinha 12 anos e entendia praticamente tudo. Acho que para crianças de sete anos, o Hobbit é um bom livro, mas Senhor dos Anéis, Silmarillion e outros podem ser um pouquinho impróprios, porque as crianças não devem entender direito, as histórias são mais complexas, e como já disseram antes, tem toda a questão das batalhas e etc.
 
Não sei se você já leu, mas há um pequeno ensaio no final do livro "Crônicas de Nárnia" (aquela versão grandona que tem os 7 livros juntos) que se chama "Três maneiras de escrever para crianças".

Nesse ensaio o Lewis rebate aquela história de que ficção não é coisa de adultos e mostra alguns pontos muitíssimo interessantes em relação a essa questão de idade. De acordo com ele, alguém que lê um livro, por exemplo, aos 7 anos, depois o relê aos 15, aos 30, aos 50, vai ter uma leitura diferente a cada vez. E isso é muito saudável.

Adaptando para sua situação: o entendimento que essas crianças vão ter de Tolkien é extremamente diferente do que elas terão se lerem os livros daqui a 10 anos. Mas isso não significa que será ruim. Cada faixa etária consegue tirar das obras aquilo que lhe é mais proveitoso e mais importante para o momento.

No caso de Tolkien, ainda há dezenas de lições de moral muito boas para um caráter em formação.

E dizer que os livros são violentos demais para crianças é bobagem. Essas mesmas crianças assistem gente se matando todo dia, toda hora na TV. Assistem desenhos, filmes, novelas que são recheados de morte, putaria e afins. Os livros de Tolkien ainda têm a vantagem de conter uma lição de moral implícita.

Enfim, eu acho que você faz bem em ler essas obras para a criançada. Recomendo Roverandom, Mestre Gil, O Hobbit e também SdA e outros livros de Tolkien. Com certeza mal não vai fazer. =]
 
Não sei se você já leu, mas há um pequeno ensaio no final do livro "Crônicas de Nárnia" (aquela versão grandona que tem os 7 livros juntos) que se chama "Três maneiras de escrever para crianças".

Nesse ensaio o Lewis rebate aquela história de que ficção não é coisa de adultos e mostra alguns pontos muitíssimo interessantes em relação a essa questão de idade. De acordo com ele, alguém que lê um livro, por exemplo, aos 7 anos, depois o relê aos 15, aos 30, aos 50, vai ter uma leitura diferente a cada vez. E isso é muito saudável.

Adaptando para sua situação: o entendimento que essas crianças vão ter de Tolkien é extremamente diferente do que elas terão se lerem os livros daqui a 10 anos. Mas isso não significa que será ruim. Cada faixa etária consegue tirar das obras aquilo que lhe é mais proveitoso e mais importante para o momento.

No caso de Tolkien, ainda há dezenas de lições de moral muito boas para um caráter em formação.

E dizer que os livros são violentos demais para crianças é bobagem. Essas mesmas crianças assistem gente se matando todo dia, toda hora na TV. Assistem desenhos, filmes, novelas que são recheados de morte, putaria e afins. Os livros de Tolkien ainda têm a vantagem de conter uma lição de moral implícita.

Enfim, eu acho que você faz bem em ler essas obras para a criançada. Recomendo Roverandom, Mestre Gil, O Hobbit e também SdA e outros livros de Tolkien. Com certeza mal não vai fazer. =]

Boa fala, Bagrong, mas acho que SdA (e outros como o Silmarillion) devam ser deixados de lado, pelo menos por agora. Têm um vocabulário mais avançado, e a leitura é bem mais densa.

Quanto aO Hobbit, Mestre Gil e Roverandom (este eu li quando tinha uns 14 anos, não vi graça nenhuma era infantil demais, por isso mais um motivo pra não deixar a hora passar) podem ser uma ótima leitura pros seus alunos. :yep:
 
Não acredito numa classificação etária pois são histórias que passam bons valores para as crianças, diferentemente de muitas coisas que elas assistem na TV. Só penso que livros como SdA e o Silma são muito complicados e extensos para crianças de 6, 7 anos, que recentemente aprenderam a ler. Lembro que quando tinha essa idade lia livros com muitas figuras e pouca escrita.
 
Bem,como todo mundo já disse,acho que deve pôr algo leve p/ eles.No seu lugar,talvez lesse algumas passagens dO Hobbit, porque não sei qual é a intimidade deles com as letras...mas acho ótimo que tu estejas incentivando eles!!!Quem sabe eles não acabam virando nosso colegas de Valinor no futuro!
 
Ah, eu concordo que SdA, Silma, CI são mais complicados e densos. Mas ela falou que estava ajudando os alunos a lerem. As vezes compensa até contar a história para eles. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo