• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Longevidade de Gollum

kytarkiton-eru

Usuário
Não me lembro se exista outro tópico com este assunto... mas eu ñ encontrei nda tbm!!

Pq Bilbo, ao abandonar o Anel, envelhece tão rapídamente? e pq Gollum, mesmo ficando 60 anos de separação do Um, continua inteiro?
 
"Inteiro" também não, né? O Bilbo só tinha sofrido o efeito da longevidade, que acabou quando ele se afastou do Anel, mas o Gollum já tinha virado uma criatura monstruosa, talvez por isso não tenha dado para perceber o "efeito" como deu pra notar no Bilbo.
 
Se você der uma olhada no o Hobbit, vai ver como Gollun parecia uma criatura muito mais esperta e forte. A perda do anel afetou também isso ao meu ver. Essa coisa de Bilbo envelhecer tanto fica bem maior levando em consideração o filme, acho que aumentaram um bom pouco.
 
Eu acho que ambos envelhecem normalmente quando estão sem o Anel, mas entendi a intenção do tópico. Bem, talvez os filmes tenham influenciado em alguma coisa, mas eu também acho isso esquisito: Gollum ficou 60 anos sem o Anel e parece ter suportado muito bem, e Bilbo ficou alguns anos e parece não ter suportado tanto tempo. Pode ser só aparência.
 
A aparencia de Gollum era muito pior do que a de Bilbo quando os dois possuiam o a um anel. Quando se separaram dele, ambos sofreram, porém fisicamente quem sofreu mais foi Bilbo. Isso é visível. Mas também concordo que o filme aumentou um pouco.
 
Sim, Gollun no Hobbit, era capaz de capturar Orcs, com astúcia e força também. Na guerra do Anel, estava muito mais debilitado.
 
Creio que gollum, por ter ficado muito mais tempo dependente dos poderes do Anel, acabou virando outra coisa, não respeitando os padrões normais de envelhecimento para sua raça original depois da separação do Um.

Bilbo, por não ter ficado tanto tempo assim com o Um, simplesmente recebeu a cobrança dos anos em pouco tempo...

Abraços.
 
é verdade, gollum ficou mais fraco e o filme exagerou um pouco, mas se eu não me engano, gollum passou muito mais tempo com o anel que bilbo (ou não, não lembro direito:think:) e talvez isso fosse ficar mais perceptível na hora em que gollum ou bilbo se separasse do Um.
aquela criatura monstruosa já era a natureza de gollum e acho que ele estava mais acostumado(e nem tinha como piorar tanto, já era uma criatura da escuridão). ja Bilbo estava acostumado demais com o anel para se separar dele assim bruscamente, o que fez com que o efeito nele fosse mais brusco(acho que a palavra não é essa...)
 
Realmente, concordo com o que foi dito nos posts anteriores, mas, de qualquer modo, queria dizer o seguinte: Boa parte da aparente força que Gollum apresenta, na verdade é o desespero para conseguir novamente o Um. É como se ele estivesse numa eterna crise de abstinência(soou bonito, né?). Já em relação a Bilbo, temos que ele ficava lá paradão com os elfos, vendo tudo de longe e tal e envelhecendo de uma vez.
Não acho que o filme exagerou tanto em relação à velhice de Bilbo, mas deixou de mostrar isso em relação a Gollum, que já era pra estar tipo que enrugado e tal, o pobre coitado que já é feio e seco.

T+!
 
O nosso amigo Gildor disse tudo. Gollum ficou com o Um de 2463 até 2941, Bilbo ficou com o Um apenas de 2941 até 3001, por isso, a dependência de Gollum era bem maior. Bilbo usava o Anel para se esconder de vizinhos e visitas indesejadas, Gollum usava o Anel sempre que precisava se alimentar. Tudo isso demonstra que Gollum usou o Anel muito mais que Bilbo, sendo assim mais dependente dele.

Outro fator importante, Bilbo deixou o Anel, ao negar o Um Anel, ainda que a contragosto, Bilbo se sentiu bem imediatamente, pois o fardo do Anel acabou para ele, seu efeito nele tinha terminado. Gollum, ao contrário, não largou o Um e sim o Um que o largou, a força de Gollum estava no Um, o Um ainda o afetava. Embora não estivesse com ele, o poder do Um Anel ainda atuava através dele, assim sua vida, ou sobrevida, continuou.

Em algum lugar, creio que em uma das Cartas, Tolkien diz que o que manteve Gollum vivo foi seu desejo de reaver o Anel que lhe fora roubado. Bilbo pode ter sido tentado a ter o Anel, mas ele o abandonou de vez, aliás, o único a usar efetivamente o Um e o abandonar. Claro, Sam o usou, mas foi tão breve que nem o considero.
 
Gollun já estava tão transformado pelo anel que as mudanças da velhice que o tempo traz não faziam diferença nele mas o Bilbo era ''jovem'' e tinha uma aparencia bonita e as mudanças do tempo apareceram mais nele justamente pela sua aparencia ''bem-conservada''
 
Além de o Gollum ter ficado tanto tempo com o Anel, e tão dependente dele, o próprio corpo dele foi se adaptando às novas condições de vida. De tanto ficar em sua caverna escura, ele passou a enxergar no escuro, a andar curvado e a não sentir frio. Ao mesmo tempo, passou a ficar com a pele e os olhos mais sensíveis ao "cara amarela" e à "cara branca". Isso sem falar dos efeitos do Anel, dentre eles a longevidade e a sensação de ser muito frágil ("muito fino e esticado" como disse Bilbo).
 
acho que a explicação pra essa diferença é q o gollum e o bilbo desejaram o Anel d 1 modo diferente, por isso os efeitos foram diferentes... bilbo se sentiu atraído pelo Anel, mas o deixou, no final das contas... mas o gollum já tinha uma fixação bem maior e bem mais doentia pelo Um...
bilbo só passou tanto tempo com o Anel, pq achava q n estava fazendo mal á ninguém... c ele soubesse da maldade do Anel, n teria ficado com ele... já o gollum foi capaz de matar seu primo para tê-lo...

na verdade, acho q a diferença é q bilbo nunca foi mal, mas o gollum sempre foi perverso...
 
De fato, creio que no fim de sua vida a única coisa que matinha Gollum vivo era seu desejo pelo Um. Se não houvesse mais esperança de recuperá-lo, creio que Gollum não tardaria a definhar a morrer.

Abraços.
 
A longevidade de Thahald deve-se ao uso do Um Anel.
Ele o usou, como bem colocou Istimo, de 2463 a 2941 da Terceira Era, ou seja, durante todo este tempo seu corpo foi mantido "vivo" por artes necromânticas, naturais do Um Anel.
O tempo que se passou, de, 2941 a 3018 foram longos, mas não o suficiente para que Thrahald, agora a Criatura Gollum, morresse.
E, neste quesito, mais uma vez retomo meu amigo Istimo, isso ocorreu, pois, Thrahald tornou-se totalmente dependente do Um, isso era ruim, pois para ele tornou-se impossível livrar-se disso, mas, em contrapartida, isso o garantiu muitos anos de "vida".
Sua vontade de reaver o Um, como disse Istimo, o manteve vivo por esse período de 2941 a 3018 da Terceira Era, porém, debilitou-se mais em cerca de 70 anos, que em quase 500 anos de uso do Um Anel.

E, claro, a aparência de ambos, apenas notada com mais ênfase nos filmes, toma esse corpo discrepante, como bem dissde minha querida Gelloneth, devido ao fato de Bilbo ter sido pouco afetado pelo uso do Um Anel, e os anos que se passaram desde a negação do Um, até o fim da Terceira Era, terem recompensado os anos que "não se passaram" quando ele mantinha a posse do Um Anel.
 
O Um estendia a vida mesmo que o antigo usuário não estivesse mais de posse. Vide Bilbo que só envelheceu depois do Um destruído, e não antes. Pra prova do primeiro, o capítulo sobre Valfenda. Para prova do segundo, vide afirmação da Arwen quando Frodo pergunta pq Bilbo não foi à coroação:

“Do you wonder at that, Ring-bearer? For you know the power of that thing which is now destroyed; and all that was done by that power is now passing away. But your kinsman ... is ancient in years now, according to his kind; and ... he will not again make any long journey save one.”

Portanto os portadores tinham vida ampliada mesmo sem a posse do Um, por influência estendida deste. Mesmo Gollum afirma sentir isso:

“when Precious goes we’ll die, yes, die into the dust”

Portanto, Góllum não tinha envelhecido depois de perder o um. Aliás, seria muito, muito sem sentido um vovô de tantos anos com aquela agilidade. Não tem força de vontade que explique.
 
Claro, como citei acima ele mantinha-se vivo pela simples existência do Um, debilitado, fato o qual temos claro na questão da travessia de Moria, porém, ele não envelhece de fato.
 
Contra fatos...

Realmente, ele se manteve vivo pela simples existência do Anel. Após a passagem do Um, os dois teriam envelhecido até morrer, mas como Gollum já tinha morrido, só nos restou Bilbo.
 
Acredito que por gollum ter ficado mais tempo com o anel, possa ter adquirido algum tipo de longevidade ... mas nada muito especial ... e não dá pra comparar o envelhecimento pela aparência, pelo motivo de gollum viver em condições bem diferentes de Bilbo ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo