• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Histórias de Fadas

madalena

Uma Rosa Para
“Uma de suas fontes foi um pé de álamo com grandes galhos que eu conseguia enxergar mesmo deitado na cama. Foi subitamente podado e mutilado pelo proprietário, não sei por quê. Agora foi derrubado, uma punição menos bárbara por quaisquer crimes de que possa ter sido acusado, como ser grande e estar vivo. Não acho que tivesse algum amigo, ou alguém que lamentasse sua ausência, exceto por mim e um par de corujas.’’
J.R.R. TOLKIEN
o que vcs entendem sobre essa passagem?
esta frase me chamou a atenção, gostaria de saber o que ela realmente quer dizer...:think:
 
Que uma árvore que Tolkien gostava foi mutilada e derrubada. E isso o afetou, pois ele gostava bastante de árvores.

Algumas vezes as coisas querem dizer apenas o que elas dizem =]
 
O ator social não pode deixar de ser afetado por seu contexto.
A idéia negativa com relação a esses "abusos do progresso" estarão presentes em muitas outras passagens das obras do Professor.

Neste caso, está descrito claramente um sentimento pessoal do autor.
 
Um ótimo motivo para a criação dos Ents... Olhe, árvores se defendendo!

Abraços.
 
Por isso mesmo defendo a questão de ser análogo ao contexto do autor ao tentar conceituar ou responder a questões acerca das obras.
 
Acho que Tolkien tinha esse senso de justiça (e isso era estendido pra todos os seres vivos), isso também é visivel no trecho inacabado do The New Shadow e nas outras obras dele...
 
Por isso mesmo defendo a questão de ser análogo ao contexto do autor ao tentar conceituar ou responder a questões acerca das obras.
É que se levarmos isso ao pé da letra...podemos pensar que tinha um negão que era pai do George Lucas, mas ele não sabia, que vivia enfiando a mão nele...
 
É que se levarmos isso ao pé da letra...podemos pensar que tinha um negão que era pai do George Lucas, mas ele não sabia, que vivia enfiando a mão nele...

Na verdade não, não precisa-se partir do pessoal para o "todo", da micro para o macrocosmo, é que no exemplo do tópico isso ocorreu, e considerei interessante usar de exemplo.
As imagens do "negro" como negativo, que no caso poderiam ser Darth Vader, não datam necessariamente dos negros (etnia), é uma visão dualista antiga, que entende "Luz" e "Sombras", mas que claro, foi adaptada pela sociedade escravocrata. E nesse sentido, dos fatos sociais, que é interessante entender a analogia como forma de análise.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo