• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

controle populacional do elfos

Srta. Pippin

Usuário
eu estava lendo meu sda quando derepente me vem um questionamento: os elfos são imortais certo? então eles não morrem de causas naturais certo? mas eles são ferteis, por isso podem ter filhos.
sendo assim, se os elfos so fazem nascer mas nao morrem, como é que a TM não é superlotada deles?:think:
 
Sendo imortais, o ciclo de vida dos elfos era consideravelmente mais longo. Logo, eles demoravam muito mais para atingir a maturidade e ter filhos. Além disso, o processo de acasalamento poderia demorar um longo tempo. Por isso, creio que a Terra-Média não era superlotada, pois poderia demorar talvez uma centena de anos até que se fizesse uma nova geração.

Além disso, sempre houve um bom controle da população de elfos por fatores externos, como as guerras (que sempre existiram) e as migrações para Aman.

Abraços.
 
Concordo com o que Aldamar disse. Os Elfos demoravam bastante para atingir a maturidade. No Narn I Chîn Húrin (Filhos de Húrin, a história de Túrin e Nienor) tem uma passagem onde dizem que a primeira filha de Morwen, Lalaith, é bonita como uma jovem Elfa; porém é menos duradouro. Isso indica que os Elfos demoravam para crescer, atingir a maturidade, etc.

E também como Aldamar disse: as Guerras foram motivo suficiente para controlar a população dos Eldar. Apenas no Dagor Bragollach e no Nirnaeth Arnoediad morreram milhares e milhares.
 
Tem um tempão que eu não leio esse texto, mas tenho quase certeza que o que você quer saber está nele: Leis e Costumes dos Eldar

Tem algumas coisas nele que foram revistas por Tolkien, mas a explicação que deram sobre os filhos dos elfos está aí. Eles tinham muitos poucos filhos, porque cada filha consumia um pouco da essência dos pais. A gente pode inclusive perceber que só os elfos mais antigos tinham "muitos" filhos. E o elfo que a gente sabe que teve mais filhos foi justamente o Fëanor, que era o "espírito de fogo".
 
Leis e Costumes dos Eldar disse:
Os eldar não atingiam a estatura e forma, nas quais suas vidas seriam suportadas posteriormente, até o quinquagésimo ano, e algumas centenas de anos passavam antes que se tornassem adultos.

Leis e Costumes dos Eldar disse:
Era raro haver mais de quatro crianças em cada casa, e o número crescia menos com o passar das eras; mas nos dias antigos, enquanto os eldar eram poucos e ansiavam por aumentar sua raça, Fëanor foi renomado por ser pai de sete filhos, e as histórias não mencionam ninguém que o tenha superado.

Apenas complementando meu post anterior.

Abraços.
 
De alguma forma, pelos elfos terem vida perene na terra e sua forca vital passar lentamente a ficar cansada com o tempo - assim como refere-se Galadriel a Frodo, parte da vida acaba sendo passada com os filhos. Caso assim eh visto quando a mae de Feanor morre, pois em um unico filho toda sua forca foi colocada. Pelo vigor de Feanor e pelas bencaos da terra dos valar, ele prosperou e teve 7 filhos, o que provavelmente na terra dos rohirim (citadamente em Contos Inacabados) devia ser algo comum, visto a populacao ter crescido rapidamente no Norte, a ponto das terras ficarem pequenas para seu sustento.
Os homens eram tao vivos e cheios do fogo (da criacao?) que ter filhos nao lhes era problema, ao contrario, a casa em que esse fogo morava passava, mas provavelmente o fogo em si nao se distinguia, assim como o de feanor - talvez o mais humano dos elfos - nao se desfez.
 
Poxa, questão interessante. Nunca tinha pensado nisso. Mas é basicamente o que disseram: eles demoravam a amadurecer e poder fazer...enfim. E tem o fato de que eles se controlavam com relação a filhos. Tanto é que só se vê eles tendo 1, ou 2 filhos [à exceção de Fëanor, que fez 7!]. Tem o fato de as guerras matarem muitos...
 
Porque eram elfos. Logo, não muito propensos a relações sexuais. eheh
Brinks 182.

Mas assino embaixo do que já foi dito: guerras e a demora pra maturidade. Fora as migrações deles né?
 
Penso que os Eldar pois:
Dificilmente tinham muitos filhos (fora Fëanor, que era era fogoso até nisso pelo jeito), e todos que tiveram mais do que dois ou três filhos, estes nasceram em Amam, na TM, não nasciam muitos;
Na PE, guerreavam com Melkor,e todos os reinso dos Noldor cairam, como exceção das fozes do Sirion;
Na SE Eregion foi devastada, e Lindon foi atacada, e seu povo foi diminuind..no final de SE, GIl-Galad aumentou e muito seu poder, ou seja: sem guerras, os elfos foram aumentando...mas: Tivemos última aliança, onde muitos elfos pereceram.
Na TE, manteram apenas Lorien, Valfenda (uma fortaleza, com no máximo mil elfos penso eu) e Lindon, e foram saindo de lá vários, enquant nasciam poucos. S´na Floresta das Trevas, eles cresciam (teoricamente). Mas Saurom voltu (cara chato!) e guerreou contra Thranduil na floresta das Trevas, contra Lorien também..no fim da TE, eles partiam, pois cm o fim de Saurm, os avaria pderiam ir se quisessem para Amam.

Lembrando que: Os noldor e os Sindar partiam para Amam frequentemente.
 
O pessoal já explicou tudo praticamente. Vale lembrar que a prática do sexo pelos elfos parece ser uma coisa extremamente nobre e cheia de rituais, não sendo tão frequente como para os seres humanos, pois os elfos tem milhares de anos para praticá-lo enquanto os homens possuem pouco tempo para acasalar.
 
Os noldor, por serem mais propensos a trabalhos manuais e mais bélicos, por obra de Melkor, tinham poucos ou nenhum filho, como Finrod Felagund. Mas os teleri e os sindar da T-m tinham muitos filhos, sim. Os vanyar, por serem mais... contemplativos, é que tinham poucos.
 
Elring, acho que isso dependia muito de qual elfo. É claro que pode-se obter um padrão, mas como você mesmo disse, entre os Noldor há elfos famosos que não tiveram filhos e até mesmo Fëanor, que teve a maior prole que se tem notícia.

Mas é fato que a reprodução dos elfos era muito mais cheia de cerimoniais e significado, principalmente porque os elfos somente tinham um parceiro por toda sua vida, diferente dos humanos.

Abraços.
 
O pessoal já explicou tudo praticamente. Vale lembrar que a prática do sexo pelos elfos parece ser uma coisa extremamente nobre e cheia de rituais, não sendo tão frequente como para os seres humanos, pois os elfos tem milhares de anos para praticá-lo enquanto os homens possuem pouco tempo para acasalar.

Sim..mas mal sabem eles...:hihihi:

Os noldor, por serem mais propensos a trabalhos manuais e mais bélicos, por obra de Melkor, tinham poucos ou nenhum filho, como Finrod Felagund. Mas os teleri e os sindar da T-m tinham muitos filhos, sim. Os vanyar, por serem mais... contemplativos, é que tinham poucos.

Depende muito mesmo. Fëano teve sete filhos, Finarfin teve quatro ou cinco, isso é relativo...Cirdan, teve quantos filhos? Um sindar! (aliás, não li nunca sobre uma companheira dele)

Mas é fato que a reprodução dos elfos era muito mais cheia de cerimoniais e significado, principalmente porque os elfos somente tinham um parceiro por toda sua vida, diferente dos humanos.
Abraços.

Isso também é relativo. O pai de Fëanor, Finwë, casou-se duas vezes (o que causou a cisão entre os filhos dele), assim como ele, outros elfos devem ter seguido esse caminho.
 
A guerra era um controle populacional, de fato, mas não me lembro de ver elfAs nas guerras, o que me leva a crer que devem haver muuuito mais elfas do que elfos(o que não deixa de ser muito bom =P)
 
No Silmarillion existe tanto relato de elfos que você se perde. As vezes eu espero um pouco e recobro a conciência, pois são tantos nomes de filhos, reis e linhagens. Fëanor, por exemplo foi o que teve mais filhos.
Mas acredito eu (assim como disse um amigo acima), que os elfos por serem quase imortais, demoram a crecer também, então, receio eu que eles demorem para atigir a idade adulta, e assim poderem ter filhos.:think:
 
Exatamente Radagasth... leia aquele texto citado ali em cima: Leis e Costumes dos Eldar...

É ótimo e muito esclarecedor...

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo