• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda A Torre de Amon Sûl

Décimo

The Swanson Code
Amon Sûl

attachment.php

A Torre de Amon Sûl se situa no cimo do Topo do Vento, o mais alto dos Montes do Tempo, perto da Grande Estrada Este, em Eriador. Foi construída por Elendil em 3220 da Segunda Era, no ano que se seguiu à sua chegada à Terra-Média, após a Queda de Númenor. Foi erguida para servir de posto de vigia, alertando os reinos do norte caso as forças do inimigo voltassem a dar sinal de vida. Apesar de alta e imponente no seu auge, na época da Guerra do Anel tudo o que restava eram ruínas - resultado de séculos e séculos de guerras com Sauron.

Na Torre foi colocado um dos sete palantíri que Elendil trouxe de Númenor, e foram distribuídos pelos seus dois reinos, Arnor e Gondor. O palantir de Amon Sûl era o maior e mais poderoso dos no norte, e era através dele que o rei comunicava com Gondor. Era mantido numa mesa redonda no topo da fortaleza, com uma depressão côncava no centro onde o palantir era posto.

Conta-se que, durante os tempos da Última Aliança, Elendil ficava lá, olhando para Oeste e esperando a chegada dos exércitos de Gil-Galad para marchar com eles até Mordor.

attachment.php

As ruínas de Amon Sûl no filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Durante a Terceira Era, Arnor foi abalada por uma guerra civil e dividida em três reinos - Arthedain, Cardolan e Rhudaur. Arthedain reclamou a posse da Torre e do palantir, colocando lá uma guarda para vigiar o lugar. Durante vários anos houve conflito entre os três reinos pela posse de Amon Sûl.

Em 1359, o rei Argeleb I de Arthedain morreu a defender os Montes do Tempo de um assalto de Rhudaur, que era na altura governado por um homem dos montes ao serviço do Rei Bruxo de Angmar. O filho de Argeleb, Arveleg I, afastou os invasores e defendeu os montes por muitos anos, até que em 1409 o Cume do Tempo foi cercado por uma grande hoste de Angmar, que matou Arveleg e devastou e queimou a Torre de Amon Sûl. O palantir foi salvo pelos exércitos de Arthedain, mas viria a ser perdido no mar mais tarde.

Com o passar dos anos, o tempo e o abandono começaram a exercer o seu efeito sobre o local, já arruinado. O anel de pedras que outrora constituíra a fundação da Torre caiu e elas foram cobertas por grama.

attachment.php

Aragorn e os Hobbits chegam ao Topo do Vento

Amon Sûl apenas voltaria a desempenhar um papel relevante anos mais tarde, no final da Terceira Era. Em 3018, ao ser perseguido pelos Nazgûl, os servos de Sauron, o feiticeiro Gandalf procurou refugiu nas ruínas da fortaleza. Foi ainda assim atacado pelos Espectros, e houve uma grande batalha, como há muito não se via no Topo do Vento. Gandalf manteve os Nazgûl afastados graças às suas chamas e luzes, até que conseguiu escapar ao amanhecer - deixando antes disso uma mensagem no centro do monte, um G rúnico e três cortes numa pedra, indicando que tinha estado ali a 3 de Outubro.

Quando o Frodo, o Portador do Anel, lá passou três dias mais tarde, guiado por Aragorn dos Dunédain, foi atacado por cinco Nazgûl, que o feriram gravemente antes de retirarem e Aragorn fugir com os Hobbits.

Outras Informações​

Nome

Amon Sûl é o nome Sindar para o Topo do Vento. À letra, significa Monte (amon) do Vento (sûl).

Localização de Amon Sûl
 

Anexos

  • weathertop.jpg
    weathertop.jpg
    9,7 KB · Visualizações: 986
  • toweramonsul.jpg
    toweramonsul.jpg
    10,9 KB · Visualizações: 997
  • Weathertop-port.jpg
    Weathertop-port.jpg
    182,5 KB · Visualizações: 1.912
  • asmap2.jpg
    asmap2.jpg
    189,8 KB · Visualizações: 975
Última edição:
Mais imagens:

attachment.php

Amanhecer na Torre

attachment.php

Gandalf enfrenta os Nazgûl no Topo do Vento

attachment.php

As ruínas de Amon Sûl
 

Anexos

  • weather1.jpg
    weather1.jpg
    136,5 KB · Visualizações: 966
  • amonsul129.jpg
    amonsul129.jpg
    107,6 KB · Visualizações: 135
  • TN-Fire_on_Weathertop-Web.jpg
    TN-Fire_on_Weathertop-Web.jpg
    39,7 KB · Visualizações: 984
  • Amon3.jpg
    Amon3.jpg
    155 KB · Visualizações: 3.586
Última edição:
Ótimo texto. Deu pra entender bem a história dessa ruína magnífica; e as imagens estão ótimas. A que retrata Amon Sûl antes de ser ruína é muito bonita, então era assim antes de ser o que é. E a última imagem parece tão real que por um instante achei que fosse uma foto :mrgreen:, mas é óóóóóbvio que não é.

Parabéns por isso 10º ficou muito bom mesmo :joinha:
 
Ótimo texto. Deu pra entender bem a história dessa ruína magnífica; e as imagens estão ótimas. A que retrata Amon Sûl antes de ser ruína é muito bonita, então era assim antes de ser o que é.

Hum, mas não há ali nenhuma que retrate Amon Sûl antes de se ter tornado numa ruína, infelizmente (eu bem procurei =P). Se se está referindo à primeira do segundo post, que está com um desenho mais "bonito", também são as ruínas (tanto que tem Gandalf lá, só não coloquei nas legendas para não ficar repetitivo).

Laurelin disse:
Parabéns por isso 10º ficou muito bom mesmo :joinha:

Obrigado! :D
 
Ficou muito bom, 10º! Parabéns...

Agora eu to pensando em quais eu voto... :think:
 
Nome

Amon Sûl é o nome Sindar para o Topo do Vento. À letra, significa Monte (aman) [sic] do Vento (sûl).

Só para constar, "Monte" em Sindarin é Amon, não Aman, que é um dos nomes do Reino Abençoado em Quenya. Provavelmente um Lapsus Calami, ou pelo menos assim prefiro interpretar. :cerva:

Ótimo texto, imagens ótimas. Nunca gostei de Amon Sûl, mas este texto foi bem legal de ler e as imagens mudaram minha idéia, talvez por apenas ter visto Amon Sûl de Peter Jackson, ela é realmente interessante. Sua importância é demais, muita coisa aconteceu nela: Frodo ferido, Gandalf botando para correr, ou correndo de, os Nazgûl, sem mencionar sua história pré-SdA.

É uma pena que não tenha imagens dela em seu estado original, imagino que tenha sido majestosa, como de costume nos monumentos Edain de forma geral.

P.S.: Belo banner, Kainof! :roll:
P.P.S.: É incrível como a estátua da última foto é idêntica a estátua dos filmes de PJ. Chega a dar medo.
 
Última edição:
Só para constar, "Monte" em Sindarin é Amon, não Aman, que é um dos nomes do Reino Abençoado em Quenya. Provavelmente um Lapsus Calami, ou pelo menos assim prefiro interpretar. :cerva:

Obrigado por chamar a atenção para isso, foi uma distracção minha e já tratei de a corrigi. ;)
 
O resumo da historia do topo do vento ficou realmente muito bom, principalmente para aqueles que nao conhecem bem de terra media, pois muitos dos usuarios Valinor so conhecem o SDA pelos filmes, e eu acredito que os "Senhores do Conhecimento" do Valinor tambem nao irao se importar.
De modo que eu elogio seu trabalho e agradeço pelo esforço.


Valeu.:cerva:
 
Hum, mas não há ali nenhuma que retrate Amon Sûl antes de se ter tornado numa ruína, infelizmente (eu bem procurei =P). Se se está referindo à primeira do segundo post, que está com um desenho mais "bonito", também são as ruínas (tanto que tem Gandalf lá, só não coloquei nas legendas para não ficar repetitivo).
Jura?! Nossa eu achei que era de antes. Pra vc ver como de dia as coisas deixam de ser assustadoras :hihihi:

10º disse:
De nada =]
 
Excelente texto & imagens, Décimo. :mrgreen:

Só pra verificar: você vai abrir um tópico para cada candidato? Aí depois de criar tais tópicos, vai fazer a enquete em si?
 
Ficou muito bom!
Texto bem detalhado e infromativo. Ajuda quem não conhece muito bem, a se situar e poder escolher melhor.
Também gostei das imagens.
 
Muito bom, Décimo! =D
Mas agora eu fiquei curioso, quem é o artista da primeira imagem do segundo post? :think:
 
Realmente, a primeira imagem do segundo post tá legal!

Vai ser difícil... só de olhar pelos outros candidatos...
 
Parabéns 10º pelo excelente texto e imagens. :clap:
Com todas essa informações fica mais fácil pra conhecer melhor os candidatos e escolher bem. Se bem que todos os candidatos são maravilhosos e isso dificulta pra escolher...:think:
Espero que os demais também tenham uma apresentação tão boa.
 
Ótimo texto! Adorei a idéia da votação.
Amon Sûl é um lindo lugar, vai ser difícil a escolha...

Fiquei com uma dúvida da última imagem do segundo post,
não é uma foto das ruínas no filme? Está muito real...
 
P.P.S.: É incrível como a estátua da última foto é idêntica a estátua dos filmes de PJ. Chega a dar medo.



A imagem é do filme Istimo, por isso a semelhança assustadora^^



Bem, o que dizer. O lugar é realmente magnifico, mesmo em ruinas. Quando em seu estado perfeito deveria ter sido asombrosa, realmente bela. Mas nao esta entre as minhas preferidas, porque é menos rica em historias que outras construçoes dos Edain, mas mesmo assim nao podemos deixar de concordar que ela é realmente linda...

Espero que voce acabe logo esse trabalho 10º, que tambem esta muito belo.

Abraços a todos os amigos queridos...^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo