• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terminei! - O Hobbit - e mais duvidas surgiram

Iluhtar

Usuário
Caros bardos,

Acabo de terminar a leitura de O Hobbit, de tudo o que mais me impressionou foi a narrativa, mesmo sendo um livro mais infantil, a narrativa eh de surpreender.
Na minha humilde opiniao parece que o correio entregou o '' O Hobbit, There and Back Again '' Em perfeito estado a casa de nosso mestre Tolkien, que so teve o trabalho de descobrir as runas e transcrever para nos :cool:.

Mais logo no final do livro ele explica o que sao os misteriosos negocios de Gandalf, que ele foi expulsar o Necromante. Queria saber quem seria o Necromante.

E por final, qual livro ler depois da trilogia de Sda?

Abs, e obrigado.
 
O Necromante era Sauron.
Vc pode ler Contos Inacabados, O Silmarillion, HoME, Children of Húrin...
 
Essas ausências de Gandalf no livro são porque ele vai se juntar ao Conselho Branco e influenciar este a comandar um ataque contra Sauron, que estaria disfarçado como Necromante.
O ataque seria cirúrgico e preventivo, visando evitar um maior fortalecimento de Sauron em sua base Dol Guldur, na floresta das trevas.
Na verdade, ele escapa e vai a Mordor após sua expusão de lá e Dol Guldur só é por fim subjulgada pela própria Galadriel, após o fim da Guerra do Anel.

Valeu
=]
 
É aí então que Sauron, quando retorna a Mordor, que estava sendo "administrada pelos Nazgûl, reconstrói Barad-dûr.
 
Necromante foi como Sauron era chamado pelos elfos,antes de descobrirem realmente de quem se tratava, quando estava juntando novamente as forças em Dol Guldur.
Aconselharia a ler o Silmarillion.
 
Pega o embalo e lê a Sociedade, cara. Aí vc continua a história do Anel. Leia o Silmarillion depois. Teria sido mais interessante começar por este, mas já que começou pelo Hobbit, pega o SdA!
 
Depois de SdA, Silmarillion é a melhor pedida, somente depois passe para Contos Inacabados, que é mais um documentário sobre as histórias!
 
Se leu SdA e Hobbit, então leia o Silmarilion e depois releia o SdA. É impressionante o tamanho que a mitologia toma numa releitura após o conhecimento do quão importantes foram os antepassados de Argorn.
 
Última edição:
Realmente. Depois que lê que Aragorn era descendente de Melian, Tuor, Thingol, Turgon, Luthien e Beren, você passa a admirá-lo mais ainda.
E entende melhor quem era Saurom, por que ele se "disfarçou" de Necromante, quem são os Nazgul, etc..
 
Depois de terminar "O Hobbit" eu fiquei com muita raiva de Gandalf. Ele some nos momentos em que a galera mais precisa dele. Ou morre, ou combate balrogs, ou combate sauron.... Acho que Tolkien não gostava mto do personagem pq vivia tirando ele da história...
 
Devo discordar plenamente.
Em nenhum momento ele se omite, e todos esses "supostos" desaparecimentos que mencionou são na verdade intervenções diretas que Olórin se viu obrigado a fazer.
Em O Hobbit, quando ele "deixa" os anões e Bilbo, está na verdade se dirigindo a Dol-Guldur, onde "descobre" a identidade do Necromante. Seus atos em Dol-Guldur foram essencias para a Guerra do Anel.
Em O Senhor dos Anéis, quando enfrenta o Balrog, ele está tomando para si o único risco concreto até o momento: o enfretamento de um demônio do mundo antigo com o portador do Um Anel; era um perigo real pelo qual ele deu sua vida.

Esses atos mostram, pelo contrário do que disse, o valor de Gandalf nas obras, a tentativa de restaurar o valor moral humano que sofrera uma "queda", como tratado na carta 131.
 
Após ler SDA, fui para o Hobbit, depois Silmarillion e por fim Contos Inacabados. Os dois últimos li nesta ordem pq não tinha saído em portugues o contos...mas enfim, acho essa uma boa ordem, pois o Contos é maior e mais denso que o Silmarillion, além de contar certas histórias em versões maiores, como o conto de Túrin.

Não que o Silmarillion seja inferior. Na verdade, depois de SDA, é o livro que mais gosto.
 
Devo discordar plenamente.
Em nenhum momento ele se omite, e todos esses "supostos" desaparecimentos que mencionou são na verdade intervenções diretas que Olórin se viu obrigado a fazer.
Em O Hobbit, quando ele "deixa" os anões e Bilbo, está na verdade se dirigindo a Dol-Guldur, onde "descobre" a identidade do Necromante. Seus atos em Dol-Guldur foram essencias para a Guerra do Anel.
Em O Senhor dos Anéis, quando enfrenta o Balrog, ele está tomando para si o único risco concreto até o momento: o enfretamento de um demônio do mundo antigo com o portador do Um Anel; era um perigo real pelo qual ele deu sua vida.

Esses atos mostram, pelo contrário do que disse, o valor de Gandalf nas obras, a tentativa de restaurar o valor moral humano que sofrera uma "queda", como tratado na carta 131.

Exato. A demanda do Anel, e por consequência a TM, só foram salvas por Gandalf! Sem Gandalf, eles morreriam em Caradhras, pois foi o fogo e sua bebida que manteram a Sociedade viva...avançando mais..ele ele foi essencial contra os Lobos; Matou o Balrog; libertou Théoden dos conselhos de Grima; Reuniu as tropas dispersas do folde; quebrou o cajado de Sarumam; salvou Faramir (duas vezes); quebrou a ponte de Morgul; e achou Frodo e Sam;
Agora, vamos voltar: Colocou Bilbo na comitiva de Thorin (sem ele, o Um não seria destruído); expulsou o Necromante de Dol Guldur (duas vezes); foi o primeiro a descobri sobre o Um; entre outros feitos..

Sem a vigilância de Olórin, durante os dois mil anos na TM, Saurom teria retornado à Mordor muito antes, e a esperança de derrotar Saurom, acabaria.
 
Receio que o Necromante de Dol-Guldur, era Sauron.
E alías, você deveria ler Contos Inacabados, mas na minha opinião só depois de ler O Silmarillion, pois existem muitas histórias nos "Contos", que você irá se perder caso não leia "O Silma".
Boa Sorte e Boa Leitura!:cerva:
 
Tudo o que vocês meus amigos mensionaram foi feito de maneira não comentada no Hobbit e O senhor dos anéis(até onde eu li). Se o cara saiu pra realizar uma missão de suma importãcia para a TM, pelo menos que Tolkien dissesse que missão era essa. Ele sumiu nos momentos que mais precisaram dele, embora ele estivesse fazendo algo de bom pra humanidade.
Houveram varios momentos em que eu pude ler um "Queria que Gandalf estivesse aqui" ou "O que Gandalf faria numa hora dessas". Pra mim isso é se mostrar ausente, embora que seus feitos tenham compensado essa ausencia no futuro
 
Na minha opnião as ausências de Gandalf estão também no fato de que a aventura, ao menos em O Hobbit, deve ser mais precisamente do hobbit em questão. Faz muito tempo que li O Hobbit, mas me lembro de pensar exatamente assim: "Ahá! Aí está aquela coceirinha de aventura! Ela existe nos hobbits também, mesmo que eles torçam o nariz para ela!" hehe
Eu gostei muito do livro, acho divertido e me recordo de ficar sussurrando para o livro continuar por mais páginas porque já estava acabando e eu ficava mais ansiosa e com mais aperto no coração por acabar a aventura rss
=D

Muito bom mesmo ^^

***
 
Claro noght, entendo que não tenha lido a totalidade das obras, apenas considerei necessário fazer a ressalva. =]

Abraços.

Perfeito na sua ressalva Aracáno...

Mas só lembrando a todos aqui que estamos em um tópico onde uma ou mais pessoas não leram o SdA por inteiro.

Então...
Se forem escrever algo que remeta a um spoiler por favor usem (spoiler) (/spoiler) ..... substituam () por [] para funcionar..
Viu...assim evita de ler algo que faça perder a graça de ler o livro....
 
Última edição:
Claro, pode deixar, não pretendo estragar a sensação da descoberta de ninguém ao ler as obras, e espero que todos façam como o noght, avisem quando não leram tal parte, que pode ser foco de uma discussão. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo