• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Localização de Beleriand

Rafael Souza

Usuário
Gostaria de saber aonde fica Beleriand quando comparada com o mapa da Terra-Média da terceira era.

Poderiam retirar essa dúvida da minha cabeça ? o_O

obrigado
 
Beleriand fica no oeste da Terra-Média, As Ered Luin (que finca a oeste do Condado) que vc vê no mapa do SdA é o limite leste de Beleriand (que afundou depois da Guerra da Ira).

Eis um mapa da 1º Era.
Esse é um mapa da 2º Era, esse é melhor comparar, onde tem 'Lands under the wave' era onde ficava Beleriand.
 
Realmente deu pra ter um bom esclarecimento..
mas eu também acho que não está igual ao livro!!
mas mto bom os mapas!!
 
Esses mapas não são dos livros Senhor dos Anéis e Silmarillion, mas do Atlas da Terra-média. Eles foram criados apartir do estudo da obra feito pela autora, Karen Wynn Fonstad. Mas creio eu estão bem acurados. O segundo postado pelo Proview é muito bom, pois nele você consegue vislumbrar Beleriand submersa. Se quiserem comparar a polição dos mapas contidos nos livros, fiz uma pequena sobreposição. O mapa em vermelho é o do Silmarillion, contendo Beleriand, e o em amarelo é o da Terra-média na 3ª era. Não procurei colocar exatamente acurado, com a posição correta e tal, mas espero que dê pra ter uma idéia.
 
Um macete é usar como referência as Montanhas Azuis, que existiam como uma grande cadeia de montanhas, mas um pedaço resistiu lá no Oeste da Terra-Média. Com os mapas que os outros colocaram dá pra ver muito bem.

Uma coisa que eu percebi no mapa da Segunda Era que o Proview colocou é que Númenor está bem lá em baixo, na latitude do Harad, que seria a "África". Eu sempre imaginei Númenor com um clima não frio, mas temperado, talvez próximo do que a gente chama de Mediterrêneo, da França ou Espanha.
 
Última edição:
Uma coisa que eu percebi no mapa da Segunda Era que o Proview colocou é que Númenor está bem lá em baixo, na latitude do Harad, que seria a "África". Eu sempre imaginei Númenor com um clima não frio, mas temperado, talvez próximo do que a gente chama de Mediterrêneo, da França ou Espanha.

Aliás, se não estou em erro, os primeiros barcos numenorianos desembarcaram na Terra-Média em Lindon, perto dos Portos Cinzentos. Se Númenor se situasse na latitude indicada naquele segundo mapa, seria pouco provável que só encontrassem o continente já tão a norte.

É preciso ter cuidado com o Atlas da Terra-Média. Apesar de ser excelente para termos uma ideia de como eram as terras que não foram retratadas detalhadamente em mapa, não é da autoria de Tolkien ou do seu filho, e como tal, tem várias incorrecções, normalmente devido às liberdades tomadas pelos autores.

Sempre imaginei Beleriand como no mapa do Galahan, embora a interpretação do Atlas também seja possível.
 
Ae pessoal ,realmente as respostas foram muito esclarecedoras , nas primerias imagens a gente pode ter uma visão geral de como era o mundo , já o segundo faz o link entre os dois mapas
Vcs estão de parabens pela ajuda
 
Ae pessoal ,realmente as respostas foram muito esclarecedoras , nas primerias imagens a gente pode ter uma visão geral de como era o mundo , já o segundo faz o link entre os dois mapas
Vcs estão de parabens pela ajuda

Mas cuidado com o que o 10º disse aqui acima, os mapas do Atlas da Terra-Média são muito bonitos, mas não são Tolkien! Os mapas de Tolkien (na verdade, foram feitos pelo filho dele, com as indicações precisas do pai), são os que estão nos livros de Tolkien. Aqueles mapas que têm um mundo inteiro, com "África", "Ásia" e Aman, são aproximações baseadas na interpretação dos livros. Nao dá pra ter esse tipo de certeza, infelizmente.
 
O autor do atlas, escreve no início que escreveu/desenhou tudo baseado nas obras, não que tinha certeza. Por iswso, no final do atlas, tem inúmeras referências de onde ele tirou os dados..acompanhem isos é legal..quando foi falar de como era MEnegroth por exemplo....ele deu a fonte (o SIlma) tudo certinho..,muito legal.
 
Bem, eu nao sou um especilistas em mapas, mas ficaram bem lagais, pra pergunta em questao ficou muito bom, até por que exitem pessoas que nao conhecem muito a terra media, principalmente quando se fala nela antes do ano da queda de Sauro.

Valeu.:kiss:
 
O maior problema com o Atlas são as descrições das batalhas e migrações, já vi pessoas comentando alguns deslizes e erros da autora do Atlas (infelizmente não lembro de nenhum no momento).

Mas em geral, p/ ter uma noção geográfica é útil.
 
Esses erro eu desconheço.....é só seguir a fonte que ela mesmo fornece, e comprovar.
 
A minha única dúvida com relação a Beleriand era se partes norte e sul de Ered Luin também afundaram, tanto é que abri um tópico, pois alguns mapas se contradiziam. Pelo que concluí lá, é que sim, partes naufragaram.
 
Eu me fazia essa mesma pergunta, sobre a localização. Olhei no mapa de SdA e comparei com o do Simarillion. Realmente, em SdA depois das Ered Luin não existe mais terras. Então era depois dessas montanhas que ficava Beleriand?
 
Isso, a oeste das Ered Luin que se localizava Beleriand.

Uma dúvida off-topic: onde ficava Utumno?
 
Dizem que ficava no norte da Terra Média.. agora aonde...
Ficava ao norte da Anflauglith, em Beleriand. Me parece que existe um mapa nos History of Middle-earth que mostra a localização exata. Vou ver se consigo scanear.

Editado:


Esse é o primeiro mapa do Silmarillion desenhado por Tolkien. Você pode ver claramente ao norte Angband e as Thangorodrim.
 
Galahan, essa aí é Angband, a segunda fortaleza de Morgoth construiu para se proteger dos ataques dos Valar.
Utumno, eu acredito, ficava muito mais ao norte. No mapa 1 lá no ínicio do tópico tem um lugar aproximado "Ruins of Utumno" ao norte de Eriador.
Como já disseram, não é totalmente confiável, mas dá pra ter uma idéia.
 
Ficava no oeste do que hoje vemos como Terra Média, mas devido a Guerra da Ira ela foi destruida, quero dizer afindada ...Bla bla bla todos ja disseram isso antes, mas o que não falaram foi que Beleriand, não podemos confiar nos mapas, afinal eles não foram feitos pelo Tolkien, então nunca saberemos como ela imaginava Beleriand e toda Arda.
Receio eu que Utumo ficva "no seio da terra", como Tolkien diz em O Silmarillion.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo