• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fórmula de Sucesso de um Filme

Pips

Old School.
É possível calcular a fórmula de sucesso de um filme? Sim, responde o professor de psicologia da Universidade da Califórnia Dean Simonton. Na última sexta, o acadêmico comandou o simpósio "Criatividade e os Filmes", no encontro anual da Associação Americana de Psicologia.

Aos seus colegas, Simonton relatou as conclusões a que chegou após submeter milhares de longas ficcionais, falados em inglês, a uma bateria de testes estatísticos, incluindo o coeficiente de correlação de Pearson, cuja fórmula é esta coisinha simples:
attachment.php


Com base em sua pesquisa, Simonton concluiu que, nos EUA, um sucesso de crítica tem mais chances de ser:
1) um drama de censura R (inadequado para menores de 17 anos);
2) adaptado de um livro ou de uma peça premiada;
3) inspirado em uma história real; e
4) roteirizado pelo diretor ou pelo autor do livro/peça original.

E é incomum que esse sucesso de crítica seja:
1) seqüência ou refilmagem;
2) comédia ou musical;
3) um lançamento de férias;
4) um projeto de grande orçamento; e
5) estréie em muitas salas ou tenha grande bilheteria no primeiro final de semana.

Um exemplo? Dos filmes que estrearam neste ano nos EUA, o que mais se encaixa nessas características é "Zodíaco" (foto), de David Fincher, que obteve críticas positivas tanto lá quanto cá.

Além do simpósio, o professor Dean Simonton apresentará em livro sua tese sobre as chaves para o êxito de um filme, incluindo também as características mais prováveis de um sucesso de público. A obra, em produção, terá o sugestivo título: "Grandes Fitas: Estudos Científicos de Criatividade Cinematográfica e Estética".

Fonte: Folha Online
 

Anexos

  • pearson.png
    pearson.png
    1,4 KB · Visualizações: 224
Ele não disse nada demais. Só faltou dizer que tinha que ser um filme "sério", mas isso já era óbvio.
 
Só faltou dizer que tinha que ser um filme "sério", mas isso já era óbvio.

Uh? Não que eu goste do Cohen, mas ele provou que dá pra vestir fio dental com suspensórios e ser abraçado pelos críticos.

A reportagem cita Zodíaco como exemplo desse ano. Ratatouille, Knocked Up e O Ultimato Bourne foram melhor recebidos pela crítica e não obedecem nenhum dos quesitos apresentados. Ultimato é adaptação de livro, mas é continuação.

Não é tão fácil prever um "sucesso de crítica". Rendimento nas bilheterias é mais calculável. Já vi também fórmulas matemáticas para mensurar a "oscaribilidade" de filmes. Ótimo para bolões :mrgreen:
 
Assisti hoje o KNOCKED UP, e êta filmizinho ruim viu. Fraco de atuações, de roteiro, de direção, de tudo, não consigo entender o que os críticos americanos viram de mais neste filme flácido.

E outro filme que parece uma porcaria é o SUPERBAD, que disparou na bilheteria americana, é o #95 do TOP do IMDb e no RT tá com 87% ...
 
Os filmes que eu olho não batem com nada dessas características. Resumindo, eu só assisto filmes que não fazem sucesso e que são ruins :lol:
 
O que só vem comprovar que os testes estatísticos são muito relativos (queria ver se ele tivesse utilizado outro teste de correlação... o resultado passaria longe do esperado... :blah:)
Confio mais no rendimento nas bilheterias :yep:
 
O que só vem comprovar que os testes estatísticos são muito relativos (queria ver se ele tivesse utilizado outro teste de correlação... o resultado passaria longe do esperado... :blah:)
Confio mais no rendimento nas bilheterias :yep:
Eu também não vou atrás desse tipo de estátistica, porque afinal, todos tem gostos diferentes. Um filme que pode ser considerado péssimo, mal produzido, pela crítica pode ser ótimo para um fã de filmes.

As bilheterias também não são meu guia para filmes bons, apesar de gostar da maioria(mas eu acho que é por acaso).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo