• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Filhos de Anansi (Neil Gaiman)

Ana Lovejoy

Administrador
Bom, porque com a idade eu percebi que "Deuses Americanos" não era um livro tããããão legal assim, eu fiquei meio escaldada no que diz respeito às obras do Neil Gaiman (ou, mais precisamente, a gastar meu rico dinheirinho nos romances dele). E bem, entre "Deuses Americanos" e "Os Filhos de Anansi", ele produziu bastante coisa mas na maioria de cunho infantil (e sabe, nada contra, acho até batuta de ler esperando o dentista, mas bem, eu já passei da idade).

Então eu me enrolei bastante até ler o tal de "Os Filhos de Anansi", primeiro romance "adulto" desde "Deuses Americanos". E sabe, eu gostei bastante. Principalmente porque estou chegando a conclusão de que fora aquela história do menino no colégio interno em Estação das Brumas, o Gaiman fede como autor de horror (e ele queria que "Deuses Americanos" fosse uma história de horror...).

Mas em Anansi ele deixa essa pretensão de lado e faz o que ele sabe fazer melhor: brincar com as palavras, e com muito senso de humor. O livro todo pode muito bem virar uma aventurinha Disney (se tirar as partes que o irmão do protagonista....

... leva a noiva dele para a cama, etc.

É tudo muito leve, muito gostoso, engraçado e em alguns momentos bastante nonsense - o tom chegou a lembrar VAGAMENTE Douglas Adams, especialmente quando a história se aproxima mais do fim, com toda aquela gente perguntando para o protagonista...

... se ele era o cara do limão, por exemplo.

MAS E A HISTÓRIA, ANICA??!!

Aaaaah, sim, a história. :mrgreen: Enredo fantástico e extremamente básico: Fat Charlie descobre no funeral do pai que:

a) O pai era um deus
b) Ele tem um irmão gêmeo
c) O irmão gêmeo ficou com os "poderes" do pai

Charlie é extremamente patético, aquele cara sem sal que acaba embarcando em uma aventura não por vontade própria. A trama vai sendo construída como uma teia de aranha (o que é uma sacada bem bacana do Gaiman, visto que o deus pai do Charlie é um deus aranha), misturando as histórias de outras personagens.

No final das contas, é isso. Vale a pena ler, porque é diversão certa. E aqui vai o próprio Neil falar do livro, hehehe (adorei esse video, especialmente por causa do limão :mrgreen: ):

 
Última edição por um moderador:
Li e achei muito foda. Sou mais o Good Omens, mas mesmo assim Anansi Boys é foda.

Eu também gosto mais de Good Omens, mas o foda é que este ele escreve em parceria com o Pratchett (que também é muito bom, especialmente no campo do humor), então não dá para saber ali o que é dele e o que é do Prachett. :eh:
 
Nunca gostei dos livros de Neil Gaiman, não sei bem porquê, mas nunca foi aquele escritor que me agradasse muito.
Para dizer a verdade pelo que li no post da Ana achei a história até engraçadinha, mas nada que me chamasse muito a atençao.
 
Estou adorando esse livro. É realmente viciante.
Ainda mais com esse começo:

Está história começa, assim como a maioria das coisas, com uma música.
Afinal de contas, no começo havia as palavras, e elas vinham acompanhadas de uma melodia. Foi assim que o mundo foi feito, que o vazio foi dividido e que a terra, as estrelas, os sonhos, os pequenos deuses e os animais vieram ao mundo.
Eles foram cantados.
Os grandes animais foram cantados para a existência depois que o Cantor já havia criado os planetas, as colinas, as árvores, os oceanos e os pequenos animais.
(...)A canção certa pode fazer um imperador tornar-se motivo de chacota.(...)

E depois de ler isso pensei....Silmarillion.:cerva:

Ai fechei o livro e fiquei pensando. Anansi é um deus africano. Tolkien, esteve por um bom tempo na África.
Essa história de criar um mundo por uma canção vem dai?:think:
 
Sou só eu que preferi Filhos de Anansi e Deuses Americanos a Good Omens?! :S

Não gosto do humor do Pratchett, acreditem se quiser! Me soa meio sei lá, estranho demais. Não me bate o gosto.

Agora a história de Mr. Wednesday, Shadow, Anansi, Czernobog e afins, essa sim me rendeu uma diversão dos diabos... E Anansi Boys também, porque é bem humorado como na situação que a Ana apontou no primeiro post, lá na ilha, mas não parece uma piada em forma de livro. É a piada adaptando-se ao livro, não o livro como uma piada, acho que é isso que eu sinto.
 
Eu adorei esse livro. O engraçado é que a leitura começou meio lenta, pensando "mas que raios Gaiman quis fazer com isso?". Mas a partir do momento que Spider entra na história a coisa toda fica tão divertida que foi impossível largar o livro.

Eu achei realmente bem parecido com Douglas Adams em alguns momentos. E ele tem aquele humor rápido que aparece em Belas Maldições, se bem que os bons momentos de Belas são os escritos pelo Pratchett, mas enfim, recomendadíssima a leitura do Anansi Boys. Uma história inteligente, fora do lugar comum e muito bem humorada!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo