• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doenças

Denethor II

Pontífice Inquisidor de Gondor
As doenças foram criadas por Morgot, ou elas ja existiam? Sauron tambem tinha poder de criar (*conjurar?*) doenças, ou elas era apenas algo natural, visto o mal da propria terra?
 
Por mim são os dois. Existem doenças causadas por seres vivos mesmo, que eles causam no ciclo natural deles mesmo. As doenças normais, tipo vírus e bactérias e tal, já existiam.

Mas acho que Morgoth & Sauron criaram outros tipos de doenças, que afetam a mente e o espírito. Talvez só respirar o ar de Mordor te faz ficar deprimido e sem esperanças. Talvez até o efeito que o Anel fazia em Frodo e qualquer um que segurava também pode ser chamado de 'doença', nesse caso sim era uma doença criada por Sauron. Depende do seu ponto de vista.
 
Também acredito na existência de ambas,as de caráter natural/evolutivo de certos microorganismos(o próprio corpo humano saudável é uma "colônia" destes) ,e nas criadas e difundidas por Morgoth.Todas são um sinal do desequilibrio tanto físico quanto espíritual. Morgoth forçava mais o lado espiritual,e apartir deste abalava todo o organismo,os exemplos que se encaixam,a meu ver ,é o da peste que veio de Angband matando varias pessoas em Hithlum (inclusive Lalaith),e aquele estado de desespero/desesperança que acometia as pessoas após passagem do rei bruxo.E as naturais,creio que existissem os resfriados ,inflamações etc.
 
Acho que o que o Denethor está querendo dizer é, se não me engano, logo quando Melkor cria a sua fortaleza, há uma menção sobre a Terra passou a ter doenças ou algo do tipo (to sem livro).
MAs se for isso, é mais uma forma de dizer que Melkor é quase uma doença para Melkor...

E lembrando que existem seres vivos como o Ácaro que é um bicho...normal...não uma doença...masss...quando em grande excesso dentro do homem....se torna uma doença...
 
Se Yavanna deixou todos os seres vivos em "estase"... Isto incluiria virus e bactérias? Teriam os elfos crescido, portanto, em um ambiente totalmente desconaminado?

Eu sinceramente não lembro de qualquer menção a doenças contraídas por elfos. A Peste do primeiro milênio da Terceira Era, por exemplo, afetou mais a população de Enedwaith e Minhiriath, mas não ouvi falar de Valfenda ou Lórien como terras afetadas.

Seria então que as doenças humanas são mais conseqüência das fraquezas do corpo humano, geradas por Morgoth (no Ainulindalë ou enquanto ele disseminava o Elemento Morgoth na Terra-média), ao invés de um desvirtuamento dos seres microscópicos? Aliás, considerando o exemplo de Sauron, que ignorou os Hobbits por serem "pequenos" e sem poder, Morgoth teria sequer pensado em algo tão pequeno como os virus?


Tenn' enomentielva!
 
Acho que todas as doenças humanas, sem exceção, são consequências da corrupção de Arda feita por Morgoth. Não intencionalmente, não o imagino se dedicando dias e dias a criar pequenos vírus, mas sim uma decorrência natural da presença podre do Valar, que transformou o ambiente ao seu redor, e se alastrou como radiação nuclear. (Pelo menos pela visão do senso comum de radiação, eu não entendo muito do assunto e posso estar falando caquinha).

A mesma coisa, em maior grau, acontece em Mordor. A corrupção exalando do próprio cerne e fonte foi reagindo com a terra , corrompendo-a e alterando-a.

Imagino que, numa Arda sem a corrupção de Melkor, os humanos morreriam apenas de velhice mesmo.
 
Acho que o que o Denethor está querendo dizer é, se não me engano, logo quando Melkor cria a sua fortaleza, há uma menção sobre a Terra passou a ter doenças ou algo do tipo (to sem livro).
MAs se for isso, é mais uma forma de dizer que Melkor é quase uma doença para Melkor...

E lembrando que existem seres vivos como o Ácaro que é um bicho...normal...não uma doença...masss...quando em grande excesso dentro do homem....se torna uma doença...

Eu creio que o ar pestilento dos arredores das Thangorodrim não eram biológicos, mas quimicos. Afinal, nao se alastravam como animais, nem passavam como tal.

Entretanto antes das Nirnaeth, um vento pestilento trouxe doenças para as terras dos homens, matando inclusive Lalaith e quase levando Turin para o saco tb. Logo no Contos tambem fala que doenças mataram grande parte da população não apenas dos rohirim, mas dizimando grande parte dos balchoc e dos proprios gondorianos, estes resistindo com mais vigor visto as tradições numenorianas.

Daí vem outra questão: na terra média as criaturas evoluiam? os microorganismos "bonzinhos" de yavanna desenvolveram-se em criaturas du mau? Os poderes dos dois grandes inimigos teve algo a ver com isso?
 
Também penso que existiam dois tipos de doenças: As doenças causadas pelo meio ambiente mesmo, o outras por poderes malignos:

A irmã de Turin morreu no hálito Mortal de Morgoth, durante a primeira era, assim como muitos outras Edain e Eldar;
A peste negra matou milheres de pessoas no norte da TM, e foi durante a volta da Sombra de Saurom;

E Existiam aquelas "normais" que os Eldar e os DUnedain tinham o dom e a tecnologia para curar, tanto é que os Numenoreanos ensianram os homens dos anos escuros a cura para laugmas doeçnas. OS Druedain também sabiam fazer isso.
 
As doenças foram criadas por Morgot, ou elas ja existiam? Sauron tambem tinha poder de criar (*conjurar?*) doenças, ou elas era apenas algo natural, visto o mal da propria terra?

Tudo de ruim que existia em Arda foi criado por Melkor, incluindo doenças, neve, fogo (sua utilidade destrutiva), tempestades. E essa criação se tornou parte natural de Arda, e logo também surge com os efeitos do meio ambiente. Já as doanças causadas por Morgoth e Sauron foram criadas por suas magias e poderes, talvez acentuando ou reforçando seu efeito sobre os seres que buscavam atingir.
 
O Leis e Costumes dos elfos não fala sobre isso? Se não me engano, os elfos não são atingidos por doenças, e também não há doenças em Aman. Esse segundo fato é muito importante, porque pode indicar que todas elas foram feitas por Melkor. Em Aman o mal de Melkor não existe.
 
Se Yavanna deixou todos os seres vivos em "estase"... Isto incluiria virus e bactérias? Teriam os elfos crescido, portanto, em um ambiente totalmente desconaminado?

Eu sinceramente não lembro de qualquer menção a doenças contraídas por elfos. A Peste do primeiro milênio da Terceira Era, por exemplo, afetou mais a população de Enedwaith e Minhiriath, mas não ouvi falar de Valfenda ou Lórien como terras afetadas.

A únicas "doenças" que afetaram os elfos foram aquelas que corroíam Melkor por dentro: inveja, ódio...etc. E o gás venenoso que saiu das Thangorodrim durante a Bragollach antes das labaredas. Fico pensando que tipo de material ele usou, já que, teoricamente, elfos não morriam por doença ou veneno. Talvez ele tenha utilizado o das filhas de Ungoliant, cujos efeitos causavam a loucura e desespero extremos em suas vítimas.

Seria então que as doenças humanas são mais conseqüência das fraquezas do corpo humano, geradas por Morgoth (no Ainulindalë ou enquanto ele disseminava o Elemento Morgoth na Terra-média), ao invés de um desvirtuamento dos seres microscópicos? Aliás, considerando o exemplo de Sauron, que ignorou os Hobbits por serem "pequenos" e sem poder, Morgoth teria sequer pensado em algo tão pequeno como os virus?


Tenn' enomentielva!

Creio que Morgoth criou as doenças a partir de "estudos científicos" realizados em humanos capturados ao longo da Primeira Era.

E as flores mortíferas do Vale Morgul? São obras de encantamento Nazgul ou já existiam antes deles?
 
Creio que, de certa forma, o "domínio" de Melkor sobre a matéria de Arda era suficiente para "criar" ou mesmo adaptar certos seres (no caso microscópicos) a sua "vontade". Isso seria partir de um pressuposto de que, as pestes, e todos os infortúnios que vivenciaram homens e elfos ao longo da história foram obras de Melkor, o que pode parecer um tanto quanto maniqueísta, e refuto essa visão.

Creio que, sendo Eru um ser "todo poderoso", as doenças podem ser crias de sua mente, ou mesmo adaptações aos habitantes de Arda, podendo, assim como disse meu caro amigo Slicer, terem sido criados por Yavanna.
 
Também acredito na versão de doenças naturais e doenças artificiais.
Grandes pestes e epidemias acredito que sejam causadas por manipulações de Melkor, Sauron e Saruman, mas algumas doenças são na verdade ferramentas de controle populacional...
Por exemplo, foi necessario se criar bacterias para haver a decomposição dos corpos... Bacterias tem diversas utilidades, mas se elas forem parar dentro do corpo humano se tornam nocivas e causam doenças.
Outras podem ser causadas pelo excesso ou falta de humidade no ar e coisas desse gênero.
 
Sim, mas o fato delas irem para dentro do corpo humano, ou mesmo deste ser suficientemente frágil para não poder expulsá-las ou sofrer com elas parece-me uma consequência da interferência de Morgoth no plano inicial de Arda, mesmo que não direta.
Afinal, os homens ficaram muito tempo sob o jugo deles no leste.

Morgoth The Valar disse:
Tudo de ruim que existia em Arda foi criado por Melkor, incluindo doenças, neve, fogo (sua utilidade destrutiva), tempestades. E essa criação se tornou parte natural de Arda, e logo também surge com os efeitos do meio ambiente.

Eu concordo inteiramente com essa parte, acrescentando que as doenças e fragilidades do corpo humano seriam da mesma ordem, tendo se tornado parte natural e coerente de Arda, mas geradas, intencionalmente ou não, por Morgoth.
 
Eu concordo inteiramente com essa parte, acrescentando que as doenças e fragilidades do corpo humano seriam da mesma ordem, tendo se tornado parte natural e coerente de Arda, mas geradas, intencionalmente ou não, por Morgoth.

EU já discordo. Morgoth foi o princípio do mal, certo, mas ele não foi a fonte das doenças nem nada disso. Pestes com certeza, mas os homens morriam por enfermidades, e isso não foi idéia de Melkor. O que ele pode ter feito, foi doenças mais sérias, ou pestes, como o hálito mortal, anos antes da Quinta batalha, etc...
 
Eu creio que muitos indícios de que o "ar maléfico" de mordor, propagado por Melkor inicialmente e depois por Sauron, cria sim, influências ruins nas pessoas ao redor que poderíamos chamas de 'doença'. Para exemplificar, podemos usar o caso dos elfos errantes que aos poucos perderam seu brilho e se tornaram os precursores dos orcs. Esses males que lhes sobrevieram poderiam incluir desde mau hálito até deformidades morfológicas físicas, que naturalmente poderiam ser chamadas de doenças.

O exemplo da influência maligna do anel sobre os humanos e especialmente sobre frodo também poderia exemplificar isso.

Um outro bom exemplo é a ferida maligna que a lâmina morgul causou em Frodo.

Um outro exemplo também é o estado debilitado que Saruman causou em Théoden ao possuir a sua mente.
 
Mas, eu disse que ele causava doenças sim, mas não é o "criador" delas...
E Sarumam e a Faca de Morgul, não foram "doenças", foram causadas pelo poder de ambos.
 
Sim, Morgoth criou grande parte das doenças... ainda mais com a poluição que ele soltava de suas forjas!! mas e as doenças causadas pela falta de saneamento básico? remédios (nem todos tinham elfos ou magos para curar) e coisas assim?
 
Creio que, de certa forma, o "domínio" de Melkor sobre a matéria de Arda era suficiente para "criar" ou mesmo adaptar certos seres (no caso microscópicos) a sua "vontade". Isso seria partir de um pressuposto de que, as pestes, e todos os infortúnios que vivenciaram homens e elfos ao longo da história foram obras de Melkor, o que pode parecer um tanto quanto maniqueísta, e refuto essa visão.

Creio que, sendo Eru um ser "todo poderoso", as doenças podem ser crias de sua mente, ou mesmo adaptações aos habitantes de Arda, podendo, assim como disse meu caro amigo Slicer, terem sido criados por Yavanna.

EU já discordo. Morgoth foi o princípio do mal, certo, mas ele não foi a fonte das doenças nem nada disso. Pestes com certeza, mas os homens morriam por enfermidades, e isso não foi idéia de Melkor. O que ele pode ter feito, foi doenças mais sérias, ou pestes, como o hálito mortal, anos antes da Quinta batalha, etc...

Mas, eu disse que ele causava doenças sim, mas não é o "criador" delas...
E Sarumam e a Faca de Morgul, não foram "doenças", foram causadas pelo poder de ambos.

Tambem acho igual o Neithan... Afinal, seria a coisa mais facil para Morgot simplesmente criar doencas e acabar com o segundo dos filhos de Eru. Mas a questao eh, se o Aracano estiver certo, por que Morgot nao conseguiu adaptar a doenca para afetar a elfos igualmente?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo