• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Gandalf "insistiu" em dar o Anel a Frodo?

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Estou relendo o SdA novamente e me chamou a atenção na forma em como Gandalf pressiona Bilbo para que se desfizesse do Anel e o entregasse a seu sobrinho, Frodo. Este quando chega, já é "direcionado" pelo mago para apanhar o envelope onde está o Um. Aí pergunto: por que, de todos os hobbits do Condado, ele escolheu Frodo para carregar o Fardo? Seria puro acaso, ou lá no subconsciente de Olórin havia alguma orientação de Aman para tal desígnio?
 
Na verdade deve ter sido por ser o único hobbit em q gandalf confiava!! um dos únicos que demonstrava coragem ao ouvir os contos de bilbo!! e tbm pelo medo de gandalf de possuir o Um para fazer o bem e akbar desgraçandop ainda mais a TM.
 
Também creio nessa hipótese, mas nesse caso se Frodo fosse o único capaz para essa missão não acho que seria necesário o Conselho Branco se reunisse, pois haveria apenas uma opção e Gandalf saberia disso. Mas outra hipótese é que Bilbo já tendo uma idade muita avançada e ter ficado muito tempo com o Um não era capaz de cumprir essa missão, e como Frodo era seu herdeiro Gandalf o aconselhou a deixa-lo com ele, e dessa forma o um permaneceria escondido, diferente no caso de Bilbo o levar com sigo, que o usaria esporadicamente e arriscaria o destino da TM.
Com Frodo que não tinha tido nenhum contato com o Um ele não seria manipulado se segui-se as instruções de Gandalf(e ele sabia que seguiria), e o Um foi para Frodo somente pelo seu parentesco, pois a prioridade era tira-lo de Bilbo.
 
Também creio nessa hipótese, mas nesse caso se Frodo fosse o único capaz para essa missão não acho que seria necesário o Conselho Branco se reunisse, pois haveria apenas uma opção e Gandalf saberia disso. Mas outra hipótese é que Bilbo já tendo uma idade muita avançada e ter ficado muito tempo com o Um não era capaz de cumprir essa missão, e como Frodo era seu herdeiro Gandalf o aconselhou a deixa-lo com ele, e dessa forma o um permaneceria escondido, diferente no caso de Bilbo o levar com sigo, que o usaria esporadicamente e arriscaria o destino da TM.
Com Frodo que não tinha tido nenhum contato com o Um ele não seria manipulado se segui-se as instruções de Gandalf(e ele sabia que seguiria), e o Um foi para Frodo somente pelo seu parentesco, pois a prioridade era tira-lo de Bilbo.

É justamente esta a questão: Gandalf não tinha a certeza de que o anel de Bilbo era o Anel Governante de Sauron. Então, por que o hobbit? Seria pelo gosto por aventuras ou por que ambos eram solteiros e sem família? Sem vínculos com o Condado.
 
Acredito que a ênfase de Gandalf era para que Bilbo largasse o anel, pois este claramente lhe fazia mal; o anel ser passado para Frodo era uma consequência, pois ele era o único parente de Bilbo e o único em que Gandalf tinha um maior contato (além de Bilbo claro).

No final, Frodo acabou se revelando o melhor portador, mas isso não quer dizer que Sam, Merry ou Pippin não poderiam portar o anel, somente que sua chance de falha seria maior.
 
É justamente esta a questão: Gandalf não tinha a certeza de que o anel de Bilbo era o Anel Governante de Sauron. Então, por que o hobbit? Seria pelo gosto por aventuras ou por que ambos eram solteiros e sem família? Sem vínculos com o Condado.
Acho que era justamente por ser de Bilbo o anel. Como Frodo erdou Bolsão, e alguns pertences de Bilbo, Galdalf deve ter achado justo ele ter ficado com o anel também.

Acredito que a ênfase de Gandalf era para que Bilbo largasse o anel, pois este claramente lhe fazia mal; o anel ser passado para Frodo era uma consequência, pois ele era o único parente de Bilbo e o único em que Gandalf tinha um maior contato (além de Bilbo claro).

No final, Frodo acabou se revelando o melhor portador, mas isso não quer dizer que Sam, Merry ou Pippin não poderiam portar o anel, somente que sua chance de falha seria maior.
Se o Um estivesse com um parente de algum deles, provávelmente ele teria dito para ficar com um deles e não com Frodo, acho eu.
 
Frodo também era um hobbit muito mais ingênuo e tranqüilo. Ele se curvaria a alguma vontade de Gandalf sem pensar duas vezes e, como Gandalf mesmo diz, objetos mágicos não eram brinquedos para ficarem perdidos na mão de qualquer um. Ele não tinha a teimosia e atitute que o Bilbo ganhou depois das suas aventuras com os anões, então Gandalf sabia que o anel ficaria escondido e em segurança até que precisasse dele para algo.
 
Estou relendo o SdA novamente e me chamou a atenção na forma em como Gandalf pressiona Bilbo para que se desfizesse do Anel e o entregasse a seu sobrinho, Frodo. Este quando chega, já é "direcionado" pelo mago para apanhar o envelope onde está o Um. Aí pergunto: por que, de todos os hobbits do Condado, ele escolheu Frodo para carregar o Fardo? Seria puro acaso, ou lá no subconsciente de Olórin havia alguma orientação de Aman para tal desígnio?

:lol:Eu li o mesmo tracho, e ontem, também!
Então, eu penso que, Gandalf sabia qu eFrodo era tão "esquisito" quanto Bilbo. Gostaria de seguir Bilbo, falava com Elfos, e era o escolhido de BIlbo, estav designado a isso.
 
É justamente esta a questão: Gandalf não tinha a certeza de que o anel de Bilbo era o Anel Governante de Sauron. Então, por que o hobbit? Seria pelo gosto por aventuras ou por que ambos eram solteiros e sem família? Sem vínculos com o Condado.

Ele chamou o Bilbo por ser seu amigo, e por confiar nele, já no caso de Frodo foi seu parentesco que fez o Um parar em suas mãos, e ele só entrou definitivamente na aventura depois de passar por todos aqueles imprevistos, iniciando pela não chegada de gandalf em Bri.
 
Não era bem amigo, afinal não se viam desd equando Bilbo era uma criança, mas Frodo não foi o escolhido "apenas" por Bilbo, de acordo com o capítulo "A Sombra do Passado" Gandalf diz à Frodo que tanto ele, quanto Bilbo, foram designados para serem portadores do Anel.
 
Mas Gandalf não sabia disso, e provavelmente o disse como no sentido de ser o destino dele, e o destino só era decidido por Eru e o fato de Frodo ter o Um significava que segundo a vontade de Eru, Frodo e Bilbo foram designados a portar o Um.
 
Olórin sabia que o Anel só poderia ser conduzido com sucesso até Mordor por alguém que não soubesse e nem desejasse reinar sobre os outros, não sendo seduzido pelo poder do Um. Nesse caso, um hobbit provavelmente seria a melhor escolha.
 
Tem aquele aspecto dos Hobbits serem uma das raças mais resistentes à corrupção na Terra Média(com base no RPG). Sem contar que os Hobbits não tem uma tendência à uma vida de "aventuras" sendo poucos os candidatos pra isso.

Na verdade mesmo, eu acredito que Gandalf não confiou a missão exclusivamente à Frodo, tendo em vista que ele mesmo falou "Leve alguem em que você confia com vc". Ele confiou a missão aos quatro Hobbits como um todo em minha visão
 
Gandalf vinha observando os Hobbits fazia algum tempo, e em contato com os mesmos acabou se surpreendendo, como na aventura até Erebor.
O fato de Bilbo por tanto tempo manter o Anel mesmo fora do conhecimento de Gandalf, com certeza, o intrigou, e ele acabou "interpretando" esses "sinais do destino" da forma mais correta possível, acreditando na força de vontade daquele povo pequeno pata enfrentar um inimigo que não cairia pela força física.
 
Acho que tem um detalhe importante, se não o mais importante e decisivo para a escolha de Gandalf. O fato de que, àquela época, quando Gandalf começou a perceber os estranhos efeitos que o Anel estava causando em Bilbo, Frodo era o único que conhecia o segredo do mesmo. Nenhum hobbit sabia sobre o Anel. Assim sendo, Frodo, além de herdeiro, ainda era o único que conhecia o segredo do Anel. No mais, temos os fatos já citados que contaram para essa escolha.
 
Merry sabia tambem. Ele mesmo disse que andava lendo o livro de Bilbo. Ele e Sam descobriram e se juntaram com Pippim. E creio eu que Gandalf no mínimo tinha ideia disso quando pediu a Frodo que levasse compania
 
Gandalf sabia que o anel de Bilbo era "mágico", ainda não tinha certeza de que o objeto era o Um de Sauron. Se tivesse plena certeza, não teria abandonado Frodo a própria sorte. Só depois de ter sido capturado por Saruman e descoberto que Khamûl estava indo para o Condado, Gandalf soube sobre a verdade do paradeiro do Anel. Creio que a ida de Frodo à Valfenda foi um "teste" para confirmar suas suspeitas, caso o mago não descobrisse nada em sua jornada. E somente Elrond poderia auxiliá-lo com registros mais antigos.
 
Eu também acho que Gandalf entregou o anel a Frodo, porque era seu amigo, porque Frodo era o herdeiro de Bilbo e porque o Anel precisava ser levado por alguém que não queria possuir seu poder!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo