• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quando eu devo ler os apêndices?

noght

Cão Ninja
Pessoal, estou começando a ler o livro agora. Bem... Não exatamente agora, mas ainda estou no começo. Eu vi que tem quase umas 120 paginas de apêndices no fim do livro. Gostaria de saber quando eu devo lê-los.

Leio após terminar o livro? Leio entre os capítulos?
 
Na minha modesta opinião, colega, usufrua de uma leitura leve, com o objetivo de curtir a história.

Depois de lê-lo inteiro, parta para tirar todas as dúvidas e enriquecer seus conhecimentos em Tolkien lendo os apêndices.

Mas de qualquer forma o livro é seu. Use sem moderação...rsrs
 
Eu recomendo que você leia após terminar o livro. Os apêndices detêm muitas informações importantes mas eles podem estragar a diversão se você os ler antes de terminar o livro. Talvez o único apêndice que seja realmente recomendado ler antes é o "E", que tras as proúncias de palavras e nomes. Na primeira vez que eu li fiquei com muita raiva quando cheguei nessa parte e descobri que passei o livro inteiro lendo "Sirdan" ao invés de "quirdan", ou "seleborn" ao invés de "queleborn" como deveriam ser pronunciados Círdan e Celeborn, só para citar alguns exemplos. ;)
 
É, ler depois realmente é o melhor, e o "E" ajuda bastante!!!



Mas o importante é ler! e ler sempre!
 
Sim, se eu pudesse dar um conselho, ainda aconselharia ler O Silmarillion antes de ler os apêndices. Fica mais fácil na hora que reconhecer elementos que não aparecem n'O Senhor dos Anéis, e de colocar eles num contexto.

Abraços.
 
Sim, se eu pudesse dar um conselho, ainda aconselharia ler O Silmarillion antes de ler os apêndices. Fica mais fácil na hora que reconhecer elementos que não aparecem n'O Senhor dos Anéis, e de colocar eles num contexto.

Abraços.

Estou fazendo exatamente isso.

Os apêndices são importantes, mas dependendo do momento em que você os lê pode perder a graça.
 
Quando fiz a leitura pela primeira vez, li os apêndices por último e achei bem mais proveitoso.
 
Passe um bom tempo lendo: Minas-TiriF, pq o Ingles TH é som de F, só depois fui saber q se lia Minas-Tiriti msm =)
 
Quando li SdA, fui aos apêndices, e me confundi muito. Mas depois de ler, reler e investigar, acabei entendendo. Quando parti pro Silmarillion, entendi do que se tratava. Talvez eu esteja me equivocando, mas eu aconselharia como Aldamar disso: lê-los depois de ter lido o Silma, pois assim esses apêndices ficam mais compreensíveis...se lê-los antes do Silma, talvez você se confunda. Eu disse talvez porque alguns não se confundem.
 
Recomendo que leia o livro primeiro e aproveite bem a história. Depois leia os apêndices. Como já foi dito, tem muitas coisas lá que podem revelar alguma coisa e tirar o ritmo da narrativa ou até confundir. Outra dica é pra quando ler os apêndices voltar constantemente à parte do livro correspondente para compreender bens os fatos.
 
Eu também li após ter lido todo o livro.
Me lembro de não ter entendido nada da primeira vez. Ou muito pouco.
Mas o próprio Tolkien disse algo uma vez mais ou menos assim: "Pra quem aprecia a história como um romance épico irá despresar os apênces e fará muito bem".

Entendam como quiser, mas eu acho uma sorte tremenda nós não considerarmo SdA um mero romance épico, mas a finalização de toda uma mitologia por muito tempo trabalhada.
 
Eu nunca li a do SdA inteira pq ñ tenho op livro:lol:
mas ps prefácios e coisas assim do silma e do hobbit eu li antes de ler o livro!!!
 
Acho que ler as apêndices, só seria bom depois de ler o Hobbit.
E depois de ler o SdA inteiro. Daí, leia com calm, sobre o povo de Durin, GOndor, Os COntos dos Anos é bem legal....
 
Eu só fui ler os apêndices bem depois de terminar os livros e isso não atrapalhou nada, só olhaei sobre coisas que eu tinha duvida, na hora de postar aqui no fórum pode ser de grande ajuda.
 
Concordo com o Aldamar!
Ler os Apêndices depois do Silmarillion é uma boa idéia, embora eu sempre incentive a leitura pela ordem de publicação dos livros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo