Armitage
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Fala galera. Estive pensando, como poderíamos retratar a "magia" da Grécia antiga/mítica ? O tipo de magia predominante dos RPGs atuais não refletem bem a idéia de magia dos contos gregos antigos. A norma Tolkienesca não se enquadra bem a essa proposta.
Nesses contos as pessoas sacrificam um animal para um deus e pronto, partem em suas empreitadas esperando favor daquele deus. Em paralelo existem heróis com capacidades sobre-humanas, como força-de-hércules, por exemplo (mas isso é tão raro, que os possuidores já são famosos ). E também há ítens e objetos imbuídos de capacidades sobrenaturais (rede de pesca que puxa dezenas de peixes de uma só vez; pata-de-coelho que permite saltar muito mais alto; etc). A idéia de "lançar feitiços" é raríssima (se não me engano apenas uma mulher, Medéia é descrita como possuidora dessa capacidade, nos contos homéricos). E há ainda alguns rituais que permitem fazer coisas sobrenaturais (como Ulysses/Odysseus abrindo o portal para o Underworld através de um ritual, por ex. ).
Além disso, os sacerdotes devotos aos deuses não "lançavam spells", ou seja não tem nada a ver com a idéia do clérigo D&Dístico. Eles apenas tinham mais afinidade com os deuses e por isso conseguiam "conversar" com eles, ler seus sinais misteriosos, desvendar profecias, etc. Era mais uma questão de relacionamento, me parece, que lhes permitia apaziguar, favorecer, etc. as divindades.
E aí, o que sugerem?
Nesses contos as pessoas sacrificam um animal para um deus e pronto, partem em suas empreitadas esperando favor daquele deus. Em paralelo existem heróis com capacidades sobre-humanas, como força-de-hércules, por exemplo (mas isso é tão raro, que os possuidores já são famosos ). E também há ítens e objetos imbuídos de capacidades sobrenaturais (rede de pesca que puxa dezenas de peixes de uma só vez; pata-de-coelho que permite saltar muito mais alto; etc). A idéia de "lançar feitiços" é raríssima (se não me engano apenas uma mulher, Medéia é descrita como possuidora dessa capacidade, nos contos homéricos). E há ainda alguns rituais que permitem fazer coisas sobrenaturais (como Ulysses/Odysseus abrindo o portal para o Underworld através de um ritual, por ex. ).
Além disso, os sacerdotes devotos aos deuses não "lançavam spells", ou seja não tem nada a ver com a idéia do clérigo D&Dístico. Eles apenas tinham mais afinidade com os deuses e por isso conseguiam "conversar" com eles, ler seus sinais misteriosos, desvendar profecias, etc. Era mais uma questão de relacionamento, me parece, que lhes permitia apaziguar, favorecer, etc. as divindades.
E aí, o que sugerem?